Copy Link
Add to Bookmark
Report

technor Edição 12

eZine's profile picture
Published in 
technor
 · 1 year ago

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=- 

T E C H N O R ¡ C U L O

Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet

[[[ Edição 12 ]]]
Maio de 1998


http://www.fuchs.com.br/techno/

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-

Editado por:

Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@starmail.com)

Com a colaboração de:

Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)
Dario Mor (dariomor@drsys.com.br)
Roney Belhassof (roney@infolink.com.br)
Guilherme Manika


Assinatura do TechnOráculo:

Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject: Assinatura do TechnOraculo

Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o danielbss@starmail.com e opine a vontade. :-)

Geral:

Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.

Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.

-=-=-=-=-=-=-=-=-
O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.

Está liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos e artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte e principalmente o nome do autor do texto.
-=-=-=-=-=-=-=-=-

BYTES

Não queria vir aqui e reclamar mais das dificuldades de publicar o zine. Falta de tempo, falta de micro. Passamos meses sem conseguir acesso ao Fuchs.com.br e apenas essa semana finalmente a conta de FTP foi ativada novamente. As atualizações no site devem ocorrer em breve. Mas precisamente quando eu conseguir limpar o CD do MS FrontPage, que está muito arranhado. Tudo bem, tenho alternativas como usar o demo do Corel Web Design, então isso não deve ser o maior dos problemas.

Esse nosso tempo em recesso serviu para uma mudança meio radical nos temas das matérias. Além das habituaisavaliações de programas, cresceu o número de artigos digamos de "opinião" sobre o que vem acontecendo no mundo da informática ultimamente. Um deles não trata tanto de informática em si. Mas diz respeito a censura que esta absurdamente aparecendo em assuntos que muitas vezes quem censura não entende. Agora os governantes do Rio de Janeiro resolveram que jogos eletrônicos estimulam as crianças e adolescentes a serem violentos. Pior que a lei só a maneira como foi aprovada e os argumentos do autor. Mas isso vocês podem ver no decorrer da edição.

Agora temos um novo colaborador. O Guilherme Manika, conhecido nas áreas sobre Internet e Linux da RBT, que chegou para falar sobre... Internet e Linux. Neste TechnOráculo ele fala sobre a polêmica causada pela liberação do código fonte do Communicator.

Também estréia a sessão TechNEWS, uma mistura das melhores mensagens da lista MEU POVO com as últimas noticias que nós "pescamos" por ai. :-)

Portanto desejo uma boa leitura, opiniões são bem-vindas e podem ser enviadas para o meu e-mail . danielbss@starmail.com

[]s

Daniel

Nesta Edição

  • TechNEWS: As ultimas novidades
  • A infeliz volta da censura: A proibição de games de luta no Rio de Janeiro, abre mais precedentes para futuras formas de censura.
  • Windows 98 de novo e outros bichos: Roque Santos Junior fala sobre o novo beta do Windows 98 e outros papos.
  • A Conspiração Microsoft: Por Roney Belhassof
  • Opera: O novo browser avaliado por Daniel BSS
  • O Mozilla vai matar a Internet ? Segundo a Microsoft o código fonte do Communicator acabará com os padrões na Internet. Será ?
  • OS/2 ZONE: ZipDrive IDE no OS/2

TechNEWS

As novidades tem como fonte na maioria das vezes a Lista Informativa MEUPOVO

Para entrar ou sair da lista, visite a pagina em: http://listas.actech.com.br/lista_meupovo.html

Para ler as ultimas mensagens desta lista, visite: http://listas.actech.com.br/banco.html


Tabela da Copa
Quer uma tabela eletrônica da Copa da França 98, grátis? Rume para http://www.alternex.com.br/~c2j

O software da C2J Informática e Consultoria, possibilita a simulação de resultados, dando uma clara visão da situação dos times e dos seus possíveis adversários. Além disto contém as regras oficiais e todos os jogos, com horários de Brasília.

Você pode atualizar os resultados Online através da Internet. Uma boa pedida para a chegada da copa do mundo.

-------

Colaboracao de: "Marcelo Torres" <marcelo.torres@task.com.br>

IBM APRESENTA SEU CHIP EXPERIMENTAL DE 1.000 MHZ

A unidade de Austin do Laboratorio de Pesquisas da IBM mostrou ao mundo seu chip experimental de 1.000 Mhz, o primeiro a atingir a performance de bilhoes de ciclos por segundo.

Os pesquisadores da IBM vao revelar o novo chip na International Solid State Circuits Conference, em Sao Francisco.

O chip tem um relogio de velocidade que é cerca de tres vezes mais rápido que o chip mais veloz da Intel, o Pentium II, foi desenvolvido por um time de 15 pesquisadores da IBM, utilizando a tecnologia de design de chips 0.25 micron CDMOS 6X.

"Com esta demonstracao, nos acreditamos que e possivel desenvolver produtos de 1000 Mhz. Igualmente significante e o fato de que nos desenvolvemos as ferramentas e percebemos que sera necessario trazer esta tecnologia para níveis cada vez melhores", declarou Mark Dean, diretor do Laboratorio Austin.

O novo chip usa parte das instrucoes de operacao dos Power PC, e fara parte da arquitetura Power PC, segundo porta-voz da IBM.

-------
Meio velha, mas ainda e novidade:

A Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos estara oferecendo a possibilidade de seus clientes enviarem telegramas via Internet. A previsao de lançamento desta nova facilidade e a segunda quinzena de marco.

A expectativa da ECT e abranger com o novo serviço a grande maioria dos provedores. Cada provedor contratado ira disponibilizar em sua pagina um "banner" dos Correios com a chamada para a possibilidade do envio de telegrama, bem como paginas contendo o formulario. A entrega física do telegrama e' feita pelo carteiro aos destinatçrios que nao tem acesso a Internet. O serviço podera ser prestado 24 horas por dia, sem qualquer interferencia dos operadores, o que possibilita maior tranquilidade para a elaboracao das mensagens e do endereçamento. Antes de confirmar o envio, o usuario tera' acesso na tela a informacao sobre o total das despesas tarifarias que serao cobradas via provedor. Um duplo dispositivo de segurança garante o sigilo dos dados transmitidos e a autenticidade do provedor. Mais informacoes, www.ect.gov.br/telegrama

--------------------------

Microsoft mostra preview do DHTML e desiste do ActiveX
Fonte: INFONEWS http://www2.uol.com.br/info/infonews/infonews.html

Terça-feira, 31 de março de 98

A Microsoft lançou uma versao preview (de demonstraçao) do seu editor Microsoft Dynamic HTML (DHTML), uma ferramenta que dá capacidade de edição de HTML a aplicativos do Windows. A versao preview da ferramenta, que será distribuída no site da Microsoft, funciona com o browser da empresa, Internet Explorer, e permite aos desenvolvedores editar códigos de DHTML (ou seja, HTML din‚mica).

A Microsoft informou que o seu objetivo é fornecer a nova ferramenta a fabricantes de software independentes. A empresa disse que firmou acordos com 11 companhias, incluindo Allaire, Blue Sky Software e Sybase, para usar a sua ferramenta nas versoes futuras de produtos desses fabricantes.

A promoçao do DHTML está ligada gradativo recuo da Microsoft, nos últimos meses, da promoçao do ActiveX como tecnologia para a criaçao de grandes aplicaçoes baseadas na Internet. O recuo ocorreu por causa de dúvidas sobre a performance do ActiveX, especialmente no tocante a segurança, e por causa da baixa receptividade dessa tecnologia entre os desenvolvedores de software e sites da Web.

Inicialmente, o ActiveX foi apresentado como a alternativa da Microsoft para a linguagem Java, da Sun Microsystems.

Segundo especialistas do mercado, a Microsoft deverá apoiar a DHTML e linguagens de scripting como mecanismos mais apropriados para a construçao de aplicaçoes de massa para a Web. Segundo eles, o ActiveX nao é uma tecnologia adequada para redes abertas, como a Internet, e deverá continuar sendo promovido pela Microsoft apenas para uso apenas em intranets.


----------------
Colaboracao de: Carlos Eduardo <carlos@powertec.net>

Finalmente resolveram tomar alguma providencia drastica contra o pessimo costume do "Spam". Segue abaixo uma reportagem do InfoNews (http://www2.uol.com.br/info/infonews/index.html).


# 1a Mensagem: A punicao

** Spammer tera' de pagar US$ 2 milhoes por danos **

Segunda-feira, 30 de marco de 98

A Cyber Promotions, companhia que enviava ate' 25 milhoes de e-mails com publicidade por dia, aceitou um acordo de encerramento de processo judicial em que tera de pagar 2 milhoes de dolares por ter realizado "spamming" (envio de mensagens nao-solicitadas pela Internet).

Pelos termos do acordo, assinado na corte superior do distrito de Los Angeles, a Cyber Promotions tambem se compromete em parar de enviar mensagens nao-solicitadas aos clientes da Earthlink Network, noticiou no domingo o jornal New York Times, citando documentos liberados pela Earthlink na sexta-feira.

"O principal beneficio deste julgamento e' a mensagem que enviamos aos spammers que atacam ilegalmente os nossos recursos e abarrotam a Internet com o seu lixo -- nos nao vamos mais tolerar isso", afirmou Charles Garry Betty, executivo chefe da Earthlink, um provedor de acesso com 450 000 clientes.

A Cyber Promotions era considerada a maior distribuidora de e-mail publicitario na rede. Um processo semelhante contra a empresa foi aberto no ano passado pela America Online, maior servico online do planeta. A Cyber Promotions parou os seus serviços ha' meses, desde que o seu provedor de acesso a Internet recusou-se a oferecer-lhe acesso.

Os críticos do "spamm" reclamam que o envio de mensagens publicitarias atrasa a recepção de e-mails importantes e invade a privacidade dos usuarios da rede. Recentemente, tem surgido varias ferramentas para barrar a chegada de mensagens nao-solicitadas nas caixas postais de usuarios da Internet.


# 2a mensagem: Depois do castigo...

** Rei do 'spam' paga para provedor receber e-mail **

Quarta-feira, 1° de abril de 98

Depois de pagar 2 milhoes de dolares para encerrar um processo movido pelo provedor de acesso Earthlink, o proprietário da Cyber Promotions, Sanford Wallace, afirmou que pretende voltar a enviar e-mails publicitçrios (spam) ainda esta semana, depois que lançar o seu proprio provedor de acesso e um serviço que ira' pagar pelo recebimento de e-mails com propaganda.

"Concordamos com o acordo para que pudessemos concentrar nossos esforcos num projeto de backbone {infra-estrutura propria de Internet]", afirmou Wallace. "Esperamos fazer um anuncio oficial do servico em uma semana."

Se tudo correr como planejado por Wallace e seu parceiro de negocios, a empresa Quantum Communications, o lancamento vai marcar o inicio de um servico que ja' esta' sendo apelidado de "spambone" -- ou seja, "backbone do spam", uma rede segura em que as empresas poderao manter as suas páginas e enviar e-mails comerciais sem correr o risco de perderem a conexao com a Internet.

A Cyber Promotions enviava ate' 25 milhoes de e-mails comerciais por dia antes de ter sua conta cancelada pelo provedor de acesso que a mantinha rede, em outubro passado, após inumeros ataques de hackers e protestos de usuarios da Internet.

O novo projeto de Wallace e' uma solucao simples para a oposicao que enfrenta na Internet: em vez de enviar e-mails indiscriminadamente, para todo provedor de acesso, sua empresa passara' a enviar publicidade apenas para os provedores de acesso que permitirem o spam. "Vamos bloquear todos os provedores de acesso no mundo, exceto aqueles que permitirem os nossos e-mails", afirmou.

O backbone de spam da Cyber Promotions vai pagar aos provedores para receberem e-mails publicitários. "Vamos perguntar aos provedores o que lhes parece ser uma compensacao justa", disse Wallace. "Essencialmente, diremos: 'Diga o seu preco'." Com isso, os custos do provedor de acesso passarao a ser pagos pelos seus anunciantes.

"Acho que vai ser mais dificil firmar acordo com grandes provedores como a America Online, que tem a sua propria receita de anuncios, mas os provedores menores, que estao apenas cobririndo os seus custos, sao o tipo de empresa que nos interessa", disse Wallace.

Mesmo antes de firmar acordo com algum provedor de acesso, Wallace afirma ja' ter fechado negocios com varios anunciantes e disse que tem "mais de 1 milhao de dolares em contratos". A Cyber Promotions so' vai comecar a promover seu novo servico junto aso provedores de acesso no inicio da semana que vem.

---
Pois e'... os provedores ganham cada vez mais dinheiro e nos, pobres usuarios, ganhamos cada vez mais lixo para a nossa caixa postal...

A infeliz volta da Censura

Daniel BSS

E a censura esta de volta ! Uma lei de autoria do deputado estadual Albano Reis e sancionada pelo governador do estado do Rio de Janeiro Marcello Alencar proibiu menores de 18 anos de jogarem "fliperamas" e fitas de video- games que, segundo eles, estimulem a violência.

… sempre a mesma coisa. Um político que não entende nada do assunto resolve aparecer um pouco inventando leis absurdas e posando como defensor da moral e dos bons costumes.

Hç algum tempo atrás foi a invasão de um provedor de acesso sob a acusação de que um de seus usuários estaria hospedando uma home-page com pornografia infantil. Depois a proibição do Carmageddon que influenciaria muito a violência no transito. Só esqueceram que as crianças que jogam não tem carteira de motorista, mas tudo bem, afinal de contas nos ricos condomínios do Rio de Janeiro (e de outros lugares também), menores terem ou não carteira de motorista não faz a menor diferença.

Antes desta do governador, a da moda era a proibição do bobinho jogo "O grande ladrão de carros", que pelo que eu vi em fotos, tem gráficos que não entusiasmariam nem os amantes do Atari. Certamente a venda do jogo só aumentou coma a proibição.

Primeiro as 2 fichas técnicas:

Marcello Alencar - ex prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Atual governador do estado de mesmo nome. Conhecido pelos anúncios de promoção da sua administração, exibidos dia e noite na TV "Primeiro a gente faz, depois a gente fala", nesse caso específico, melhor seria primeiro pensar para depois fazer. O suposto vício do governador em bebidas alcóolicas (que não posso confirmar) é bem pior do que os "vícios" em jogos eletrônicos.

Albano Reis - o chamado "papai-noel de quintino", mantém vários Centros de Reabilitação Infantil "Albano Reis". Porém ao contrário do que manda a ética, faz questão de utiliza-los como forma de propaganda pessoal.

Segundo o deputado Albano Reis: "O jovem está cada vez mais violento. Essas máquinas só estimulam a agressividade. A fiscalização pode ainda ser fraca, mas a repressão vai acontecer naturalmente, com o tempo"

Na minha humilde posição de não formado em psicologia infantil, como provavelmente o Sr.Albano Reis também não é, poderia afirmar que marginais como os que mataram a estudante Ana Carolina (e que segundo Marcello deveriam ser mortos "como animais") certamente não foram influenciados por Quake, Duke Nuken, Doom ou coisa que os valha. Foram influenciados sim, por um estado que não tem lei alguma além da do mais forte, mais influente, do mais poderoso, dominado pelo trafico de drogas. Brigas de galos e cães pit-bull, vale-tudo, torcidas organizadas. Tudo isso estimula mais a violência do que os video- games que são jogados em proporção muito maior no Japão, onde as crianças fazem filas para comprar a mais nova versão de cada jogo de sucesso. Não existem registros de japoneses arremessando bolas de fogo, ou arrancando corações dos outros no meio da rua.

Vejamos então o projeto de lei 1069/97 (agora sancionado) de Albano Reis, que diz o seguinte:

"Fica proibido em todo o território do Estado do Rio de Janeiro a prática de jogos e brinquedos de diversão, para menores de 18 (dezoito) anos em máquinas Fliperama, jogos de realidade virtual e simuladores que contenham qualquer modalidade de luta ou que estimule a violência."

Bom, antes de começarmos permita-me lembrar ao nobre deputado que "Fliperama" apesar de ser uma palavra já usada no cotidiano, não se refere aos jogos de video-game. Refere-se a locais onde existam máquinas de "pinball" que acredito vocês pensem também estimular a violência, não é um absurdo os dois "flipers" (descobriu o porque do nome?) sob o comando do jogador, baterem tanto naquela pobre bolinha ? ;-)

BRINQUEDOS - Brinquedos ? Sim, a não ser que eu tenha interpretado mal, a lei fala de brinquedos. O Q-Zar do Barrashopping- Rio é um jogo em que são separados 2 times, que devem se "matar" dentro de uma arena com armas de luz. Ganha o time que fizer mais "mortes". Existe uma outra maquina que avalia a potência do soco do jogador, se bem me lembro aparece na tela um rosto que pode ser nocauteado se o soco atingir tal potência. Violento não ? Proibida ?

M¡QUINAS DE FLIPERAMA - Conforme disse antes, o pobre pinball só estimula violência se for contra a bolinha metálica.

REALIDADE VIRTUAL - Alguém já viu máquinas de realidade virtual aqui pelo Rio ? Primeiro tinham que esclarecer o que é realidade virtual. Quake não é realidade virtual, se é isso que estão pensando.

SIMULADORES - Simuladores de aviões de guerra ? Warbirds esta proibido também ? E o R-360 que fez sucesso também no Barrashopping tempos atrás ? Explodir os aviões pode ? Socar o Wolverine ou o Ryu não pode ?

Continuando a descrição da lei:

"Parágrafo único - Igualmente fica vedada a comercialização neste Estado para menores de 18 (dezoito) anos de fitas de vídeo-game que contenham qualquer modalidade de luta ou que estimule a violência."

FITAS DE VÕDEO-GAME - Sim, fitas estão proibidas, mas e CD's ? Aliás qualquer um que queira criar uma lei sobre isto, deveria ao menos conhecer as nomenclaturas do assunto que esta tratando. E se não for de vídeo-game ? E se for para computadores ? E se eu resolver vender um joguinho de Atari no qual um quadrado mata velhinhas com tiros ?

O grande problema é que a proibição fala de "jogos que estimulem a violência". Isso é tão subjetivo quanto a antiga proibição de "sites obscenos". O que é obsceno para um pode não ser para outro. Assim como eu posso encarar horas a fio de Quake e não sair matando ninguém por ai. Alguém pode ficar nervoso e bater no cara do lado, só porque sofreu uma falta violenta no FIFA 98.

As informações que obtive para essa matéria estão todas elas disponíveis via Internet. O morador do Rio que quiser saber o que seus deputados estão fazendo de (in)útil com o dinheiro do povo, podem conferir em http://notes.alerj.rj.gov.br/intscpro.nsf/Principal/?OpenNavigator - página do banco de dados da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. lá estão todos os projetos de lei, e tudo que ocorreu durante a aprovação das mesmas. Inclusive esta da proibição de jogos violentos.

Aliás pelo próprio site, fico sabendo que para o projeto de lei foi solicitado o parecer das seguintes comissões:

  1. Comissão de Constituição e Justiça: pela constitucionalidade
  2. Comissão de Assuntos da Mulher, da Criança e do Adolescente: contrário, com voto favorável do Deputado Albano Reis
  3. Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Turismo: contrário
  4. Comissão de Orçamento, Finanças e de Tributação: favorável.

Pois é. A comissão que a meu ver deveria ter o maior peso sobre o assunto, a de Assuntos da Mulher, da Criança e do Adolescente foi contrária a lei.

Abaixo podemos ver como transcorreu as duas sessões que aprovaram a lei (de acordo com o banco de dados), palavra por palavra:

---------------------------------
Em discussão. Não havendo quem queira discutir, encerrada a discussão.

Em votação. Os Senhores Deputados que aprovam a matéria permaneçam como estão. Aprovado em 1™, retorna em 2™ discussão.

O SR. CARLOS MINC - Peço a palavra pela ordem, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (S…RGIO CABRAL FILHO) - Pela ordem, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Minc.

O SR. CARLOS MINC - … só uma dúvida, Sr. Presidente sobre a metodologia. Aqui tem duas comissões favoráveis e duas contrárias.

O SR. PRESIDENTE (S…RGIO CABRAL FILHO) - As duas comissões maiores estavam com pareceres favoráveis, tanto a Comissão de Constituição e Justiça quanto Comissão de Orçamento, Finanças e de Tributação. Mas retorna em 2™ discussão podendo os Srs. Deputados apresentarem emendas se quiserem.
--------------

Na Segunda discussão, mais uma vez ninguém se manifestou e o projeto foi aprovado. Que beleza! Como discutir o que não se entende ? Para a maioria deles video-game e computador são bichos de sete cabeças. "- Não sei mexer nesse negócio" - dizem a maioria deles. Estou errado ? Então desafio qualquer um deles a responder 3 perguntas:

  1. O que é GPF ?
  2. O que é WWW ?
  3. O que é OS/2 ?

Provavelmente errariam todas as 3. O que eu estou tentando dizer é que não existe uma comissão específica para tratar de assuntos relacionados a informática para que não aconteçam barbaridades como esta. já pensou quando começarem a proibir o acesso a BBSs, alegando que estes podem promover a pornografia e pirataria ? Vários pequenos BBSs se enquadram neste tipo, o que aliás é o que traz usuários para o seu sistema. Vejamos outra matéria, publicada no jornal O DIA:

O DIA - 25/04/1998
Psiquiatra minimiza efeitos

O deputado Albano Reis é pai de quatro filhos que, segundo ele, jogaram Mortal Kombat na adolescência. Mas o deputado garante que os filhos apoiaram sua idéia. "O jovem está cada vez mais violento. Essas máquinas só estimulam a agressividade. A fiscalização pode ainda ser fraca, mas a repressão vai acontecer naturalmente, com o tempo", acredita Albano.

O psiquiatra Christian Gauderer discorda: para diminuir a agressividade de alguns pacientes adolescentes, costuma levá-los a fliperamas para que aprendam a se controlar. "Eles descobrem como canalizar energias para os locais certos. Essa lei é como a piada do camarada que chegou em casa, viu a mulher com o amante no sofá e o que fez? Vendeu o sofá", disse.


O DIA - 25/04/1998
Lojas desrespeitam lei que proíbe jogos violentos
Luiz Ernesto Magalhães

Sancionada pelo governador Marcello Alencar na quarta-feira, a lei do deputado estadual Albano Reis (PDT) que proíbe menores de jogar fliperamas ou comprar e alugar fitas de videogame ou micro que contenham cenas de violência ainda não pegou no Rio. Nos fliperamas da cidade, garotos continuam enfrentando adversários em jogos como Mortal Kombat e Street Fighter. Isso apesar de a lei prever multa de no mínimo mil Ufirs (R$ 961,10) para quem não a cumprir.

Para os donos de fliperama e adolescentes que passam horas nas maquininhas, Marcello e o deputado estadual podem ser comparados a Swaw Can e Motaro, os vilões do jogo Mortal Kombat. "Até agora, não recebi qualquer ordem para não deixar as crianças jogarem. O lucro vem dessas fitas de luta", disse Waldemir Cunha, que toma conta de um fliperama na Rocinha. "Adoro jogar Street Fighter. Acho difícil proibir uma criança de jogar. Só se retirarem as máquinas", acrescentou Pedro Henrique, 8 anos.

Fã do Mortal Kombat, Carlos Alberto de Araújo Pimentel, 11, costuma alugar a fita normalmente na locadora. Se os funcionários da loja decidirem cumprir a lei, a mãe, Maria Amélia Gonçalves Pimentel, já decidiu: ela mesma retirará o cartucho para o filho. "A lei é um absurdo. Não serç o Mortal Kombat que acabará com a violência, que é provocada pela miséria e a pobreza. Meu filho sabe que aquilo não é a realidade. Pior que videogame é filme erótico passar na TV como acontece hoje", disse Maria Amélia. "Acho o governador a cara do Motaro. Só um cara muito mau pode querer proibir a gente de jogar videogame", acrescentou Carlos.
-----

Os colaboradores do TechnOráculo também opinam:

Voce acha que os videogames estimulam a violencia ?

Tiago Monteiro - "Pô, sinceramente, nao estimula nao. Se video game estimulasse a violencia, novela da Globo estimularia adultério, homosexualismo, uso de drogas, tabagismo e alcoolismo. Isto foi um ato demagógico desse deputado. Na minha opinião, os jogos servem mais para a pessoa estravazar a violência, colocar ela para fora ali no game, e não sair por aí agredindo as pessoas. Assim como as Artes Marciais, o jogo ajuda a gastar a energia contida, para que ela não seja empregada de maneira errada. Este deputado está é querendo votos na próxima eleição, ganhos as custas dessa lei idiota."

Maclei Tozzato - "Na minha opinião não. O que estimula a violência são os programas de TV, com cenas violentas, de assaltos, seqüestros, mortes etc... E isto é inevitável."

Dario Mor - "N√O! Acredito que algumas pessoas são suscetíveis as mensagens de violência que todos nos recebemos diariamente. ALGUMAS POUCAS PESSOAS poderiam agir violentamente ao ver ou tomar conhecimento repetidamente de fatos violentos. Mas proibir jogos violentos e' inutil, pois estes estimulos continuamos recebendo da TV (em desenhos como "Rambo" e "Tom & Jerry"), dos noticiários (em jornal,> revistas ou TV) e no nosso dia-a-dia das grandes cidades."

Roney Belhassof - "Estimulam sim (em alguns casos), provocam? de forma alguma!!!

Em minha opniao a violencia e' um mal social e humano antigo, fruto de maus tratos em casa e desajuste social em virtude de miscigenacoes, preconceitos e politicas economicas que se apoiam sobre os corpos miseraveis de uma classe operaria barata para manter os luxos de uma burguesia alienada! Hehe! Pareco seguidor de Marx! Entretanto nao sou socialista. Apenas reconheco que nossa estrutura em casa, no trabalho, no mundo nao favorece a paz. Bom, ja' falei demais sobre violencia quando o tema e' censura!

Censurar e' delegar aos outros a responsabilidade de filtrar aquilo de que seremos conscientes. Enquanto o homem nao for seu proprio sensor o homem sera' uma crianca tola e mimada, incapaz de viver em sociedade. A realidade esta. dura, esta' violenta, mas e' a nossa realidade. Censura e' um dos crimes mais ediondos que podem ser cometidos! Vemos isso na Russia, na China e ate' nos EUA e agora no Brasil! Sinto-me envergonhado! Somos um povo forte e mais sabio que a maioria dos povos e nao devemos deixar que politicos sempre incautos torcam nossa sociedade para este caminho que so' leva a ignorancia e odio! Sim! Pois se ha' algo que instigue a violencia e' sentir seu direito de expressao tolido! Sua voz sufocada pelo punho duro de uma lei que voce nao pediu! Jogos podem nao ser tao serios, mas e' apenas um comeco! E deixemos que as criancas vejam sua violencia nos games, nas brincadeiras de Power Rangers e nos desenhos. E deixemos que os pais aprendam a se aproximar de suas proles para explicar como a violencia existe e como devemos aprender a encontrar tambem em nos a paz. Como sempre, falei demais, nao? ;))" Nem um pouco Roney, você falou tudo. :-)

Apenas para finalizar, rindo para não chorar, uma pequena amostra de jogos populares que nossos governantes poderiam considerar "conter qualquer modalidade de luta ou que estimule a violência":

  • Street Fighter (todos)
  • "Fulano" vs Street Fighter (todos)
  • Mortal Kombat (todos)
  • DOOM
  • Quake 1 e 2
  • Duke Nuken
  • Road Rash
  • Fatal Fury
  • Samurai Showndown
  • Marvel Super Heroes
  • Final Fight
  • Art of Fighting
  • King of the Fighters
  • Teken 1, 2 e 3
  • Virtua Fighter
  • Tomb Raider 1 e 2
  • Command and Conquer
  • Warcraft

E quem sabe, todos os outros em que o objetivo seja explodir ou eliminar qualquer adversário, seja da forma que for. Qual será o próximo round ?

[]s

Daniel BSS é editor do TechnOráculo e a quem interessar possa seus jogos preferidos são o violento X-Men vs Street Fighter e o zen Simcity 2000.

Windows 98 de novo e outros bichos

Roque S. Junior


Olá amigos. Depois de alguns imprevistos e problemas (como o "queimamento" do HD do Daniel, o que causou um tremendo alvoroço porque eu já tinha mandado uma matéria para ele), mas acho que eu, particularmente, devo alguma explicação para os atrasos de nossas edições.

Bom, o problema básico é o seguinte: vocês todos sabem que no fim do ano passado eu estava com problemas no vestibular. Pois é. Nem lembro se eu comentei que passei pro Direito na PUC. Pois é. Só que em janeiro, eu fiquei atolado com meu curso de piloto privado de aeronaves, o que me tomou muito tempo e horas de sono, inclusive Internet, para estudar coisas da aviação e os direitos do mundo inteiro.

Atualmente, com meu curso de piloto finalizado, estou tendo tempo para mim e para internet. Chego da faculdade, e já posso ficar um tempo na net procurando novidades. Eu tinha um monte de matérias para falar e comentar, mas atualmente o suprasumo dos assuntos é o velho Windows 98.

Comentários a parte, fora o Bill Gates ter pago aquele "gorila" na frente das TV's americanas e de nossas lindas TV's a cabo, o Windows 98 promete bastantes evoluções.

Eu lembro de Ter falado sobre o Windows 98, só que eu tinha pego uma versão Beta... Pois bem, agora a versão é RC3 (Release Candidate 3), que nada mais seria do que "uma quase-versão-final".

Se você leu a edição anterior onde eu falava do Windows 98, quanto ao processo de instalação, não mudou absolutamente nada, mas o processo de identificação de hardware ficou mais preciso e sem bugs do estilo "ah! Identifiquei a placa de som, a placa de vídeo e o monitor!", e no próximo boot ele acha o seu modem, sua placa de rede e o CD Rom. Não que isso seja uma regra padrão, mas acontecia de ele identificar algumas coisas na instalação, e depois, no windows, ele identificava o resto. Agora não, ele identifica tudo e quando o Windows tem que rodar, roda MESMO.

O Windows ficou mais gordinho, comparado a versão beta que eu tinha. Em aqruivos .ZIP, ficou em 104 megas, descompactados não muda muito porque vocês sabem que os .CAB's da vida são compactados também. Então nessa instalação, peguei um HD e 850 emprestado, e instalei com TUDO! Até WebTV eu enfiei no dito cujo. Tudo, tudo tudo! Sem excessões. O Windows, nesse total, ocupou pra lç de 350 megas (O Windows puro + DOS velho + C:\Program Files> e essas coisas que o Windows cria).

Quanto o "que que hç de novo" nele? Da versão beta pra cá, a única coisa que eu pude fuxicar melhor foi o tal do WebTV. O que parece ser o WebTV? Ao meu ver, eu notei que isso seria um modo de intercalar a televisão a cabo com a Internet. Não sei se vocês já viram, mas existe uns aparelhos da Panasonic, Sony, que são TV's que possibilitam o acesso a Internet via cabo (no caso dos EUA mesmo) ou até por telefone. A TV é controlada por um controle remoto especial, que possibilita o uso da WEB, ou outras coisas (não sei se disponibiliza mail, eu acho improvçvel). O WebTV, no caso do Windows 98, ele seria o contrário, mas favorável ao computador, ou seja: Traga a TV para o seu monitor.

Eu reparei ali no taskbar um "WebTV Broadcast", na qual eu não consegui descobrir pra que servia, mas provavelmente deve ser para transmitir algum tipo de dado relacionado a WebTV, de repente até pra você mandar seus próprios vídeos na Internet, etc.

Ao rodar o WebTV (imaginando que pudesse conectar em algum 'servidor' estrangeiro), procurei fuçar as suas entranhas pra ver se conseguia "ver" algo. Na insistência, não consegui nada, e parti pro Explorer.

Por falar em Internet Explorer, este aí, no Windows 98 continua bem parecido a versão 4.01 que nós utilizamos, e o Active Desktop teve uns aperfeiçoamentos muito interessantes, e não tem tantos bugs quanto tinha nas versões anteriores, de que tanta gente reclamava.

Voltando a WebTV: Partindo pro Explorer - http://www.webtv.com , e tive a evidente surpresa que o serviço era pago, e além disso, que era restrito ao pessoal que residia nos EUA. Fazendo maiores consultas, descobri também que é necessário um serviço local para fornecer esse acesso, e ainda necessita-se uma velocidade de transferência muuuuuuuuuuuuuito maior do que os nossos bons e velhos 33.600 de má qualidade. Acredito que seja necessário um Cable Modem (afinal, TV é cabo), ou de repente um ISDN de 128k/s.

Saíndo da curiosidade mórbida do WebTV, fuxiquei melhor o Windows 98. A sua área de acessórios ficou bem mais cheio de brinquedos (de repente foi porque eu pedi a instalação full, ele botou um monte de sacanagenzinhas novas), até o de Microsoft Magnifier, na qual eu conceituo nada mais nada menos que um brinquedo, na qual ele separa um trechinho da tela e amplia a area na qual você está passando o Mouse, em até 8 vezes, algo assim. Ou seja, você vê os icones todos pixelados, ampliados. A única lógica que existe em você usar aquilo é se o seu avô estiver afim de jogar paciência, e ele estiver sem óculos. Daí o Magnifier vai servir pra alguma coisa. De repente, não me veio a cabeça qual seria a utilidade óbvia do programa, a não ser que seja de ajudar os mais "ceguinhos".

Novamente se encontra lá o FAT 32, o conversor famoso de FAT16 pra FAT32. Não utilizei, pra dizer a verdade, nem cheguei a executa-lo por falta de interesse mesmo. Sou um eterno fã de DOS, e eu sei que o FAT32 não mexe, necessariamente, com o DOS. Mas não queria arrumar o eterno trabalho de testar novas tecnologias sabendo que atualmente eu tenho usado muito meu computador para os trabalhos da faculdade, e que também, se for por problema de espaço de HD (na qual dizem que o FAT32 acaba com os espacinhos inutilizados e tal) eu tenho ZIPdrives sobrando (não porque eu comprei, mas porque eu liberei bastante depois de uma passada de dados prum CD-Rom ? ). Claro, existe um backupzinho lá também, além do NetWatcher, do Scandisk, essas utilidades "de todo o dia".

Acreditem, esse Windows 98 (ao meu ver) não precisará mais do Plus, pois ele já virá incluido, com aquelas bobices de Desktop Themes, as nuances de botar os ícones com mais de 16 cores, dependendo da definição da sua placa de vídeo, tem também os Screens Savers 3D (que já vieram no NT 4.0, e que foram adicionados no Plus para 95 anteriormente), entre outros "breguetes" que no final das contas, só vão servir para encher o seu HD.

Para os usuários de MPeg/MP2/MP3, uma surpresa: o Windows 98 já tem o CODEC desses formatos, ou seja, ele toca/reconhece sozinho os formatos MP2/MP3 e MPG, sem precisar de drivers ou WinAmp's da vida para te ajudar. Existe um detalhe: Caso você tenha um arquivo em formato MP3, você terç que renomeá-lo para MP2, a fim de que o Windows leia o dito cujo, ou então, registre manualmente a extensão MP3 como Mpeg Layer 3 Audio Format, no Windows Explorer. :-)

Muita gente tem me mandado e-mails perguntando "aonde, quando e com quem" eu arrumo essas versões Beta de sistemas operacionais, como o Windows NT 5.0 Server Beta 1, como o Windows 98, tanto o Beta 3 como o Release Candidate 3 (RC3). Bom, vou explicar como eu arrumei cada um desses brinquedos:

O Windows 98 Beta 3 (na qual eu comentei na edição passada) assim como esse Windows 98 Release Candidate, eu consegui via alguns velhos amigos que eu conheço, de época de BBS, e com alguns colegas que eu conheco no Canadá, Europa, essas coisas. :-)

O Windows NT foi algo parecido: já foram uns 3 caras que me perguntaram aonde eu consegui, e teve um engraçadinho que veio me peitar achando que eu tava "fraudando" ou "forjando" Windows NT, porque ainda não saiu beta version, e que ele só ia sair no fim desse ano/começo do ano que vem. Pois bem, pra quem não sabe, a máquina beta.microsoft.com fornece as beta versions de todos os sistemas dela, inclusive NT/98 para seus usuários registrados. Pois acontece que eu não sou registrado, mas eu conheco gente que é, e tem senhas lá. Então o que eu faço é simplesmente pegar na conta desses amigos meus, o Windows. … algo demorado (o Windows NT Server Beta 1.0 era 138 megas em 1 arquivo ZIP), mas que no final vale a pena. Eu gosto de testar e justamente faço com o objetivo de descreve-lo no TechnOráculo. Além do mais, eu já faço uma previsão do quê eu vou necessitar para rodar o novo sistema, e começar a prever backups para caso não dê certo o novo sistema.

Eu consegui o NT também, numa versão RC, com um amigo meu que viajou pra Hong Kong, e trouxe muuuuuuuuitos CD's piratas. lá em Hong Kong a pirataria rola solta, os CD's vieram com um monte de coisa irada, inclusive PhotoShop mais recente, porém, em chinês. :-) mas isso é o de menos, eu instalei, e o programa funciona, e a grande maioria dos textos e comandos está em inglês. Ainda não testei essas versões, mas como disso o nosso amigo "fudêncio" já comentado, o NT é previsto para depois do lançamento do 98 mesmo. Não entendo o porquê disso, afinal, o NT foi o primeiro a dar traços estéticos novos ao 98, e agora ele vai demorar mais a ser aperfeiçoado (?) do que o 98. Vai entender a microsoft...

Esse comentário aqui vai pro pessoal do Rio de Janeiro que foi na Comdex 98, e para aqueles que irão na Comdex em São Paulo, de repente (se é que já não rolou): Que feirinha cretina né? Eu fui na feira, crente que ia haver toneladas de estandes com novidades. Que a Comdex tinha virado um "feirão" eu já sabia, mas po, essa feira foi muito cretina! Não usou 2/3 do riocentro... e praonde foi os grandes nomes da informática? Na Comdex 97 eu vi a IBM, a Unisys, a Compaq, as grandes provedoras como a Mandic... e cadê? Praonde foram? O que que houve? Meu deus, eu queria lá ver o que o pessoal estava mostrando de novidades. Muita gente falando em DVD, as placas 3D com Monster e VooDoo2 (da Diamond), mas o único estande na qual eu achei um DVD tocando era na MPPZ, que por sinal, é sempre o estande que ARRASA em todas as comdexes que eu já fui. Enfim, ainda paguei barato (5 reais) pela entrada, o que me custaria o dobro, mas enfim, ainda vou ganhar a do ano que vem, porque eu preenchi o cadastrozinho, então tá relax. :-) Vamos ver o que irá sair no ano que vem... Espero que a organização melhore. :-)

Bom senhores, é só isso que eu tenho a dizer, não é muita coisa, mas dependendo das novidades que aparecerem, se sair alguma novidade significativa do Windows 98, a gente para pra falar, mas o meu enfoque a partir de agora deve ser o Windows NT, e algumas outras novidades na rede. Quaisquer dúvidas, rasjr@unisys.com. ã disposição. Aquele abraço, e até a próxima edição.

A Conspiração Microsoft

Roney Belhassof


Desde 1992 tem virado costume entre certos grupos de usuários criticar a Microsoft fazendo apologias ao fim do seu suposto domínio do mercado de informática (como por exemplo: www.javalobby.org; www.teamos2.org; www.os2brasil.com.br). Mais tarde em 1995 algumas grandes empresas passaram a fazer o mesmo jogo, principalmente a Sun (www.sun.com), Oracle (www.oracle.com) e Apple (www.apple.com). A IBM, embora menos enfática, também participa do que o dono da Microsoft tem chamado de conspiração para destruir sua empresa.

De acordo com a visão de Bill Gates o governo Norte Americano, estas empresas e, provavelmente, parte da imprensa estariam unidos para, injustamente, afirmar que seus aplicativos apresentam falhas, são inferiores aos aplicativos concorrentes e não cumprem nem as promessas de marketing nem certos requisitos básicos. Tentarei neste artigo lançar uma luz imparcial sobre esta questão. Sou usuário do OS/2 Warp da IBM e trabalho em uma empresa que desenvolve aplicativos em micro (geralmente na plataforma Windows) e mainframe estando envolvido em ambas categorias de projeto. Assim considero- me uma voz não só imparcial como também tecnicamente qualificada. Bom, dito isso vamos ao ponto! :-) Antes de qualquer coisa devemos compreender que mercado é competição sendo evidente que empresas concorrentes sempre se esforçarão para apontar nossas fraquezas favorecendo assim seus produtos. Todavia existe justiça para garantir ã empresa lesada todos os direitos de resposta. Com isso pretendo dizer que sim, estas empresas tem se colocado como inimigas declaradas do domínio da MS no mercado de sistemas operacionais para micros e para redes. Mas o que nos interessa (nós, usuçrios) é a verdade! Vou direto ao assunto para evitar que este artigo se torne um livro, o que poderia facilmente acontecer!! ;-)

Analisarei cada uma das afirmações dos "conspiradores" e a defesa da MS. Os sistemas dela são instáveis. Bom... Esta é uma afirmação comparativa uma vez que 100% estável nenhum sistema é. Contudo é fato de que atualmente OS/2, Unix (a maioria deles) e MacOS tem se apresentado mais estáveis. Além disso estes sistemas são capazes de gerenciar melhor a memória (exceto talvez pelo MacOS, mas este será substituido pelo Rhapsody) e tem melhores algoritmos de preempção (melhor multitarefa preemptiva).

A MS usa seu monopólio de fato (ela domina algo em torno de 90% do mercado na maioria das áreas onde atua) para procurar perpetuç-lo. Bom, todas elas já fizeram isso no passado! … meio hipócrita condena a MS por isso agora! Contudo realmente Bill Gates tem mostrado que aprendeu bem sua lição quando trabalhou com a IBM. Desde ameaças de proibir a Compaq de instalar Windows em seus computadores caso esta distribuísse o Netscape Navigator até ameaças explícitas ã Intuit (que produz o Quicken) caso esta não aceitasse ser comprada foram fatos que tem ocorrido com regular freqüência. Diante de casos assim realmente cabe ã justiça tomar uma iniciativa punindo a empresa por práticas ilegais de mercado, não parece justo? Por outro lado realmente não é justo proibir a MS de integrar o seu navegador Internet ao sistema operacional! Bill Gates pode estar certo ao afirmar que estão exagerando, bom, uma empresa de faturamento inferior a 10 bilhões por ano não devia tentar enfrentar gigantes como a IBM que já tem um faturamento projetado para o ano 2001 somente em Business Inteligence na ordem de 70 bilhões! Exatamente por isso devemos estar bem de olho para garantir que nossos interesses sejam preservados ao final! Sou obrigado a concordar com todo este movimento em um ponto: está na hora de acabar com qualquer tipo de monopólio na área de informática. Um mercado monopolizado é um mercado estagnado e a computação tem se tornado importante demais em nosso dia-a-dia para permanecer atrasada! Não se pode negar que a MS perdeu o barco da tecnologia. Hoje a maioria dos sistemas oferece tecnologias anos ã frente do que ela está apta a oferecer e há opções no mercado para cada solução da Microsoft como o Smart Suite ou Star Office que fazem boa frente ao Office (muitas vezes com vantagens) entre muitos outros aplicativos de outras categorias.

A nós, usuários, resta manter os olhos abertos, discutir a respeito com amigos e formar nossa própria opnião... Isso me faz lembrar da questão de cidadania. Não parece meio trágico que se faça tanto escandalo por causa de computadores e sistemas que não funcionam bem enquanto tanta gente mora e morre nas ruas? Bom, isto não é assunto para aqui ou agora! Mas preciso dar este recado para os afccionados nesta polêmica entre softwares: não exagere!
;-)

Comentários a este artigo para roney@infolink.com.br

Opera - Mais uma alternativa de navegação

Daniel BSS

A guerra dos browsers já estava se tornando um assunto meio chato. Netscape de um lado, Microsoft do outro. Browsers de tamanho gigantesco com adicionais nem sempre desejaveis, recursos novos nem sempre padronizados. E tome versão 4, 4.01, 4.02.

Em meio a confusão de números aparece um browser rápido de iniciar (muito mais que os outros) , com suporte a Java e JavaScript, capaz de abrir diversas home-pages ao mesmo tempo sem perder performance, permitir "zoom" para visualiza-las facilmente lado a lado, enviar e-mail e ler newsgroups. Tudo isso (pasmem) em pouco mais de 1MB. … isso mesmo, 1 mísero disquetinho de 1.44 que você pensava nunca poder conter o poder de um browser de primeira linha, mas pode! Com o Opera.

Se você gostou do que leu, pode rumar para http://www.operasoftware.com e conferir. No site do fabricante do browser você pode baixar uma versão para avaliação, que ao contrário do que andaram publicanto por ai, PARA de funcionar depois de algumas semanas (o programa ainda abre, mas não permite a navegação). Em poucos dias o Opera se tornou o meu navegador padrão, chutando pra escanteio o Netscape Navigator que eu só usava como navegador, já que dos recursos de e-mail e news estão encarregados os eficientes Pégasus Mail e Forté Agent. Só não tirei ainda o Internet Explorer por um motivo: preguiça.

Preguiça ? Sim, com o Internet Explorer eu posso visitar as páginas que usam o Flash, Real Video, Active-X, etc. Mas segundo seu próprio Help, o Opera suporta vários plug-ins do Netscape Navigator. Ainda não tentei instalar nenhum até porque tenho medo de macular a simplicidade e velocidade do novo browser, mas abaixo segue uma lista dos suportados:

VDOLife, Calendar Quick, Shockwave Flash, CPC View, AnimaFlex, Chemscape Chime, ModPlug, Lurawave, Adobe Acrobat, Envoy, Lightning Strike, Cosmo VRML player, IPIX, Animated Widgets, Smoothmove, Panorama, EchoSpeech, RealPlayer 5.0, QuickTime.

Parece mais do que suficiente para uma navegação VIP, não é ? Não bastasse fazer o que todos os outros fazem, o Opera oferece um gerenciamento de cache que nenhum outro possui. Em uma janela qualquer de navegação, basta buscar o endereço "Opera:cache" (sem aspas) e você obtem uma completa listagem do seu diretório cache. Com todos os arquivos e a URL indicando de onde eles vieram, porém sem a possibilidade de clicar sobre os arquivos do cache para abri-los (mancada do fabricante), mas isso pode ser resolvido abrindo outra janela paralela do diretório do cache.

Uma boa dica é aprender as teclas de atalho, pois elas permitem um acesso rápido as opções mais usadas. Alguns atalhos são inéditos, as teclas W & S por exemplo pulam entre os "Headers" da home-page, o que facilita muito se ela tiver um texto grande com vários títulos.

Como sempre se acha algo que pode ser melhorado, uma boa mudança seria a maior facilidade para inserir "bookmarks" (chamados de Hot List no Opera). Se voce abre a pasta "Busca" para acessar a página do AltaVista e depois de muito tempo deseja adicionar um documento a Hot List, o Opera sempre pensa que voce quer adicionar a home-page na pasta "Busca". Para adicionar na pasta desejada você precisa cancelar, ir a Hot List e clicar na pasta desejada (nada intuitivo).

Não sei se a Netscape e a Microsoft estão preocupadas com o avanço do Opera. Mas se não estão, deveriam estar. Se ele esta substituindo os outros browsers nesta máquina e em várias outras de amigos internautas (que não aguentam mais baixar 20MB a toda hora) é sinal de que algo esta errado. O que é melhor ? Um hiper-super-browser que manda voice-mail, faz video conferência e o escambau (mesmo que você já tenha programas que façam isso), ou outro que navega com velocidade, e que pode ser "baixado" para o seu micro em apenas 5 minutos ?

Opiniões sobre o Opera, novas dicas do programa e sugestões sobre novos assuntos para o TechnOráculo podem ser enviados para o meu novo (e espero finalmente fixo) e-mail: danielbss@starmail.com

O Mozilla vai matar a Internet ?

Guilherme Manika

Bem, o Ministerio da Verdade, uma divisao da Microsoft Corporation, falou mais uma vez que e' contra padroes abertos na Internet, dizendo que o Mozilla (codigo fonte livre do Netscape) vai acabar com os padroes que fizeram a WWW. O artigo e' muito horrivel, e pode causar ansias de vomito e problemas psicologicos em pessoas impressionaveis. So' vou colocar uns quotes. Saiu na MSNBC.

"Oferecendo o codigo fonte do Navigator, a Netscape acabou com a esperanca de ter um padrao unico de browsers".

Isso e' uma palhacada. Se a WWW deixou de ter um padrao, foi no momento que a Microsoft lancou o Microsoft Explorer (eles chamam de "Internet" Explorer, eu evito isso porque eles nao sao donos da Internet). O povo se lembra da epoca do Explorer 2.0? Ele era apenas um Mosaic com uma tag chamada Marquee, que fazia texto rolar na tela. Meu, era a coisa mais ridicula do mundo. Entrava no site da Microsoft com o Netscape, vinha uma mensagenzinha: "se voce nao esta' vendo isso rolando pela tela, nao esta usando o Explorer". Algumas paginas na Microsoft eram nao so' nao-padrao por causa disso como tambem era terriveis de ler porque voce tinha que aguentar tres ou quatro linhas rolando com texto na tela, em velocidades diferentes! E aquilo era a inovacao. Marquee. Estranho, quando o IE passou a suportar recursos melhores, nao vi mais Marquees na pagina da Microsoft. Sera' que era tao revolucionario aquilo? Os biologos nos mostram que acessar paginas com GIFs animados e blinks diminuem em 90% a capacidade de raciocinar de um individuo. Uma pagina com Marquee diminui 99,9%.

Não que a Netscape seja santa, mas comparado com o que a Microsoft fez, e' santa mesmo.

"Of course, this type of Web bifurcation isn't new. First came the HTML implementations du jour, followed by differing approaches to creating interactive content (Java versus ActiveX). Then came different flavors of Java. "

A primeira a variar o HTML foi a Netscape. Botaram tabelas, frames. Isso irritou o povo, mas nada perto de um "ActiveX". E os diferentes sabores de Java sao apenas dois: o oficial, da Sun, e o deturpado, da Microsoft. Afinal, se eles querem manter os padroes, por que inventar o ActiveX e uma versao diferente de Java?

"Now, the final straw: two customizable browsers."

Nossa, entao agora temos *direito*de*escolha*? Isso vai diretamente contra a filosofia Microsoft. E chamar o Explorer de customizavel e' uma coisa ridicula. Quero porta-lo para o Linux, em GTK. Posso?

"What we'll wind up with is an end to any lowest common denominator and instead have content that can't be accessed at all without the right front- end browser."

Bem, ja' temos um denominador comum. O W3 edita ele. E a Microsoft finge que obedece, mas esta' sempre lancando algo novo e incompativel. Por exemplo: eu acessei essa pagina pelo Lynx, e ao inves de usar os codigos normais de abre- aspas-fecha-aspas-apostrofo, eles usavam tags como "&#0146;". Quem esta' matando o lowest-common-denominator sao eles. Sera' que tenho que instalar o Windows para poder ver um apostrofo certo?

"Windows and Internet Explorer were explicitly designed to win application developers and promote those two platforms."

Agora voces tem a prova oficial que Windows e Explorer nao foram feitos para ser uteis aos usuarios, e sim para ganhar desenvolvedores de aplicacoes. Note que eles não foram desenhados para ter alta qualidade.

"In other words, IE's proliferation protects Windows' flank."

Traduzido para o português, isso quer dizer: "nos usamos taticas monopolistas e reconhecemos isso".

"In the meantime, you and I pay the price by having to have two browsers" Mate o IE, e teremos so' um.

Bem, isso tudo e' coisa do Ministerio da Verdade, publicado no site da MSNBC (adivinha o que significa MS?) por um cara que e' editor de uma revista que tem "Windows" no nome.

O Mozilla vai matar os padroes na Internet? Claro que nao. Codigo fonte livre, acho que agora da' pra aceitar ele como padrao, certo?

Acho que a maioria das pessoas que estão lendo isto, deve rodar um sistema operacional proprietario (Windows, OS/2...) e talvez muitos nao entendam isso, mas a Internet nao foi feita por empresas, e nao foi feita por software apenas em estado binario. Foi feita por software com codigo fonte livre, sob uma licensa bem relaxada. Voces usam isso, quer queiram quer nao, o tempo todo. Por mais radical Microsoft que voce seja, entrou na Internet a PRIMEIRA COISA que voce faz e' usar indiretamente o bind, que traduz os nomes de dominio para o IP das maquinas (e por isso a Internet e' facil de usar). Depois, voce vai abrir uma paginazinha, tem 50% de chances do servidor WWW ser o Apache. Vai mandar mail? Mais de 50% de chance de passar pelo sendmail. Vai preencher um form numa pagina? 90% de chances de ser Perl. E Apache, bind, sendmail e Perl sao software livre, com codigo fonte.

A Microsoft atacou a iniciativa Mozilla de dois fronts. Primeiro, dizendo que a Netscape nao saberia gerenciar uma comunidade tao grande de desenvolvedores. (o Linus Torvalds praticamente sozinho controla muito mais gente, mas eles nao sabem, certo?) Disse tambem que codigo contribuido por gente de fora seria cheio de bugs. (interessante a Microsoft dizer isso - compare NT com Linux para voce ter uma ideia)

O outro front foi espalhar o panico sobre 10.000 versoes diferentes de browsers. Isso e' o cumulo do ridiculo. Eles falam que as pessoas vao mexer no Mozilla como quem mexe num HelloWorld.c. Qualquer um que tenha pego o Mozilla viu que e' um pacote *enorme* e *dificilimo* de entender. O Netscape e' um treco gigantesco, e alguns bons anos de programacao *absolutamente*profissional* sao necessarios para fazer qualquer modificacao que tornaria o Mozilla um browser diferente do Mozilla.

E mesmo que alguem quisesse fazer isso, nao e' de interesse de ninguem. Nao e' de interesse nem do mundo do software livre, nem da Netscape, que surjam "milhares" de browsers. Afinal, quantos interpretadores de Perl voce conhece? E quantas versoes da kernel do Linux voce conhece?

Claro, nao e' de interesse de ninguem proibir que seja lançada uma versão derivada do Mozilla, mas isso para um propósito muito especifico. Por exemplo, a única variante da kernel do Linux e' o RT-Linux, usado para controlar experimentos quimicos que precisam de precisao em tempo real. E' o tipo de coisa que voce vai ter que instalar em casa? Claro que nao.

Os "splits" no mundo do software livre sao grandes acontecimentos evitados ao maximo. Acho que o maior split do software livre de todos os tempos foi a separacao do Xemacs a partir do GNU Emacs.

[Para os Windowzeiros sem cultura: Emacs e' um editor faz-tudo. Se nao existe um modo Emacs, entao o recurso nao exite. Se voces achavam que o Worde era bloatware, nao viram nada. O Emacs tem ate' jogo de adventure, torre de hanoi e gomoku dentro dele. Ele depura programas, faz paginas HTML, formata o texto automaticamente, tem spell checker e tudo mais, insere caracteres em japones, le mail, tem o unico browser da WWW escrito em LISP, tem um programa tipo "Eliza" que e' um psicoterapeuta com recursos de inteligencia artificial com quem voce pode conversar, roda em mais plataformas do que qualquer um nessa area conhece, e tem um formato binario universal desde muito antes de voce ouvir falar em Java.

Alias, desde antes de voce ouvir falar em Internet. E roda isso tudo num 486 numa boa. O split foi causado porque a Free Software Foundation nao tava a fim de por uma interface grafica no GNU Emacs, e o Xemacs surgiu para ser um Emacs que rodasse no X. (X=interface grafica Unix...)]

Se tem alguem assassinando padroes na Internet, esse alguem e' a Microsoft. Diversidade e' boa para os padroes, porque as pessoas aprendem a conviver com uma diversidade de culturas. Monopolizacao e' que destroi os padroes. Exemplo: a polarizacao no Netscape e Explorer fez com que a maioria das paginas nao fosse desenhada para browsers modo texto como o Lynx.

Entenderam?

A Microsoft tem um tal de Exchange, um tal de ActiveX (tem um nome novo agora, nao e' mais esse), um tal de "MS-J++", um tal de Win32... tudo padrao proprietario.

"Padrao" nao e' sinonimo de "monopolio". Windows nao e' "padrao", e' "monopolio".

Se a Internet existe, e' gracas a um monte de gente em redes diferentes, rodando sistemas diferentes, que concordaram em um padrao comum. Isso nao quer dizer que eles escolheram usar "so' IBM", ou "so' Microsoft". Isso quer dizer que eles criaram os protocolos e deixaram as pessoas livres para implementa-los.

O que a Netscape esta' promovendo e' a abertura de seus padroes proprietarios. Voce quer escrever um browser novo, compativel com Netscape? Voce pode usar o proprio Netscape como browser e so' construir uma interface grafica nova, por exemplo. A Microsoft, ao contrario, fecha cada vez mais os seus padroes. Eu li alguns meses atras uma entrevista em que o Bill Gates dizia algo do tipo:

"dizem que o Unix e' aberto, mas nenhuma plataforma te prende tanto quanto Unix". Mesmo, Bill? Pra comecar, ha' varios Unixes, gratuitos e comerciais, para escolher - alguns com o codigo fonte inteiro livre. Todos eles tem a mesma filosofia, e so' sao diferentes na medida que os objetivos individuais de cada variante sao diferentes. Nada e' gratuito.

Mas va' portar um programa de Windows NT para Unix, e vice-versa. O Windows NT nao tem nada a ver com os padroes estabelecidos (ou seja, Unix), sendo portanto uma plataforma fechada e proprietaria. Diga "ah, nao quero usar Windows NT" e voce perde todos os seus programas. Se eu disse hoje "ah, não quero mais Linux" eu posso usar FreeBSD, GNU Hurd, Sun Solaris, e vou continuar usando os mesmos programas. Quem esta' prendendo quem?

A Internet nao pode ser presa. Nao pode rodar em Windows NT, servidor Web IIS, linguagem J++, ActiveX, Microsoft Explorer. A adocao de um desses "padroes" implica a adocao dos outros. E' a coisa do "caminho logico". Oras, se voce tem o Windows NT, o mais logico e' usar o IIS, nao e' mesmo? Mas as pessoas nao rodam Windows na Internet. Windows e' a plataforma mais novinha. Todas as outras chegaram la' antes (ja' virou tradicao quem usa Windows ser o ultimo). Windows nao e' maduro o suficiente. E dar o controle da Internet ao Windows e' botar o mundo nas maos da Microsoft. Ja' pensaram o que aconteceria se a Microsoft ganhasse? Eles poderiam resolver cobrar o dobro pela proxima versao do NT e ninguem teria nada a fazer. "A Microsoft ganha, voce perde", alguem disse antes de mim.

Por mais que voce use Windows, seu vizinho use Windows, seu forno microondas tenha Windows, seu cachorro use Windows, Windows é provavelmente a pior plataforma seria para acessar a Internet. Windows nao deve estar nem em 20% dos servidores WWW, e servidores WWW sao a tarefa popular mais "leve" que existe. Para voces terem uma ideia, o FTP mais popular do mundo e' o ftp.cdrom.com, e ele roda um Unix livre, o FreeBSD, em um computador Pentium Pro. O segundo FTP mais popular do mundo e' o da Microsoft, que roda em *DEZESSEIS* computadores *PENTIUM*PRO*DUAL*PROCESSOR* rodando Windows NT. Vai montar um provedor. Vai escolher Windows NT?

Ha' ate' motivos para voce nao escolher um provedor que use Windows NT. A nao ser que ele compense com um link enoooorme, ele vai ser bem lento. Um amigo meu trabalha em um provedor que roda Windows NT. Internamente, tem um monte de maquinas rodando Linux. O servidor DNS do Linux e' dez vezes mais rapido que do NT, por exemplo - isso quer dizer que o tempo entre digitar "www.yahoo.com" e a conexao ser feita cai bastante. Alem disso voce nao gostaria de perder e-mail porque seu provedor roda NT e alguma crianca resolveu travar ele, certo? Nada contra os provedores que rodam NT, o problema e' o NT mesmo. Eu nao uso provedores que usam NT.

Entao, live free or die. Mesmo que voce ache que o Windows é lider de mercado (comentario inteligente: "eu acho que Windows é lider de mercado"), isso nao quer dizer que essa situacao nao possa mudar, e definitivamente nao quer dizer que o dominio em um mercado especifico (desktop) signifique automaticamente dominio nos outros (PDAs, servidores, set-top-boxes). Se quer ficar no mundinho Windows, fique. E' um direito seu. Mas pelo menos tenha uma visao aberta sobre a necessidade de padroes abertos. So' porque voce resolveu usar esses programinhas, nao quer dizer que eu tenho que ser obrigado a usar tambem. O principio por tras de padroes abertos e' a liberdade. Respeite a minha. Suporte a iniciativa Mozilla.

OS/2 ZONE

Maclei Tozzato


ZipDrive IDE no OS/2


Depois que comprei um ZipDrive IDE e fui instalar no OS/2, tive muitas dificuldades. Então, resolvi escrever algo para poder ajudar as outras pessoas. Na realidade não é difícil, o problema é que os passos não são lógicos e a IBM não colocou tudo em um só pacote, por isso a confusão.

Vç no Device Drivers Pak OnLine e pegue na sessão de Drivers (Discos) Removíveis o arquivo REMOVDSK.EXE e, instale o arquivo .FLT e inclua a linha no Config.Sys como manda o readme dele.

Agora vá no seguinte endereço: http://service.software.ibm.com/os2ddpak/html/B59C41C29BC80EF5852561E70077F679.html

Pegue o arquivo NEWDASD.EXE (o driver Japonese Version em Beta). Não instale nada, apenas faças as modificações no Config.Sys que o readme dele manda e, registre a classe na WPS (no readme dele explica tudinho). Vai funcionar ! Aconselho que vocês coloquem o arquivo EJECT.EXE para o diretório X:\OS2, pois ele é um programa que ejeta o ZipDisk. Ele é útil, pois tem vezes que ao apertar o botão para ejetar o Disco ele não ejeta. Ao executar esse programa, ele ejeta de qualquer maneira.

Seguindo esses passos, com certeza você irá conseguir usar tranqüilamente o seu ZipDrive IDE no OS/2!

maclei@geocities.com

← previous
loading
sending ...
New to Neperos ? Sign Up for free
download Neperos App from Google Play
install Neperos as PWA

Let's discover also

Recent Articles

Recent Comments

Neperos cookies
This website uses cookies to store your preferences and improve the service. Cookies authorization will allow me and / or my partners to process personal data such as browsing behaviour.

By pressing OK you agree to the Terms of Service and acknowledge the Privacy Policy

By pressing REJECT you will be able to continue to use Neperos (like read articles or write comments) but some important cookies will not be set. This may affect certain features and functions of the platform.
OK
REJECT