Copy Link
Add to Bookmark
Report

technor Edição 9

eZine's profile picture
Published in 
technor
 · 1 year ago

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=- 

T E C H N O R ¡ C U L O

Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet

[[[ Edição 9 ]]]
Outubro de 1997


http://www.fuchs.com.br/techno/

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-

Editado por:

Daniel Braga S. dos Santos (daniel@divulg.com.br)

Com a colaboração de:

Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)

Assinatura do TechnOráculo:

Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject: Assinatura do TechnOraculo

Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o technoraculo@fuchs.com.br e opine a vontade. :-)

Geral:

Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto puro e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.

Pra quem não tem acesso a Internet, vou colocar todas as versões no BBS Future NET do Rio de Janeiro telefone: (021) 498-3871 , óbvio que a liberação do cadastro no BBS depende do sysop de lç. Mas ai é com ele.

Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.

-=-=-=-=-=-=-=-=-

O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.

Está liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos e artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte e principalmente o nome do autor do texto.

Atenção

O novo e-mail da revista é technoraculo@fuchs.com.br , meu e-mail pessoal também mudou. Agora é daniel@divulg.com.br

Nesta Edição

  • BYTES
  • Emuladores, vários micros em um !
  • Amor na Internet
  • O melhor da lista MEU POVO
  • A qualidade de nossos provedores de acesso
  • OS/2 Zone

BYTES

Daniel BSS


Olá gente, mais um TechnOráculo saindo. A coisa vai ficando cada vez mais apertada, vestibular para uns, casamento para outros e pouco tempo para escrever. Mas ainda assim está dando para colocar a edição legalzinha e falar sobre as novidades que sempre pintam.

A nossa média de visitantes continua bastante sólida, em média umas 100 pessoas visitam a página diariamente, o que para mim é um número bem legal para quem a um ano atrás nem imaginava que um dia poderia estar escrevendo para tanta gente. Os assinantes ja estão em 110 pessoas. Bem me lembro o dia em que tinha as primeiras 5 assinaturas e fiquei todo orgulhoso. :-)

A mudança para o Fuchs Network foi para melhor na opinião da galera por e-mail. Além de uma revista o TechnOráculo passa a ser um site de referência com as melhores matérias fixas na página inicial. Se um amigo quer saber como funciona o ICQ, dar uma olhada nas "fotos" do Internet Explorer 4 ou conhecer os recursos do Quake 2; você ja sabe, é só indicar http://www.fuchs.com.br/techno/

Fiz a nossa inscrição no concurso IW Best 97. Conto com vocês para votar em nosso site neste conceituado concurso. O ícone para votação está na nossa página, e se não me engano é possível escolher duas ou 3 candidatas em cada categoria. Estamos inscritos na categoria Informática, e na categoria Pessoal (páginas feitas por uma pessoa física, no caso eu). Quando puderem dêem uma passada por lá e vote na gente. :-)

Grande abraço !

Daniel BSS

Emuladores, vários micros em um !

Daniel BSS


Você usa um computador, posso dizer isso porque esta é uma revista eletrônica e é pouco provável que você esteja lendo isso em papel (salvo é claro se alguem resolveu imprimir para ler), só que além de um computador você pode ter um videogame, sim é isso mesmo, e não estou falando de jogos para computadores como DOOM ou Flight Simulator. Estou falando dos jogos em cartuchos de Super Nintendo, Master System, Mega Drive , Gameboy e tantos outros. Fazer com que seu micro possa simular qualquer um desses sistemas é uma tarefa para os emuladores.

E isso não é restrito a videogames, existem emuladores que permitem rodar em um PC softwares para CP/M , MSX e outros. Mas como não faltam softwares equivalentes nos PCs para ser necessário emular outro tipo de computador, a procura maior é pelos emuladores de jogos. Com a Internet a distribuição desses emuladores e dos jogos para cada um deles aumentou bastante, o que só não causa grande preocupação das criadoras de jogos pelo fato do rendimento, som e imagem ainda deixarem um tanto a desejar.

Muitos tem problemas com emuladores, alguns não funcionam, outros ficam com a imagem ruim, são lentos. … preciso lembrar que nenhum desses programas é comercial , a distribuição é livre e portanto não ha muito o que exigir. O funcionamento da coisa é relativamente simples, levando-se em conta que o videogame não deixa de ser um "computador" o emulador simula as instruções usadas pelo aparelho e permite a você ver o jogo no monitor e jogar pelo teclado (alguns dão suporte a joysticks).

A essa altura ja deve ter alguém perguntando:

- Isso tudo é muito bonito, mas onde é que eu vou enfiar o cartucho afinal de contas ?

Bem, não vai. Os jogos que estão disponíveis para os emuladores foram "sugados" de seus cartuchos, e disponibilizados como arquivos comuns, que podem ser movidos, copiados, deletados e principalmente: "downlodeados". ;-)

Vejamos o exemplo do emulador de GameBoy, apesar de ser um videogame pouco poderoso com telinhas preto e branco e som fraco (afinal de contas é portátil), esse emulador é um dos mais famosos. Motivo: O tamanho dos jogos que em média tem apenas 80kb (alguns são maiores é claro, como o NBA Jam com 500K) e que por isso podem ser baixados da Internet aos montes, e com mais rapidez, além de divertirem mais do que muitos jogos Hiper- super-3D que existem por ai. O emulador do GameBoy que uso é chamado "Virtual Game Boy" , os emuladores são compativeis entre si, ou seja , todos os programas de emulação do GameBoy lêem arquivos com a extensão .GB você pode encontrar esse emulador em http://www.hostage.com/gameboy/

Para usa-lo vou a linha de comando do DOS e digito: VGB nomedojogo.GB

Ex.: VGB TENNIS.GB

Meu joguinho preferido de Tennis, bastante divertido. :-)

Um console um pouco mais sofisticado é o emulador para Mega Drive (Sega Genesis), este vem com cores , sons e algumas outras propriedades, no comando a ser dado as vezes é necessário se especificar se o cartucho a ser usado é uma versão japonesa, ou a velocidade do andamento do jogo, isso é necessário por que talvez o jogo rode muito mais rápido em certos processadores ou mais lento em outros, uma vez que ele foi desenhado para um videogame e não um computador. O nome do emulador é GENEM (Genesis Emulador) e trabalha com arquivos no formato .BIN , .MD e .SMD , para usa-lo digite:

genem [-opções] arquivodojogo

Opções:

  • frame x - velocidade, o padrão é 2 , eu uso 7 ou 8
  • nosound - tira o som do jogo
  • z80 - emulação Z80
  • europe - European version
  • japan - Japanease version

Usando-o você já pode jogar os clássicos da SEGA: Alex Kidd, Sonic e Golden Axe.

Existem muitos emuladores diferentes para falarmos sobre todos por aqui, Super Nintendo, Nintendo, Master System, tanto para DOS como para Windows e OS/2 , e alguns meio lendas como PlayStation, Sega Saturn e 3DO. Alguns podem ser lendas, outros não, a mais famosa é a do emulador de Sega CD, que permite que com seu CD do micro você possa jogar os jogos desse console. Alguns dizem ja ter rodado o emulador, outros dizem não existir , eu mesmo nunca vi por ai, mas estou procurando.

E pode mesmo não ser uma lenda, pois em minhas andanças pela grande rede veio parar aqui neste micro um emulador para Nintendo64 !!! Nunca vi arquivos para ele e o próprio autor declara que o funcionamente é irritantemente lento mesmo em computadores mais poderosos. Mas daqui a alguns anos isso pode não ser nada, e rodaremos mais esse emulador de forma tão leve quanto o do GameBoy.

[]s

Daniel BSS

Amor na Internet

Roque S. Junior


Olç Amigos. Finalmente, como eu havia prometido, estou aqui para escrever sobre o tão famoso tópico "Amor na Internet".

Não estou querendo dizer com isso que eu seja um PhD em relacionamentos amorosos via Net, mas estou presente apenas para dissertar um pouco sobre os relacionamentos amorosos que rodam a rede, e um pouco além disso, falar sobre alguns detalhes sobre o tal tema.

Falar sobre "Amor na Internet" é algo meio complicado de fazer, pois existem muitos conceitos de amor em jogo. Cada um tem seu conceito próprio daquilo que chamamos propriamente de "Amor", e também temos aqueles jovens que pretendem descobrir o que é amor via a própria rede. Temos até aqueles que jamais tiveram um relacionamento amoroso concreto até uns bons 20 anos, seja por quais motivos forem, e um pouco disso leva a eu falar sobre o texto de hoje. Afinal, é preciso saber que nesse mundo acontece de tudo um pouco, e certas coisas que nós poderíamos considerar loucura, um dia já aconteceram, em algum lugar do mundo.

Uma observação que eu tenho que fazer aqui: Como já deve ser de seu conhecimento, eu vou trabalhar esse assunto mais aspectado ao lado do IRC. Infelizmente não vou entrar em muitos detalhes e explicações minuciosas, visto que eu devo entrar mais profundamente no tema, e esquecer as nuances.

Chega de bla bla bla, vamos ao que interessa. Vamos ironizar um pouco o texto com algumas frases.

Todas são criadas por mim, e fazem um leve resumo do que iremos falar daqui pra frente. De certa forma, as frases tem um bom humor. :)

"Que jogue a primeira pedra aquele que nunca se apaixonou via Internet."

"Que jogue a segunda pedra aquele que nunca teve dor-de-cotovelo via Internet."

"Que jogue a terceira pedra aquele que jamais cantou uma mulher via Internet."

"Que jogue 10 pedras aquele que já foi preconceituoso via Internet"

"Que jogue mais 100 pedras aquele que nunca se relacionou com a pessoa do outro lado da telinha por questões estéticas"

"Que SE jogue pela janela aquele que ainda não sabe o que é Internet :)"

Vejamos... Oh! Sim! Que maravilha! Internet! Comunicação!
Globalização! … tudo muito bonitinho, mas fato é que independente da certa "frieza" que envolve os princípios acima, podemos dizer que o conceito de "Amor", aspectado em relacionamento entre seres humanos, não fica de fora. A idéia parece bem imbecil, a princípio, mas por incrível que pareça, hoje em dia você pode conhecer uma brasileira que mora no TIBET ao acaso, conhecer ela, trocar fotos, se apaixonar, e de repente daqui a algum tempo encontra-la pessoalmente para consolidar ou acabar com seu anteriormente "cyber-relacionamento". … a "Globalização do Amor". … meio palhaçada, mas espere pra pensar nesse conceito depois de terminar de ler esse texto.

Vamos ao IRC agora. Undernet, Brasirc, Brasnet, Brasilnet, DalNet, ChatNet, Efnet... Acredito que eu tenha conceituado isso anteriormente numa edição passada, mas essas são as redes de IRC que dispomos hoje em dia. E como não pode deixar de ser, as quatro primeiras redes são as mais povoadas por Brasileiros, de todos os lugares, e de todas as naturalidades. :)

Você também deve saber que dentro do IRC, temos vários canais disponíveis. Normalmente o canal de porta de entrada de vários servidores de IRC, para o público brasileiro, é o famoso canal #Brasil. Como é de se esperar, contém centenas de pessoas (nunca vi uma situação onde eu chegasse a encontrar "milhares de pessoas" ainda, mas conectadas a uma rede, já vi mais de 8.000 pessoas de todo o mundo) para você conversar, e trocar idéias, e trocar informações, jogar conversa fora, falar mal do Bill Clinton, ser Kickado, Banido sem razão (isso acontece bastante em redes brasileiras) entre outras coisas.

A Aventura começa quando você resolve procurar um nick feminino para conversar. … lógico, com tanta gente no IRC, você não vai escolher um cara com o nick de "ADILSON-RJ" pra saber onde ele estuda, e sim vai procurar um nick de "Melissinha" e com certeza vai mandar um bom papo em cima da garota, para ver o que que ela tem de bom. … aí é que começa a "festa". :)

Uma maneira de começar esse papo clássico é abrir a janelinha e iniciar com a frase "Oi, de onde teclas?". Ou senão, de repente, uma maneira mais direta (conseqüentemente mais grosseira), se o cara for bem 'animal' mesmo, do estilo "Idade/Sexo/Localização". E a partir daí, temos o início do papo, com os espantos "Ah, você mora em Sergipe? Legal, eu moro no Anhembi, em São Paulo!". Ou seja, a primeira barreira a gente nunca esquece: A distancia. Porque só o fato de você saber que aquela pessoa se encontra a milênios de você, você de repente já perde as esperanças de achar alguém na qual você possa manter uma relação relativamente estável.

Agora eu vou entrar num detalhe um pouco pessoal. O Daniel Braga sabe, que eu trabalhei no Colégio Bahiense Américas, na Barra da Tijuca. já fui estudante de lá em 1995 - 1996, e fiz um estágio de 3 meses (desse abril até julho deste ano) lá na çrea de informática. Eu tinha a função de "Auxiliar Administrativo", ou seja, eu era o cara que fazia um pouco de tudo, visto que eu conhecia já todo mundo que trabalhava, desde os professores (que já foram meus professores na época de 2∫ Grau) até os funcionários, onde poucos foram substituídos. Na realidade, por mais que a minha função fosse "Auxiliar Administrativo" (Embora eu nunca tenha visto em um papel qual era a real função daquele cargo) a minha função em especial era dar suporte aos alunos e cuidar de um mini-laboratório de Informática que continha 4 Computadores ligados em rede com 2 máquinas em Windows NT Server. Uma Intranet Exemplar, embora que meio aos trancos-e- barrancos, mas era uma rede exemplar. Eu até que ganhava pouco, mas por 4 horas diárias de um estágio, e internet de graça, tava bom. :)

Eu era uma pessoa bastante comunicativa com os alunos, afinal, eu já fui um deles a 1 ano atrçs, e sabia lidar bem com o pessoal. A grande maioria que vinha ã sala de informática eram adolescentes entre 16 e 18 anos no máximo. Tinha também bastante garotada da 8∫ série que ainda arranhava no Informatiquês e no Internetês, mas todos tinham uma vontade uníssona em usar o Laboratório. Todos queriam usar o mIRC. :)

O que eu observava bastante era algumas garotas de segundo grau no mIRC. Ambas falavam muito, distribuiam beijos, aqueles papos "sensuais"... E, voltando ao aspecto anterior da questão da distancia: Algumas chegavam a anotar telefones das pessoas pra ligar de casa, ou do orelhão que ficava logo ali na recepção da Escola. Detalhe: Isso independente do código de área do Estado. Pelo menos eu não lembro de ter visto alguma ligar para os EUA pra falar com alguem. O que eu achava mais cômico era quando o rapaz, que estava falando com a aluna no IRC, resolvia mandar uma foto dele. Tudo bem, o DCC chegava, e ela via a foto no Netscape. Fora umas situações em que o animal do rapaz mandou uma foto de sexo esplícito (literalmente falando), as fotos eram bastante diversas, e os comentários ali dentro daquela sala eram impressionantes. Quando o rapaz era feinho, a menina riscava o telefone que anotou na última página do caderno, e dizia pro cara na tela que ia ligar de noitinha, e tal. Quando o rapaz era "um pão" (assim conceituavam uma das meninas, embora eu ache esse adjetivo bem ultrapassado, dos tempos da minha avó.) Elas saiam atrás de amigas para pedir cartão telefônico e corriam para o orelhão mais próximo, afim de ligar para o dito cujo do rapaz.

Aqui você já reparou outro aspecto relacionado aos relacionamentos via Internet... A questão do preconceito. E o preconceito estético. E daqui sai um aviso: Não vá achando que você vai entrar na Internet e só vai achar Top Model dando sopa nos canais de IRC... Isso é muito raro, embora aconteca, em 1 ou 2 casos. Um deles é bem especial, que eu vou mencionar mais pro final, onde um grande amigo meu, de longas datas, conheceu uma senhora garota que chegou a ser capa da revista Placar de Agosto de 1996.

Suas intrigas agora devem ser: "Mas Roque, essas meninas não estão na Net apenas para 'zoar' e se divertir não?"

Depende muito. Ora, veja bem... Eu não quero dizer que as garotas que normalmente acessavam a Internet pelo laboratório eram Bonitas... Boa parte era, e elas levavam aquilo bem a sério. Umas chegaram a ser operadoras de canais, de tão "viciadas" que eram. Uma coisa eu vou dizer pra voce: Antigamente existia muito aquela fraseologia "Ah, computador é coisa de NERD, pra quem não pega mulher, e tal e tal..." Hoje em dia, a coisa está mudando... Muita gente boa que antigamente era o(a) rei/rainha da noite agora resolve passar a sua madrugada de sexta para sábado e de sábado para domingo na rede. NERD você diz? Eu encaro Internet com uma certa seriedade, mas também as vezes encaro como brincadeira. Eu acho que acabou aquela história de que "Ah, eu não pego mulher na Internet porquê blá blá blá"... Mas infelizmente existem pessoas que usam o computador como um meio de fuga, porque na vida real eles são um pouco discriminados do que no mundo virtual. E é esse tipo de pessoa que acessa esses IRC's da vida. Não que eu esteja chamando todo mundo de um bando de frustrados. Ora, sejam otimistas! A Proporção de Mulher:Homem no Brasil é de 7:1! … praticamente um direito seu, ora bolas. :) Respondendo mais objetivamente: As vezes a 'zoação' acaba virando coisa séria, e por mais que você desacredite no que eu estou dizendo, o 'zoar' é bem antagônico nesse aspecto.

Voltando ã questão do preconceito: já vi garotas recusarem o papo de um cara devido a localidade daonde a pessoa residia. Isso eu acho rapaz. Eu vi uma garota perguntando "Oi, de Onde Teclas?" e o cara disse "Urca!!" e a mulher fechou o DCC na cara da figura. Esse preconceito é meio "escrotinho", mas devemos levar em consideração o seguinte: A Garotinha era aluna do primeiro ano, e era uma dondoca. Como toda playboyzete que se preze, ela não deve nem saber onde fica a Urca. A única coisa que ela ouviu falar é que é um lugar longe, feio e só tem gente pobre. Resultado: Preconceito. Me corrijam se eu estiver errado: Tç certo que este caso é um grão de areia no deserto (será?) mas esse preconceito também envolve indiretamente um Preconceito Social e Racista. Social porquê quando a garotinha viu que o cara morava na Urca (ou de repente nem morava na Urca, ele ESTAVA na Urca naquela hora) de repente pensou que ele devia ser feio, pobre, nojento, e bla bla blá. Ou então, podemos optar pelo mais simples, que é "Eu quero achar alguém que esteja relativamente perto de mim, não que esteja no Fim do Mundo". E Fim do Mundo, falando em Barra da Tijuca, basta Jacarepaguç. :)

Eu particularmente não sou preconceituoso em termos de distancia, e tenho quem prove isto. Conheco vários amigos que moram em N localizações diferentes e tem uma situação econômica menos favorável que a minha e nem por isso eu deixo de considera-los meus amigos, meus colegas. … o conceito de que na Internet não há diferenças sociais... Somos todos iguais. Tenho uma amiga que mora em São Gonçalo, estuda Informática na UERJ e é super minha amiga, além de ter sido minha grande professora e incentivadora do meu hobby preferido hoje em dia, que é o Djing (a arte de mixar, ser DJ). Falo com ela com uma certa freqüência, embora não tenhamos nos visto pessoalmente faz um bom tempo. De qualquer maneira, meu ponto de vista foi demonstrado, e vamos em frente. Ainda temos muito o que falar.

O que realmente consolida ou destrói um cyber- relacionamento desses é o tão famoso IRContro! Isso mesmo... o Encontro dos freqüentadores do "#Canal" que você acessa. :) … nesse momento em que você vê pessoalmente todos aqueles com quem você fala e convive todos os dias (levando em consideração que você acessa todo o dia, nem que seja pra baixar um simples e- mail). As surpresas são várias... E uma coisa que deve ser observada: … impressionante que as pessoas não se parecem muito com as fotos transmitidas para os outros... Ou seja, se voce viu a foto da menina X e achou ela bonita, de repente ela pessoalmente pode vir a ser um pouquinho feiazinha, mas, você não vai dispensar por causa disso né? :) Isso acontece bastante. E outro detalhe interessante, e isso acontece em 99,9% dos IRContros que tem um número reduzido de gente: O Silêncio. Como? Veja bem, quando você se encontra com uma pessoa (pelo menos, no meu modo de pensar) a última coisa que você deve falar é sobre o papo NERD de todo dia, que é Internet. Do estilo: "Ah, falei com o Basefio hoje na Dalnet, a gente foi la' e resolveu zoar o #brasil de la', e bla bla bla" ou entao "Ah, meu computador tá assim, tá assado, minha impressora tç com um cartuchinho mais cheio que o outro" ou então aquele papo "Ah, mas a placa tal funciona assim e assado"... Tç certo, é meio radicalismo da minha parte pensar dessa maneira, mas mesmo assim, pode reparar o seguinte: Todo o IRContro que aparece, pelo menos, quando o numero de pessoas é pequeno, o papo é muito restrito, porquê voce se prende muito nos assuntos. Você quer porque quer falar sobre os assuntos que vocês falam todo o dia, que querendo ou não, tem tudo a ver com a convivência internética. :)

Falo isso por experiência própria, pois em muitos IRContros por aí eu já fiquei sem assunto, e de certa forma, isso causou um ou outro problema. Quem sabe é porque eu seja tímido demais, ou então, meu assunto não se enquadra dentro do tema de discussão da grande maioria. Enquanto a galera fala de Rock'n'Roll (coisa que eu não gosto muito de discutir, por 2 motivos: 1- porque é música, e gosto musical infelizmente não dá pra discutir. 2- Não gosto de Rock'n'Roll também) eu gostaria de falar sobre outras coisas, de repente comentar sobre Boates, sobre cantores, de repente até política, porque são coisas que eu de certa forma curto bastante. Tem muitas variantes para a sua timidez na hora do IRContro, mas não se preocupe, isso é passageiro, aos poucos deve passar. Ah, não poderia deixar de mencionar... já que Amor e ”dio são sentimentos bastante antagônicos e ao mesmo tempo tão próximos, não se esqueça que seu inimigo vai estar nesse IRContro também (na grande maioria das vezes, ele aparece também), Lembre-se de ser cordial em apenas dizer um "Oi.". Não dói tanto. Se o arranca-rabo for muito sinistro, daí finja que você não vê. … mais fácil, e menos problemático. Imagine você, estragando um IRContro, saindo na porrada com aquele seu "muy amigo", e estragando aquela que poderia ser uma boa confraternização? :) Pois é. As vezes sair na porradaria não é a melhor solução, mas, voltemos ao Topico do Amor.

O IRContro ajuda na medida em quê você realmente conhece o(a) pretendido(a) que você conhece faz mais de 4 meses pela NET. … aí que o bixo pega para alguns, e vai na tranquilidade com outros. Ou de repente, a gente volta pra questão dos preconceitos, onde você vê a pessoa, não gosta, e corre pro famoso *TOCO*. :)

Existem também casos raros, mas que acontecem muito nas redes internacionais (DalNet, Undernet e Efnet) que é o fato de você ter um relacionamento com um(a) brasileiro(a) nos EUA ou até mesmo com uma estrangeira de algum lugar do nosso pequeno e globalizado planeta. Sendo sincero com você, leitor, eu confesso. já passei pelas duas experiências. Nerd né? Mas é verdade. Uma delas foi com uma garota de Miami, que não era lá uma beleza dessas, mas como pessoa ela era legal. Quebramos porque ela não aceitou o fato de eu estar tão longe, e quando eu fui a Miami, encontrei bastantes pessoas do canal #miami mas não liguei pra ela. Ela ficou p*** da vida e não quis mais saber de mim, mas eu sinceramente já estava vacinado quanto a isso, pois já conhecia casos parecidos, e aquilo eu já esperava.

Quanto ao caso mais recente (em andamento até hoje) é no caso de uma garota que acessa o #brasil e o #rio da rede que eu costumo acessar. Ela tem 15 anos, e mora em Los Angeles, a terra dos terremotos. Ela é uma pessoa super legal, e por coincidência o pai dela é comissário de bordo da VARIG, baseada em Los Angeles. Meus irmãos (como meu pai também foi, pois hoje ele é aposentado) também são da VARIG, então uma integração fantástica, além de várias outras características que de certa forma temos em comum, etc.

Agora vamos chegar ao çpice do texto: Vocês podem estar rindo da minha cara pelo caso da menina de #Miami, mas nesse caso recente agora, vocês devem estar pensando "Nossa, esse cara é insano, como ele pode acreditar em amor via Internet?! … um doido..." Eu lhe digo: Eu não acredito. :)

Eu não acredito mesmo não, e eu estou dando pilha nessa situação porque eu já me encontrei pessoalmente com ela no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Apesar de não ter rolado muita coisa, eu gostei do que eu vi, e eu acredito que ela tenha achado a mesma coisa também (embora eu não seja nenhum "pão" também) e é por isso que hoje eu levo o relacionamento. Levo porquê sim, existe a possibilidade de ela voltar pro Rio de Janeiro, visto que o pai dela trabalha na VARIG, e sim, eu de certa forma gosto dela também. Só que eu não sou de certa forma nenhum ultra-romantico-aloprado-maluco-depravado pra ficar mandando a cada minuto uma mensagem pra ela dizendo "eu te amo" e etc. Isso também seria meio que loucura né?

Acho que falei um pouco demais sobre o meu exemplo, mas eu não tenho só o meu exemplo pra dar não. Eu já vi inúmeros relacionamentos via BBS e via Internet em todos os meus anos de informática. Eu adoraria contar uma história que começou desde a época de BBS's em 1995, mas não vai dar pra falar, por falta de espaço, tempo, e dados para completar a história. Quem sabe daqui uns 15 anos eu lance um livro com todas essas histórias famosas? Afinal, nós (Eu, Daniel Braga, PCBarreto e a turminha do "salto para a globalização" que ainda rola por aí) pegamos a virada do milênio, e temos muito a aprender, e muito para guardar em nossas cabeças, e mostrar para nossos filhos como era a nossa época tecnológica, que pra ele de repente será um simples museu.

Outra história que eu já ouvi a respeito dessas paixões além-continente-brasileiro é a seguinte... Uma que foi de um conhecido meu do IRC tava "cyber-namorando" com uma garota em Santa Mônica, na Califórnia, mas daí a garota resolveu ficar com um cara lç, e deixou o meu colega com peruca de touro, mas parece que eles "cyber-terminaram" na santa paz do senhor, amém.

… outro motivo para eu não acreditar no conceito de Amor via Internet... isso é opnião pessoal, mas tipo assim: Eu vou lá ter controle do que que a garota vai fazer em Los Angeles, mais de 6 x 1023 kilômetros de distancia de mim? Então... Vai me dizer que você deixaria sua Namorada/Noiva/Esposa ficar uns 3 meses na europa sozinha? … por aí... :)

Bom galerinha, sobre Amor na Internet, é esse o pouco que eu posso falar, e já que esse texto foi mais pra distrair mesmo, teremos um texto bem informativo falando sobre provedores também, veja nessa edição ainda... a guerra dos provedores Internet. :)

Ah, um lembrete... Esse texto foi bem mais um reading pra distração do que propriamente algo informativo. Não adicionei o fator sexo na internet porque é off-topic, e no caso, qualquer um pode ter acesso a sites pornográficos. Afinal, como já disse a TIME uma vez, 80% das pessoas que acessam a Internet

Um abraço, e até breve

OBS: Por gentileza, o pessoal que quiser tirar dúvidas, discutir algum assunto sobre as minhas matérias no E-Mail marlboro@fuchs.com.br, porque a minha mailbox pessoal anda muito cheia, e dessa maneira eu posso distribuir melhor as minhas mensagens. :)

O Melhor da Lista MEU POVO

A partir deste mês com a devida autorização do Dario Mor (dariomor@actech.com.br) traremos ao TechnOráculo as melhores mensagens da lista MEU POVO. Todas de ótimo nível técnico e bastante interessantes. Para entrar ou sair da lista, envie msg para

MAJORDOMO@ACTECH.COM.BR, contendoana 1a linha da msg, o texto:

SUBSCRIBE MEUPOVO (para ASSINAR a lista)
UNSUBSCRIBE MEUPOVO (para SAIR da lista)

Você também pode checar o arquivo de mensagens desta lista na LISTAS.BR http://listas.actech.com.br/banco.html

Nós não testamos as dicas que são divulgadas na lista, use por sua conta e risco e Use os procedimentos tradicionais de segurança, como cópias de segurança e anti-vírus.

Colaboracao de: Pedro Eurico C. Rego <dp@elogica.com.br>

* Enviada originariamente na lista NOTICIAS-L


---------- Forwarded message ----------
From: "Clayton Aguiar (Willy)" <willy@elogica.com.br>

Eu acho que todos voces ja' ouviram falar do Win95 OSR2, a atualizacao OEM do Win95, com varios recursos novos, entre eles a famosa FAT32.

A dica do dia e' a seguinte: voce pode instala-lo sem ter que apagar todo o windows antigo, preservando assim sua configuracao original.
E' que, por ser OEM, o OSR2 so' aceita instalacao se nao tiver outro win instalado, ou como reinstalacao dele mesmo.

Como fazer essa magica? Moleza: faça cópias de segurança e apague o arquivo c:\win.com (ouvi gente dizer que precisa apagar c:\io.sys e c:\msdos.sys tambem - na duvida...) e dê boot por um disquete.

Para colocar FAT32, voce pode usar o Partition Magic 3.0 da Powerquest, o Partition-It da Quarterdeck ou o CVT da Microsoft (esse e' artigo raro, pois a MS so' distribuiu para os beta-testers não tem pra download oficial em canto nenhum).

Lembrando algumas coisas:

  1. O OSR2 ainda nao traz suporte natural para USB. Existe o driver na rede, e so' funciona no OSR2 (o win padrao nao aceita)
  2. O pacote Plus! e' compativel com o OSR2.
  3. FAT32 nao aceita compactadores de disco, como o drivespace (mesmo a versao 3.0).
  4. O Norton Utilities 2.0 ja' traz suporte para FAT32.
  5. Zip drives so' podem ser formatados com FAT32 se voce usar um pacote especial, que nao e' distribuido pela IOMEGA.
  6. Estranhamente, o Jazzdrive pode, se voce usar o pacote de drivers mais recente, disponivel para download no site da IOMEGA.

Colaboracao de: Renato Abel Abrahao <drren@POBoxes.com>

Telneteiros,

Para quem usa seguido o recurso de Telnet para acesso a servidores remotos ou ainda, usa algum programa emulador de terminal para modem (acesso a BBSs, acesso remoto a servidor discado, e até configuração de roteadores) fica a dica de um freeware "porreta de bom":

TeraTerm Pro 2.2
http://spock.vector.co.jp/authors/VA002416/teraterm.html

Embora tenha "pro" no nome, o programa é completamente free e cheio de recursos interessantes. Não o utilizo muito para acesso modem, para para telnet ele é imbatível quando comparado com seus concorrentes shareware's e "pagavelware's".

Alguns recursos (constam no site acima; não traduzi):

  • Instalador/desinstalador
  • Versões 32-bits dos executáveis principais
  • Modo "Russo" 8-)
  • Tratamento de seqüências ANSI para cores
  • Opções de linha de comando para recursos como conexão direta a um host qualquer em porta qualquer, ou para disparar uma macro
  • Execução de macros associadas a teclas definidas pelo usuário

Ainda mais:

  • Trabalha com as emulações: VT100, VT101, VT102, VT282, VT320, VT382
  • Usa qualquer uma das seriais
  • Possui buffer para scrollback com tamanho a escolher
  • Permite configuração total de fonte, tamanho de janela, cores de texto e background, auto-ajuste de janela de acordo com a emulação e tipo de terminal usado;
  • Pode funcionar em English ou Japanese.

E o melhor: (reforçando para ter certeza que não passou despercebido)
+++ … freeware!

Bom apetite. um [ ],

Colaboracao de: Lenimar Nunes de Andrade

<lenimar@netwaybbs.com.br>

Ola' pessoal!

Para quem estiver interessado em bisbilhotar um curso de Ingles na rede:

http://www.study.com


Segue um trecho do texto que aparece na pagina


WELCOME
TO
ENGLISH FOR INTERNET

Your
FREE
English School On The Net

Beginners and advanced students can learn English here for FREE.

English For Internet (EFI) offers classes in:

  • Grammar
  • Writing
  • Listening
  • Speaking
  • Online Chat and specialized classes in other areas like
  • Business English and
  • TOEFL

EFI offers CERTIFICATES OF COMPLETION to students who finish their course successfully.

Colaboracao de: Marcelo Eiras

<Marcelo.Eiras@bbs.centroin.com.br>

Descobri a solução para o "bug" do Word 97 que atormenta muita gente ! :-) O "bug" é o seguinte quando o Word sempre definia o idioma padrão como English (United States) por mais que se tentasse seleciona Portuguese (Brazilian) como padr‰o default.

A solução do problema não está no Word e sim na propria configuração do Windows 95. Mais exatamente no:

   my computer/Control Panel/Keyboard/Language

* atenção, estamos mexendo com o Registro do Windows. Cópias de segurança do mesmo são mais do que uma boa idéia. :-)

Defina a lingua padrão para Portuguese (Brazilian) e o layout do teclado de acordo com o qual voce usa.

Pronto !

Colaboração

de LUIZ.RODRIGUES@bbs.centroin.com.br

Search My Computer: AltaVista para o desktop

Onde voce salvou aquele e-mail convidando-o para um recitalde musica de camara. O concerto nao e hoje a noite? Amensagem tem que estar em algum lugar do disco rigido, junto com outros 10.000 arquivos. Mas espere: voce poderaencontra-la facilmente com o Search My Computer PrivateeXtension 1.0, um utilitario baseado no AltaVista, o dispositivo de busca que dominou a Web.

O Search My Computer PX indexa texto em arquivos criados por varios aplicativos, incluindo processadores de texto, e-mail, planilhas, software de apresentacao e mais (mas não programas de desktop publishing como o PageMaker ou o QuarkXPress).

Uma busca no drive de 800 Mb cheio de um Pentium 90 e praticamente instantanea. A indexacao tambem e rapida - menos de 3 minutos.

O Search My Computer PX roda como um add-on para o Netscape Navigator ou o Internet Explorer (o mesmo que fazer uma busca com o AltaVista sem visitar o site) ou como uma executavel stand-alone. Voce pode ver arquivos no aplicativo que os criou ou usando o utilitario Windows 95 Quick View que a Microsoft licenciou da Inso.

O Search My Computer custa US$ 30, o que e uma pechincha por um software que pode rastrear tudo, de convites a faturas, em questao de segundos.

A qualidade de nossos provedores de acesso

Roque S. Junior


Eu já pensei muito em falar sobre esse Subject antes, mas está na hora de criticarmos nossos provedores Internet...

Desde 1995, quando a Embratel foi proibida de ser provedora com o pretexto de ser uma empresa com preço baixo e capaz de fazer dumping, começaram a crescer o número de Provedores Internet no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio de Janeiro, no meu ver, o primeiro deve ter sido o Inside BBS (sem contar a Alternex, esse aí é um caso a parte), ou então, a Inside está entre um dos primeiros provedores a entrar em atividade no Rio. Com um link horroroso (porém invejável) de 64Kbps e menos de 20 linhas, ele despontava como provedor e tinha como um plano único de 20 horas por 40, 50 reais, eu acho. Na época, era um bom dinheiro, pra tão pouca hora. A hora extra é que era a facada, 3 reais, se eu não me engano. Enfim, era um preço exorbitante, mas para quem foi uma das primeiras a abrir o serviço de acesso a Internet, é o tal negócio, cobra-se o que quer.

Nessa época, a turminha das BBS's que ouviam falar da turminha ELITE que acessava de graça pela Embratel sobre Internet, sairam correndo que nem uns desesperados fazer sua inscrição no dito provedor. Eu como já tinha uma boa experiência de Internet via Embratel, não precisava daquilo, embora eu tivesse a vontade de ter um e-mail próprio, e uma conta própria, ambas coisas difíceis de encontrar naquele tempo.

Aos poucos, foi-se aumentando o número de usuários, e o OCUPADO começava a ser freqüente para os usuários, que também acessavam o BBS, e começavam a reclamar pela falta de expansão de linhas. O primeiro problema da expansão dos provedores brasileiros está aí... Linhas telefônicas. O investimento desses provedores em linhas telefônicas na época era enorme, astronômico. A proporção usuário/linha devia passar dos 35, 40 por linha. Era um caos. Cobrava-se caro, e justificava-se o preço para a futura expansão de linhas, onde eles (os administradores da Inside) sempre diziam que o número ia aumentar.

Pois bem, o tempo correu... E com o tempo, ela deixou de ser a única provedora. Abriria o CentroIn Internet Provider (Originada da CentroIn BBS), a Embratel que cobrava 40 reais por 12 horas, ou 15 horas, não lembro bem ao certo. O preço não mudou tanto, mas os links aos poucos se expandiam. O CentroIn tinha um Link de 64Kbps e tinha em união com outra firma (que agora me foge a cabeça o nome) que também tinha em posse outro Link de 64Kbps. Fazendo uns cálculos bobocas, teríamos 64Kbps + 32Kbps (Metade do link da firma). 76Kbps. Que evolução! E claro, esses links baixos se explicavam pelos altos preços da Embratel, que era a única porta de saída do Brasil para o Mundo. Afinal era dela o monopólio da Internet comercial, já que a RNP na época se limitava ao acesso dos usuários da Alternex, que era extremamente restrito, visto que o preço dela era REALMENTE Exorbitante. Quem não tinha nenhum provedor na época (que era o meu caso, e de muitos amigos meus) tinha que se virar como podia. Eu com sorte tinha um amigo cujo cunhado trabalhava na Embratel, e tinha uma conta lá sem nenhuma cobrança, com direito a linha telefônica exclusiva. Como podia entrar mais de um usuário em uma mesma conta, não era problema algum dividir com meu amigo. O problema é que era restrito a eu e mais dois amigos.

Um belo dia, no finalzinho de 96, os Provedores já começavam a evoluir, porém, uma surpresa nos aguardava. Entrava no campo dois grandes futuros monstros. A IBM e a Unisys Network. Inicialmente prontas para atuar em São Paulo, e em seguida no Rio de Janeiro, eram as duas "Meninas dos Olhos". Era o que a gente, galerinha das antigas, esperavam. Um provedor de qualidade. Afinal, Unisys já tinha ibope nos EUA, e a IBM, era a IBM, ora bolas. Tinha que ser um investimento bom. Para nós, a turma das Antigas, deixar de ter Internet por uns tempos não era o fim do mundo, pois a gente se virava como podia, e a Internet não ia acabar de uma hora para outra. Estávamos esperando provedores que tivessem certo potencial para evoluir mais do que nossos provedores ditos "Tupiniquins", que infelizmente dependiam da Embromatel para tudo.

Pois é, a Unisys entrou com tudo, com um link de 256Kbps em São Paulo, e um de 128Kbps no Rio. Fantástico! Extraordinário. E um plano parecido com os Tupiniquins, porém, claro, com uma qualidade de serviços bem melhor. Conexão PPP, Mail, e uma velocidade extraordinária (dentro do possível, é claro, não era que nem a da Embratel, mas era bem melhor do que as Inside's e Centroin's da vida). Só não dava Home Page, coisa que as Tupiniquins davam como "Cortesia". Alguns cobravam algo a mais, mas somente caso você quisesse fazer algo comercial. Visto que a grande maioria queria fazer Home Page's pessoais, a demanda não era tão grande assim.

Vamos agora a IBM... Oh, grande IBM! Eu fui uma das primeiras a me inscrever na Grande Azul. Grande mesmo... Pois fiz a minha proposta de inscrição em novembro de 1995, e só recebi a confirmação da minha conta e a possibilidade de acesso em fevereiro de 1996. Claro, não paguei nenhuma conta até lá, mas foi uma espera demasiadamente angustiante. :) Fui um dos primeiros a testar a Grande Azul como provedora. Diz a lenda que ela despontava com um Link de 512Kbps (Oh! Meu deus!), e pasmem, diretamente ligadas aos EUA, e para ser mais específico, ligada a Califórnia! Vejam só! Mas dentro dessa maravilha toda, algo erra horroroso! O Preço! 47 reais por mês aproximadamente, para 12 horas mensais de acesso. Era rápido, era muito rápido! Porém... Outra coisa horrível que eu acabei de me lembrar.... o acesso tinha que ser feito via SLIP.

Caso você não saiba, existem 2 protocolos de Internet clássicos. Um deles é o famoso PPP (na qual você já deve ter ouvido falar algum dia) e o famoso SLIP, na qual você ouviu falar, mas na realidade, não sabe o que que é.

Num resuminho bobo, vamos supor o seguinte: o PPP (Point to Point Protocol) é um protocolo seguro, com correção de erros nos Packets ("Pacotes" de dados que vem e voltam do seu modem) e com uma certa compressão das mesmas. O PPP era bom porque não dependia tanto da linha para manter uma conexão estável, pois a correção estava ali para ajudar. Como naquele tempo as nossas linhas eram um tremendo PORRE, então não tínhamos nada a reclamar.

O SLIP (Serial Line Internet Protocol, se eu não me engano) já é mais apurrinhativo, visto que:

  1. Tinha que fazer um rebuliço todo na Configuração do Dial Up, ou do Trumpet, ou do Internet In a Box (era o programa que eu usava) só para ativar o Script de acesso e o infeliz protocolo.
  2. … um protocolo que realmente DEPENDE da QUALIDADE de sua linha telefônica. Como a minha linha era CPA Digital, eu até que tinha pouco a temer, conectava a 28.800 com tranqüilidade. As vezes me caia um 14.400, mas eu desconectava e voltava, que voltava numa boa.
  3. … um protocolo originalmente de Unix/Linux, ou seja, ele está mais preparado a estilos de transferência meio "Text Only". Muita gente imaginava que a IBM, por ser SLIP, era acessível apenas por texto, e gráficos não eram disponíveis. Besteiras a parte, vamos aos detalhes.

A IBM era uma grande empresa, porém outro fator apurrinhativo era o fato do Suporte ser apenas contactável em São Paulo, ou seja, quando eu tinha um probleminha ou uma dúvida (sobre detalhes, não sobre coisas banais, como, "como eu faço FTP?") eu tinha que ligar pra lç. Como eu não era bobo nem nada, ligava a cobrar, e nunca recebi um safanão por causa disso.

As vantagens da IBM eram bem interessantes. Com uma conta na IBM, um Laptop na mão, e uma passagem para qualquer lugar do mundo, eu podia acessar a minha conta, acessar meu e-mail de onde eu quisesse que eu estaria usando minha conta. Ora bolas, eu sou um adolescente, e não viajava tanto assim para justificar a minha conta ali. Tudo o que eu queria era um provedor decente, e até de certa forma era decente. Pra você ter uma idéia, a IBM disponibilizava de 2 Pop servers, um em Nova Iorque (pop03.ny.us.ibm.net) e na Califórnia (pop03.ca.us.ibm.net). Porém, os dois eram de certa forma "linkados", e vamos supor, eu uso o pop de Nova Iorque. Vamos supor que um belo dia, eu baixo o e-mail em Nova Iorque, e este não está linkado com o Pop da Califórnia. Pois bem, pra Nova Iorque, eu baixei o e-mail. Só que pra Califórnia, onde é a matriz do link IBMético, o pop dizia que N√O, ele não baixou o e-mail. Resultado: As mensagens viam repetidas, direto. As vezes chegavam 7 e-mails, e no mesmo dia, ã noite, chegavam os mesmo 7 e-mails de novo. Eu particularmente não podia chegar a outra conclusão a não ser esta, afinal, chegar 7 e-mails ID NTICOS no mesmo dia, com as configurações do Eudora setadas corretamente... Não é possível, certo?

Pois bem... usei a IBM até o final de novembro de 1996, quando finalmente a Unisys fez uma jogada de marketing fantástica, que realmente me atraiu. 78 reais, tempo ILIMITADO! YES! SIM! … ISSO! ILIMITADO! OH,YEA!

Antes de começar a falar de Unisys, vamos criticar a Grande Azul:

Um dos vários motivos a me levar a desconexão da provedora IBM foram as seguintes:

  1. O Preço alto que eu pagava... Chegou um dia que eu paguei 140 reais por um acesso de umas 50 horas, se não me engano. Nunca ouvi tanto esporro do meu pai em tão pouco tempo. Tive que maneirar no IRC, maneirar nos WWW's da vida. Por sinal, comentários a parte, não há nada mais estressante do que você não conseguir ler uma Home Page com calma devido ao fato de "nossa, estou gastando meu tempo lendo isso, e estou online, sem fazer nada! Que horror!" e isso de certa forma me incomodava bastante. Também não ia ficar desconectando e reconectando que nem um bobão, para gastar pulsos telefônicos a esmo. Se por um lado eu ganho no número de horas, eu perco na Conta telefônica.
  2. A Incompatibilidade da minha linha com a da IBM... As vezes eu ligava pra lá e tocava-tocava-e-ninguem-atendia, era um porre! Eu ligava pra Telerj dando tanto esporro que uma vez a mulher desligou na minha cara. :) Mas porra, se não trabalha bem numa boa, tem que aprender a trabalhar no esporro mesmo ora bolas. Infelizmente é assim que funciona, não é mesmo?...
  3. A Conexão da IBM era um porre. Vamos supor: Você tentava um www.geocities.com da vida pela IBM... e ele ficava lá com "host contacted: waiting for reply..." horas e horas! O Reply nunca chegava! Culpa do imbecil do protocolo SLIP.

Bom, existem outros motivos que me fizeram sair da IBM também, e um deles foi o fato de a Unisys ter entrado com uma conta ilimitada. Para quem estava gastando 140 contos numa IBM da vida, 78 reais era merreca.

Outras observações da IBM: o Protocolo SLIP não podia ser mudado, visto que a IBM é uma empresa de atuação internacional, portanto, ela deve manter um padrão de equipamentos e configurações para dar acesso aos usuários do mundo inteiro. Afinal, SLIP funciona lá fora porque lá as linhas são de qualidade, né não?

Um velho amigo meu, Daniel Oliveira Amante, me indicou a Unisys. Ele já era usuário da Unisys na época das 20 horas mensais. Por sinal, a conta dele continua assim até hoje. Entrei na conta ilimitada da Unisys. Protocolo PPP, um e-mail só (na IBM eu tinha direito a 5. Mas como era meus 2 irmãos e 3 amigos, não mudou tanto, pois para mim bastava um mesmo.), não tinha direito a Home Page (nunca fiz questão de uma página para dizer "Oi, meu nome é Roque, tenho 19 anos e gosto de Dance Music") mas tratei de testar o bichinho.

Fiquei surpreso com a atenção do pessoal da Unisys e o nível de informação deles. Caso houvesse algum problema no provedor, eles mandavam um mail para todos os usuários explicando o que estava acontecendo, Enquanto que na IBM, quando havia algum problema com os equipamentos deles, nada era avisado, a não ser que você acessasse a rede pelo "dialer" deles, que daí havia um módulo especial na qual eles mandavam uns "notezinhos" EM PORTUGUS para avisar o que estava acontecendo. Para a galera que usava Dial Up, o buraco era mais embaixo, pois era rodar o Script, confirmar o IP, e partir pro abraço.

Entrei na Unisys oficialmente em dezembro, e estou desfrutando dela até hoje.

Agora que você já tem um bom conteúdo histórico sobre os provedores, vejamos a nossa situação atual: Mandic, Hexanet, Domain, Uol, Unisys, Inside, Matrix, Nutecnet... São trocentos provedores atuando no brasil inteiro, com preços os mais variados possíveis. Porém, até hoje uma coisa me incomoda muito: A questão do preço.

Sempre fui meio revoltado quanto a isso, mas se eu fosse estipular um preço justo para um provedor, eu acho que este iria a falência. Não há melhor justificativa para um Provedor Internet cobrar os preços que ele cobra do que dizer que a Telerj dificulta o trabalho deles, que não tem linha para disponibilizar, que a Embratel cobra muito caro, e que nosso link com os EUA (Sim, de dezembro pra cá a galera começou a fazer links diretos via Teleporto!) não custa barato, enfim, tudo justifica o preço que a gente anda pagando. Pelo menos, o preço que eu pago não é barato, isso eu tenho certeza! Só que entre pagar 140, como eu estava pagando, e 78 (normalmente vem 75.1 reais porque eles andam dando desconto), isso é um alivio dos melhores. Ler uma home page conectado as 4 da manha sem se preocupar com horas gastas é um "Must", assim disse alguém da novela. :) (OBS: Não vejo novela, apenas ouvi falar nisso)

Até pouco tempo atrás, eu estava pensando em escrever essa matéria com o intúito de fazer você, usuário de Internet, protestar contra os preços altos que andam por aí. Por quê? Vamos a uma comparação:

Para você ter uma idéia, a NetCom americana (a maior rede de internet dos estados unidos, que se pode NOTAR dentro da Internet, perdendo apenas para a America OnLine) dá acesso ilimitado, PPP, com direito a e-mail, e multiple clients, ou seja, 2 ou 3 ou N pessoas podem conectar na sua conta ao mesmo tempo (N é finito, menos que 5, normalmente) e com tempo ilimitado, pagando-se uns 25 dólares. Quer maior pechincha que essa? E ainda existem provedores que dão acesso de 64Kbps por 30 dólares, e outras vantagens mais. Quer algo mais magnífico que isso?

Diz a lenda que na Europa, um ISDN da vida (que é um link de 128, se eu não me engano) dá em torno de 55 dólares americanos. E eu aqui, pagando 78 reais por uma conexão ilimitada, que N√O TEM MAIS o recurso do Multiple Clients (que antigamente tinha, mas a Unisys resolveu tirar esse recurso para os usuários de conta ilimitada E limitada).

Outra coisa fantástica que temos por lá e que não teremos aqui tão cedo... … o Cable Modem. Com a possibilidade de transferir 500 Kb por Segundo (Isso mesmo que você LEU), custa 53 dólares canadenses por mês, e você não precisa ter o aparelho de Cable Modem. A empresa te disponibiliza um leasing do cable modem incluido nesse preço de 53 dólares. E fica 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você só "desconecta" (Neste caso, o termo certo seria "deslinkar") se você quiser. Fantástico, não?

E a gente aqui, pagando hora extra, tendo tempo limitado... Só no Brasil mesmo....

Eu também ouvi dizer que as NET's da vida vão entrar com Internet via cabo, mas vai ser mais ou menos coisa meio que "IBM Style", vai se cobrar por mega Transferido... ou seja, vamos supor, paga-se 8 centavos por cada mega que eu transferir da rede. Vamos supor: já cheguei a transferir 12 megas em menos de 4 horas de conexão. Então 0.8 reais vezes 12 megas dá 9.6 megas. Se supormos que ficamos 24 horas conectados, transferindo 12 megas já daria uns 57.6 reais. Multiplicado por 30 dias úteis... Esquece.

Ah, mas dentre gregos e troianos, o Silvio Santos veio aí, com o SOL! Sim! www.sol.com.br! SBT Online S.A... Quem diria, o Senhor Sílvio santos querendo ganhar dinheiro com isso também. Mas galera, olha só, ele tá prometendo link direto com os EUA de 32 Megabits, e não é bem por aí não. Andei investigando esse provedor, e com meus contatos infalíveis, perguntei a Maomé, Jesus Cristo, Buddha e outros colegas nossos sobre o famoso provedor do Silvio Santos, que não passa de uma propaganda enganosa, até certo ponto.

O SOL diz que tem um link total de 32 MegaBits, com um link de 4 MegaBits com a Embratel, outros N com alguns países da América do Sul, e uma teia de Links que vão direto a algumas regiões dos EUA. … uma mentirinha isso, pois descobri que o SOL não tem nada mais nada menos do que apenas UM link com a Embratel, de 4 Megas, e o resto dos links são apenas unidirecionais, ou sejam, apenas facilita para sair os dados, não para voltar, o que seria o ideal.

Além disso, diz ele que tem mais de 4000 e cacetada linhas disponíveis em São Paulo e Rio de Janeiro, com a previsão de expansão para vinte mil linhas até 2002... Sobre isso eu digo o seguinte: Esperemos e veremos... Quem sabe daqui uns 4 anos nem precisaremos mais de linha telefônica para acessar a Internet... Viva o CABLE MODEM! :)

Mas o atrativo principal é o plano deles... Menina dos Olhos! 35 reais, conexão ILIMITADA! Issa! … isso aí! Vou perguntar para uns amigos meus para ver qualé a do provedor, e se for o caso, vou sair da Unisys! Claro! Oferta e Procura meu amigo! Assim é bom, sabe por quê? Porque a concorrência aumenta, os preços baixam, e quem ganha com a gente é isso. :)

Não vou sair da Unisys ainda até ter certeza de que o SOL é um provedor decente. Pelo que eu estou vendo, ainda temos algumas águas para rolar, porquê eu quero ver até aonde vai a mentira dos Links desse provedor do tio SBT Silvio Santos. :)

Galera, espero que esse texto, de certa forma, tenha sido informativo para todos vocês. Digam o que vocês acham de minha matéria mandando um e-mail para marlboro@fuchs.com.br, terei prazer em responder e ler suas críticas. Com isso falarei com mais abrangência ou detalhes os topicos que forem de sugestão de você, usuário. Em breve falaremos mais sobre segurança na Internet, e alguns detalhes de como a pessoa pode realmente retirar informações do que você faz na rede.

Muito obrigado, mais uma vez, e até Novembro! Se nada der errado! :)

OS/2 ZONE

Maclei Tozzato


Trial Of Battle

Esse é mais um sucesso da Stardock [http://www.stardock.com] que, sem dúvida é umas das maiores e melhores produtoras de software para o OS/2.

Mas o que é? Vocês devem-se estar se perguntando. Este é um jogo para o OS/2 que utilza uma proposta diferente dos atuais games de tiro.

Basicamente você é um piloto de um veículo terrestre que se assemelha a uma nave espacial, dentro de uma arena, em que você tem que destruir outras naves e se defender para não ser destruído.

O interessante da arena é que ela mesmo é um obstáculo difícil. Por quê? Além de ela ter áçrios muros espalhados pela arena (que ao mesmo tempo podem lhe ajudar para se livrar de tiros dos inimigos; são um perigo, pois atrás deles podem ter um inimigo a sua espera e, sempre que você estiver sem energia tem um...), ela possui vários morros e planícies, sendo que muitas vezes é necessário corrigir a sua perspectiva em relação a arena para poder enxergar o inimigo e acertar o tiro.

Essa é apenas uma das dificuldades. Cada inimigo que você destrói liberam módulos de energia e munição para o seu laser. Se você estiver com pouca energia, o seu veículo fica muito lento, sendo uma presa fácil. O mesmo vale para a munição, se você tiver pouca energia no laser ele demora a atirar, além de ficar fraco o seu poder destrutivo.

Cada inimigo vale pontos, que depois de cada batalha (que tem um tempo de duração em minutos) podem ser usados para adquirir novos equipamentos, munições etc.

Toda vez que o jogo é iniciado ele pergunta se você deseja jogar sozinho (contra o computador) ou em rede (multiplayer). Para quem está começando é melhor jogar sozinho para poder pegar as manhas do jogo.

Mas o modo mais divertido é sem dúvida o Multiplayer, em que você joga contra humanos espalhados pelo mundo afora pela internet!

Vale lembrar que nos dois modos você pode sair da arena para fazer reparos e voltar para ela. Isso torna-o mais emocionante, pois quando você pensa que está sozinho surge um inimigo na sua frente...

Para quem tem o Warp 4.0 pode instalar a versão demo disponível no CD Samples. Ou, para todos, podem dar uma passada na Stardock e pegar a versão mais recente do demo e, registrá-lo. Realmente vale a pena.

Este é um excelente game para o OS/2, que com certeza vocês irão gostar dele!

Até o próximo,

M@clei

Novidades/2

  • já está disponível o FixPack#4 para o Warp 4.0 Inglês.
  • Agora, nós temos uma nova homepage para o OS/2. Chama-se OS/2 Brasil, o endereço é http://www.os2brasil.com.br. Esta é a página oficial da lista GUOS2BR-L e lá vai encontrar praticamente tudo, de links até soluções de problemas. Vale sempre passar por lç, pois a secão Novidades é atualizada diariamente, com notícias quentíssimas. Passem por lá!
  • Fiquei sabendo que atravéz do Xfree86 [http://www.xfree86.org] pode-se usar programas do Win95 no OS/2! Na verdade o emulador do Win95 vai estar rodando dentro do emulador Xfree86 (emula o X-Windows do Unix) para OS/2. Esto pegando os arquivos necessários e na próxima edição eu já devo ter resultados e, caso positivo, dando passo a passo como fazer.
  • Galatic Civilization Não é bem uma novidade, mas é uma notícia para os que não conheáem. O Galatic Civilization é um excelente jogo de estratégia ao estilo dos que tem para o Windows, só que o Galatic Civilization usa e abusa os recursos do OS/2! Muita gente compra o OS/2 SOMENTE por causa deste game... Imaginem só como ele deve ser bom. Há, maiores informações, novamente a Stardock [http://www.stardock.com.br]!
  • Bom, novamente vou ter que adiar o Curso Básico para o próximo mês. Desta vez foi por pura falta de tempo. Tenho que ter uma semana calma para eu poder ir corrigindo tudinho, capturando as telas necessárias etc... Mês que vem devo estar no mínimo com a primeira parte dele pronta!

M@clei

← previous
next →
loading
sending ...
New to Neperos ? Sign Up for free
download Neperos App from Google Play
install Neperos as PWA

Let's discover also

Recent Articles

Recent Comments

Neperos cookies
This website uses cookies to store your preferences and improve the service. Cookies authorization will allow me and / or my partners to process personal data such as browsing behaviour.

By pressing OK you agree to the Terms of Service and acknowledge the Privacy Policy

By pressing REJECT you will be able to continue to use Neperos (like read articles or write comments) but some important cookies will not be set. This may affect certain features and functions of the platform.
OK
REJECT