technor Edição 8
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
T E C H N O R ¡ C U L O
Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet
[[[ Edição 8 ]]]
Setembro de 1997
http://www.geocities.com/SouthBeach/5970
http://www.fuchs.com.br/techno/
(a partir de 01/10)
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Editado por:
Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@pobox.com)
Com a colaboração de:
Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)
Assinatura do TechnOráculo:
Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject: Assinatura do TechnOraculo
Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o danielbss@pobox.com e opine a vontade. :-)
Geral:
Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto puro e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.
Pra quem não tem acesso a Internet, vou colocar todas as versões no BBS Future NET do Rio de Janeiro telefone: (021) 498-3871, óbvio que a liberação do cadastro no BBS depende do sysop de lá. Mas ai é com ele.
Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.
-=-=-=-=-=-=-
O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.
Está liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos e artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte e principalmente o nome do autor do texto.
-=-=-=-=-=-=-
Nesta Edição
- BYTES
- Corel Draw 7
- Hexen 2 & Quake 2
- ICQ, minhas opiniões
- Tecnologia Push
- OS/2 Zone
BYTES
Daniel Braga Siqueira (danielbss@pobox.com)
Olá pessoal, estamos de volta com uma novidade. Vamos mudar de site em breve, sairemos do Geocities para outro que estará agora nos patrocinando com o popular meio de banners. Muito bom pois agora teremos maior espaço e flexibilidade para trabalhar, Podendo incluir alguns CGIs, arquivos e tudo o mais.
A nova URL é http://www.fuchs.com.br/techno/ , se você quiser começar a atualizar seu Bookmark tudo bem, mas por enquanto ainda não tem nada por lá. Apenas algumas paginas da última edição servindo para testes. Mas a partir do próximo dia primeiro a edição em HTML será publicada neste novo site. Mas se esquecerem tudo bem, a antiga página já terá um link para que todos possam conhecer a nossa nova casa.
A revista pra variar teve um pequeno atraso no lançamento, nada de meses como se vê por ai, eu não gosto de atrasar nada, porém deixei meio texto em cada computador e não pude enviar. Para compensar um pouco escrevi no dia que ficou vago, uma matéria sobre o novo Corel Draw 7 que vem como destque da edição.
Falamos também sobre a tecnologia Push, e dos programas PointCast e BackWeb. Será o fim das navegações ? Eu duvido. Pela priumeira vez o TechnOráculo traz a vocês uma matéria sobre jogos, falamos sobre o Hexen 2 o segundo jogo a usar a tecnologia QUAKE (o primeiro é óbvio né?) e em primeiríssima mão tudo sobre o novo QUAKE 2 que deve chegar em dezembro, confira os detalhes do jogo e dia primeiro na nossa página as fotos.
Roque Santos Junior de volta não conseguiu terminar a matéria do Amor na Internet, mas dá a sua opinião sobre o nova coqueluche dos Internautas, o ICQ. E o velho Big Maclei traz a sua coluna OS/2 Zone com super novidades para o sistema.
Agora deixa eu ir preparar a nova página, senão o nosso patrocinador Mr. Fuchs tem um enfarte. :-)
[]s
Corel Draw 7
Conheça o mais novo irmão da família Corel
Daniel Braga Siqueira (danielbss@pobox.com)
Como a maioria dos leitores devem saber, a minha profissão atual é de Programador Visual, para isso desde 95 venho usando programas de editoração gráfica, como o Photoshop, Photostyler, e diversos sabores de Corel Draw; inicialmente trabalhei com o Corel em na versão 4, depois passei a 5, trabalhei com um amigo um tempo e tive que usar a versão 3 do bicho por conta de um bug do Corel com impressão de bitmaps, no fim de 96 comecei a desenhar de novo na firma que me encontro até hoje, a DIVULG Representações e Participações Ltda. (www.divulg.com.br).
Sempre me dei bem com o Corel 5, porém existiam limitações que faziam com que ele já se preparasse para sofrer um bom UpGrade, eram elas: Não estar integrado com o Windows 95 por ser um programa de 16 bits, o que não me permitia a praticidade de criar novas pastas rapidamente para guardar cada novo desenho de cliente que chegava, além disso ainda por conta de ser um soft da era Win 3.x, o Corel criava caso com o Word 97, ficando totalmente lento, sem nenhuma leitura de HD ou tarefa, apenas muito lento para fazer qualquer coisa.
A solução parecia óbvia, a atualização para o Corel 6 primeiro a ser feito visando o Win95. Porém já existia disponível a versão 7 do Corel o que parecia mais tentador. Passei então de um pulo para a versão 7, o que se me trouxe vantagens, também (como sempre) retornou algumas dores de cabeça. Vamos a avaliação e aos prós e contras:
32 bits: O Corel 7 obviamente está mais estavel e robusto, porém pesadão. Uma boa máquina será necessário para roda-lo, mas nada que um Pentium 90 (AMD586) com uns 16MB não resolvam. Rodar com menos roda, mas preparem aquele bom livro de meditação... Valeu a pena por parar com aquele papo de qualquer efeitinho mais elaborado que se pedia, ser respondido com uma GPF.
Novas ferramentas: Desculpem agora pois não sei se já estavam disponíveis no Corel 6, mas existem as ferramentas para criação de Espirais e Figuras Geométricas (essas eu sei que a versão 6 já tinha), também foram incluidas ferramentas de borracha e lápis, que permitem ao desenhista dar alguns retoques a mão livre, mesmo os desenhos sendo vetoriais e não bitmaps. Além disso há ferramentas para criar transparências em degradê nos objetos e outra de mistura.
Barra de ferramentas: Um recurso novo, a Barra de Propriedades, que fica abaixo da berra de ferramentas padrão, e que se altera de acordo com a situação. Se você clica na folha aparecem botões para deitar o papel ou mudar de tamanho, se clica em um quadrado, além de aparecerem opções para redimensionar e posicionar, surgem botões específicos das propriedades desse quadrado, como a de arredondar bordas em até 100%. Esse recurso ficou ótimo, tiro o chapéu pra Corel. :-)
Fontes: Agora as fontes tem os contornos suavizados, também melhorou a visualização os caracteres mesmo com mais distancia de zoom. Na impressão não tem diferença, mas é bom para criar imagens para a Web. Aliás falando na rede...
Internet: Não poderia faltar aquela tradicional integração com a Internet. Opções gráficas específicas para GIFs transparente e imagens JPG que serão usadas na Web e opções Publicar na Internet no menu arquivo e Publicar em HTML.
Edição de Bitmaps: Aleluia, alguém teve a idéia que faltava a tempos, permitir a edição básica de Bitmaps de dentro do próprio Corel Draw. Coisa básica como acertos de brilho, conversão para preto e branco, e alguns efeitos agora não dependem mais de programas em separado.
… mas nem tudo são flores, alguns pontos ficaram falhos, para quem usa as impressoras DeskJet da HP o velho bug da impressão dos bitmaps retornou, bitmaps preto e branco quando tem seu contorno mudado para outras cores (velho recurso dos usuários do Draw) tem a impressão com cor distorcida e até mesmo em branco. A Corel ainda não anunciou solução para o problema.
Quem também usa modelos no formato CDT para criação de novas artes terá problemas, o Corel 7 quando pedimos "Novo Baseado em Modelo" insiste em buscar modelos no CD, e ainda não encontrei nada que permita uma mudança nesse padrão. A solução por enquanto está a seguinte, abrir os arquivos como se abre um documento comum e responder sim a pergunta se deseja abrir o CDT como um documento novo baseado em modelo.
Se vale a pena mudar para o Corel 7 ? Bem, se o meu velho Corel 5 usasse arquivos com nome longo e fosse um pouquinho mais estável eu estaria com ele até agora. Mas hoje em dia, mesmo engrossando a lista dos programas "gordos" em recursos, o Corel Draw 7 é a melhor opção.
[]s
Daniel
Calibre o Joystick
Conheça a nova safra de games que estão chegando por ai.
Daniel Braga Siqueira
Atendendo a pedidos o TechnOráculo fala um pouco sobre jogos, estes velhos conhecidos que carregam má fama de alienadores e de serem a principal ocupação do preguiçoso a frente do micro. Que jogue a primeira pedra o que for purista suficiente para dizer que jamais jogou no computador... E que não venha com essa de que Xadrez/Paiciência e Campo Minado são apenas passatempos, porque não cola.
Eu sempre gostei de jogos, desde o tempo do Atari com Enduro, River Raid, Pitfall, passando pelo Nintendo e seu irmão mais novo Super Nintendo (o Nintendo 64 ainda não... Pelo menos enquanto a grana estiver curta) mas não era muito atualizado em relação a jogos em PCs. Enquanto na telinha da TV rolava o mais novo sucesso para SNES (tipo Star Fox ou Street Fighter) no monitor os jogos eram um Nascar Racing 1 aqui, um Indicar Racing ali, um Leisure Suit Larry, Sim City... Não eram as ultimas maravilhas da tecnologia em tempos de Duke 3d, Quake, Descent, Fifa 96.
Mas os BBS e a Internet (sempre eles) mudaram as coisas, conhecendo novos jogos e finalmente experimentando. O fato das revistas em jornaleiros terem se tornado apenas desculpa para vender CDs diversos também ajudou.
As SoftHouses perceberam o quanto é interessante a distribuição livre e seus jogos via Internet. Funcionando naquela clássico esquema, um jogo shareware traz as primeiras fases, se você gostar pode adquirir a versão completa com tudo o que tem direito. A pirataria é contida no momento em que não existem muitos dispostos a trazer 50 ou 60 MB, de um game completo, via modem.
Depois dos lançamentos de 96, duas novidades agitam o mercado. O lançamento das continuações de Hexen e principalmente de Quake. Vamos a elas.
Hexen 2
Segundo jogo a usar o chamado engine Quake2 (não confundir com o jogo Quake 2). Hexen 2 seria o mesmo que Heretic 3. Os gráficos trazem um realismo surpreendente e aquilo que faltava um pouco ao Quake, cores, cenários variados. Enquanto Quake estava preso a uma atmosfera meio caverna e paredes marrons, em Hexen 2 você passa por ruas, catedrais e outros ambientes.
Ao começar o jogo shareware podemos escolher entre 2 personagens, o Paladino (guerreiro sagrado) e o Assassino. Cada um possui habilidades e composições diferentes, no jogo completo existem mais opções de escolha como um Feiticeiro, como em um bom jogo de RPG medieval.
Pronto para ser jogado via Internet, o Hexen 2 pode ter sua versão demo baixada em http://www.hexen2.com, a home-page oficial. Se estiver lento procure entre os "mirrors" que estão listados na mesma página.
Hexen 2 traz um grande realismo, que a meu ver esta sendo mau aproveitado pelos fabricantes de hardware. Eu explico: Jogos em 3D se tornam cada vez mais populares, e um acessório seria muito bem vendido se estivesse facilmente disponível. ”culos especiais, não óculos de realidade virtual, mas apenas que dispusessem de 2 pequenos monitores e fone de ouvido o que faria com que realmente o jogador mergulhasse na aventura. Tive a chance de ver (mas não usar) um óculos desses na Comdex 96 com o jogo Doom 2, a galera adorou. Fico imaginando os gráficos do Hexen 2 em alta resolução como ficariam.
E até imagino como seria jogar o jogo do qual falaremos agora, a bomba da IDSoftware prometida para o natal...
Quake 2
Gamers, preparem-se. O jogo do século vem por ai, assim está sendo chamado o QUAKE 2, o novo jogo da ID Software que esta sendo aguardado para o natal deste mesmo ano. O game vem cercado de mistérios sobre a sua tecnologia, mas o que se vê pelas fotos, pelas informações extra-oficiais e por entrevistas dos criadores é de arrepiar. Vejamos alguns dos principais pontos desse incrível jogo:
Começando com uma má notícia, infelizmente para a galera do OS/2 e DOS, o bicho a exemplo do Hexen 2 roda apenas sob Windows 95, isso significa também que máquinas de menor porte (8MB de Ram) não comnseguem jogar de uma maneira aceitável. Os requisitos mínimos são um Pentium 100 com 16MB. Mas quem sabe mandando e-mail para a ID eles não se convencem a criar uma versão DOS ?
A estória do jogo é já tradicional, em um planeta Terra devastado pelas guerras você é o enviado e única esperança de acabar com essa bagunça atirando em tudo que se mexer até o final do jogo. Simples não ? Enquanto no primeiro jogo os personagens eram mais medievais, neste caso a estória é totalmente futurista. A ID deixa claro que não existe relação de enredo entre Quake e Quake 2, apesar da cara do personagem na parte inferior da tela (aquela que vai se enchendo de sangue) ser a mesma do primeiro jogo. Aliás uma novidade interessante, agora você pode jogar com um homem ou com uma mulher, isso mesmo, é possível controlar uma personagem feminina durante a aventura. :-)
Serão 13 armas em uso para Quake 2, algumas novas e outras parecidas com Quake 1, um detalhe é que o personagem agora segura a arma com a mão direita no melhor estilo Duke Nuken, ao invés da arma centralizada do Quake tradicional.
Os inimigos estão mais inteligentes, havia a proposta de fazer com que os adversários do jogo se comportassem como inimigos de um match pela Internet. E isso acabou mesmo acontecendo, os inimigos se movem pela fase inteira perseguindo o jogador, quando atingidos podem resolver fugir a continuar atacando, quando gravemente feridos caem no chão e tentam se levantar (podem até conseguir), ou seja, não perdoe e mande bala. Também temos um detalhe que aumentou o realismo, em locais escuros a visão do inimigo também é afetada, e ele não consegue mirar direito para acertar um tiro.
Foi perdido o conceito de "fases", estas passarão a ser localidades por onde você passa no decorrer do jogo. Poderia-se então voltar da sala do chefão final até o início da aventura andando normalmente e encontrando é claro inimigo não destruidos no meio do caminho. Ao que parece será possível utilizar as fases do Quake 1, porém estas necessitarão de conversão devido as novas texturas e novos conceitos de inimigos, armas, itens especiais, etc.
Se dei uma má notícia quando falei que o Quake 2 seria lançado apenas para Windows 95, deixe agora eu dar uma boa: Ao que parece a opção de jogo multiplayer Modem a Modem será retirada como já aconteceu no Hexen 2, porém este não é um problema sem solução. Eu explico:
Inicialmente as únicas opções de multiplayer no Hexen 2 e Quake 2 seriam jogo via rede IPX e jogo via Internet. Mas, é possível jogar direto via modem com o Dial Up do Windows 95 simulando uma rede. Se você tem instalado o Servidor da Rede Dial Up defina o protocolo como padrão e permita o acesso por chamadas no computador que vai receber a ligação. Agora basta com que o outro jogador ligue para o seu com o Dial Up, efetuada a conexão entrem no jogo, escolham jogo multiplayer em rede IPX e usem a opção para procurar jogadores, e tudo der certo vocês poderão jogar. Mas infelizmente eu não pude testar essa dica eu mesmo.
Acho que deu pra criar expectativa não ? Pois bem, já podem preparar a encomenda pro bom velhinho. :-)
[s]
Daniel
ICQ, minhas opiniões
Roque S. Junior
Olá amigos... terminada a época de trovoadas de estudos, estou tendo um tempo para escrever, e claro, eu já estava planejando falar sobre esse assunto faz tempo... o tão famoso ICQ... mas o que eu vou falar não vai ser do estilo "chover no molhado", tipo, utilidades e funções do bixinho. … mais um apanhado geral do "produto" como um todo, desde o programa até sua utilidade em si.
Segundo os próprios dados do ICQ, eu sou o numero 1693242 (Um Milhão, seiscentos mil e alguma coisa), portanto, segundo a propria home page da Mirabilis (www.mirabilis.com), eu devo ter comecado a usar o bendito programa no finalzinho de maio. Acredito ter já alguma intimidade com ele pra poder fazer determinados julgamentos. Vamos começar.
O ICQ, na minha opnião, foi uma invenção bem ousada, pois nunca se imaginou antes um programa que integrasse tão bem as pessoas dentro da rede.CHAT's disponíveis, com direito a "Join Sessions" (Conferência de 3 ou mais pessoas numa janela de CHAT), um mini-e-mail (é assim que eu considero os NOTES do ICQ) onde mandar uma mensagem curtinha e direta é bem fácil, rápido e eficiente.
Transportar arquivos via ICQ é mais vantajoso, menos problemático, e até mais rápido que as transferências via DCC (módulo de transferências de arquivos via IRC)(com direito a crash recovery/resume e o diabo a quatro). Isso fora os outros detalhes, como o famoso Voice/Video/Games que detém várias opções que podem ser encaixadas, vindo como "Default" o famoso "Netscape Conference" (Pra quem já tem o Netscape, é claro), na qual eu nunca tive a curiosidade de ver antes, visto que a Netscape, pra mim, anda de mal a pior. Demais comentários veremos em edições seguintes.
Resumindo: o ICQ, até agora, na pior das hipóteses, é um tremendo dum Super Pager Internético sem tamanho. :)
Outros recursos, como o tal do History, fazem um pequeno LOG de todos os seus NOTES, de quais "CHAT Requests" voce recebeu, quantos voce recusou, etc, etc, etc. Esses detalhes vocês todos conhecem... garanto que todos vocês já tiveram a curiosidade de futucar o programa inteirinho. :)
Agora vamos falar um pouquinho sobre o meu lindo e maravilhoso ICQ. Quando eu comecei a usa-lo, mal tinha uns 6 amigos adicionados ã minha lista. Até que ela era bem singela, e utilidade eu achava aos montes. Como eu sou um usuário assíduo de IRC, a troca de UIN's (o Universal Internet Number, sei lá, acho que é isso) foi bem fácil. Ultimamente tenho nada mais nada menos que umas... 35 pessoas na minha listagem, o que na minha opnião é um meio que "absurdo de gente". Ainda ouvi dizer que tem gente que possui em sua listagem mais de 45, 50 pessoas... Mas isso já é meio loucura... tanta gente? :)
Voltando a minha historinha: Logo a lista começou a aumentar, e muita gente que eu mal conhecia começava a me botar em suas listas... O que me levou a tomar a primeira atitude, que foi ativar o "My authorization is required", nas opções de Security & Privacy. Pra quê? Simplesmente porque eu nao quero que relativamente "todo mundo" saiba quando eu estou online ou não. Uma simples questão de privacidade. Se você nao quer que a sua sogra saiba que você está na casa da sua irmã, simplesmente não dê o telefone da sua irmã para a sua sogra. A comparação é bem esdrúxula, mas é mais ou menos por ai. Também posso escolher não atender o telefone, mas isso passaria a ser "Falta de educação". :)
Agora vamos a parte principal: Será que o ICQ realmente vale a pena?
Para ser sincero, hoje em dia estou começando a questionar isso, e não vejo boas perspectivas. O ICQ, pra falar a verdade, está virando um verdadeiro inferno! Um inferno que é infestado, infelizmente, por pessoas *leigas* que acreditam que virus via ICQ é mortal. Que tem um número X, Y e Z que "passam vírus pelo ICQ, portanto cuidado!", ou então, passam uma corrente do tipo "Isso é uma flor virtual, passe a frente e blablabla...". já até me aconteceu de me mandarem um "Note anti-Brochante" ou seja, passe o note para 5 pessoas, e nunca mais você negará fogo na hora H...
São as famosas "Correntes de Notes via ICQ", que é o principal motivo do "Inferno" citado acima.
Isso vem acontecendo com muita freqüência de uns tempos pra cá (diria eu de 1 mês pra cá), e vem me deixando profundamente revoltado. Pra dizer a verdade, eu estou começando a ficar é p. da vida mesmo. Se você for um usuário de ICQ, e já fez isso que eu acabei de descrever, ou seja, fez FOWARD's e mais FOWARD's de mensagens desse tipo (vide exemplos mais a frente), aqui vai alguns esclarecimentos:
Primeiro: Não existe NENHUMA possibilidade (ao meu ver) de uma pessoa lhe passar um virus por NOTE ou por CHAT. Nem de macro, nem nada. ICQ não tem nenhum "macro". Ele não ativa nada, ele só sabe de sí e executa programas periféricos pré-registrados em seu Windows (Ex: Word, Netscape, blablabla). Ora, então pensa comigo: Como o cara vai te passar um vírus? Só se for mandando um arquivo, certo? Você vai aceitar um arquivo de um cara com o nick de "Acid_666" onde o arquivo é um README.EXE? No qual o file description é "How to hack internet in 1 day!"? Sinto muito, se você for *ingênuo* (pra não dizer 'burro') o suficiente pra fazer isso, eu sinto muito, se mate. Se jogue da janela, porque isso é realmente marcar muita bobeira. :)
O Pior é que isso acontece devido a falta de conhecimento de grande parte dos usuários do ICQ, que mal tem um conceito básico de informática para saber que o computador só será infectado se você executar alguma coisa, com exceção das porcarias dos arquivos .DOC que tem uns macros bem imbecis(que podem dar uma dor de cabeça legal, mas isso é apenas um detalhe. Tenho ouvido falar sobre virus de macros muito perigosos, mas ainda devo estudar o assunto para tomar uma posição).
Resultado: Um besta manda uma mensagem pra sua singela lista de ICQ de 5 usuários, dizendo que o número XXXXX mandou um vírus pra ele, e pede para espalhar a mensagem. O que que os 5 usuários fazem, de medo? Passam para a listinha deles, vamos supor, de 8 usuários cada. já sao 40 (se meus cálculos não estao errados, eu nunca fui tão bom em matemática assim). Nem preciso concluir que essa progressão vai longe. Conclusão: Chega um cara que tem 35 pessoas (como eu), e recebe a *mesma mensagem* de, vamos dizer, 20 pessoas (que normalmente usam com mais freqüência o ICQ). num só dia, sabendo que uma ou duas sao relativamente importantes. O que que eu vou fazer? Arrancar os cabelos? Ficar desesperado? Chutar o cachorro? matar os piriquitos? Formatar meu HD? Não... o resultado é simples, eu apenas não passo o maldito NOTE a frente.
Veja bem a 'complexidade' do negócio: Para você mandar uma corrente dessas, basta arrumar uma mensagem bem criativa e amedrontadora, um monte de gente, e uns minutinhos para mandar o tal NOTE. O que me deixa mais revoltado é que o princípio desses notes, na sua grande maioria, não devem ter origem de um usuário ingênuo, e sim de um cara muito malandro, pois este cara sabe que 80% dos usuários de ICQ sao muito medrosos. Então resultado:
Ele manda a tal mensagem já sabendo que a turma toda vai ficar com medo, e essa galera vai fazer a corrente ir bem longe... Conclusão: A graça está no "incomodar todo mundo".
Nesse bafafá todo, existem 2 grandes erros: A falta de informação por parte dos usuários, que essas lendas todas não existem (de virus exclusivamente via ICQ), e o erro dos usuários de passar a mensagem a frente!
Vamos ver alguns exemplos de mensagens que eu já recebi via ICQ... Tenho aos montes aki. Entre aspas vão as mensagens, e antes de cada texto, virá um comentário.
Começamos com o que mais me incomodou atualmente... O tal note do "Foward".
1) "Todos nos ja' recebemos essa msg antes, mas agora na propria pagina da mirabilis (www.mirabilis.com) eles estao estudando um sistema de pagamento.Cada vez q vc recebe essa msg e clica "Forward", seu voto e' registrado com CONTRA essa cobranca do ICQ... Clique "Forward" e mande para TODOS de sua lista"
Pra começar: Tive na home page da Mirabilis e defitivamente *Não vi* nenhuma menção de cobranças... Veremos mais detalhes depois dos notes todos.
… o assunto que veremos daki a pouquinho.
2) "To Keep ICQ free got to the site today or tomorrow and vote for it... Pass this message on to all you friends with ICQ."
Essa é a versão americana da mensagem "Para manter o ICQ de graça, vá para o Site e vote contra a cobrança, e mande essa mensagem para todos os seus amigos". Não mandei, fui na home page verificar a existência de tal recurso, e nada.
3) 'Corrente' número 1: A Cerveja.
===] Começo do Note [====
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^\| ||\____
| CERVEJA GELADA | ||','''|'\___,
| _..... _ | ||__|'__|___||
'(['''(@)'(@)'''''''*|(@)(@)*********@)*
Pegue a sua e passe adiante !!!
===] Fim do Note [====
(OBS: isso aí em cima era pra ser um caminhão...)
Besteira né? Mas tem gente que Fowardeia isso... Devem estar bêbados.
4) Esse aki foi no dia 31 de agosto, quando a Princesa Diana faleceu. Recebi duas diferentes. Vejam:
===] Começo do Note [====
HORARIO: 12:50 | TIME OF DEATH: 12:50
LADY DI MORREU | LADY DI DIED
1 MINUTO DE SILENCIO.... | 1 MINUTE OF SILENCE
______
/ RIP \ MAY LADY DI REST IN PEACE....
| DIANE |
| xxxxx |
===] Fim do Note [====
===] Começo do Note [====
For Princess Diana. One true Lady.
_
_@ I__
I__@__I
I @
I @
I I
please forward this to everyone on your list in memory of Princess Diana
===] Fim do Note [====
5) "KaMiKaZe Wrote:
Preste atenção nisso:
A lista das pessoas que estao passando virus pelo ICQ:
1033855 1066545 1369727 1370520 140467
E o mais novo e mais perigoso: 1188542..."
Esse aqui é um dos exemplos dos "Números que passam virus" Nada disso existe, é só pra assustar... Pelo menos nunca parei pra verificar os números, e pouco me interessa, visto que caso eu receba algum file de algum número desconhecido, eu apenas não salvo.
* Como se eu fosse conferir o número de cada um que me aparece no ICQ, eu não sei nem o meu pô ! (Daniel BSS)
6) "BlackRain Wrote:
Mirabilis wants to charge for using ICQ. You just hit your forward key and send to all your friends you know. It will record you as protesting against charging, it is an automatic program. Just sending it on, records your no vote. Please erase the names above."
Novamente a questão da cobrança... E já reparou que ele sempre pede pra você Fowardear a mensagem?
7) "Tem um monte de gente mandando virus pelo ICQ. Aqui uma lista com o UIN dessas pessoas: 1033855, 1066545, 1369727, 1370520, 140467, 1313205, 11188542, 2005002. Por favor, "foward" essa mensagem para o maior número de pessoas possível."
Outra de vírus... dessa vez com vários números... vai ver que um gurizinho resolveu brincar com uns amiguinhos e mandou uma dessas. :)
* Detalhe, segundo a Mirabilis o ICQ atingiu agora 3 milhoes de usuários, mas segundo a corrente acima existe um perigoso usuário enviando vírus, de número: 11188542, ou seja 11 milhões... :-\
(Daniel BSS)
Essa aqui que vem agora é uma das mais engraçadas de todas:
8) "Mensagem Internacional: A Mirabilis pede para seus usuários não usar o ICQ no dia 22, Hackers descobriram uma falha no sistema e podem criar um WORM neste dia...
Virus serão soltos pela Internet e podem derrubar mais de 1 milhão de pessoas conectadas a mirabilis: Cuidado, maiores informações:
www.mirabilis.com !!!
APAGUEM OS WROTES E DEEM FOWARD !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pra quê interessa um hacker, hackear a mirabilis?
segundo... WORM pode ser sigla de várias coisas... desde um "Write Once Read Many" até um imbecil viruzinho falido, besta e babaca que pode ser cleanado com um Scan que você compra ali na padaria da esquina. :)
9) "ATENCAO! A Mirabilis acaba de informar que durante o periodo de 12:00 ate' 16:00 esta' circulando todos os dias um virus do tipo WORM que apaga seu HD! Hackers descobriram uma falha no sistema do ICQ que permite a instalacao de um virus! NAO USEM o icq nesse periodo, e' OFICIAL!"
Esse aki foi um amigo meu que fez, só pra ver o que que acontecia... no dia seguinte, recebi mais de 10 notes desta mesma mensagem. Isso foi pra provar como a galera do ICQ é medrosa.
10)"ATENCAO. Tem gente querendo aprontar com o ICQ. Nao Acreditem nao historia de não poder ligar o ICQ no dia 22 de Setembro. … tudo armação de palhaços. Mandem esta mensagem Fward (todos da sua lista) p/ evitar um tumulto no ICQ."
De repente, uma luz no fim do túnel! Uma mensagem com um pouco de bom senso.
11) "teka Wrote:
SpAwN_89 Wrote:
Luigi Wrote:
Srike on October 6 to stop them from charging
ICQ!!!!!"
Mas... pra variar, os caras nem se acertam na data. uns dizem 6 de outubro, outros dizem dia 22... Greve de usuários de ICQ. Não é patético? :)
12) "^Speed^ Wrote:
A new virus called "SMADA" is now being used on ICQ. Do not accept this file as it contains a very dangerous virus that will delete your windows folder when executed. PLEASE FORWARD THIS TO EVERYONE ON YOUR LIST"
Essa foi uma das primeiras que eu recebi.
Essa numero 13 é pra você parar de rir só amanhã:
13)"mus@/40a/sp Wrote:
Esta na HP da Mirabilis: Estão estudadando a possibilidade de cobrar $ 0,06 por cada vez que você mandar mensagens. Para votar contra, dê FORWARD nesta mensagem. Caso o número de FORWARDS chegar a 3.000,00 milhão (que é o número de usuários atualmente, eles não irão prosseguir..."
14)"This is a serious one Guys .. is not one of those hoaxes .. that's for sure This is an emergency. An ICQ user is sending hard-to-fix virus to your computer if you add him. His ICQ number is 2005002. Please forward it."
Será sério mesmo?
15)"cherry Wrote:
Hi, This is a cyber-rose! If you forward this message to everybody on your list it will live for ever and you will have good luck in exactly four days, promise!
Thank you!
--------------{--{@"
Corrente boba. :)
Bom, depois de 15 exemplos de mensagens *diferentes*, deu pra sacar como incomoda? Olha, eu posso até estar subestimando várias mensagens que estão aqui em cima, claro, os de vírus, mas a grande maioria é invenção de araque só pra incomodar os outros. Então, aqui vai a dica:
Quando receberem um note desses, pensem duas vezes antes de mandar o Foward pra alguém... Porque veja... Não existe possibilidade de vírus via ICQ, a não ser se o cara te mande um arquivo... qualquer um... … o tal negócio: "Não aceite presentes de estranhos".
Mamãe já dizia. :)
Temos outros exemplos bobos... vamos ã eles.
Você que já teve infancia deve ter ouvido falar da brincadeira: 'Ah, escreva um texto com não sei quantos nomes, e dentre elas, o nome da garota que voce gosta. Daí você passa essa lista para não sei quantas amigas, e daí a garota que você gosta vai te convidar pra sair' Não existe algo assim?
Pois é, nem o ICQ se salva disso. Sente só:
"this is a ~kewl~ chainletter.... its has been going around ICQ since 8/15/97.. pretty old.. huh?! oh, well..
this letter has to leave your hands in 24 hours..
if you send it to:
1/2 the people on your list, the one you love will start to love you all the people on your list, your crush will ask you out."
Acabando o fator notes, vamos pular para outro assundo do ICQ... o fator "Cobrança".
Eu tive a curiosidade de entrar na home page do ICQ. Eu vejo DE TUDO, menos algum link que leve a uma frase que vão cobrar por alguma coisa. Se eu estiver errado, mande a URL! mande a URL pra provar que é verdade!
Nem isso as figurinhas que mandam os tal notes mandam, pra você ver que isso é, a *curto prazo*, uma mentira!
Quando você se registrou no ICQ, você não teve que fornecer seu E-Mail? Se um dia a mirabilis resolver cobrar pelos serviços, ela vai AVISAR OFICIALMENTE via E-MAIL sobre a cobrança. Concorda? Ora, e isso não vai ser feito do dia pra noite... com certeza vai levar uns bons meses... Ela já tem popularidade, e porque não dizer, patrocinio de tanta gente aí. Ela vai perder tudo isso cobrando?
Mas veja bem... não quero defender a cobrança, mas infelizmente a gente tem que pensar o outro lado. Nem relógio trabalha de graça. Isso é o ponto principal do meu enfoque.
Veja bem... Vamos supor. Temos 3 milhoes de usuários.
Ponto. A Mirabilis nunca foi uma empresa, vamos dizer assim, de grande porte. Ela cresceu e apareceu depois que criou o ICQ. Vamos imaginar um preço. Uma assinatura. Vamos dizer que por mês ela cobre 1.5 dólares, por semestre uns 8 dólares, e por ano ela cobre 15 dólares.
Vamos dizer que desses 3 milhoes de pessoas, 1 milhão saia porque não aceita o fato de pagar por um programa desses. Os outros 2 milhões sobram. vamos dizer que 20% desses 2 milhoes paguem a assinatura anual.
Portanto, seriam 400.000 x 15 dólares... seriam 6.000.000? isso.
Vamos dizer que... dos 1.600.000 que sobrou, 600.000 resolveram fazer a assinatura Semestral. 600.000 x 8... daria uns 4.800.000. E outro milhão pagaria 1.5 por 1 mês, que seria um total de 1.500.000. Somando esses valores todos, teremos 12.300.000 (doze milhões e trezentos mil dólares. Isso sem contar taxas, besteirinhas, blas blas blas. Olha só quanto a Mirabilis vai ganhar. :)
Olha, eu não sou nenhum mestre em contabilidade, nao sou economista formado, mas eu só dei uma noção de valores... e olha que as assinaturas estão baratas. Dentro de um par‚metro, eles ganhariam O SUFICIENTE (por quê não dizer "até demais") para se manterem na linha, e po, montarem upgrades, dar vantagens, etc, etc etc. Olha, pra mim, sinceramente... 15 dolares por 1 ano inteiro... esse preço eu definitivamente nunca pagaria por uma assinatura semestral de revistinhas da turma da Mônica... e as revistinhas da turma da mônica não me permite que eu deixe um note pro Mauricio de Souza pedindo pra ele fazer o Cebolinha com cabelos verdinhos.
E sobre os notes de cobrança... eu tenho ido com uma certa freqüência até a pagina da Mirabilis... mas continuo não vendo nenhum link sobre cobrança... sobre preços... Nada. o dia que a Mirabilis resolver cobrar, ela irç mandar um e-mail pessoalmente, avisando da cobranca, e do que deve ser feito, dependendo de sua decisão.
Na melhor das hipóteses, o ICQ ficando grátis, tudo é festa. :)
Bom, é isso por essa matéria, e agora tem o seguinte... Não vou mais fazer previsão do que eu devo escrever nas próximas edições. Vou fazer tipo "surpresa". Mas isso não quer dizer que eu vá deixar de falar dos outros assuntos mencionados anteriormente que estariam por vir. Pelo contrário. Várias novidades estão chegando... entre elas, tchan tchan, temos um Bug grave no IExplorer 4.0!!! já mandei uns dados pro Daniel testar, e ele dirá o que pode vir a acontecer... como não é minha área a análise do IExplorer 4.0 e seus BUGs, vou deixar o Daniel ver essa área.
Teremos muitas novidades por vir... e qualquer pergunta/sugestão/
reclamação, por favor, avisem. :)
Enorme abraço e até a próxima. :)
rasjr@uninet.com.br
Empurra que vai !
Por um motivo ou por outro, o WebCasting ainda não convenceu.
Daniel Braga S. dos Santos
Você sabe o que é Push ? Se você não é daquele tipo de Internauta que tudo o que sabe sobre Internet é dar 2 cliques no ícone do Internet Explorer e procura se manter atualizado em relação ao que rola na rede, você já deve ter ouvido falar. De tempos em tempos lá vem enxurradas de artigos e matérias em revistas especializadas em Informática, contando como essa nova tecnologia vai acabar com as suas infrutíferas horas de navegação, fazendo com que notícias escolhidas cheguem a seu micro sem nenhum esforço. Porém a contar pelo que andei vendo, talvez uma visita a Home-Page de seu jornal predileto ainda seja melhor negócio...
Tentando estar sempre na crista da onda e eleito "beta-tester" oficial do TechnOráculo lá fui eu baixar os 2 programinhas escolhidos para avaliação. São eles o Point Cast e o BackWeb.
Escolhi esses dois pelo fato dos novos Netcaster da Netscape e do canais do Internet Explorer 4.0 estarem por enquanto fora de condições de avaliação. O primeiro por ser beta e, pelo que me dizem, um poço e bugs e GPFs. O segundo por estar disponível apenas com o pacote inteiro do Internet Explorer 4.0 o qual não me seduz nem um pouco a baixar 20MB de uma versão beta novamente... :-\
Bem, explicado os motivo vamos ao que interessa, a famosa avaliação:
PointCast
Produzido pela PointCast Inc. o programa foi o primeiro a usar a tecnologia Push. O software ao ser instalado permite a configuração de canais que se pode passar a receber, entre eles a CNN, o canal da Wired, da ZDNet e outros da própria PointCast, que contém esportes, saúde, política, informática e Internet.
O programa porém esta limitado pelos canais que a empresa fornece e inclui no software, sendo que os canais são direcionados ao público norte-americano, apesar de conter notícias internacionais. Também o fato dessas notícias estarem em inglês não ajuda muito a sua propagação aqui pela nossa terra.
Porém a beleza das apresentações de noticias do PointCast não foram igualados até agora por nenhum outro cliente Push. Animações radicais pipocam pelas telas dos canais, principalmente no caso das propagandas, o PointCast se sustenta nisto, é gratuito e as propagandas pagam os seus custos sem atrapalhar em nada a visualização das noticias.
Pode-se ler as notícias no próprio programa e também configurar o Windows para o uso do screen saver. Que funciona como se poderia prever, um screen saver mostrando as principais notícias, os destaques, fotos e previsão do tempo (com várias cidades, incluindo Rio, São Paulo e Brasília). Me senti o cara mais bem informado do mundo com aquela tela pipocando apresentações multimídia e cotações da bolsa. :-))
Atualizar as notícias não poderia ser feito de modo mais simples, um botão Update carrega todos os dados disponíveis nos canais que você resolveu assinar e caso a atualização seja feita depois de muito tempo, apenas as notícias mais fresquinhas ou mais importantes são enviadas.
Jç corre inclusive a noticia de que a Microsoft estaria incluindo o software PointCast em seu novo Windows. Porém isso tudo foi dito ANTES da própria MS criar seus canais no Internet Explorer. Agora é esperar pra ver.
BackWeb
Jç o BackWeb funciona de forma diferente. Ao ser instalado, cria-se um ícone ao lado do relógio do Windows 95, quando visitamos uma página que tenha disponívem um canal de BackWeb, basta clicar sobre o link correspondente; O Navegador executa um "External Viewer" para o arquivo, e adiciona o canal a lista de canais do BackWeb.
Deu para notar a vantagem disso não ? Os canais são independentes da empresa que produz o software, totalmente o contrário do PointCast. Isso possibilita a criação de muitos outro canais com notícias dos mais variados interesses, e é claro cria a possibilidade da existência de canais brasileiros, como alias já existem, uma visita a www.zaz.com.br/webcasting/ permite escolher alguns deles, como o Globo, Revista Isto …, Agência Estado, Zaz, e outros.
Não existe nenhum botão Update, existe sim opções para baixar as informações do canal pela primeira vez, mas depois disso o programa passa a funcionar de forma peculiar. Aproveita o tempo ocioso em sua conexão para atualizar as notícias sem que você saiba disso. Interessante pois você acaba sendo surpreendido pelas novidades.
Porém o modo como as notícias são apresentadas não é dos mais satisfatórios, você pode escolher se deseja que as noticias apareçam na tela sem você pedir ou apenas após um duplo clique sobre a notícia correspondente; Mas em qualquer um dos casos surgem janelinhas com o logotipo do canal e que ficam passeando pelo monitor aguardando de você um clique, para que só então seja aberta outra janela com os textos. Isso depois de um tempo fica muito chato, depois de alguns dias irritante, o que fez o BackWeb perder o status de figurar na minha pasta "Iniciar" do Windows 95. :-\
Uma sugestão seria que ao menos as manchetes fossem mostradas nessas caixinhas voadoras, assim poderíamos escolher o que se quer ver ou não. Mas o ideal mesmo seria que cada canal tivesse disponível uma tela inteira no programa, com o mesmo visual do PointCast. Quem sabe seja algo a se pensar para as próximas versões.
Eu por enquanto prefiro continuar visitando as minhas home-pages de notícias preferidas e para isso uso um artifício, passo correndo por todas as páginas sem parar para ler, e depois com a ajuda do bom e velho Secret Agent leio tudo off-line.
Por enquanto, é a melhor opção. Pelo menos até o Internet Explorer 4.0 (que faz isso sozinho) sair do beta.
[]s
{Daniel}
OS/2 Zone
Maclei Tozzato
StarOffice
Ultimamente tem aparecido para o OS/2 softwares de excelente qualidade. Principalmente na área de processamento de textos. Depois do excelente DeScribe (que é um misto de processador de textos com desktop publishing) foi comprado por outra empresa e descontinuado o seu desenvolvimento (mas mesmo assim continua atual e, é o que eu uso em casa), muitos ficaram temerosos com o futuro. Que nada!
Surgiu o StarOffice 3.1, uma excelente suite de aplicativos clone do MS Office 95, mas com muitos mais recrusos e funções melhoradas e, claro, usando e abusando dos recursos do OS/2.
Uns dos recursos que ele tem é a total interação com a Internet. Você pode simplesmente navegar na internet dentro do StarWrite (módulo processador de textos), transformando-se num browser (podendo, inclusive, editar a página como se fosse um texto comum) ou mandar um e-mail.
Esta interação toda com a internet o torna ideal para as empresas e suas intranets, tornando-se um importante instrumento para um aumento da produtividade.
Outra novidade dele é que a sua tela de edição é dividade em 2 partes: na da esquerda fica uma espécie de diretório, onde se pode consultar outros documentos e ver o que tem no diretório e, na direita a tela de trabalho propriamente dita (como um texto, por exemplo). Outro recurso interessante é que fica sempre aberto uma janela ªflutuante´ com os tipos de formatação do seu documento, podendo-se modificar e adicionar novos estilos e, aplicá-los no texto corrente.
Ele é composto pelos seguintes módulos: StarWrite, StarCalc, StarDraw, StarImage, StarCharte e o StarOffice Manager (que gerencia todos os módulos). Eles podem ser carregados separados ou a partir de qualquer outro aplicativo do suite.
StarWrite - é um excelente processador de textos, muito parecido visualmente com o Word. Além de possuir dos os recursos dele, ele pode ler e gravar em HTML (como já dito acima) como a mesa facilidade da qual se escreve um texto.
StarCalc - é uma planilha com os recrusos comuns a todas as outras existentes, tem todos os recursos do Excel e concorrentes, além, é cláro, do suporte total a internet.
StarDraw - é um editor de apresentações com excelentes recursos e fácil de ser usado.
StarImage - é um editor gráfico que aplica vários efeitos nas figuras. ⁄teis para quem faz apresentações.
StarChart - é um programa em que se faz gráficos estatísticos. Para quem está sempre precisando deles, é uma ªmão na roda´.
Além disso, ele suporta 17 idiomas diferentes, tornando-o um ªpoliglota´.
Como podem ver, o StarOffice tem todos os recursos que você desejou em um suite. Aliado também aos recursos de filtros que ele possui, ele torna-se uma poderosa ferramenta porque vai poder ler e gravar no formato do seu antigo programa, não perdendo os seus trabalhos antigos, tornando a migração mais fácil.
E ele não vai parar por aí! A Star Division já disponibilizou o Beta da versão 4.0 na rede, com muitos melhoramentos e novos recursos.
A versão 4.0 do StarOffice traz muitas novidades e melhoramentos. A inclusão de um Bando de Dados igual ao Acess tornou um pacote completíssimo, não devend nada aos concorrentes. O recursos de ler e gravar em HTML foi aprimorado, podendo-se fazer um WebSite completo sem grandes dificuldades. Num Chat meu com o Roney Belhassof (roney@infolink.com.br) ele comentou a impressao que ele teve com esta nova versão (que ainda está em beta). Vamos mostar alguns trexos.
1) Quando perguntei a ele sobre o que ele achou de novo, olha só o que ele disse:
ªMudou bastante coisa. Não lembro se a versão antiga tinha o Beamer, que é uma janela com o conteudo da pasta atual no Explorer que fica sobre o documento aberto . Ele está vindo com bastante cliparts incluindo réguas, fundos e gifs animadas para fazer páginas Web (mas que podem ser usadas em documentos normais). Além disso ele é capaz de usar todos os plugins instalados para o Navigator. E tem muito mais, ele vem com script em Basic e em Java Script! Apesar de todas estas diferenças... Ah! Ele agora vem com um banco de dados (que ainda naã analisei) copiado do Access. Mas além disso tudo a diferença é que ele introduz uma nova idéia. Ele tem um desktop próprio que integra todos os aplicativos dele. Que incluem News Reader, FTP (tipo pasta) e e-mail (para várias contas). Estes ultimos não testei! Ufa!!! Acho que isto resume um pouco do que mudou!!! ;)))) Mas nao tive tempo de fazer uma boa análise dele! ;-]´.
Imagine se ele tivesse tempo para fazer uma análise, hein?! :)
2) Eu perguntei se havia tido melhorias marcantes em relação ao StarWrite...
ªE por falar nisso realmente o processador do Star Office está matando a pau neste quesito!!! Trouxe até um amigo aqui que conhece mais ou menos bem (embora não seja um especialista) os editores HTML para Windows. Ele ficou positivamente impressionado. Resumindo o lançe: Você trabalha com o texto como se fosse um texto normal com fotos, texto, bullets etc. Ele facilita até a inserção de links! Basta selecionar a palavra tipo IBM e, lá em cima digitar a 'url' e um botão para inserir alí o link. Muito interessante mesmo! Inclusive ele faz formulários! Eu apenas não testei este recurso ainda! Sem brincadeira, Maclei! Estou achando que este cara é bom candidato para ser o PMMail dos Offices colocando finalmente o OS/2 em seu lugar de direito no quesito qualidade! Este amigo que eu te falei saiu daqui mais uma vez dizendo: "Pena que realmente não posso usar o OS/2! Estes aplicativos que você tem são fantásticos" Ele se referia tambem ao star office...´
Como podem ver, uma pessoa imparcial que usa o Windows viu e adorou o StarOffice. Acho que a Star Division está indo no caminho certo mesmo!
3) Eu tinha comentado que o recursos de criar o link já tem no 3.1, mas ele aproveitou e comentou sobre alguns recursos da planilha dele...
ªBom, minhas incursões no Star Office 4 não me levaram muito mais longe do que te falei... E não cheguei a usar muito o 3.1. Mas teve uma coisa interessante que acho que nem nos Exceis da vida tem. Outro dia mesmo eu conversava com uns amigos como os programas poderiam aprender um pouco do nosso comportamento nos dando a opção de abrir um texto "Como sempre por favor" e deixar o programa repetir as configurações que sempre usamos. Bom, não chegou a isso ainda, mas notei que na terceira vez que fui escrever "Total do Mes" em uma célula de uma planilha o Star Office preencheu tudo de forma bem inteligente! Quando digitei o 'T' ele colocou tudo, conforme eu escrevia ele ia sobrescrevendo. De modo que se eu estivesse escrevendo Teste desta vez não teria nenhum incomodo. Entendeu? Outra coisa... Ele vem com bons Wizards para criar todo tipo de documento. Pronto! Acho que agora esgotei meus parcos conhecimentos de Star Office 4!! ;))))´
Como podem ver, o StarOffice está de certa forma implementando uma inteligência artificial, pois ele aos poucos aprende o que o usuário mais digita etc... Eu acredito que este vai ser o futuro: agentes inteligentes procurando 'adivinha' o que você vai fazer e, fazer na frente para poupar seu tempo e esforço.
Como podemos ver, o StarOffice tem tudo para se tornar o melhor suite para OS/2 e, não só para OS/2, mas também nas outras plataformas, pois ele também tem versões para Unix, Windows etc... … pessoal, a Microsoft, Lotus, Corel e Cia. vão ter que ralar muito e correr atráz para no mínimo se igualar tecnologicamente ao StarOffice.
Para obter maiores informações, dêem uma passadinha no site da Star Division (http://www.stardiv.de).
Novidades/2
Pessoal. Vocês não podem deixar de visitar sempre a página da BMT Micro [www.bmtmicro.com], porque está sempre tendo novidades em relações a novos softwares e upgrades. Vale a pena sempre passar por lç, que com certeza vai ter um software novo ou ªupgradeado´!
Não posso deixar de falar de uns dos primeiros softwares totalmente nacionais! Estou falando do Executar. Ele é um pequeno programa que tem como função executar comandos da linha de comandos através dele, não precisando carregar uma sessão caracter do OS/2 ou do DOS. Muito útil e super prático. Para você conseguir uma cópia dele, dê um pulinho em http://200.251.128.5/suporte/os2/util que você vai achá-lo. Não se esqueça de ler a documentação dele.
Ao pedir ao Ricardo Mayrink <mayrink@bis.com.br> um comentário sobre o Executar, olha só o que ele me mandou: ªEstava consado de quando estava cheio de telas abertas e queria criar um DIR para salvar algo, ou fazer uma cópia, e também executar programas, ter de ir em Prompts..... Você sabia que ele também pode criar diretórios, mover, apagar, renomear, executar, enfim, praticamente tudo que se fazia pelo Win/tela do OS/2 ou DOS? Não fiz teste exaustivos, mas aqui está tudo OK ainda. Aconselho para estas tarefas. Não me deparei com nenhum erro nas tarefas ainda, mas se acontecer, podemos ver o que faremos. Não sei se com você e assim, mas quando quero criar um DIR, ou fazer uma cópia rápida de arquivo de um DIR para outro, acho tremendamente chato ter de abrir aquele monte de janelas, etc... coisa que no DOS é mais fácil. Então, para não ter de ir nele também, pode executar comandos como XCOPY C:\*.BAT D:\BAT, ou REN C:\AUTOEXEC.BAT AUTOEXEC.BAT1, ou MD D:\PASTA.... ETC....´.
Acho que essas palavras dele são suficientes para vocês terem uma noção dele!
Outra coisa que fiquei sabendo: quem pograma em Visual Basic, procurem avaliar o Visual Age for Basic da IBM e vão ter a surpresa que ele é igualzinho ao Visual Basic, além do que um projeto feito nele pode ser compilado tanto para Windows95 quanto para OS/2. Coincidência ou não?! Bom, aí eu não sei... ;)
Mês que vem eu prometo trazer para vocês o curso Básico do Roney completo para vocês. Como ele é grande eu tenho que fazer umas modificações, correções etc., mas com certeza eu já devo estar com ele pronto. … excelente e, eu me iniciei com o OS/2 lendo o curso dele. Para os iniciantes, é uma mão na roda!
Para os puristas, já está disponível para a versão em inglês do Warp 4.0 o FixPak #3. Algumas pessoas tem tido problemas com ele, portanto, havaliem se é necessário mesmo ou não a aplicação dele. Aliás, esta regra vale para qualquer programa: só se aplique algum corretivo se realmente você precisar, ou seja, se estiver tendo problemas e tiver certeza que eles sejam culpa do programa.
Enquanto isso, pude ver que já tem FixPack #31 para o Warp 3.0 em Português e inglês! Portanto... Podem passar na IBM e pegar!
Nunca é demais falar... Para aqueles que vieram do DOS e ainda não conseguem sair dele definitivamente por causa do Xtree Gold tenho uma supresa! … o Ztree Bold, um clone do Xtree Gold para o OS/2! Ele realmente é igualzinho a ele, os comandos etc... Ele ainda não tem todas as opções, mas as mais utilizadas estão disponíveis. Vale a pena pegá-lo! Você o pode encontrar na BMT Micro [http://www.bmtmicro.com]. Passem lá e pegue-o! Acho que agora vai acabar o seu motivo de ainda ficar carregando aquela janelinha DOS com o Xtree Gold... :)
Vamos lá pessoal!
Maclei.
-=-=-=-=-=-=-=-
FIM
E até outubro !