technor Edição 7
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
T E C H N O R ¡ C U L O
Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet
[[[ Edição 7 ]]]
Agosto de 1997
http://www.geocities.com/SouthBeach/5970
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Editado por:
Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@pobox.com)
Com a colaboração de:
Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)
Tiago Monteiro (Ice@trip.com.br)
Site Oficial do TechnOráculo:
http://www.geocities.com/SouthBeach/5970
Assinatura do TechnOráculo:
Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject:
Assinatura do TechnOraculo
Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o danielbss@pobox.com e opine a vontade. :-)
Geral:
Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto puro e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.
Pra quem não tem acesso a Internet, vou colocar todas as versões no BBS Future NET do Rio de Janeiro telefone: (021) 325-4952, óbvio que a liberação do cadastro no BBS depende do sysop de lç. Mas ai é com ele.
Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.
Está liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos e artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Nesta Edição:
- BYTES
- Como fazer um Quote decente
- Meu pager virou Tamagotchi
- FTP via E-Mail
- O 007 da Internet ;-)
- Uma pequena parada
- OS/2 ZONE
- Techno LINKS
BYTES
Daniel BSS
Primeiramente quero agradecer a paciência dos nossos leitores em suportar esse atraso monstro do TechnOráculo 7, na verdade o zine foi escrito as pressas, esse mês eu mudei de residência e tive que aguardar o transporte de móveis, eletrodomésticos, além do tempo que o micro ficou desligado por não Ter simplesmente um local para ser ligado que não fosse o chão. Os colaboradores também estão bastante atarefados em seus empregos e atividades escolares de forma que o número de artigos ficou bem reduzido. Futuramente talvez nas proximidades da data do meu casamento eu precise tirar umas férias e parar a revista por um mês ou dois (afinal vou estar em lua-de-mel) mas isso só vai acontecer se eu não puder passar a bola da edição temporariamente para outro colaborador.
Outra coisa legal foi termo superado as mil visitas rapidamente, quando coloquei o contador pra funcionar já no número 5 da revista, não chegavam muitas visitas e o número ficava sempre entre 3 ou 4 visitas dia. Mas de repente a coisa começou a subir, aumentando em média 100 a cada dia. Agora a coisa parou um pouco afinal já está mais do que na hora da edição ser atualizada, mas na hora do lançamento deve começar tudo de novo. :-)
O TechnOráculo finalmente fez peso no Top 10 Brasil, talvez em resposta aos meus pedidos melhoramos bastante a média de posição e estamos sempre entre 50 ou 70, valeu. E-Mails da galera sobre o que eu falei já me fizeram mudar de idéia e me importar menos com esse Top 10, o negócio é fazer um zine bom, criativo e útil para o pessoal. Porém tenho que registrar que o Top 10 resolveu fazer uma crítica velada a galera. Quem passou pela página de votação esses dias, notou uma janela com uma Gif que dizia "Mulher Pelada cansou, invente outro assunto legal". Uma vitória do "resto da Internet" brasileira ? :-)
Ah, outra coisa, vamos participar mais do Fórum TechnOráculo que está disponível na home-page. Por lá todos podemos discutir novas tecnologias, procurar respostas para problemas e até por que não, bater um papo.
Registre-se também que o TechnOráculo só esta atrasado um dia. Eu já tinha previsto o adiamento dos lançamentos do dia 15 para o dia 20 de cada mês (e fui atrasando em pequenas doses a cada mês) para que fiquemos com o lançamento da versão texto dia 20 e o da home-page no dia 1 de cada mês. E atrasou um dia porque eu consegui a façanha de esquecer em casa o disquete com o artigo obre o Agent, e como estou sem telefone não teria como anexar e publicar antes do dia 21. :-)
Assim peço ainda a paciência do leitor, nessa edição criada durante um mês um tanto quanto caótico. Mas mesmo assim espero que gostem :-)
*** Bomba ***
Essa é para os usuários OS/2, não sei se é verdade ou se o cara é o maior manipulador de imagens do mundo, mas o que vocês acham de um emulador de Windows 95 para o OS/2 ? … isso aí...
http://www-student.lboro.ac.uk/~mcrsc
E aqui abaixo você tem imagens de uma janela do OS/2 com o Win95!!! E uma com o Internet Explorer aberto...
http://www-student.lboro.ac.uk/~mcrsc/images.html
Como fazer um Quote decente
Original de BBS, alterado por Maclei Tozzato e Daniel BSS
Este texto tem como objetivo auxiliar vocês, usuários da Internet e dos BBSs, a escreverem boas mensagens, não somente em conteúdo, mas sim no aspecto visual. De uma forma que a aparência dela seja agradável de ser ler, que jç é um grande indicativo de uma boa mensagem.
Mensagens muito mal quotadas são desagradáveis e difíceis de se ler, o que torna uma tarefa árdua e, consequentemente, poucas pessoas irão ler sua mensagem.
Espero ajudar (um pouquinho) a tornar a Internet (e os BBS's também!) um pouco melhor no aspecto da utilização do mensagens eletrônicas. Se quiserem copiem esse texto enviem para o pessoal que está começando agora e geralmente cotuma quotar mal.
A Arte de Quotar
Mas afinal, o que é quote?
Quote é a parte da mensagem que cita (to quote em ingles é citar) o que a outra pessoa disse, para que a resposta não fique sem pé nem cabeça.
Geralmente os leitores off-line (para BBS) e de e-mail mostram o Quote com um ">" para diferenciar a parte antiga (o quote) da parte nova (o reply) da mensagem.
Como se Quota?
Em BBS, geralmente o quote é constituido das iniciais da pessoa que vai receber a mensagem mais um caracter do programa (normalmente o caracter ">"), em newsgroups e e- mail, as iniciais não são utilizadas.
Quem faz o grosso do Quoting é o seu programa de respostas Off-line. Mas as vezes o Quoting fica insatisfatório, veja o caso a seguir:
GS>AB>GS> Mas o que é isso ? eu disse isso???
No exemplo acima, existe GS 2 vezes, e é de bom tom deixarmos apenas 1 vez esse GS. Só é necessário manter as inciais mais perto do texto, se usarem o mesmo caracter de quoting.
O texto modificado, na hora de responder, para ficar organizado, poderia ser editado e ficar assim:
GS> Mas o que é isso ? eu disse isso???
… de bom grado pular linhas entre o texto quotado e a sua resposta, para a mensagem ter um visual melhor.
Ex:
MT> O que você acha disso ?
Depende do ponto de vista, afinal estamos falando de Windows.
MT> O que deveria blá blá blá blá blá blá blá blá
Melhor seria:
MT> O que você acha disso ?
Depende do ponto de vista, afinal estamos falando de Windows.
MT> O que deveria blá blç blá blá blá blá blá blá
O que quotar
Em muitas mensagens (PRINCIPALMENTE no News) nos deparamos com enormes quotes e só uma linha de resposta. Programas como o MS Mail e News ou Outlook Express jogam todo o texto da mensagem a ser respondida para baixo, o que as vezes faz com que incautos usuários respondam com uma linha apenas encima e reenviem desnecessáriamente uma mensagem enorme embaixo. :-\
Isso é atulhar o HD e aumentar a lentidão nos downloads de todos, pois a msg original está gravada, e você só deve citar as partes que tiverem a ver com a sua resposta.
Muitas vezes, apagamos as linhas desnecessárias ao entendimento do reply para que a mensagem fique mais curta e muito mais objetiva e melhor de ler.
Exemplo de o que quotar:
Oi All
Mariazinha foi ã feira com sua mãe.
Era um dia ensolarado.
A feira estava uma imundice.
Ningúem conseguia comprar nada, tava tudo muito caro.
[]'s fulano
... Tagline...
(eu só quero falar do descaso das autoridades em deixar uma feira ser imunda, então só deixarei a frase correspondente, veja :)
Oi fulano,
Fu> A feira estava uma imundice
Realmente, as autoridades sanitárias não dão a mínima para as condições de higiene das feiras.
Espero que isso melhore
[]'s GS
Como se vê acima só deixei o que interessava a ser comentado na mensagem. O resto não tinha nada a ver com que eu ia falar. Cortei até a assinatura dele e a tagline.
Regras Básicas de Como Montar uma Boa Mensagem
1.Nunca vá até a coluna 80. Tente escrever os textos até a coluna 70 no máximo, pois assim, quando alguém fizer um quote do seu texto, a mensagem ficará limpa, sem linhas "Quebradas". Explica-se, se você escreve até a coluna 80 e outras pessoas estão com programas configurados para exibir textos até a coluna 60 as menagens ficarão desnecessariamente quebradas e dificultando a leitura. Configurando seu programa para utilizar apenas até a coluna 70 a única coisa diferente que pode acontecer é ele usar um número maior de linhas para uma mensagem. O que não incomoda ninguém e até facilita um pouco na hora de ler.
2.Evite Mandar mensagens em públicas (como News) só para ficar enchendo linguiça, do tipo : Oi, como vai ? Valeu pela dica ! AHAHAH ! Bye ; e outras mensagens que não interessam a ninguém. Mas se precisar fazê-lo, faça em private ou por e-mail.
3. Se controlar no vocabulário, sempre lembrando que acessam crianças também. Tudo bem que não precisa se policiar para evitar o mínimo palavrão (que as crianças assistem todos os dias em qualquer TV) . Mas baixarias são falta de educação.
4.Quotar apenas o indispensável. Tirar principalmente das mensagens respondidas : os "Abraços", as assinaturas, os "Alô pessoal" e tudo aquilo que já não tenha mais nada a ver com o que você está proposto a discutir. Para isso existe a tecla DEL e BACKSPACE.
5.Usar os Smiles (Carinhas), Principalmente quando se está brincando com a outra pessoa. Uma carinha é um simbolo de caracteres que se você ver deitado, parece um rosto. Olhe :
:-) Olhando deitado, o ":" são os olhos, o "-" o nariz e o ")" a boca. Segue agora o que cada um representa.
:-) Sorrindo. Quer dizer que você está feliz se colocar essa carinha no final de uma frase.
;-) Brincadeirinha . Para explicar que tal mensagem foi apenas uma gozação e não deve ser levada a sério. Olhando-se de lado se vê um homenzinho piscando o olho.
;) O mesmo que o de cima, só que você fez uma brincadeira e está com cara de cínico. Também não deve ser levado a sério.
:)) Soltando gargalhadas . Quer dizer que você está rindo de alguma coisa.
;)) Brincando e soltando gargalhadas . está encarnando e convidando para a brincadeira . Responda brincando mas com educação.
:-( Triste : ou o assunto é desagradável, tipo notícia de falecimento de alguém, ou não gostou de alguma coisa.
:( Ligeiramente chateado. Vou dar um exemplo:
MT> Tive que formatar meu HD novamente e perdi várias coisas :(
:(( Enfezado. Algo está errado.
Esses são os principais. Os outros você acaba entendendo o significado com o tempo.
6.Alterar o subject sempre que você perceber que o assunto já não é mais compativel com o subject. Nada mais chato que um subject do tipo "Internet Explorer 4.0" e a mensagem é sobre futebol :-(
7.Ao invés de encaixar assuntos que não tem nada a ver com o texto na mensagem, reabra uma nova mensagem para ALL, partindo do nada, apenas com sua opinião. Garanto que muito mais pessoas irão responder :-)
8.Se não gostou do que outra pessoa escreveu, ou se ofendeu, fale com ela em private ou e-mail. Na maioria das vezes pode ter sido um mal entendido.
9.Procure prestar atenção na çrea que você está enviando a mensagem. Além da çrea ficar mais arrumada, sua mensagem poderá ser respondida pelas pessoas que são realmente entendidas no assunto.
10.A tagline de seu leitor é a extensão de sua mensagem! Procure selecionar aquelas taglines que não contenham palavrões. Palavra de baixo calão só em PVT! Substitua por palavras mais legíveis.
11.Evite mandar várias Carbon Copy de uma mensagem... Se for imprescindível, mande em Pvt, mas normalmente, uma msg pra ALL citando o nome de quem vc quer que leia é suficiente e, escolha com calma se achar necessário fazer um Carbon Copy.
… isso ai. O principal mesmo é evitar incluir grandes partes da mensagem original no fim de ua resposta. Faça isso e estará ajudando a melhorar a velocidade na grande rede. :-)
[]s
Meu pager virou Tamagotchi
P.C. Barreto
Não há nada tão parecido com o bichinho japonês quanto certas estratégias publicitarias.
Desde que os camelôs começaram a vender uns reloginhos de bolso imitando pagers, parece que minha operadora resolveu se vingar sobre nós, pobres usuários.
Confesso que meu pager nunca foi muito útil. Atualmente, com um telefone comercial temporário e quase sempre tendo alguém em casa para pegar os recadinhos, praticamente não tenho recebido mensagens. Porém, numa visão a longo prazo, resolvi continuar a andar com o pager no bolso o tempo todo. Duas ou três vezes por mês alguém me manda uma mensagem, o que me faz crer que, em comparação com a mensalidade, o taxi não e' assim tão caro para quem não tem medo de um téte ã téte real de verdade que existe mesmo.
Acontece que ha' muito tempo as mensalidades do pager não aumentam, e sem meios de melhorar muito seus serviços, o jeito e' fazer como os donos de vans: se virar. Mais ou menos na época em que o Tamagotchi começou a se tornar noticia internacional, coisas começaram a acontecer.
O pager, de raro uso, começou a apitar quatro, cinco vezes por dia. Propaganda. De tudo: dez por cento a menos em restaurantes de comidas que não fazem meu gosto em bairros para onde eu nunca vou, CDs mais "baratos" nas lojas mais caras, programações culturais esdrúxulas, lançamentos de livros, assinatura de revista feminina (honi soit qui mal y pense...). Tudo com desconto, brinde, extra, grátis, qualquer coisa para acreditarmos que existe banquete grátis. E' muito bip-bip-bip para a sua beleza? Ganhe 15 por cento num tratamento vip em nosso maravilhoso spa na verdejante região serrana.
Os anúncios são infalíveis. Ao contrário das mensagens pessoais, chegam em qualquer lugar da cidade, rapidamente, sem letras truncadas nem erros de ditado. Os anunciantes nunca devem se queixar, tal como meus amigos usuários da Internet, que a mensagem que me foi deixada na home page da operadora só chegou ao meu pager duas horas depois. Se chegou.
Ao contrário do e-mail, no pager não posso dar "ignore" automático para mensagens de certos remetentes. E, suprema vingança, a própria operadora anuncia todo santo dia a "promoção" (por tempo limitado?) de um modelo de pager mais moderno para humilhar este capiau que vos digita. Para que servira' o pager mais moderno? Para acumular mais mensagens publicitarias, suponho.
E' preciso ser implacável. Se a mensagem interessa e eu recebo, respondo-a logo. Se interessa e se perde pelo caminho, mando a operadora tomar jeito. Se não interessa e eu recebo, recebo, recebo e recebo, não ha' acordo. E' um conflito de interesses entre mim e a operadora.
Você pode argumentar que a televisão e' pior, a programação e' um extenso comercial vez ou outra interrompido por intervalos de notícia e entretenimento. Mas já pensou se a TV ficasse o dia todo, como certos computadores, hibernando em "economia de energia" e nas horas mais inesperadas ligasse sozinha para trombetear uma cartilagem de tubarão, um disque-loteria ou uma faca Ginsu?
Liguei para a operadora pedindo uma suspensão temporária dos serviços, com a desculpa de que passaria alguns meses no exterior, portanto, numa região fora da aérea de cobertura. Seria possível? "Nós não temos como suspender serviços; por acaso você não tem alguém aqui que possa ficar tomando conta do seu pager?"
Foi ai' que comecei a deixar de considerar o conceito do Tamagotchi como mera piadinha japonesa. Ao menos quem usa o brinquedinho se submete voluntariamente a tomar conta de um aparelho de barulhinho infernal, e quem manda os apitos e' a inocente inteligência artificial de um chip-e não poderosas inteligências superiores e refratárias a qualquer queixa.
[]s
P.C.Barreto
FTP via E-Mail
by RoGeR
Uma forma de se pegar arquivos pela Internet e' via FTP, o que alguns nao sabem e' que voce pode pegar um arquivo mandando uma msg para um Servidor FTP, ou seja via e-mail.
A vantagem deste metodo e' que o arquivo desejado vem para o seu Provedor na forma de uma msg UUENCODE, dai dar um download local da msg e' muitas vezes mais rapido que tentar pegar o arquivo no site correspondente, pois o trafego e' muito menor.
Inclusive via e-mail voce consegue fazer muita coisa na Internet, quem ficou muito tempo tendo acesso somente a BBS (como eu) utilizava estes metodos para nao ficar "muito" fora da Internet.
Bem vamos ao assunto, com o tutorial abaixo nos vamos pegar um arquivo de atualizacao do Antivirus Scan, que sai todo mes no Site da McAfee.
Primeiro voce precisa saber o endereco, caminho e nome do arquivo que voce deseja pegar:
ex.: ftp.mcafee.com/pub/antivirus/datfiles/3.x/dat-3005.zip
Vamos desmembrar o endereco acima:
Site: ftp.mcafee.com
Path: /pub/antivirus/datfiles/3.x
File: dat-3005.zip
Depois que voce conseguir estes dados mande uma msg com o SUBJECT em branco para:
bitftp@pucc.princeton.edu
Que e' o nome do Servidor de FTP, existem varios mas este e' um dos melhores (e que eu utilizo no momento)
E no corpo da msg acrescente os seguintes comandos:
CHUNKSIZE 0
OPEN ftp.mcafee.com
CD /pub/antivirus/datfiles/3.x
GET dat-3005.zip
QUIT
Mandando a msg acima depois de algumas horas, voce ira receber em seu e-mail o arquivo de atualizacao do AntiVirus Scan. Vira em uma msg UUENCODE, procure se informar como DESENCODEAR (nossa que verbo).
:)
Agora uma explicacao sobre os comandos enviados:
CHUNKSIZE 0
Manda em um arquivo unico, se voce nao der este comando o default sao arquivos com 64Kb, eu costumo utilizar 1024, que e' um tamanho razoavel para msgs
OPEN ftp.mcafee.com
Conecta com o Servidor FTP, caso ele nao consiga a conexao o Servidor Princeton tanta + 10 vezes durante 2 dias, ele lhe manda uma msg quando isto acontecer.
CD /pub/antivirus/datfiles/3.x
Muda para o Diretorio selecionado, lembre-se que o Unix e' sensivel a letras maiusculas e minusculas.
GET dat-3005.zip
Manda pegar o arquivo especificado. Vindo depois de algum tempo em uma msg ENCODEADA.
QUIT
Encerra a sessao.
E' isto, mas antes veja com o seu Provedor o limite da sua area de e-mail, pois a maioria cobra a parte se voce ultrapassar determinados KB em msg.
Caso voce tente pegar o arquivo acima e receba uma msg indicando que o arquivo nao foi encontrado, pode ter acontecido o seguinte: voce digitou algo errado, o diretorio nao existe ou o arquivo nao existe.
Vou aproveitar esta situacao para explicar mais um comando que pode ser utilizado nesta situacao, e' o comando DIR.
Ou seja ao inves de voce mandar um comando GET que pega o arquivo especificado, voce antes manda uma msg dando um DIR, dai sera retornado uma msg com os arquivos disponiveis no diretorio.
Por exemplo a MCAFEE muda o nome do arquivo de dados TODO o mes para indicar de que mes que e' aquele arquivo de dados, por exemplo:
CHUNKSIZE 0
OPEN ftp.mcafee.com
CD /pub/antivirus/datfiles/3.x
GET dat-3005.zip
QUIT
Voce manda os comandos acima para pegar o arquivo de dados de MAIO, mas pode ser que quando voce estiver lendo isto ja' estejamos em JULHO, logo, provavelmente o nome do arquivo mudou para "DAT-3007.ZIP".
Segue abaixo um exemplo de um comando DIR para a McAfee:
OPEN ftp.mcafee.com
CD /pub/antivirus/datfiles/3.x
DIR
QUIT
Dai entao voce recebera uma msg de retorno com o conteudo do diretorio "/pub/antivirus/datfiles/3.x".
Como agora voce ja' vai ter em maos os arquivos que estao disponiveis no diretorio especificado, voce manda uma outra msg pedindo (GET) o arquivo correto, ex.:
CHUNKSIZE 0
OPEN ftp.mcafee.com
CD /pub/antivirus/datfiles/3.x
GET dat-3007.zip
QUIT
A dica para a McAfee e' claro que serve para qualquer outro site FTP, inclusive voce pode mandar varios comandos DIR em diretorios diferentes basta mudar (CD) de diretorio antes, ex.:
CD /pub
DIR
CD /pub/antivirus
DIR
Voce ira receber na mesma msg o conteudo dos dois diretorios, muito util para se achar algumas "perolas".
No caso especifico da McAfee e do arquivo de atualizacao, da para se deduzir que o que muda e' somente o nr. do mes.
Observacoes:
- Como voce vai esta dando um DIR provavelmente em um computador Unix a sua listagem de diretorio sera' um pouco diferente do que aparece no DOS, mas basta um pouco de atencao para entender a estrutura.
- Se voce mandar uma msg para: "bitftp@pucc.princeton.edu" colocando somente HELP no corpo da msg, voce ira receber um Help com todos os comandos que poder se utilizados no Servidor Princeton.
- O arquivo de dados deste exemplo e' para pegar o arquivo de dados do Viruscan 3.X, caso voce ainda nao tenha esta versao voce pode pega-la via FTP no seguinte endereco:
- Versao para Windows'95 ftp.mcafee.com/pub/antivirus/win95
- Versao para DOS ftp.mcafee.com/pub/antivirus/dos/vscan
- Para *desencodear* a msg eu utilizo o Freeware Decode Shell Extension, que voce pode conseguir em: http://home.sprynet.com/sprynet/funduc
Este programa e' uma extensao para o botao direito do Explorer, que e' claro somente funciona no Win95, outro programa Freeware que pode ser utilizado e' o WINDECODE, voce pode encontra-lo em:
www.windows95.com
www.shareware.com
E em muitos outro sites de Shareware.
*** Nota do editor, um programa que pode ser usado para "desencodear" mensagens no DOS ou OS/2 em UuEncode e tranforma-las em arquivo é o UUDECODE.COM, consiste em colar o texto que veio na mensagem em um arquivo TXT simples e depois usar a sintaxe.
UUDECODE ARQUIVO.TXT
Criando assim automaticamente, o arquivo binário desejado. :-)
Duvidas ou sugestões, fiquem a vontade para dar Reply.
[]s
Roger
Curitiba - PR - Brasil
rrp@usa.net / rrp@iname.com
O 007 da Internet ;-)
Para uso Off-Line, o Agent é a melhor opção no News
Daniel BSS
O programa mais antigo que habitava esse HD era o Forte Free Agent, na minha opinião o melhor leitor de news existente. Muitos não pensam assim, preferem os leitores que já vem incluidos nos browsers. Porém esses em sua maioria são pesados e consomem grande espaço no nosso sofrido HD, isso quando não nos obrigam a trabalhar on- line pegando mensagens e cabeçalhos (vide os leitores mais antigos do Netscape). Pois bem se você é um internauta pão duro com suas horas na Internet (e só não o é aqueles brindados com acesso ilimitado) você é o perfeito freguês do Agent.
Nos idos de 95 a Internet comercial começava a pegar no Brasil e eu na época assinante do provedor IIS procurava por um programa para leitura de newsgroups Usenet que não fosse tão ruim como o WS_News (argh!) quando no extinto Inside BBS topei com o Free Agent. Pois é, ninguém me recomendou o programa que mais tarde se tornaria o mais usado no news, achei ele por sorte mesmo. :-)
Sendo gratuito por que não usar ? Era época de Eudora Light, Netscape 1.0, Mosaic, Archie. E o mesmo Free Agent até hoje fica a frente de muito programa de news que tem por ai...
Quando disse que o programa "habitava" esse HD, não quis dizer que me desfiz dele. Quis dizer apenas que troquei o meu velho Free Agent pelo Agent 1.01, esse não é mais gratuito e incorpora algumas boas utilidades não presentes do Free Agent como pastas para arquivar mensagens, suporte a MIME (no Free era só UUEncode), e alguns outros que veremos a seguir. Porém o que descreveremos abaixo na grande maioria das vezes é válido para qualquer uma das duas versões.
Falemos então do Agent
Originalmente o Agent foi criado para a leitura de newsgroups Usenet. Porém hoje em dia existem muitos servidores de news independentes. Entre eles podemo citar:
news.oglobo.com.br
news.uol.com.br
news.powerline.com.br
Muitos não gostam do programa por causa da síndrome de "Painél de Boing" da tela principal. Muitas opções, botões, mas se serve de consolo eu jamais uso nenhum daqueles botões, até porque todas as funções básicas podem ser feitas com teclas de atalho e com cliques no botão direito do mouse.
Configurando
Como sempre começaremos configurando o Agent, precisando previamente dos seguintes dados: Seu nome, e-mail (não precisa ser o verdadeiro), o seu servidor SMTP (que vai ser usado para mandar suas mensagens de e-mail, ex. smtp.centroin.com.br) e o servidor de news. Para Usenet pergunte ao seu provedor qual o servidor correto a usar, por exemplo nntp.centroin.com.br. Existem servidores públicos de Usenet, mas esses vem e vão e são sempre congestionados; Além disso é OBRIGA«√O do ser provedor ter um servidor de news. Exija ! Caso prefira ou não tenha opção você pode optar por um servidor de news independente, tipo o do Universo On Line
Bem, você tem todos o dados acima ? Presumindo que sim podemos continuar. Execute o Agent, vç ao menu Option/User and system profile
- Na aba Sytem coloque o servidor de news que você vai usar (como o UOL) e o seu servidor SMTP.
- Na aba User, coloque seu e-mail, o nome que vai utilizar no news, e (se necessário) o eu login e password se estiver acessando um servidor de news que dependa disso (muito raro).
Clique em Ok e prepare-se para entrar no mundo dos newsgroups. :-)
Insisto em dizer que a maior atração o Agent é a sua total programação Off-Line. Os passo a eguir podem ser feitos enquanto conectados a Internet, porém estando off-line você terá maior liberdade para decidir com calma o que fazer. Vamos lç.
A primeira providencia é fazer uma conexão e trazer para a sua máquina uma lista com todos os grupos que o servidor de news mantém disponível. Para isso faça o seguinte, estando conectado clique no menu OnLine/Refresh Group List, que serviria para atualizar os newsgropus, mas que como ainda não temos nenhum traria a lista completa. O que para fins de funcionalidade nao faz a menor diferença.
Após baixar a lista com os newsgroups eles ficarão disponíveis na janela no alto a esquerda do monitor. Se não estiverem aparecendo, pode ser que esteja acionaa a opção de mostrar apenas o grupos que você "assinou" para resolver isso observe que o título desta janela no alto a esquerda é "clicçvel" basta você clicar sobre ele para mudar de "Subscribed groups" para "New Groups" ou "All Groups".
Você agora pode até se desconectar da Internet para poder escolher os grupos com mais calma, veja o nome de cada um dos grupos (ou tente já que na Usenet são mais de 20.000!!!) e quando gostar de um deles clique sobre e tecle Control+S (ou vç ao Menu Group/Subcribe). Vale uma dica no caso da Usenet. Fica meio difícil localizar entre milhares de grupos aquele que você gosta. Mas se você está interessado em um grupo sobre música, basta ir ao menu Edit/Find e procurar pela palavra "music" (em Inglês é claro, pois estamos na Usenet) que o Agent mostrará cada um dos grupos que contenham o título "music", você deve teclar Control+G para ir ao próximo grupo que contenha esta palavra.
Pois bem, você já escolheu os grupos que deseja assinar, então está na hora de baixar os cabeçalhos das mensagens de cada grupo para que possa escolher quais as mensagens deseja trazer ao seu computador. Conect-se novamente a Internet, porém desta vez vç ao menu Online/Get New Headers on Subscribed Groups . Vç com calma pois a quantidade de mensagens que circula é enorme, e se você assinou muitos grupos provavelmente a espera será grande. Procure começar apenas com uns poucos grupos, tipo 4 ou 5.
Após chegarem os cabeçalhos das mensagens você pode (eu sei que eu sou chato) desconectar da Internet e escolher entre as centenas de cabeçalhos, aquelas mensagens que você deseja baixar. Para fazer isso clique sobre o cabeçalho (ou use as setas) e tecle "M" para baixar só aquela mensagem, ou "W" para trazer aquela mensagem, mais as outras que usam o mesmo cabeçalho e por tabela falam do mesmo assunto. :-)
Não pense que seria mais fácil trazer todas as mensagens sem escolher nada, porque algumas mensagens podem ter arquivos anexados de vários megabytes. Por isso existe este recurso de escolher apenas as que se quer realmente trazer. Outros leitores não possuem esse recurso, o que faz com que seus usuários reclamem aos berros do fato de outros internautas anexarem arquivos grandes as mensagens. Bem, isso não é culpa de ninguém e sim do fabricante do programa que não foi capaz de incorporar recurso tão simples.
Você deve estar achando muito chato também esse conecta, desconecta... Mas é que você esta fazendo isso tudo pela primeira vez. Ao longo do uso, as mensagens e cabeçalhos podem ser trazidos na mesma conexão em que você está enviando suas respostas. Assim o papo no news vai fluindo.
Continuando, voce estando conectado deve agora ir ao menu OnLine/Get Marked Article Bodies, para trazer as mensagens cujos cabeçalhos já havia marcado.
Quando você escreve uma mensagem, tem a opção de envia-la imediatamente, o que só pode ser feito estando ligado a Internet, ou salva-la para um envio futuro. Se tiver gravado alguma mensagem que queira enviar neste momento, use o menu OnLine/Post Usenet Articles and E-Mails.
O Agent (não o Free Agent) também pode funcionar como um programa de e-mails, indo ao Menu Option/Inbound E-Mail. Você preenche os campos necessários com informações como Nome/E-Mail/POP Server, cria uma pasta onde o e-mails ficarão guardados ao chegarem e pronto. O Agent rouba o emprego de um programa de e-mails do seu HD. :-))) Para conferir as mensagens basta ir a Online/Check for New E- Mail, as mensagens de e-mail escritas ele armazena junto com as mensagens aos newsgroups, na caixa Windows/Outbox
… isso ai galerinha, como tenho que explicar sem imagens pro pessoal que está lendo a versão texto, o artigo ficou até bem maior do que deveria, o agent é de uma simplicidade incrível, duas dicas: não se deixe impressionar pelo número de botões e use e abuse do clique com o botão direito do mouse, que qualquer que seja a posição do cursor sempre trás comandos úteis, a maioria das vezes os mesmo comandos que precisaríamos buscar nos menus. :-)
Se quiserem me encontrar eu to sempre pelo news do UOL e casualmente pelo Powerline, nas çreas de Windows 95, Web Design e Internet, como não poderia deixar de ser. ;-)
P.S. Vou fazer o seguinte, se muitas dúvidas sobre o Agent aparecerem na minha mail box (como ja ocorreu com o ICQ, o Pégasus e o FTP Explorer) eu volto no proximo número com as respostas para cada pergunta ok ?
P.S. 2 : Mas nem por isso vou deixar de responder dúvidas por e-mail, podem bombardear que eu respondo e depois uso os mesmos textos na próxima edição. :-)
[]s e + []s
Daniel
Uma pequena parada
Roque S. Junior
Olá amigos, de volta! Mas agora infelizmente não tenho nenhum tópico específico. Deixe-me explicar por quê.
Quem vos escreve todo o mês é um jovem de 18 anos (que vai fazer 19 no próximo 31 de agosto) e que infelizmente está passando por um momento crucial na sua vida, que é o vestibular. :)
Poizé... quem diria... eu? vestibular? Quem achava que eu era um reles vagabundo internauta q ficava rodando sem rumo pelos IP's da vida está enganado... eu tenho q arrumar algo pra fazer, porque senão eu vou pro ralo né? :) Mas o que está acontecendo é o seguinte: Estamos no segundo semestre, a matéria do vestibular está acumulando e acelerando, e eu tenho que tirar mais tempo pra estudar. Conseqüência: Eu estou ficando meio que afastado da Internet. Mas isso não quer dizer q eu vá ficar fora do TechnOráculo por tempo indeterminado. Não! eu só vou ficar meio que fora desta edição. Mas eu já posso adiantar, para vocês, meus leitores, o que que eu devo falar daqui até ao fim do ano. Por quê não adiantar detalhes? :)
Pelo que eu falei para vocês, a edição de hoje era para ter um texto falando sobre "Amor na Internet"... esse era o tema na qual eu falaria, e botaria em pauta basicamente o que rola nos IRC's da vida, pois afinal, é no CHAT que nós temos a maior incidência de encontros/namoricos, entre outras coisas mais. De repente, eu falo sobre as Web-Pages que tem sobre "encontre sua cara metade" e assim vai. Mas esse não vai ser o enfoque principal do texto. :) Outra coisa que eu pretendo abordar no texto: A questão do preconceito, do fato de "existir ou não" amor via Internet, e claro, a parte mais "Tchan" do negócio, que é o Sexo na Internet. :) Afinal, o Top 10 Brasil tem sacanagem até dizer chega certo? :)
Para as edições seguintes, eu estou preparando um bom arsenal de informações... uma delas é uma re-pincelada sobre as MP3's... a previsão que eu tinha feito é mais que correta: As empresas fonográficas já estão ficando com a pulga atrás da orelha sobre o novo formato, e eles estarão caçando os sites distribuidores de MP3's da vida... só que acontece o seguinte... assim como a pirataria de software, a pirataria de música também nao vai ter controle, por mais que eles tentem fazer alguma coisa, o controle é impossível. :)
Segurança de Internet: Novidades estão pra chegar... vou falar sobre uma coisa chamada Bovine RC5, que é uma polêmica existente sobre formas de encriptação existentes, na qual eu vou procurar saber mais a respeito e lhes comentar sobre o que é isso exatamente. Mas é quente...
Segurança na Internet II: Como um cara pode bisbilhotar o que você faz na Internet, os arquivos que você pega, o que você manda de informações... Os furos nos provedores cariocas, e outros detalhezinhos super interessantes sobre os assuntos undergrounds da vida. :)
Curiosidade: Se você acessa a 14.400, 28.800, 33.600, fique sabendo agora de outros tipos de velocidades que imperam na Internet... ainda a ser investigado! Saiba também quem usa essas linhas poderosíssimas e quais sistemas operacionais que envolvem essas estruturas. :) E saiba também qual é o lado negro dessas linhas, ou seja, o que voce pode fazer de ruim com elas. :)
Enfim, é isso que temos para as próximas edições... Espero que você, leitor, seja paciente para esperar, e conferir a novidade na nossa edição de setembro, que com certeza, vai ter muita novidade. :)
Enorme abraço, e até a próxima.
Roque
OS/2 ZONE
Maclei Tozzato
PMMail
Uma Poderosa Ferramenta para E-Mail
Desde que surgiu a Internet o e-mail é, sem dúvida, a principal e mais importante da Internet. Para se ter uma idéia, o e-mail é responsável por, no mínimo, metade do tráfego total da rede.
Para ajudar você a gerenciar o seu correio eletrônico, você tem que usar uma ferramenta fácil de usar, poderosa, flexível e leve. E essa ferramenta é o PMMail!
Atualmente ele está na versão 1.92, a mais atual. O PMMail foi lançado (em meados de 1994) já revolucionando o mercado, com uma interface bonita, fácil de usar e orientada a objetos (que na verdade apenas aproveitou este recurso do OS/2).
Ele é realmente orientado a objeto. O PMMail vem com um Adress Book. Nele você tem as pastas principais, onde nós armazenamos os endereços de e-mail e outros dados de cada pessoa. Eu, por exemplo, tenho as pastas Amigas, Amigos e Listas. Quando eu quero enviar uma mensagem genérica para as listas que eu assino, eu apenas "arrasto" a pasta Listas para o campo "To:" da mensagem e pronto: todos os e-mails daquela pasta são colocados ali automaticamente. E isso não funciona somente com o Adress Book dele, funciona também com o do IBM Works. Podemos, também, clicar com o botão direito do mouse em cima do campo "To:" que aparece um menu com as pastas e, caso você tenha permitido, aparece os e-mails da pasta referida. Muito útil para quem não gosta ficar com várias janelas abertas. Isto é apenas um pequeno exemplo.
A tela principal é dividida verticalmente em duas partes. Na parte a esquerda (e a menor) ficam as pastas e, na da direita as mensagens referentes a cada pasta. Esse recurso das pastas é muito útil, pois podemos criar quantas pastas quisermos. Com isso, arrumar a nossa correspondência fica muito fácil!
Eu, por exemplo tenho várias pastas. E como cada pasta pode ter uma configuração diferente, fica do jeito que você quer.
Juntando isso tudo ao excelente recurso de filtro dele... Ops! Não poderia deixar de falar do melhor recurso dele!
O recurso de Filtros que ele tem (desde 1992) é excelente. Para cada filtro, você pode ter até 6 ações diferentes. Tudo fácil e simples. Com esse recurso, pode-se até fazer uma lista de discussão ou, um sistema de resposta automática para e-mails que contenham certas palavras chaves, criando várias possibilidades.
Sem contar a total integração que ele possui com o PGP. Para criptografar, assinar, incluir uma chave, tudo que se pode fazer com o PGP clicando em um botão ou selecionando no menu. Tudo para facilitar a sua vida.
Clicando-se em cima de algum endereço, ele pode executar o browser (no caso de uma página WWW, por exemplo) para poder carregar esta página. Outro recurso que economiza bastante tempo.
Temos também a possibilidade de definir que certos programas (.exe ou em Rexx) sejam executados antes ou depois do envio da mensagem. Como exemplo, posso citar o PMT.EXE que eu uso para poder incluir tagline na minha assinatura.
Por falar em assinaturas... Assinar mensagem com ele é super fácil, pois pode-se definir várias assinaturas para as mensagens.
Fazer Attach com ele é bem fácil, bastando apenas arrastar o ícone do arquivo para a janela da mensagem e... pronto!
Além desses recursos todos, ele pode administrar várias contas (na versão registrada apenas), ajudando bastante quem tem mais de 1 e-mail.
Bom, só não falei aqui dos recurso básicos dele (e de todo programa de e-mail) porque, esses, vocês já devem conhecer do seu atual programa de e-mail.
Hç, não pensem que vou deixar vocês com água na boca! O PMMail pode se encontrado no Hobbes [ftp://hobbes.nmsu.edu] ou na BMT Micro [http://www.bmtmicro.com], que é o distribuidor oficial de todos os produtos da SouthSoft (a sua produtora). A atual versão (até este artigo) é a 1.92, que é a versão analisada aqui no artigo.
InJoy 1.1
Um Poderoso Dialer
Muitos usuários gostariam de usar um dialer diferente do DOIP (Dial Outher Internet Providers) que vem com o OS/2. Na minha opinião, a maior falha dele é que não permite rediscagem automática no caso do número estar ocupado. Para aqueles usuários que querem um dialer mais flexível e mais profissional temos o InJoy.
O InJoy é uns do melhores softwares que eu já vi. Tem vários recursos indispensáveis para um bom dialer. Mesmo na versão não registrada ele possui quase todos os recursos funcionais e, excelente para o uso doméstico e semi-profissional.
Apesar de ser em modo texto (o que poderá afugentar alguns), ele pode ser usado tanto por usuários experientes quanto iniciantes (ele é fácil de usar e configurar).
Para começar, na tela inicial dele indica a velocidade da conexão (tanto envio e recepção) em bps e a quantidade de dados (enviados e recebidos) em Kbytes. Muito útil para nós, por exemplo, ver se a velocidade da conexão está boa para apanhar algum arquivo.
Outra opção útil que ele tem é que ele informa o tempo gasto no mês. Podemos saber o quanto já gastamos das nossas horas no provedor, o que vai ajudar a nos controlarmos mais... ;-)
Configurar o modem também é fácil e flexível. Basta informar a porta, velocidade, os telefones e os comandos para o modem e pronto. … nessa opção que você vai indicar se ele vai fazer a conexão sozinho ou vai ser manualmente.
A configuração do PPP também é fácil e rápida. Pode-se até configurar a velocidade do PPP para adaptar-se a velocidade do seu modem e da qualidade da sua linha telefônica! Os usuários experientes adoram esta opção...
;-)
Mas não para por aí! Ele suporta várias contas (cada uma com a sua configuração) e pode-se configurar para ele se desconectar por um tempo pré-determinado ou, por um período de tempo em inatividade.
Bem pensado foi o recurso de ele executar programas pré- determinados ao ser inicializado, ao se conectar, se desconectar e/ou ao fechar-se. Pode-se fazer várias coisas, como por exemplo, ao se conectar carregar o programa de e-mail, browser etc...
E todos esses recursos acima funcionam certinhos na versão não registrada. Isso o torna ideal para o usuário iniciante ao mais avançado.
Na versão registrada você pode contar com 1 recurso bem profissional: o de Proxy! Com ele você vai poder conectar sua rede (Intranet ou não) com a Internet facilmente.
Com todos esses recursos reunidos, o InJoy é a melhor opção disponível para dialer sem dúvida. Não é a toa que ele e ganhou 5 tucows assim... :-D
Para encontrá-lo dê um pulinho no site da BMT Micro [http://www.bmtmicro.com], aonde também vai poder registrá-lo ou, no site ftp do famoso Hobbes [ftp://hobbes.nmsu.edu].
Novidades/2
- Atualização do WordPro/2
Apesar da Lotus ainda não ter lançado a versão 97 do seu SmartSuite para o OS/2 (mas já pode se encomendado na HomePage dela!), pelo menos ela disponibilizou um Fix para o WordPro/2 96. Ele corrige a maioria dos bugs da última versão.
Para maiores informações (e saber se você deve ou não aplicar ele), vá ao site da Lotus [http://www.lotus.com/].
- CUSeeMe/2
Jç pode ser baixado o CUSeeMe nativo. Apesar de estar em versão beta, ele está funcionando bem. Ele pode ser baixado do Tucows [http://www.tucows.com].
- Partition Magic
O excelente Partition Magic da PowerQuest [http://www.powerquest.com/] agora pode ser adquirido aqui no Brasil legalmente! Ele agora está sendo distribuído pela Complete Solution (também conhecida como Benchmark Informática) de Petrópolis (região serrana do Estado do Rio).
Vale ressaltar que a Benchmark está se esforçando e trazendo para o Brasil vários softwares para Os/2, como por exemplo o excelente TrueSpectra>Photografics Pro (editor de imagens do mesmo nível do Photoshop). Para entrar em contato com a Benchmark mande e-mail para benchmark@ibm.net ou guos2petropolis@ibm.net que, com certeza, vão obter resposta!
- Java 1.11
A IBM já disponibilizou no seu site a versão final do Java 1.11. Agora já se pode desenvolver aplicações mais atuais, além desta versão estar mais rápida que a anterior. Mas se preparem, pois ela tem nada mais nada menos que 20Mb...
- Tucows com OS/2!
Muitos já sabem, mas não custa nada informar de novo. O conhecido Tucows agora já tem um diretório exclusivo para o OS/2! Muitos dos programas que eu falo aqui estão lá, além de muitos outros de excelente qualidade. Vale a pena sempre dar uma passada por lá.
{}s
M@clei
Techno LINKS
Ainda na onda Kasparov vs Deep Blue (que prometem um novo match de 10 futuramente) alguns sites sobre Xadrez.
- Xadrez Arte, uma das melhores páginas de Xadrez em português, com muitos dados, jogo históricos e tutoriais. http://www.fnn.net/~joco/
- Nesta página abaixo voc6e encontra o IRCChess, um programa que permite jogar Xadrez via Internet com a galera do canal #CHESS da Undernet. http://www.qni.com/~cornjas1/
- Quem sofre por só possuir conexões Telnet, pode jogar no endereço abaixo e conversar em Português. telnet://xadrez.esoterica.pt:5000/
- A Home-Page do zine hacker brasileiro Barata Elétrica não existe mais, porém as novas edições continuam sendo publicadas no endereço FTP abaixo. ftp://ftp.unicamp.br/pub/ezines/be
- Essa aqui nem precisa de muita apresentação, é a página da Ediouro Livros. Porém eles precisam dar uma melhorada na ferramenta de busca e adicionar vários livros que ficaram faltando. http://www.ediouro-livros.com.br/
- E pra completar, a página pessoal do nosso colunista do OS/2 Zone, Maclei Tozzato. Por lá tem OS/2 (claro), MSX e mais sobre o nosso Big-Mac. ;-) http://www.geocities.com/SoHo/Lofts/2415/maclei.htm