TechnOráculo - NUMERO: 5
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
T E C H N O R ¡ C U L O
Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet
[[[ Edição 5 ]]]
Junho de 97
http://www.geocities.com/southbeach/5970
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Editado por:
Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@pobox.com)
Com a colaboração mais do que especial neste número de:
Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)
Site Oficial do TechnOráculo:
http://www.geocities.com/southbeach/5970
Assinatura do TechnOráculo:
Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject:
Assinatura do TechnOraculo
Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o danielbss@pobox.com e opine a vontade. :-)
Geral:
Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto puro e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.
Pra quem não tem acesso a Internet, vou colocar todas as versões no BBS Future NET do Rio de Janeiro telefone: (021) 325-4952 , óbvio que a liberação do cadastro no BBS depende do sysop de lç. Mas ai é com ele.
Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.
Esta liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos de artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Nesta Edição
- Introdução
- MP3 o pesadelo das gravadoras
- BYTES
- Correspondência comercial
- Windows NT 5
- Passos basicos do mIRC e IRC
- FTP Explorer, a melhor opção.
- OS/2 ZONE
- Techno LINKS
Introdução
Daniel BSS
Ola pessoal, esse mês sem dúvida eu bato um recorde, foi a edição mais rápida já editada do TechnOráculo. Explico: A 2 dias atrás ainda não existia nenhum texto escrito por mim para o zine. Apenas os artigos dos colaboradores. O motivo ? Falta de tempo na rede. Pois os meus artigos geralmente são sobre novidades na çrea de software e novas tecnologias, e a minha fonte é na maioria das vezes a Internet. Acontece que passo o meu dia no trabalho, e estou além de desenhando, quebrando o galho e fazendo o serviço da menina da digitação que está em férias. Ai já viu né. Internet só no pouco tempo em casa mesmo. Felizmente deu tempo para fazer tudo e a edição a meu ver (sem vaidade) ficou muito boa como sempre. Agradeço aos colaboradores que cada vez escrevem textos de melhor qualidade. E vou me redimir esse mês e trazer vários artigos bons para o número. 6 :-)
Nesta edição o Roque fala sobre o NT 5 que pouca gente sabe da existência de uma versão Beta. O P.C. Barreto trás uma fábula sobre o surgimento dos falsos "vírus por e-mail", o Maclei fala sobre os FixPaks e Internet sob OS/2 e eu venho com um tutorial de IRC/mIRC e uma apresentação do ótimo FTP Explorer.
E tenho uma novidade meio pessoal, estou de casamento marcado ! Para 20/12 deste ano. O noivado foi no dia 17/5 dois dias depois do lançamento da última edição. Estou muito feliz e gostaria de compartilhar com todos os amigos esta alegria. Creio até que meus artigos passarão a ser mais maduros só tenho que tomar cuidado para não ficar muito careta. Hehe.
Afinal, no fim do ano vou ser um homem sério. :-)))
[]s
MP3 o pesadelo das gravadoras
Roque S. Júnior
Olá leitores, estamos de volta a mais um TechnOráculo, desta vez, vamos dar um tempo nos assuntos de e-mail. Acredito que fechamos aquela parte, e caso tenhamos alguma observação a fazer, faremos no decorrer de nossas matérias. Ainda temos muito o que escrever e muito o que conhecer. Portanto, fiquem ligadinhos que nas próximas edições falarei de Amor na Internet, Os Text-Chats, um monte de coisas super interessantes que vocês vão A-D-O-R-A-R saber... fora outras coisas bem assustadoras que eu tenho ouvido por ai.
Vamos ao assunto principal... que é a MP3. Antes de começar, é bom eu avisar: Esse texto só vai adiantar alguma coisa para você caso você tenha uma placa de som Sound Blaster 16 ou Compatível. Caso contrário, esse assunto não vai te ajudar muito. Se você ainda pretende comprar, aprenda sobre o formato WAV, que é a base necessária para a interpretação desse texto. E outra: Um pré-requisito também é saber o programa WaveStudio, que vem junto com os Kits da Creative Labs Sound Blaster.
Muito bem. Você, usuário, que tem um computador, ou em casa, ou no trabalho, já deve ter metido a mão numa placa de Som. Pois é. Eu tenho uma. Se você tem também, excelente! Pelo menos você está livre de grande parte dos bip-bip-bóin's que sua máquina faz. :)
Os recursos de áudio da Internet, desde 1995, cresceram absurdamente e numa velocidade avassaladora. Primeiro, vieram aqueles formatinhos AIFF e AU nas home-pages nossas de nossos dias. Depois começaram a mandar os famosos e importantíssimos .WAV's, e isso continua até os dias de hoje. Mais recentemente, o famoso RealAudio, que é o xodó de todo o Browser e de todo aquele que gosta de música. Vou expor agora um aspecto pessoal. Sou DJ faz 1 ano e meio, gosto muito de música, e ouço muito musica. Adoro musica. :) E não só aqueles Dances de todo o dia, mas também as novas tendências, os ritmos eletrônicos, e alguma coisa da Disco Music.
Para aqueles que tinham SoundBlaster, gravar músicas no computador seria unir o útil ao agradável. Claro, pra galerinha que tem o micro longe de um radinho decente, ou de repente até de um Walkman ou TV, ouvir uma WAVzinha e' uma boa... ou de repente, põe-se um CD na sua vitrolinha ótica e rode o seu CDPlayer. Isso tudo enquanto você digita um texto.
Mas daí pensou-se... Ora, a WAV tem qualidades: Mono/Stéreo, 11Hz/22Hz/44Hz, e 8Bits/16Bits. Quanto mais qualidades você botar, maior o tamanho da WAV por cada segundo gravado. Ou seja: 1 minuto de musica em 11hz/mono/8bits sera' um-montao-de-vezes menor que 1 minuto da mesma musica com todas as qualidades, ou seja, 44hz/estereo/16bits.
Roque, mas pra quê essa complicação toda? Simples. Eu quero que você entenda simplesmente isso: Vamos imaginar que você queira gravar uma música de um CD. Suponha que a música seja de 7 minutos em formato WAV. E você quer qualidade de CD. Então, você vai gravar essa WAV, e ela vai ter aproximadamente 100 megas (Falo isso por experiência própria). Pois bem. 100 megas ja' eram no seu HD. Mas caso você grave essa mesma musica, numa qualidade ruim pra cachorro (11hz/mono/8bits) ele vai ter no máximo 20 megas. Mas daí... um certo carinha chegou e pensou: "Poxa, como o formato .WAV é bundão... poderia ser mais cômodo. Ser menor, e com uma qualidade maior". E o carinha resolveu criar um formato diferente de áudio... um formato que levava uma base parecida com as MPeg's de Vídeo... o formato MP3.
"MP3?? Como e' isso??!"
Simples! Imagine a tal da WAV de 100 Megas. São 7 minutos de música.
Caso você converta eles para MP3, ele passa de 100 megas para 7.5 Megas. Incrível? Eu também acho. Uma Wav de 4 minutos? De 40 megas passa a ter 3.5, 3.8 megas... Nada mais. Legal né?
Na página do TechnOráculo temos o arquivo Winplay3.zip o "Player" desses formatos, disponíveis para Download. Pegue ele, e registre-o. Caso você tenha alguma duvida, mande um e-mail e verei o que posso fazer para ajudar.
"Ah, Legal! Adorei a idéia! Mas como eu posso fazer minhas próprias MP3???"
Elementar, meu caro leitor! Você acha que eu não pensei nisso? :)
Temos também o conversor de .WAV para .MP3, que é fácil de usar, mas requer uma máquina relativamente rápida. Um Pentium, pelo menos. é um processo demorado, mas que vale a pena. E só o fato de você gravar uma WAV com todas as qualidades já vai lhe tomar uma boa parte dos processos de sua máquina, portanto, faça seu upgrade. :)
O Arquivo a seguir que também estará na página é constituído de 3 executáveis, o L3ENC.EXE, G32.EXE e o L3DEC.EXE. Um "Encodeia" a .WAV para o formato .MP3. O Outro "Decodeia" de MP3 para WAV (O que é pouco útil, ou apenas de uso restrito e específico) e o G32, que funciona junto com os 2, mas o importante são os primeiros executáveis. Um exemplo de uso é você pegar uma .WAV qualquer e executar:
C:\>L3ENC Arquivo.WAV Arquivo.MP3 -crc -hq
Explicando as strings:
- o -crc e' mais pra verificação do CRC da MP3 quando ela estiver formada
- o -hq e' de High Quality... Ou seja, ele vai converter para a qualidade maxima que ele pode.
Depois vç no player e abra o MP3. Mais simples que isso, impossível.
Agora vamos pular para a parte polêmica da história. Pense comigo:
Uma música de 7 minutos, de um cantor X, de uma Gravadora X, gravada em qualidade de CD, e num arquivo .MP3 pequeno... Não tç cheirando alguma coisa não? Pois é... A Copyright. O Conceito é o mesmo da pirataria, mas desta vez, não se dç com os Microsoft Window's da vida, mas sim com músicas, o que torna a coisa mais preta ainda. Tem gente que cria Sites de MP3, e distribuem músicas inteiras, o que torna o fato de "ouvir música" mais barato para o usuário, e menos rentável para a gravadora.
Imagine uma música do U2, distribuido livremente pela Internet, num formato MP3 de 7 megas. Você acha que o pessoal não downlodeia? Mas é lógico que Downlodeia! Você esqueceu que você pode engatar sua Sound Blaster num tape deck e gravar as músicas? Se for o caso, você pode ir na casa daquele seu amigo que tem um estúdio lindo e maravilhoso e gravar um CD só pra você com as músicas que só você gosta? E Provenientes de MP3? Onde você não gastou 1 tostão comprando CDs ? Pois é. A Polêmica gira em torno disso, mas novamente, o controle se torna meio impossível, devido a extensão da rede e dos acontecimentos.
E, claro, temos que levar em consideração que não é todo mundo que sabe disso, não é todo mundo que tem uma conexão decente (aqui no brasil) pra conseguir baixar 7 megas de uma vez só, ou não é todo mundo que tem saco de ficar procurando as MP3's na Internet, já que a maioria dos Sites FTP interessantes são bem restritos. Vç nos Search Engines da vida e procure por "MP3" (sem aspas), ou senão, o estilo + MP3 (Ex: Jazz MP3) ou algo do gênero, e veja se você encontra algo que atenda as suas necessidades. Eu acredito que exista, mas muitos dos links não funcionam. De qualquer maneira, boa sorte, e caso você tenha alguma dúvida ou pergunta, me encontro ao seu dispor para responde-las. E por favor, não repare a demora dos meus reply's, porque eu normalmente respondo emails nos fins-de-semana. :)
Enorme abraço ã todos
BYTES
Daniel BSS
Quero aproveitar esse Bytes e publicar a carta do xará Daniel Y. Matsumura que lê o TechnOráculo (acreditem) do Japão! Ele escreve:
"Saudações,
Escrevo para dizer que sou um dos leitores do TechnOráculo e o aprecio muito. A disposição de colocar informações a outros sem ônus algum é, no mínimo, nobre. Levando em conta que o acesso aqui a revistas de informática e outras publicações do gênero são por demais dispendiosas. Chegam ao cúmulo de serem cobradas o dobro do preço de banca, isto quando você as encontra ã venda.
Para tanto escolhi a Internet para obter informações sobre o mundo interessante da Informática. E uso o seu e-zine como uma de minhas referências.
Boa Sorte nesta empreitada e não pare não.
Conhecimento aprisionado é conhecimento perdido.
Daniel Y. Matsumura
daniel@ma.kcom.or.jp
yoshio_matsumura@hotmail.com "
Gostei muito da carta de incentivo do amigo que ainda se corresponde comigo por e-mail, principalmente vindo do outro lado do mundo, não pensei que a revista pudesse chegar tão longe, e olha que eu não enviei diretamente para ele. Ele me contou algumas novidades que rolam por lç, sobre computadores que alguns brasileiros estão comprando diferentes do modelo PC e que não terão software disponível ao chegarem ao Brasil. Vou tentar obter maiores detalhes e retornar aqui. Valeu Daniel !
-----------
Quando este artigo foi escrito já estava disponível no site da Netscape a versão final (aleluia) do Netscape Communicator , contendo o esperado Netscape Navigator 4.0 rumem para http://home.netscape.com e façam o download. No mesmo site procure algo sobre a nova tag HTML <LAYERS> que permite posicionamento exato de figuras e textos inclusive com sobreposição. Aliado ao JavaScript é possível criar apresentações dignas de PowerPoint. Quando testei o beta 1 do Communicator tive a oportunidade de conferir uma página na própria Netscape que usava o recurso Layer, e o que vi, deixou muito Shockwave ai no chinelo...
------------
Uma discussão que surgiu na Esquina das Listas... O governo está para aplicar pela primeira vez a nova lei Anti-Racismo sobre um indivíduo que teria enviado mensagens de correio eletrônico ofensivas e ameaçadoras a negros e homossexuais. ”bvio que um idiota desses merece ser punido , mas que a justiça não esqueça o seguinte. Existem meios de se usar a conta Internet alheia, e meios mais simples ainda de se mandar um e-mail com falso remetente. Só espero que já que o crime surgiu na Internet , não coloquem um indivíduo que só ouviu falar de Internet no jornal e na televisão, para apurar o caso.
Correspondência comercial: Uma fábula sobre a paranóia da segurança de dados
P.C. Barreto
De: Chefe_cpd
Para: Todos
Prezados colegas: Informamos que, por motivos excepcionais, os serviços de rede do Departamento de Contabilidade têm estado indisponíveis desde as 14h de hoje por motivos de reconfiguração de sistema. Desculpem o transtorno: a equipe técnica do CPD está trabalhando duro a fim de proporcionar um sistema de informática melhor e mais rápido para todos nós.
De: Gerente_filial
Para: Chefe_cpd
O Gerente de Contabilidade tem que me entregar hoje um relatório importantíssimo e vocês me vêm com essa. Não consigo contato com ninguém do departamento. Que raios significa essa mensagem, afinal?
De: Chefe_cpd
Para: Gerente_filial
… exatamente isso que está escrito. Mas para não confundir a turma de iniciantes, não precisei explicar que o servidor da rede da Contabilidade caiu por motivo de falha no disco rígido - daí que ninguém recebe e-mail. Pode ficar tranquilo: eu e meus colegas do departamento técnico nos dispomos a trabalhar até a hora que for necessária para repor o sistema nos eixos.
De: Gerente_contab
Para: Gerente_filial
Estou acessando de outro terminal, pois o meu está indisponível. Além disso, todos os dados do meu HD desapareceram, incluindo o relatório que tinha a entregar. Como o backup de rotina é feito diariamente ãs 14h30 pelo chefe do CPD, e a queda do sistema se deu ãs 14h, temo que os dados estratégicos tenham sido perdidos irremediavelmente. Espero uma solução pertinente por parte do CPD antes de dar uma posição definitiva.
De: Plantonista_cpd
Para: Chefe_cpd
De acordo com nossa averiguação, a rede da Contabilidade foi contaminada por um poderoso vírus que entrou no servidor e se propagou pelos 25 clientes. Ainda não sabemos como esses dados não-autorizados passaram pelo firewall. O que explicarei aos usuçrios?
De: Chefe_cpd
Para: Plantonista_cpd
Não explique nada. Para a política de sigilo comercial da MegaPlex Corporation, não podemos arcar com qualquer declaração que possa parecer alarmista. Implantei pessoalmente o firewall, que custou uma fortuna ã empresa. Se for constatado que houve um furo na segurança, cabeças vão rolar. Mande a equipe proceder ã reinstalação de praxe, baixando o backup mais atualizado disponível e pondo a rede no ar o mais breve possível. Nossos empregos estão em jogo.
De: Gerente_contab
Para: Chefe_cpd
A equipe técnica está trabalhando direitinho, mas onde foram parar os dados do meu computador? Hç milhares de dólares em relatórios naquele HD. Quero-os recuperados imediatamente.
De: Chefe_cpd
Para: Plantonista_cpd
Consulte todos os usuários que estavam nos clientes da rede ãs 14h de hoje para ver se alguém notou algo estranho. Mas, discretamente, muito discretamente.
De: Gerente_contab
Para: Gerente_filial
Em tempo recorde, o sistema foi reinstalado, mas agora tenho certeza de que os dados do relatório foram perdidos: quando foi baixado o backup mais recente (de ontem), o relatório foi sobrescrito. Para se refazer o relatório, será preciso partir do zero ou mandar o HD para uma agência externa de recuperação de dados para aproveitar o que for possível. Peço autorização para fazer o que achar melhor.
De: Chefe_cpd
Para: Todos
Depois de breve interrupção, o sistema acaba de voltar ao ar. Você tem diante de seus olhos um cliente de rede renovado, com mais velocidade e flexibilidade para enfrentar os desafios da competitividade e da globalização. Agradecemos ã nossa equipe de suporte, que com seus enormes esforços, proporcionou a todos nós da MegaPlex mais este triunfo da informática.
De: Plantonista_cpd
Para: Chefe_cpd
Dos 25 clientes, 21 estavam desligados no momento da queda, e portanto não foram infectados. O trainee Oswaldo Fremantle estava jogando Tetris quando o ambiente operacional fechou repentinamente. A digitadora Glória Bastos estava lendo uma mensagem externa intitulada "Good Times" quando o sistema acusou erro de leitura no disco rígido. O contador Ernesto Gouveia estava redigindo uma mensagem para o Departamento Industrial quando o sistema também acusou erro de leitura no disco rígido. O contador Severino Freitas estava rodando uma planilha quando a tela se apagou repentinamente.
De: Chefe_cpd
Para: Plantonista_cpd
A política da empresa é clara ao proibir a entrada de disquetes externos com dados inúteis. Como Oswaldo Fremantle podia estar jogando Tetris? Procure saber como o jogo entrou no CPD para que possamos tomar as providências administrativas cabíveis.
De: Gerente_regional
Para: Gerente_filial
Avisamos pela última vez que precisamos urgentemente do relatório a ser emitido pelo Departamento de Contabilidade da sua filial.
De: Chefe_cpd
Para: Gerente_filial
Descobrimos que o trainee Oswaldo Fremantle trouxe um joguinho para o CPD, que provavelmente contém um vírus recente não detectado pelos sistemas homologados pela MegaPlex.
De: Plantonista_cpd
Para: Chefe_cpd
Quando perguntei a Oswaldo Fremantle como o Tetris entrou no sistema, ele disse que ignorava totalmente. Insisti, lembrando da política da empresa, e ele me respondeu mal, dizendo que não tem que dar satisfações a subalternos. Acho que o gerente da filial tem que saber disso.
De: Gerente_filial
Para: Chefe_cpd
Duvido que um trainee brilhante e consciente como Oswaldo Fremantle tivesse sido capaz de uma coisa dessas. Afinal, ele é sobrinho do gerente regional da MegaPlex. Examine com atenção a possibilidade de entrada de vírus por outros meios.
De: Gerente_filial
Para: Gerente_contab
Dada a impossibilidade prática, constatada pelo CPD, de enviar o computador para um exame externo, é preciso recomeçar do zero, custe o que custar. Desde jç, as despesas estão autorizadas.
De: Gerente_filial
Para: Gerente_regional
Em face de um problema de sistema, o Departamento de Contabilidade precisará refazer o relatório, ainda sem previsão de conclusão.
De: Gerente_contab
Para: Todos:contab
O momento é de trabalho, trabalho e mais trabalho. Com a perda de dados causada pela reconfiguração do sistema, é preciso fazer um esforço concentrado para refazer o relatório. Hoje ninguém tem hora para sair. Tratem de desmarcar quaisquer outros compromissos.
De: Chefe_cpd
Para: Plantonista_cpd
… claro que Oswaldo Fremantle não trouxe nenhum disquete com nenhum jogo. Na verdade, aquilo que parecia "Tetris", na verdade era um novo sistema de simulação estratégica empresarial. Pergunte a Glória Bastos que mensagem "Good Times" era aquela.
De: Gerente_regional
Para: Gerente_filial
Este atraso é inaceitável. O verdadeiro responsável deve ser localizado e responsabilizado por esse ato terrorista contra a MegaPlex Corporation.
De: Plantonista_cpd
Para: Chefe_cpd
Isto não faz o menor sentido. O firewall funcionava, não é verdade? Temos duas alternativas plausíveis: ou investigar as atividades do mal-educado Fremantle, ou assumir que o sistema de segurança é falho. Como se sabe, vírus só são transmitidos por e-mail quando é recebido um arquivo infectado em attachment, e mesmo assim, este arquivo terá que ser executado por ordem do usuário. Glória Bastos nem sabia o que era attachment, nem sabia em que diretório o programa de e-mail gravava os arquivos anexos.
De: Gloriab
Para: Chefe_cpd
Não posso ser acusada de coisa alguma. A única coisa que sei é que a mensagem tinha o título "Good Times", de procedência ignorada. Abri a mensagem para lê-la, como sempre faço, mas não entendi nada: não sei ler inglês. Como expliquei ao plantonista do CPD, nunca recebi qualquer informação sobre arquivos anexos. Quando foi baixado o backup do sistema na reinstalação, perdi todos os dados das minhas atividades das últimas 24 horas. Só uso o e-mail para receber e enviar mensagens - faz parte do meu trabalho - mas nunca imaginei que esse recurso pudesse dar tanta dor-de- cabeça.
De: Chefe_cpd
Para: Gerente_filial
Como pode conferir no documento 643872-B, que emiti hç seis meses, a instalação do sistema de firewall FireMaster 1.1 foi precipitada, quando sabemos que o FireMaster 1.4.1 teria proporcionado uma relação custo-benefício superior. Os resultados desfavoráveis de tal contenção de despesas foram sentidos na recente queda de sistema, causada, segundo consta de nosso exame detalhado, por um vírus enviado por e- mail a uma funcionária incauta.
De: Gerente_filial
Para: Chefe_cpd
Realmente, uso computadores porque sou obrigado: sempre preferi as velhas máquinas de escrever e as réguas de cálculo... Este caso prova que os micrinhos não são confiáveis mesmo. Reconheço que houve uma falta de visão de parte da MegaPlex, no que estamos pagando muito caro. Você e sua equipe estão fazendo um grande trabalho. Segundo o parágrafo 5 do artigo 27 do regulamento da empresa, o funcionário é responsável pela mç utilização dos dados que recebe. Como responsável pelos sistemas, queira proceder ao pedido de dispensa da infratora.
De: Chefe_cpd
Para: Gerente_dp
Cc: Gerente_filial
De acordo com pedido do Gerente da Filial, favor emitir carta de dispensa ã digitadora Glória Bastos, do Departamento de Contabilidade. A funcionária, na tarde de hoje, infringiu as normas de segurança de dados da MegaPlex, causando enormes prejuízos.
De: Plantonista_cpd
Para: Chefe_cpd
Estamos com problemas, pois todo mundo perdeu alguns dados, ninguém sabe de nenhum detalhe e todo mundo está comentando ã boca pequena que foi vírus mesmo. O que devo dizer?
De: Gerente_filial
Para: Gerente_regional
Estamos enviando em anexo todas as informações sobre os motivos do atraso na entrega do relatório. Resumidamente, segundo o CPD, uma funcionária infringiu claramente as normas de segurança de dados da MegaPlex, abrindo uma mensagem "Good Times" infectada por vírus. já tomamos as providências para a exclusão da funcionária de nosso quadro funcional e aumentaremos nossa precaução para evitar novas ocorrências do gênero.
De: Chefe_cpd
Para: Plantonista_cpd
Tranq¸ilize a todos: diga que a perda de dados é praticamente inevitável na reconfiguração de um sistema, e que se houve problemas, já foram totalmente sanados. A propósito, por favor, encerre imediatamente a conta de e- mail da (ex-)funcionária Glória Bastos. Obrigado.
De: Chefe_cpd
Para: Todos
Lamentamos informar que a digitadora Glória Bastos não faz mais parte do quadro funcional da MegaPlex Corporation. Porém, temos a satisfação de comunicar que nossa colega, de posse de toda a frutífera experiência acumulada nesta empresa, estará a partir de amanhã abraçando uma carreira igualmente bem-sucedida no serviço público. Tudo de bom, Glória!
De: Gerente_regional
Para: Gerente_filial
Diante dos expressivos serviços prestados pelo CPD de sua filial na defesa do patrimônio intelectual da MegaPlex, farei questão de recomendar junto ao Conselho Diretor a transferência do chefe de CPD para a Sede Regional e sua justa e consequente promoção a Gerente Geral de Sistemas.
De: Gerente_regional
Para: Assessor_imprensa_regional
Estamos enviando em anexo os dados pertinentes ao ataque de vírus por e-mail que causou graves prejuízos ao Departamento de Contabilidade de nossa filial.
De: Assessor_imprensa_regional
Para: Gerente_regional
Nossos consultores recomendam eliminar qualquer possibilidade de divulgação do "case". Apesar da possibilidade real de brecha no firewall, a MegaPlex Corporation - líder na indústria internacional - não pode ser acusada de displicência no controle dos dados que entram. Entraremos em contato com o Departamento de Marketing para estudar a melhor forma de se divulgar o fato aos funcionários, assim resguardando-nos de futuros ataques viróticos semelhantes, sem no entanto associá-lo ao nome da empresa.
De: Assessor_imprensa_regional
Para: Diretor_marketing
A transmissão de vírus por e-mail é um risco real ã integridade dos dados da MegaPlex, como foi assegurado pelo chefe do CPD de nossa filial. Precisamos encontrar meios de divulgar isto internamente.
De: Diretor_marketing
Para: Assessor_imprensa_regional
Em reunião da equipe de marketing, chegamos ã conclusão de que é preciso distribuir imediatamente o alerta contra os vírus de e-mail, dentro e fora da MegaPlex, através do meio mais adequado para tal: o próprio e-mail. Para isto, é preciso que a mensagem:
- a) se propague automaticamente, ou seja, os receptores se sintam na obrigação "cívica" de repassá-la ao máximo possível de pessoas
- b) não tenha qualquer relação direta com a empresa, tornando a mensagem de responsabilidade de quem a envia,
- c) evite as explicações técnicas que acabam por confundir usuários pouco experientes,
- d) aborde objetivamente as questões que afligem e amedrontam esses usuários,
- e) seja superficialmente endossada por profissionais de vastos conhecimentos técnicos,
- f) tenha a maior abrangência possível, cobrindo todos os "cases" semelhantes.
Nossos redatores ainda estão discutindo a melhor forma de compor tal mensagem. Assim que tivermos uma boa idéia a respeito, faremos nova comunicação.
De: zemane@anonymous.org.br
Para: Diretor_marketing
Assunto: Boa sorte!
Ao receber esta mensagem, beije quem estiver ao seu lado. Hoje é seu dia de sorte! Esta corrente surgiu na Colômbia em 1974 e já deu cinco voltas pelo mundo. Um aviador na Lituania recebeu a carta, jogou-a fora e no dia seguinte sofreu um terrível desastre. No hospital, ele se lembrou, mandou sua mulher pegar a carta no lixo, enviou dez cópias aos amigos e se recuperou milagrosamente. Na Califórnia, um desempregado usou seus últimos trocados em selos para repassar a corrente, achou um bilhete de loteria e ganhou 800 mil dólares em uma semana. Na Africa do Sul, um lavrador não enviou a carta e morreu subitamente no dia seguinte, vítima de uma doença até hoje desconhecida dos médicos. Lembre-se: é preciso ter fé! Tudo de bom acontecerá na sua vida se você enviar cópias desta carta a vinte amigos, senã0^*&%^(&*%^$%^$#%^#$%#$(*..........
{fim}
Windows NT 5
Roque S. Júnior
Alô leitores! Realmente eu tenho estado sem muito tempo para escrever muitos textos, entao, infelizmente essa edição terá duas matérias curtinhas de minha parte, mas na edição que vem vocês terão ótimos textos com super novidades.
O tema hoje é o Windows NT 5.0, na qual eu tive o prazer de testar uma versão beta em minha casa, que um generoso amigo em Miami me disponibilizou para Download. Gastei uns 4 fins de semana baixando 17 arquivos de 4.99 Megas. Feliz isso, não?
Pois bem: Vamos começar a falar sobre "O que N√O mudou no Windows NT 5.0:
Esteticamente: Não mudou nada. Continua com a taskbar, com o botaozinho Start, com o meu computador, mas uns detalhes mudaram, o que veremos mais a frente.
Seguramente: O NT continua sendo aquilo o que sempre foi. Um programa grande, (Agora ainda maior), seguro, estável e agora ainda mais seguro, pelo que eu pude notar.
Velozmente: Se você nao tiver máquina o suficiente, você vai sofrer para inicializar o bixinho. A Máquina ideal para um NT é sempre a melhor configuração possível, do estilo: Pentium 200, 64 de RAM, HD de 4 Gigas, bla bla bla. Se você tem um pentium 133 e 32 megas, você vai sofrer. Se você tem pentium 100 e 16 megas, sinto muito. :)
Detalhes: Caros amigos amantes do MS-DOS. Não, o MS-DOS N√O ACABA nessa versão do NT. Pelo menos, não nesta versão beta. E não acredito que o DOS vai acabar agora. Eu adoro meu bom e velho DOS, e não vou abrir mão dele tão cedo.
De repente, alguns detalhes eu esqueci, pois eu analisei o programa com um pouco depressa, mas agora aqui vão as novidadades que vão ser destaque neste NT 5.0.
Novidades:
- O NT já veio com um beta do Internet Explorer 4.0, com o Active Desktop instalado. Não vou entrar em detalhes, pois eu acredito que o Daniel Braga já tenha abordado sobre o assunto na edição anterior (Internet Explorer). Eu acredito que ele esteja igualzinho ao 4.0 beta para Windows 95, de repente podem existir alguns detalhes, mas quando chegar a versão final nós teremos o prazer de ver o bixo ao vivo e a cores.
- Acabaram-se os Double-Clicks em boa parte do Windows NT. E a previsão é acabar com isso também no Windows 97. Os ícones "My Computer", "Network Neighborhood" e todos os shortcuts criados são ativados por apenas um click de mouse. Isso é um adianto pois você economiza MOUSE (Afinal, 1 clique não "gasta" tanto o mouse assim =]) e anda mais rápido rodando os seus aplicativos.
- Essa novidade é realmente bom para uns, e ruim para outros. Sim, o Windows NT 5.0 agora é mais Plug'n'Play (Considerado por outros como "Plug'n'Pray", pois ele diz que identifica alguma coisa mas mal consegue identificar/configurar algo sozinho =]), e mais Multimídia! Na versão 4.0, o pessoal teve que correr atrás de Drivers para Sound Blaster AWE 32, Sound Blaster 16 e coisa e tal. Agora o NT já suporta essas placas de som como também Joystick e outras frescurebas a mais. Além disso, o NT ganhou agora uma bênção que todos os usuários de NT 4.0 adorariam ter. O ícone do "Add New Hardware", pois já que ele e' PnP, ele tem que ter esse recurso. No entanto, como a minha versão era uma BETA, e qualquer coisa poderia sair errado, o bixinho se estrepou ao tentar identificar meu modem, um USRobotics 28/33 Interno Sportster. Ele teve a coragem de dizer que "apenas achou um hardware novo, e que ia instalar os drivers necessarios". Ao ir na opção do Modem, ele identificou este como "Modem Padrão 2.400". Para você ver que as betas ainda dão problemas. Eu espero que eles consertem isso a tempo. :)
- Lembra quando eu disse que esteticamente ele não mudou? Pois é. Mas ele na realidade, mudou POUCA coisa. Só algumas frescuras. Se você já testou o Office 97 em sua/seu casa/trabalho, você deve ter reparado que as opções de "Arquivo", "Editar", "Inserir", etc, ao serem clickadas, eles descem "escroladamente" (em Scroll, Como se fosse uma cachoeira). Então, ao clickar com o botão direito do mouse na tela principal do NT, você verá as opções "escrolando" do ponto onde você clicou para cima e direita. Dependendo do lugar onde você clique, esse "Scroll" pode variar. Alem disso, ao clicar no "My Computer", você verá que no fundo da janela você não verá mais uma tela branca e sem graça, mas um background azulado que lembra um "Globo terrestre", ou um logotipo qualquer. … uma frescureba estética, mas tenho que admitir que ficou bem mais simpático.
Infelizmente não posso lhes dizer como é o NT5 na Internet, pois já que ele é uma versão beta, ele apresentou um problema na instalação do Dial Up Adapter, já que ele não identificava corretamente o meu modem. E além de não identificar, o Dial Up não lia o "Modem Padrão" para ser um dos seus "Dispositivos de Conexão". Se bem que o problema ocorreu apenas comigo, e um amigo meu em Miami disse que conseguiu instalar o Dial Up sem o mínimo problema, e conectou tranquilamente na sua Internet.
Como o NT está totalmente PnP, Multimídia e mais User- Friendly, podemos prever, com certa precisão, que os Jogos para Windows 95 funcionarão tranquilamente no bentido sistema, sem precisar judiar da galera que adora jogos. Afinal, a Microsoft tç pagando uma nota para todas as empresas de entretenimento, para fazerem jogos especialmente para Windows 95. Afinal, Jogo de DOS não dç mais lucro ã Microsoft, e Jogos para Windows faz o Bill Gates ganhar mais Din Din ($$$) com o "sisteminha operacional" dele, o maldito Windows 95. :)
Mas é só aguardar, pois realmente, as minhas expectativas estão muito boas em relação ao Windows NT 5.0. Estará bem mais "fresquinho", Multimidia, "Plug'n'Pray" e muito mais poderoso!
Um bom dia dos namorados para todos vocês, e se vocês querem um site legal para acessar e mandar um cartãozinho esperto para quem você ama, tente um www.bluemountainarts.com. :) Na próxima edição, falaremos sobre os Chats de Texto, Brasirc, Brasnet, IRC, um monte de coisas super interessantes! Fiquem ligados! Muito obrigado pela sua atenção, obrigado pelos E-Mails elogiando o nosso trabalho. Estamos aqui para informar, e sinto o maior prazer em faze- lo.
Um Abraço.
Passos básicos do mIRC e IRC
Daniel BSS
Para que o Roque possa falar tranquilo sobre amizades e demais relacionamentos pelo IRC na próxima edição tentarei dar aqui um bom tutorial sobre o uso básico do famoso Mirc (ou mIRC) , tudo que vou descrever aqui é bastante parecido para os outros softwares de IRC o que pode mudar são as posições dos botões e outras perfumarias. De qualquer modo falaremos aqui do mIRC, que é mais simples e usado pela maioria dos internautas, e na próxima edição volto com o PIRCH , um outro programa de IRC um pouco mais complexo, porém bem mais poderoso.
A última versão do mIRC só deus e o autor sabem qual é... Explico, o tal Khaled Mardam-Bey (autor do mIRC) lança novas versões quando dç na telha... Em um mês e meio a versão pulou de 4.7 para 5.02 isso se quando você estiver lendo este texto já não houver uma versão mais nova. Como explicar o uso do mIRC com base em botões que podem mudar de posição em uma próxima versão vai ser um bom desafio, mas sempre que possível explicarei o procedimento utilizando os comandos do IRC , que podem ser dados na parte inferior da janela. Por exemplo , você pode se conectar a um servidor clicando o botão Connect ou digitando lç na linha /server irc.abordo.com.br alias esses comandos são válidos para qualquer programa para uso do IRC. Como o Pirch, o Global Chat , o Zircon (Linux) , o OpenChat e o PMIrc (ambos para OS/2) e outros.
Estamos aqui usando a versão 5.02 do mIRC , que possuo apenas por querer uma versão que me mostre cores cada vez mais utilizadas no IRC. Alias a versão 4.7 passou a suportar essas cores que ao que parecem são compativeis com as cores usadas no Pirch. Pra quem Não esta entendendo nada do que eu estou falando eu explico as cores do IRC mais tarde.
Bom você começa com o fundamental... Baixando o mIRC de um dos milhares de sites que oferecem (provavelmente na página do seu provedor tem) ou no manjado: www.mirc.co.uk Home-Page oficial do mIRC. Um arquivinho .EXE de menos de 800k se bem me lembro que quando executado procede a instalação do programa.
Configurando o mIRC
Bom presumo que você já tenha instalado o dito cujo, então quando o executa pela primeira vez o programa abre e você dç de cara com a simpática foto do Khaled (foto esta que também muda a cada nova versão) bom não tem nada de muito útil pra você fazer nesta tela da foto. Desmarque o quadradinho que provavelmente está "tickado" com um X se voc6e não desejar ver esta tela sempre que iniciar. Feche a tela e agora você está na tela principal do mIRC onde se darão todos os bate- papos.
Nesta parte que o pessoal encontra a maior dificuldade. Vç em File / Setup . Gente, apesar do mIRC parecer ter milhares de coisas a configurar , na verdade é apenas nesta parte que você deve alterar algo. A primeira coisa que deve Ter aparecido para você é uma tela com uma lista de IRC Servers , nesta tela ou por perto devem existir espaços para você colocar seu nome, e-mail , apelido para usar no IRC e uma alternativa para este apelido. Pronto ! Só isso ! Apenas preencha os campos com seus dados pessoais.
Estando conectado a Internet escolha um servidor de IRC e clique o botão Connect, o que pode fazer o pessoal pensar que a configuração de algo esteja incorreta é o fato de nesta hora não se conectar a um servidor da lista. Isso acontece por inúmeros fatores e não por erro de configuração do mIRC que já vem praticamente pré-configurado. Você não tem que saber nada do seu provedor para poder configurar o programa. Tentem na lista se conectar a algum servidor da BrasIRC. Se não houver nenhum servidor BrasIRC fechem esta tela da lista de servers e digite na parte inferior da janela "Status":
/server irc.iis.com.br
Você vai estar se conectando ao servidor de IRC do Inside , que faz parte da rede Brasirc assim como outros servidores por onde outros internautas podem se conectar. Se no IIRC não seu certo, tente substituir o servidor na linha acima por um desses: irc.stc.com.br , irc2.sodre.net , irc2.kanopus.com.br
Se tudo correr bem , você vai receber uma série de mensagens do servidor algumas regras e informações, etc. Até que por fim vem a mensagem "End of /MODT Command" não espere muito pois as vezes por erro essa mensagem final não vem, mas a partir daí você está liberado para passear pelos canais de chat disponíveis no servidor. Se estiver em uma rede média como a BrasIRC você pode dar o comando /LIST e ver uma lista de canais disponíveis. Mas se estiver em uma rede grande tipo EFNet ou Undernet não de esse comando sob a pena de esperar muito tempo enquanto milhares de nomes de canais são trazidos...
Todos os canais são precedidos pelo símbolo # (não me pergunte por que...) , se voc6e quiser entrar em um canal basta dar 2 cliques sobre ele na lista de canais ou (se não tiver pedido a lista) digitar /join nome do canal
Para entrar no canal #Brasil , basta então o nacionalmente famoso /join #Brasil
Surge uma janela a mais dentro do mIRC, a do Canal #Brasil , dividida em duas colunas. Do lado esquerdo rola o papo entre a galera e algumas mensagens dizendo que fulano entrou/saiu do canal e etc. Do lado direito temos os Nicks (apelidos) do pessoal que está neste momento no canal. O mIRC tira vantagem do ambiente gráfico do Windows e permite que se abra vários canais ao mesmo tempo. Tente um /join #Rio e uma nova janela será aberta para o canal #Rio sem fechar o #Brasil
Não seja tímido e experimente digitar um "Olá !" ou saudação parecida no canal #Brasil ou #Rio , provavelmente vai receber uma resposta de outro amigo internauta. Daí vocês começam a bater papo e pronto. Experimente outros canais. E mais tarde outras redes que não sejam a BrasIRC , onde você encontrará muito mais canais sendo a maioria em Inglês.
Todos esses comandos /server /join , etc. São apenas facilitados pelos menus e botões do mIRC , por lç também encontram-se opções como envio de arquivos, tempo conectado (para regular o seu tempo batendo papo), Notify List (que faz com que o mIRC avise quando fulano ou beltrano estiverem no IRC) e muitos outros. Experimente e dê uma boa lida no Help do programa que vem com tudo e mais um pouco. :-)
As cores do mIRC
Eu não devia falar sobre isso para o pessoal que está começando agora, mas lç vai. As versões a partir da 4.7 do mIRC suportam cores. Ou seja, você pode enviar uma frase com fundo colorido ou letras coloridas. Na verdade é mais do que isso, também tem Itálico, Sublinhado, Negrito. Mas o que o pessoal gosta mesmo são das cores.
O procedimento é simples: Digita-se <Control>+K e um número de 0 a 12 , o que você digitar em seguida fica na cor escolhida quando digita-se o <Control>+K aparece um quadradinho que deve ser acompanhado sem espaços do número da cor. Representando o quadrado com o simbolo _ , então ficaria
_4 Olç ! _9 Tudo bem
E apareceria o "Olç" em vermelho (4) e o "Tudo bem" em verde (9) , para enviar uma frase com letras vermelhas em fundo verde usa-se _9,4
Aqui estão os números que representam cada cor. (Tirados da tabela no Help do mIRC)
0 white 8 yellow
1 black 9 lightgreen
2 blue 10 cyan
3 green 11 lightcyan
4 lightred 12 lightblue
5 brown 13 pink
6 purple 14 grey
7 orange 15 lightgrey
Mas pelo amor de deus galera, não abusem. Preservem os olhos do pessoal que está batendo papo ok ?
Então é isso ai. Espero que com essas dicas básicas vocês possam começar a caminhar pelo IRC e façam grandes amizades. Mês que vem o Roque vem ai com uma matéria que ficará mais fácil de entender para o pessoal que já conheça estes conceitos básicos.
[]s
Daniel BSS
FTP Explorer, a melhor opção
Daniel BSS
Corra para http://www.ftpx.com , o FTP Explorer (para Windows 95) oferece tudo o que um usuário de FTP poderia querer. Uma interface simples parecidíssima com a do Windows Explorer, um organizado e pré configurado catálogo de sites FTP, a possibilidade de importar a lista de sites do CuteFTP e o mais importante, o "resume download".
Para quem não entendeu o que é "resume download", vamos contar um estórinha para facilitar. Suponha que você esteja interessado em baixar o novo Internet Explorer 4.0 como fiz na edição anterior. Vai lç , acha o diretório e começa o download dos 18Mb. Depois de sofrer algumas horas com as instaveis conexões, e faltando apenas 500k para terminar a transferência, a linha cai.
Download perdido ? Até a algum tempo atrás sim... Mas não agora, reconectando a rede e fazendo novamente o download. O FTP Explorer pergunta se você deseja continuar a transferência do ponto onde parou, ou se quer sobreescrever. Escolhendo a primeira opção você baixa apenas aqueles 500k que ficaram faltando e o seu arquivo está lç sao e salvo. :-)
Agora calma, para que isso funcione é preciso que o site FTP em questão suporte o recurso de "resume download" , caso contrário nada feito. Alguns sites avisam se suportam ou não este recurso no momento do login, mas o melhor mesmo é testar , baixe uns 60 ou 70K e cancele; Em seguida recomece o download e verifique se vai ser possível continuar do ponto onde parou. Eu mesmo já fiz uso disso, o Internet Explorer 4.0 esta sendo baixado quando a linha caiu aos 12MB. Felizmente eu já sabia disso e o FTP Explorer fez o "resume" traquilo, tranquilo. (Diga-se de passagem continuei o download no dia seguinte, ou seja não precisa nem ser na mesma hora)
Falamos tanto do resume, apenas por este ser o maior atrativo que um programa de FTP pode conter, o CuteFTP suportava este recurso, mas apenas na sua versão regi$trada. já o FTP Explorer suporta, e o melhor: é inteiramente grátis.
O FTP Explorer é extremamente intuitivo, a tela principal é composta por 3 "frames" os dois superiores mostram a esquerda a árvore de diretórios do site, e a direita os arquivos e outras pastas de cada diretório. Ou seja, é o Windows Explorer em pessoa. Abaixo outro frame mostra as mensagens que o servidor envia e os comandos dados ao FTP. A integração com o Windows 95 permite que se crie atalhos para sites FTP assim como já ocorre com as páginas Web.
Dentro do menu Tools estão os já conhecidos "Connect" que conecta a um site FTP presente na sua lista (que é criada e editada a vontade) e a opção "Quick Connect" para conexões rápidas com um site que não pretende guardar para uso futuro, ou que Nao esteja listado. Como permite abrir mais de uma conexão FTP , com o menu "File New Window" o FTP Explorer usa o Transfer Manager para gerenciar suas transferencias. Inclusive as já passdas e/ou interrompidas permitindo o resume download de cada uma se for o caso. Caso não consiga conectar, o FTPX tenta novamente quantas e quantas vezes forem necessárias.
Incorpora também o recurso de busca de arquivos. Mas que antes precisa de um download do FPArchie, que pode ser feito de dentro do programa mesmo. Ou se preferir conectando a: http://www.euronet.nl/~petert/fpware/
Sem fazer propaganda, ele realmente é o melhor programa de FTP que já usei. E recomendo...
OS/2 ZONE
Maclei Tozzato
FIXPAK WARP 4.0 BRASIL
Jç está disponível o FixPak#1 para o OS/2 Warp 4.0 Brasil. Ele pode ser encontrado em: "ftp://ftp.software.ibm.com/ps/products/os2/fixes/v4warp/brazilian/xrbm001/".
Mas o que é FixPak?
FixPak são um conjunto de correções para serem aplicadas ao sistema operacional para eliminar bug's. Mas ele não serve apenas para corrigir bug's. Ele também é usado para implementar novas funções e recursos ao sistema, como a atualização de um componente interno por exemplo.
Os FixPak's são todos acumulativos, ou seja, o FixPak#2 (que deve ser liberado em breve na versão em inglês) conterá o FixPak#1 e maisn ovas atualizações/correções.
Todos precisamos instalé-los?
A IBM só recomenda a instalação se o usuário estiver tendo problemas com o OS/2 (visto que um FixPak não é testado exaustivamente como é feito com um sistema operacional) ou, se um programa necessitar dele para funcionar (como o WordPro da Lotus que só funciona com o FixPak#1 do Warp 4.0 instalado).
Como Instalar um FixPak?
Bom, abaixo vai a descrição de como instalar o FixPak#1 do Warp 4.0 Brasil. Mas o mesmo vale para os outros FixPak's, tanto para o Warp 4.0 em ingles como para o Warp 3.0, tomando cuidado apenas para baixar o FixPak correto de cada versão. Os discos CSF são os mesmos para serem usados por ambos os Warps (3.0 e 4.0 qualquer língua).
- Faca o download de todos arquivos em: ftp://ftp.software.ibm.com/ps/products/os2/fixes/v4warp/brazilian/xrbm001/
- Faca o download dos arquivos CSF em: ftp://ftp.software.ibm.com/ps/products/os2/fixes/wkickr/
- Faca o unzip de wkickr.zip em um diretorio temporario.
- Gere os dois discos de CSF com o loaddskf <arquivo> a: /f /q /y.
- Gere os nove discos de Fixes com o loaddskf <arquivo> a: /f /q /y.
- De um boot no OS/2 para garantir que o disco esta ok.
- Abra uma sessao OS/2 ou full-screen OS/2.
- Coloque o primeiro disco do CSF no drive A.
- Passe para o drive A e execute o programa service.
Nao se esqueca de ler todos os readme's antes de comecar.
Bom, espero que eu tenha ajudados vocês a instalarem o FixPak. Lembrem-se que se o seu Warp 3.0 não for a versão Português Brasil, vocês podem baixar eles em ftp://ftp.software.ibm.com/ps/products/os2/fixes/v4warp/ e, é apenas selecionar o país correto do seu FixPak.
Internet e OS/2
O OS/2 é um sistema operacional que nasceu naturalmente para rede. Então, o OS/2 tem tudo haver com a Internet. Mas o que se vê são usuários acessando a internet pelo WinOS2, por motivo de não ter conseguido configurar o Dialer (Dial Outhers Providers) ou, por falta de informação sobre os programas disponíveis para ele.
Este artigo visa ajudar você a se conectar com a Grande Rede usando o OS/2 e, consequentemente, aproveitando a sua multitarefa.
Usando o IAK
O IAK (Internet Acess Kit) que vem com o OS/2 tem os programas para um acesso B¡SICO a Internet.
Sobre o IAK eu só vou falar sobre o Dial Outhers Providers (DOP), pois os outros não conheço suficiente, além que eu só utilizei o DOP e o PMFTP para poder "baixar" os softs que uso no momento (que são muito melhores). Então, vou orientá-los a fazer o mesmo.
Usuarios do Warp 3.0
Os usuários do Warp 3.0 devem pegar, depois de instalar o IAK, um arquivo chamado de PPP.ZIP (que pode ser encontrado na IBM ou no Hobbes <hobbes.nmsu.edu>, que é necessário para uma conexão PPP, pois o IAK deste só vem com o Slip.
Depois de "baixado" ele, vç para o diretório raiz daonde está instalado o OS/2 e (utilizando o Unzip do OS/2) digite: x:\unzip ppp.zip que ele descompacta os arquivos nos lugares certos. Mas tem que tomar cuidado para que o PPP.ZIP esteje no diretório raiz do drive aonde esta instalado o OS/2 e que se digite este comando lç (no diretório raiz do drive onde está o OS/2) também.
Jç os usuários do Warp 4.0 não precisam. Bastam apenas instalar o IAK e pronto.
Como se Conectar com o DOP?
Muita gente tem dificuldade de usar o DOP. Vou descrever como configurá-lo para conseguir a conexão com ele.
A 1° coisa a saber é o tipo da sua conexão. As mais comuns são do tipo PAP (PPP Autentic Protocol) e a que o usuário tem que digitar o username e senha.
No PAP você não precisa digitar nada, pois a sua identificação é feita pelo próprio protocolo PPP.
Digitando o Username e Senha, quando a conexão se completa (depois que os modens de entendem) o usuário tem que digitar o username, a senha e, em alguns casos, o comando para ativar o PPP.
Para facilitar as coisas, vamos tomar como exemplo um usuário com o username TESTE, utilizando um provedor EXEMPLO.COM.BR.
PAP
Para o PAP você tem somente que entrar com os dados como estão nas duas telas abaixo. Repare que somente os campos necessários estão preenchidos e, que esses dados tem que ser fornecidos pelo seu provedor de acesso.
Somente vou representar a aba Sessão e Conexão, pois a aba Servidor não é necessária o preenchimento e a Modem vai é você quem tem que preencher, pois vai depender do modem de cada usuário.
Digitando
Na forma de digitação, a única opção diferente é a Sequência de Conexão da aba Sessão. Vai ser aí que você vai fazer o famoso script para o OS/2 AUTOMATICAMENTE digitar o seu username e senha.
Geralmente os provedores de acesso que utilizam este método perguntam primeiro o username, a senha e, em algums caso, um comando para ativar o PPP.
Então, ele fica da seguinte forma:
[LOGINID]
\r
[PASSWORD]\r
\r
ppp\r
\r
… simples entender o que está aí. Em [LOGINID] você está informando a ele para que ele envie o seu username. O "/r" significa que logo após enviar o seu username enviar um Enter. Em [PASSWORD] você está informando que é para enviar a senha. Depois um Enter, Depois um Enter novamente.
Caso você não precisa digitar o comando para ativar o PPP, basta parar aí. caso precise, coloque-o. No caso do exemplo o comando para ativar o PPP é ppp. Logo após ele envia um Enter e, depois, um outro Enter.
E se não funcionar?
Bom, se você for daquelas pessoas que tem "sorte" e não funcionar nada disso e, se ainda quizer tentar com o Dial Outhers Internet Providers, pode digitar pppterm no campo Sequência de Conexão e fazer tudo manualmente.
Caso isso não funcione procure um GU OS/2 ou o Suporte On-line da IBM 0800-787377 para ver se eles ajudem.
Bom, espero que eu tenha conseguido ajudar um pouco vocês. Lêem os helps dos programas e veja se eles lhe indicam algo mais.
Mas, de qualquer fora, eu aconselho vocês a abandonarem o DOIP e partir para o In-Joy e o iLink/2, que são dois EXCELENTES dialers e, sem querer puxar a "brasa" pro OS/2, os melhores que eu já vi. Eles podem ser encontrados no Hobbes <hobbes.nmsu.edu> facilmente. Peguem eles e experimentem. Com certeza, vocês vão gostar de um deles.
Usando a Internet com programas do Windows
Bom, antes que me perguntassem como usar programas do Windows em uma conexão feita pelo OS/2, já vou descrever como se deve fazer , para poder "agilizar o serviço".
… muito fácil configurar para que os programas do Windows 3.x para Internet rodem sobre uma conexão realizada pelo um programa OS/2.
Você tem que fazer com que o WinOS2 ache o arquivo WINSOCK.DLL do TCP/IP do OS/2 e não ache o do Trumpet.
Isso pode ser feito da seguinte forma:
- Editando o path do Autoexec.Bat, colocando o caminho do arquivo na frente do comando;
- Copiando o WINSOCK.DLL do diretório "\tcpip\bin\dos" para o diretório "\os2\mdos\winos2".
Agora é só se conectar com o DOIP, abrir uma sessão WinOS2 e rodar o seu programa preferido.
Qualquer dúvida, podem escrever para mim que vou fazer o possível para ajudá-los!
[]s
Maclei
maclei@geocities.com
Techno LINKS
Uma página com um excelente curso sobre JavaScript. … muito boa a iniciativa do pessoal em oferecer esses cursos gratuitamente pela rede. http://www.elogica.com.br/bbs/curso/FrameJava.htm
Para o pessoal que curte zines Hackers e já leu tudo que seria possível em português temos aqui uma página com zines em espanhol (que com o meu pobre portunhol deu para ler tudo perfeitamente) http://www.geocities.com/SiliconValley/Park/7574/emag.htm
A famosa página "QUAKE Repositório de Software" em: http://terra.npd.ufpb.br/~paiva/
Nem só de Cadê (http://www.cade.com.br) vivem as buscas por home-pages brasileiras. Experimentem também o BookMarks do Alternex (http://bookmarks.ax.apc.org/) e o ACHEI (http://www.achei.net)
Você instalou o Real Audio mas até agora não serviu de nada ? Bom , eu garanto que você vai encontrar muitas home-pages que usam esse plug-in visitando a página "Rádios ao Vivo" http://www.geocities.com/Hollywood/Set/2280/ com rádios brasileiras e estrangeiras. Separadas por temas como esportes, música , jornalismo.
Uma das primeiras home-pages otimizadas para o Internet Explorer 4.0 só poderia ser a página dedicada a ele mesmo. http://iegallery.com/ com muitos componentes para uso no novo browser da Microsoft.
Você conhece o Tom's Hardware Guide ? Se você gosta de Hardware ou quer aprender um pouco mais e o inglês não é problema é bookmark obrigatório: http://www.sysdoc.pair.com/ esse cara arrumou uma briga feia com a Intel quando avaliou que o Pentium 2 seria pior que um Pentium Pro. A Intel tentou coagir o cara e ele botou a boca no trombone , ou melhor na Internet. A Intel teve que se recolher e negar a coação. … Intel... E o bug do Pentium anos atrás hein ?
O site da Intel está disponívem em: http://www.intel.com, com novidades, informações técnicas sobre o MMX e o Pentium 2 e até opção para textos em português.
-----------------------
Até o proximo mês ! :-)
[]s do TechnOráculo Team