TechnOráculo - NUMERO: 4
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
T E C H N O R ¡ C U L O
Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet
[[[ Edição 4 ]]]
http://www.geocities.com/southbeach/5970
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Editado por:
Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@pobox.com)
Com a colaboração mais do que especial neste número de:
Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)
Site Oficial do TechnOráculo: http://www.geocities.com/southbeach/5970
Assinatura do TechnOráculo:
Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject:
Assinatura do TechnOraculo
Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o danielbss@pobox.com e opine a vontade. :-)
Geral:
Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto puro e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.
Pra quem não tem acesso a Internet, vou colocar todas as versões no BBS Future NET do Rio de Janeiro telefone: (021) 325-4952 , óbvio que a liberação do cadastro no BBS depende do sysop de lç. Mas ai é com ele.
Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.
Está liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos de artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Nesta Edição
- Introdução
- …tica no E-Mail Parte 2
- BYTES (Por Daniel BSS)
- A Internet lava mais branco (P.C. Barreto e o que ha por trçs do mau uso da Internet no Brasil)
- O dia a dia de um usuçrio OS/2 (Maclei mostra como é o dia comum de um user/2)
- A "alegria" de ser suporte Internet
- Ative o seu Desktop (Daniel BSS avalia o novo Microsoft Internet Explorer 4.0)
- OS/2 Zone (Dicas e truques)
- Techno LINKS (Os links desse mês do TechnOráculo)
Introdução
Alo gente, mais um mês e o número 4 do TechnOráculo ta ai. Fazendo um enorme sucesso ! Chegam cartas de tudo quanto é canto desse Brasil. E até algumas de fora, temos 2 assinantes Portugueses, o que quer dizer que pelo menos esses já leêm a revista lç da boa terrinha. :-)
Como já deu pra notar a acentuação do zine passou a ser em modo Windows, isso foi decidido por votação, e a preferência pelo Windows foi tão esmagadora que me fez parecer uma besta, de ter insistido tanto em acentuar no DOS nos primeiros números. Bom, espero que agora esteja agradando a todos os leitores.
Nesta edição temos o prazer de contar com a colaboração do grande P.C. Barreto, ele mesmo que escreve eventualmente no caderno Informática Etc. Pelo menos aqui neste zine o pessoal do Globo escrever por livre e espont‚nea vontade, sem precisar ter seus artigos digamos "copiados" como em alguns outros lugares por ai. >;-)
Com tantos artigos bons pude me concentrar somente no Internet Explorer 4.0 , que consumiria todo o meu tempo mesmo que eu não quisesse. O bichinho esta poderoso mesmo, Netscape vê se acorda ! Confiram o artigo e se gostarem têm a dica de onde baixar o dito cujo. "Só" 18MB...
Ah ! Parabéns a todas as mamães nesse mês especial ! :-)
[]s
…tica no E-Mail Parte 2
Por Roque S. Junior com a colaboração de Daniel BSS
Oi Pessoal. :)
Na edição passada, nós comentamos um pouco sobre …tica em relação ao EMail, o que fazer ou não fazer em algumas situações meio "enrolativas", Sobre o Quote, bla bla.
Hoje eu vou falar de duas coisas. O lado negro do Email, no caso, o MailBombing, e sobre os programas atuais de Email.
Cmeçando sobre os programas de email atuais:
Nessas ultimas semanas estamos presenciando o corre-corre da Netscape e da Microsoft para atualizar/encrementar seus browserzinhos. Segundo o nosso Beta Tester Daniel Braga (‘ Puxa-Saquismo, sô!), as coisas vao muito bem, obrigado, mas uma coisa me incomoda profundamente. Os programas de EMail desses browsers. E não é só isso... … também a influencia dos mailers desses browsers que é imposta no nariz da Qualcomm (Fabricante do conhecidíssimo Eudora) e a produtora do Pegasus Mail que eu nao sei o nome.
Pois bem. Deixe-me explicar o porquê do meu medo em relação a esses Browsers. Cada vez mais a WEB e os outros recursos da Internet estao ficando cada vez mais "afrescalhados"... Fontes na WWW, é recursos a mais, é detalhes a mais, coisas que deixam o webmaster de pernas pro inferno... mIRC (programa de CHAT pra quem não sabe) cheio de frescuras, corezinhas, Underlined, enfim... A Internet está ficando mais colorida. Mas, o que a gente tem a perder com isso?
Veja bem... Agora voces podem achar que eu estarei apertando a mesma tecla. Quanto mais frescura, mais lerdo. …. Não entendeu? Eu explico.
Simplesmente. O que é mais fácil transferir? Voce escrever um "Oi" ou voce escrever "é14Ooii"? (Antes de mais nada, deixe-me explicar esse exemplo: Como eu sou usuário assíduo do mIRC, essa String do é14,TEXTO é o recurso usado para dar CORES/ATTRIBUTOS ao texto.) Sim, sao mais caracteres adicionados para botar corezinhas num texto... Escalar fonte de um texto, entre inúmeras outras coisas.
Você leitor, que é uma pessoa bem dotada de equipamento, com uma Pentium 133/150 nao deve notar esse tipo de coisa, particularmente, falando em WWW. Agora experimente entrar numa página cheia de Java e de GIF's animadas, com Musiquinha e com backgrounds texturados e veja se vai ser "tao bom" para você. Palavra de quem sofre isso na pele... Ou seja, Euzinho. :)
Mas, voltando ao EMail... Ouvi falar que os Mailers do Explorer / Netscape 4.0 estão nessa de botar uma frescura de Mail colorido / escalçvel. Não comprovei pessoalmente ainda, mas não vai demorar muito para ter uma certeza disso ou um erro. Mas o que eu tive o prazer de testar aqui em casa foi a versao do Eudora 3.0 (Sim, eu sei, a mais recente é a 3.01, mas eu peguei a 3.0!). Esperando uma melhora singela do programa, já que na versão atual que eu uso ele já satisfaz as minhas necessidades, instalei-o. Comeu uns bons 10 megas do meu HD. Rodei o bicho, configurei, e tudo mais.
Acredite ou não, para aqueles que já mexeram no Internet-In-A-Box, ele está muito parecido com o SPRY Mail. Ele tem os folderzinhos num cantinho esquerdo, dentro dum frame, enquanto que o Mail fica ali, do lado direito, ocupando o resto do espaço. Até ai, nada de mais, pois quando se dç o reply, ele pega o espaço todo. Mas o que eu parei para achar ruim foi um aspecto bem imbecil... que é justamente o Quote.
Eu, definitivamente, N√O DISPENSO o quote. Tenho anos e anos de BBS, 2 anos de Internet e nunca deixei de usar quote. Uso SEMPRE quando NECESS¡RIO. O Eudora 3.0 fazia um quote esquisito, como se fosse uma PIPE em Negrito (Pipe => "|") no comeco de toda a linha. Tudo bem. Fiz uma dobradinha. O Meu eudora velhinho de 16 bits Pro e esse Eudorazão 3.0 todo cheio dos bregueleques. Mandei um Mail do Eudora 3.0 pro 2.1. Chegou legal. Nada de mais. Não usei fontes coloridas. Afinal, não ia deixar de usar o Eudora 3.0 só por causa que ele tem CAPACIDADE de mandar mensagens coloridinhas. Se tem, tudo bem. Usa quem quer. Eu nao gosto de usar, entao deixa pra lç.
Quotei a mensagem do Eudora 2.1 e mandei pro 3.0. Chegou legal, sem nenhuma deformação aparente. Quotei no 3.0 (Para fazer aquele sinalzinho de ">" no inicio de toda a frase)... Epa... Não foi. Tem uma PIPE em negrito aqui atras... o q sera'? Respondi, e mandei de volta para o 2.1. Ao ver a mensagem no 2.1, tive a feliz constatação que aquele PIPE só significava alguma coisa para o Eudora 3.0.
Não, eu não testei Eudora 3.0 com Eudora 3.0 para ver se o Pipe aparecia, pelo seguinte Motivo:
Você já deve ter percebido o meu ponto de vista em relação a essas afrescalhagens nos emails... Cores, Fontes escalaveis, etc. Mas na minha singela opnião, o Mail tem que ser Simples, Objetivo e Rapido.
Segundo o que eu reparei, a fonte normalmente usada no Email é uma ASCII 7 Bit (MIME) ou algo do gênero (Não entendo tanto assim de detalhes técnicos de fontes de mail). Como eu exemplifiquei anteriormente, quanto mais voce afrescalhar o texto, mais cheios de "caracteres malucos" (leia- se o é e outras coisas a mais) vai vir a mensagem. E uma coisa que eu ainda desconfio sobre essa frescura sobre Email é saber se existe um PADR√O de uso destes caracteres coloridos. Ou seja, O Eudora 3.0 que mandar um mail pra um Mailer do Netscape 4.0, vai ser lido "coloridamente" por este? E vice versa?
Eu ainda não vi isso acontecer, mas daqui a algum tempo iremos descobrir.
Particularmente eu tenho tanto ódio desses mailers afrescalhados que quase me faz odiar a empresa Inteira. Um amigo meu, o Alexandre Correa (Acorrea@centroin.com.br) estava testando o mailer novo da Netscape, ou do Explorer, sei lç, não lembro. Acho que era o do Netscape. Era tão cheio de frescura, mas tão cheio de frescura, que a porcaria do Netscape convertia a mesma mensagem em 2 formatos diferentes! O texto em ASCII (MIME) e o texto em HTML, para os leitores do mail do Netscape! Ou seja, ao inves de um mail de 2 KB, eu recebi um mail de 5 KB! (2 em ASCII, 3 em HTML => Visto q HTML = ASCII + os sinais de > e <.) O Daniel Braga pode confirmar isso, pois ele também me irritou bastante com esse tipo de recurso.
Para Concluir: Espere um pouco antes de mandar email coloridinho para seu amigo. De repente, ele pode acabar não lendo bulhufas. Caso pinte alguma novidade envolvendo esses tópicos, eu escreverei uma matéria corrigindo o que está errado no texto. Obrigado pela sua atenção e paciência. :)
O lado negro do E-Mail
Dicas de como agir ao receber um mail-bomb
Agora vamos a Parte do "Lado Negro" Do E-Mail... Vamos falar um pouco de Mail-Bombing (também conhecido como MailFlooding)/Mail- Anonimo/Mail-Flooding. Antes que você pergunte: Não existe vírus de mail. Ponto. Acabou.
Vamos começar conceituando MailBombing/MailFlooding. Mailbombing é quando você chega num SMTP da vida e manda centenas de mensagens para um endereço qualquer com um objetivo bem simples: Entupir/incomodar/emputecer o destinatário. (Lógico, com um FROM desconhecido.)
Como acontece: Quando você vai checar mail e tem + de 500 mensagens esperando por você.
Como são essas mensagens: Podem ser de 2 tipos, as "vazias" (Assustam só pelo numero, mas o corpo do texto apresenta pouca coisa (2Kb no máximo). E as cheias, que normalmente ultrapassam a barreira dos 20kb.
Como se faz isso: Não vou dizer. Questão de ética. Se você for um cara bom, mas bom mesmo, você vai saber se virar sozinho. Mas, explicando como ele é feito, ele pode ser feito de duas maneiras:
Por um programa feito por um hackerzinho de fundo de quintal, no caso, o mailbombing do "tipo 1".
Por um cara fera em unix/linux, que representa o segundo tipo de tamanho que eu mencionei anteriormente.
Na primeira situação, o programa vai agir da seguinte maneira: … um programa baseado em Windows, que pergunta qual o FROM que você quer usar, qual o destinatário, Subject, MAS SEM BCC/CC. Da' um corpo de mensagem relativamente de meia página para você escrever. Pergunta qual o SMTP que você quer usar para mandar as mensagens e pergunta quantas mensagens você quer mandar. Pronto. … simplesmente isso. Mas... tem um porém. Sendo fácil de mandar, é (relativamente) fácil de identificar o agressor.
Se você recebeu um MailFlooding recentemente, é lógico que você recebeu de um inimigo seu. Se você é um cara super "amado" por aí, você vai ter uma lista bem grande de suspeitos. Fora isso, é fácil identificar o "animal" com a seguinte atitude: Veja o Header (Cabeçalho) completo da mensagem que você recebeu.
Vou dar um exemplo de um cabeçalho interessante que eu recebi outro dia desses... (Lembrete: Eu uso EUDORA PRO 2.1.2)
==============>
Received:from correio.openlink.com.br (correio.openlink.com.br
[200.240.24.17]) by panther.unisys.com.br (8.7.5/8.6.9) with SMTP id
WAA17274 for <rasjr@unisys.com.br>; Sat, 21 Dec 1996 22:18:32 -0200
(BDB)
Received:from seu.otario.com.gov.br (200.240.24.126) by
correio.openlink.com.br
(EMWAC SMTPRS 0.81) with SMTP id
<B0001856409@correio.openlink.com.br>;
Sat, 21 Dec 1996 21:36:00 -0200
Date:Sat, 21 Dec 1996 21:36:00 -0200
Message-ID:<B0001856409@correio.openlink.com.br>
From:<roque@seu.otario.com.gov.br>
To:<rasjr@unisys.com.br>
X-Priority:1
Subject:Sua Besta
Mime-Version:1.0
Content-Type:text/plain; charset="us-ascii"
Content-Transfer-Encoding:7bit
=============>
Aqui eu posso reparar que a mensagem foi mandada da Openlink, e que o
IP do SMTP da openlink eh 200.240.24.17 e o IP do "animal" que mandou
o Mail eh 200.240.24.126.
Se eu traçar a rota desse IP, eu descubro que foi um CARA da openlink
que mandou o email. Como se faz isso? Ao estar conectado, abra uma
janela DOS e escreva o seguinte comando:
C:\>tracert 200.240.24.126
Tracing route to oprj086.openlink.com.br [200.240.24.126] over a
maximum of 30 hops:
1 270 ms 211 ms 210 ms rionb04.unisys.com.br 200.220.18.13]
2 220 ms 230 ms 191 ms unirio01.unisys.com.br [200.220.0.1]
3 470 ms 851 ms 591 ms 530.Hssi4-0.GW1.DET1.ALTER.NET
[137.39.146.17]
Etc...............................................................
Você pode reparar que na primeira linha ele confirma a procedência do Mailbombing, que é da Openlink.
Legal. Descobri "DE ONDE VEIO" o filho da mãe que me mandou esse Mail. O que fazer?
Por vias LEGAIS, você deve encaminhar esse HEADER para alguem da Openlink, ou o suporte, ou o webmaster se for o caso, falando que você foi mailbombeado pelo cara que usou esse IP, e o header foi esse. O cara vai saber quem foi, e irç notificar o usuário. Mas se bem que nao deve ajudar muito. Não adianta você pedir pro cara da openlink o USERNAME da pessoa que mandou o mailbombing (eles tem essa informação, podem ter certeza) que eles não vao te passar, com um motivo lógico, que você poderia "retribuir a gentileza".
Por vias diretas, você pode fazer por eliminatórias de seus inimigos que usem a Openlink, acha o nome do cara no VTX, cata o endereço, vai la',liga pro cara e enche ele de p#^#%da. :)
Pergunta provável: "Ah, mas Roque, o cara pode achar a conta de um mané da Openlink, acessar por lç, e mandar o mail anônimo!"
Sim, mas por TELNET é difícil você mandar mail em QUANTIDADE... Principalmente no caso dos Provedores de acesso cariocas. Esse assunto é bem complicado. Vamos tratar mais adiante.
Nesses tempos todos de Internet recebi umas 3 ou 4 mailbombings. Uma que foi essa aí, basicamente para aporrinhar pouca coisa, e outra que me assustou demais, pois foi muito difícil identificar o agressor.
Vamos a ele.
====================>
Received: from urvax.urich.edu (urvax.urich.edu [141.166.97.36]) by
panther.unisys.com.br (8.7.5/8.6.9) with ESMTP id NAA27403 for
<rasjr@unisys.com.br>; Tue, 14 Jan 1997 13:58:42 -0200 (BDB)
Received: from my.dick.com (139.82.70.18)
by urvax.urich.edu (PMDF V5.0-7 #11964)
id <01IE75RRE9K0003TKS@urvax.urich.edu> for rasjr@unisys.com.br; Tue,
14 Jan 1997 10:03:20 -0500 (EST)
X-UIDL: 853257662.036
From:suck@my.dick.com
Date:Tue, 14 Jan 1997 10:03:20 -0500 (EST)
Date-warning: Date header was inserted by urvax.urich.edu
Subject:your fuckin'mother
To:rasjr@unisys.com.br
Message-id: <01IE76NC9I2A003TKS@urvax.urich.edu>
MIME-version: 1.0
Content-Type: text/plain; charset="us-ascii"
Content-transfer-encoding: 7bit
Status: RO
=====================>
Epa... urvax.urich.edu ??? O que que temos? Temos o SMTP (141.166.97.36) e temos o IP do Agressor (139.82.70.18). Tenho quase certeza que isso foi feito em Unix, devido aos seguintes fatos:
A mensagem tinha, em conteúdo, 25Kbytes. Ou seja, num programa de Windows, … MUITO DIFICIL você mandar um mail desse tamanho em MUITA QUANTIDADE e em pouco espaço de tempo.
Nao odeio ninguem dos EUA o suficiente para a recíproca ser verdadeira, e o cara me mandar um mailbombing assim.
Recentemente tinha discutido com um cara "Metido a Hacker", e veio na minha cabeça algo que eu mais temia: Ter subestimado o cara e agora eu estar me ferrando.
Pois bem. Como eu comecei? abri um netscape e botei o urvax.urich.edu la'. Onde fui parar? Universidade de Richmond, nos EUA. Você está... "Bolado"? Eu também ! Continuemos:
Achei a Universidade de Richmond, na Virginia, EUA. Fui no WWW deles e comecei a procurar os links para Emails de dúvidas / Reclamações /Policies e algo mais. Achei. Mas antes, tentei dar um FINGER no host, porque já que era uma universidade, quem sabe o Finger tivesse alguma chance de funcionar naquela ocasião. Feliz foi minha atitude, pois o comando funcionou. :)
Estou dando o FINGER no host HOJE, apenas para exemplificar. Mas como todo o FINGER, da pra você ver o que algumas pessoas estão fazendo. No caso, estava procurando quem estava naquele momento mandando mail's (SMTP/MAIL).
OBS: No dia em que isso aconteceu comigo, a mensagem estava sendo mandada DIRETO, ou seja, o cara ainda estava mandando enquanto eu estava investigando.
==================>
C:\>finger @urvax.urich.edu
[urvax.urich.edu]
Sunday, May 4, 1997 8:36PM-EDT Up 8 19:29:38
5+0 Jobs on URVAX Load ave 0.59 0.50 0.46
User Personal Name Job Subsys Terminal
BACKUP Generic backup acc 1255C DCL 35:17.TTA0
CHARLESWORTH Art Charleswort 37315 DCL 3:57. TTY1536
TRUPRIGH Timothy David Rupr 4376A TELNET NTY1826std39017
(* alguns dados foram retirados para caber na largura da página)
====================>
Pois bem. Dç pra reparar que tem um cara dando TELNET, outros em DCL (não sei o que que é) mas o importante é você entender que tem a situação onde a pessoa está no SMPT (ou no MAIL) mandando alguma coisa. Era isso que eu procurava.
Bom... de posse desses dados, peguei essa parafernália toda e, usando o meu ingles (que é muito bom, diga-se de passagem =]), mandei email para a galera administradora da Universidade de Richmond, explicando o que estava acontecendo. Pois bem. Depois de umas 2 horas, a avalanche de mails de 25kb (com 40 mensagens já era 1 Mb de email), deletei tudo direto pelo POP server (depois eu explico como eu fiz isso) e fui dormir. No dia seguinte, fui checkar mail (Rezando para que nao tivesse mais mails de 25kb) e recebi respostas da galera de Richmond.
Vejam como os caras são super simpáticos, e veja o "desfecho" do tal mailbombing.
===================>
Date:Tue, 14 Jan 1997 11:27:21 -0500 (EST)
From:John Lundin Jr <LUNDIN@urvax.urich.edu>
Subject:Re: Mailbombing.
To:Roque Santos Junior <rasjr@unisys.com.br>
Cc:kmonday@richmond.edu, abuse@richmond.edu, postmaster@rdc.puc-
rio.br,LUNDIN@urvax.urich.edu
Dear Roque,
Thank you for letting us know there was a problem. We have blocked
further messages from that source. They did NOT come from here. The
actual origin is in Brazil. The address is unregistered, but owned
by:
|Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (NET-PUC-RIO)
| Rua Marques de Sao Vicente 225, Gavea
| CEP 22453 - Rio De Janeiro - RJ-
| BRAZIL
|
| Netname: PUC-RIO
| Netnumber: 139.82.0.0
|
| Coordinator:
| Riet, Nelson (NR13) riet@RDC.PUC-RIO.BR
| +55-0210529-9421
I will send them a note separately.
v This is the source.
>Received: from my.dick.com (139.82.70.18)
by urvax.urich.edu (PMDF V5.0-7 #11964)
id <01IE75RRE9K0003TKS@urvax.urich.edu> for rasjr@unisys.com.br; Tue, 14 Jan 1997 09:46:45 -0500 (EST)
For reference, the origin was 139.82.70.18, port 1194.
14-JAN-1997 09:11:33 SMTP (accepted) from [139.82.70.18,1164]
(This was an earlier mailbomb with the same "from" and "origin".)
14-JAN-1997 09:38:39 SMTP (accepted) from [139.82.70.18,1194]
14-JAN-1997 12:19:16 SMTP (rejected) from [139.82.70.18,1159]
14-JAN-1997 13:30:14 SMTP (rejected) from [139.82.70.18,1028]
14-JAN-1997 13:30:39 SMTP (rejected) from [139.82.70.18,1031]
The first message was sent at 09:38:42 and the last at 10:19:09. Five
hundred went through in all. Delivery continued for some time due to
the slowness of the Internet connection.
Note that this person is currently blocked, but has tried to resume
three times since then. We will maintain the blockade for now.
Best of luck, -John Lundin, wearing my postmaster's hat
John Lundin, postmaster EMAIL: When it absolutely, positively
jlundin@richmond.edu has to get lost at the speed of light.
=======================>
Conclusão: A mailbombing, na realidade, veio da PUC-RIO! Sim, informação excelente proveniente dos administradores da universidade de Richmond. Descobri o agressor por apenas uma variante. O homem aí da universidade de Richmond fez a gentileza de "banir" os acessos da Puc-Rio do seu querido SMTP. Além disso... essa informação foi extremamente valiosa para mim. :)
Legal né gente? Maneiro... Mas agora vamos falar, rapidamente, sobre o Mail Anônimo. Bom, uma coisa que eu vou te avisar logo de cara: Se eu quiser, eu te mando até um email vindo de um servidor de SMTP do Japao. Quer ver so'?
Entenda isso:
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) Eh o caminho de SAÕDA de uma mensagem. A Mensagem vai AT… o destinatario pelo SMTP. Você pode usar QUALQUER SMTP para mandar seu E-Mail.
POP3 (POP SERVER) Eh o caminho de ENTRADA do Mail... ou seja, você só pode acessar o POP3 do SEU PROVEDOR. o seus emails ficam no POP3 do SEU provedor, então você concorda comigo que você nao pode baixar teu mail dum POP server da tailandia.
Outra coisa, parece que dç pra mandar mail pelo POP3 também. Não sei se isso é verdade.
Se você abrir o seu programinha de Telnet, e acessar, por exemplo, home.iis.com.br no PORT 25, você vai ter uma surpresinha. Essa é a porta de entrada do E-Mail Anonimo. … desse recurso que vem o "FROM:claudia.shiffer@i.love.you.com".
Agora, se você abrir o seu Telnet novamente, e acessar, por exemplo, o seu pop server (no caso pop.seuprovedor.com.br) no PORT 110, você vai ter outra surpresa. :)
Mas agora, eu não vou explicar isso. Fica pra você pensar um pouco. O Importante é você saber que Mail Anônimo qualquer um pode mandar, então, nao se assuste se você receber um E-Mail da Xuxa pedindo você em casamento, ou do Brad Pitt convidando você pra jantar, ou da Carla Perez dizendo que ta afim de segurar teu chan até ela ficar... errr, bom, você entendeu.
Para os que não tem habilidade com essa parte de Telnet mas ainda assim querem evitar ter que baixar milhares de mensagens repetidas como Mail Flood, pode faze-lo de várias formas. Para os felizes usuários do serviço Pobox.Com informem-se na home-page http://www.pobox.com sobre a gratuíta proteção "anti-flood".
Para quem não é usuariodo Pobox, a solução é o software E-Mail Notify que cuida disso de uma maneira inteligente. Ele traz para o seu micro apenas os Subjects de cada mensagem no seu provedor. E permite que você apague as mensagens incômodas, e também evite trazer naquele momento um attach de 1MB que você sabe que veio junto em uma mensagem de um amigo. No caso você poderia baixar as mensagens que quer ler e deixar o attach la para pegar mais tarde. Legal não ?
Você pode baixar o E-Mail Notify para Windows 95 em:
ftp://ftp.winsite.com/pub/pc/winnt/netutil/em996w95.zip
ftp://mirrors.aol.com/pub/cica/pc/winnt/netutil/em996w95.zip
ftp://mirrors.telepac.pt/pub/winsite/pc/winnt/netutil/em996w95.zip
Colocamos 3 sites para facilitar caso um deles esteja lento, e um site especialmente para o pessoal de Portugal que esta lendo essa revista.
No mesmo diretorio "/netutil" pode-se achar as versões para Windows 3.x, NT e Win32. Aproveite esse software que é excelente.
BYTES
Daniel BSS
Oi gente, esse mês vou contar um "causo" interessante pra vocês.
Por incrível que pareça só comprei meu primeiro PC em 1996 , mais precisamente em outubro. Apesar de trabalhar com micros desde a época do CP500, só no ano passado tive um micro realmente meu. Depois de ter o crédito aprovado, lia um manual para fazer o que pretendia a algum tempo , testar o tão falado OS/2, li de cabo a rabo e me julguei pronto para a tarefa que me aguardava: Particionar o HD e colocar um sistema operacional em cada partição, Windows 95 e OS/2. Tudo bem, em uma quinta-feira fui lç buscar o micro, um AMD586 com 8MB RAM de 1.1 GB de HD cheguei em casa tirei o CP500 da mesa (isso mesmo, depois eu conto o que fazia um CP500 na minha mesa) e liguei. Tudo funcionando belezinha, meus 8MB estavam lç mesmo e o micro vinha com o Windows 95 e o Office 95 instalados, só que em Inglês, o que não era problema pois eu ia formatar aquilo tudo mesmo.
Sçbado eu acordo e lç vou eu fazer bagunça no micro ! E agora o Maclei vai se divertir com as minhas desventuras... :-)
Coloco o primeiro disco de boot do OS/2, leio o manual e particiono o HD, decido que o OS/2 vai ficar no D: em HPFS (sistema de arquivos do OS/2 , o do DOS é a FAT) e ponho a partição de 1Mb para o Boot Manager que faz alternar entre os sistemas na hora do Boot. Instalo o OS/2 sem problemas e não mexo muito pois só tinha visto funcionar uma vez... O Boot Manager funciona e me faz alternar entre DOS e OS/2. Então pensei: "Bem, vamos ao Windows 95 agora."
Agora o Maclei vai começar a rir...
Fiz a besteira de instalar o Windows 95 pelo modo digamos "burrinho" e coloquei não o disco 1, mas o disco de Inicialização que vinha com ele. Deixei instalando e fui procurar o que fazer. De vez em quando voltava lç e trocava o disco.
Terminando a instalação (tudo levou a manha inteira) lç vou eu dar um boot e... Não tem BootManager, entrou direto no Windows 95. Outro Boot e a mesma coisa, de novo...
"Cadê o meu OS/2 ???"
O Windows 95, que tinha um incriminante programa FDISK no disco de inicialização, fez o favor de particionar o meu HD de novo !
Regra número 1: Olhe bem as telas que aparecem quando estiver instalando um programa !
Tive que particionar tudo de novo e instalar cada um na sua partição outra vez. Só que o OS/2 não rodava os programas Windows (óbvio, o Windows no C: era o 95).
Então instalei um Windows 3.1 em outro diretório: c:\win-os2\
Entrei no OS/2 mandei instalar o suporte ao Windows e funcionou ! Eeeee ! Fogos ! Dei um Boot escolhi o Windows 95 para inicializar e... Quem disse que o Windows 95 inicia ? Instalei o Windows 95 de novo, sem apagar nada e dessa vez funcionou, alias funciona até hoje. Mas haja paciência.
Qualquer dia apago os dois e coloco um Solaris pra rodar por aqui...
Abração !
A Internet lava mais branco: O que hç por três da mç utilização da rede no Brasil
P.C.Barreto (barreto@pobox.com)
Por um motivo ou outro, muita gente tem reclamado que na Internet brasileira hç sites demais para uma rede pequena, que uma quantidade de pessoas (físicas e jurídicas) está se espalhando por um net-espaço indevido, meia dúzia de argumentações em torno desta teoria. Mas para chegarmos a conclusões úteis, precisamos abandonar o discurso da especulação e partir para a análise dos fatos objetivos, discutindo de onde surgiram os fenômenos e aonde eles chegarão no futuro.
Difícil é discutir neste nível na Internet. Net-vivendo confortavelmente em meio a suas patotas virtuais, os usuários se esquecem de que tiveram um passado e se ufanam de viver, já no presente, num futuro de chips, um passo ‡ frente do comum dos mortais.
Quem vive de passado é museu; com justa razão, ninguém mais lembra da URSS, da Pan Am (ouvi alguém dizer "discos de vinil", "amoladores de faca", "trilobitas"?) e da falta da Internet em nossas vidas. Pelo andar da carruagem (ouvi alguém dizer "Fusca"?), as crianças crescerão acreditando piamente que esse negócio de se conectar com os quatro cantos do planeta nasceu na aurora da humanidade e existirá firme e forte até o fim dos tempos.
E daí? Ainda anteontem a Internet brasileira era um monopólio dos corporativistas. Em toda esta falta de perspectiva histórica do usuário, lembrar-se hoje do verdadeiro motivo pelo qual a Internet se popularizou, a ponto de abrir as portas até para mim e para você, se tornou algo irrelevante. Para quem quer saber mesmo: a Internet só existe na forma como a conhecemos hoje, crescendo explosivamente e entrando em todos os lares, a partir do ponto em que se tornou comercial.
Se a Internet brasileira funciona mal, é claro que causam especial irritação os sites que a ocupam e que sobressaem mais, sem dar a todos os usuários o retorno esperado. O uso comercial da Internet tem um eventual componente anti-ético. Mas por ter impulsionado o crescimento, desenvolvimento e mudança de perfil da rede, é um caminho sem volta. Ruim com comércio, pior sem ele.
Vejam o tal site do sabão Omo. Fui lç uma vez e não achei necessário guardar o atalho. Pelo menos para mim, que não lavo roupa nem sou afeito a joguinhos, foi uma visita infrutífera. Mas se o Omo está gastando uma grana preta com uma Home-Page inútil, o problema é do Omo, apesar de ser mais confortável acreditar que não seja, que a multinacional do sabão esteja de sacanagem com o resto dos usuários que têm mais o que fazer.
Definitivamente, não é uma questão de ensinar a lavar roupa. Assim como os esportes radicais têm a ver com o Hollywood, e o vôlei, com o Banco do Brasil, o Omo tem a ver com a Internet. Simples assim. A diferença é que ninguém é obrigado a entrar na página; não é a "Voz do Brasil", os-incomodados-que-se-mudem. Se, no entanto, outros internautas entram e entram e entram, é porque gostam.
Dividindo as migalhas - … o caso de perguntar se estão sobrando Omos ou faltando alternativas aos Omos, ou por que falta espaço suficiente para uns e outros. Quem se propuser a responder deve observar como funcionam os BBSs. Estruturados para encurtar a utilização de cada usuário a fim de permitir que mais gente possa usar uma só linha, os BBSs tinham um ponto de vista mais condizente com o Brasil de linhas telefônicas escassas, caras e (muito) precárias. Ao contrário dos BBSs, onde qualquer queda de performance pode ser discutida diretamente com a administração, num provedor de acesso um baixo throughput serç 95% atribuído a problemas "na Internet", essa coisa amorfa, sem dono, sem limites. Hoje nem programas de leitura off-line estão recebendo muitos upgrades. A ordem é ocupar linhas e canais ao máximo.
Sim, temos domínios demais, provedores demais, gente demais entupindo a Internet brasileira. Nosso dinheiro é pouco e os provedores cobram muito por um serviço chinfrim. Pode-se argumentar que é uma covardia deixar um Omo usar recursos de Internet primeiro-mundistas num país de Terceiro Mundo enquanto tanta gente do nosso povo oprimido não tem o mínimo básico etc. etc. Modelo de Internet de Terceiro Mundo é este que existe no Brasil hoje, em que o usuário (em casa, na empresa, na escola) de antemão recebe na testa uma tatuagem "Eu Sou Rico", e já que ser rico é uma vergonha, passa a ser impiedosamente esfolado por toda a cadeia operacional da rede. E por que isto acontece?
Racionamento - O grande problema da Internet brasileira é enfrentar a transição de um modelo de canais racionados para um outro, baseado no acesso livre e abundante. Mesmo nossas companhias telefônicas, sem ter capacidade para tal, entraram na dança. O seu vizinho pode ter sido abençoado com uma linha CPA enquanto o seu telefone continua mudo, mas quem sabe se amanhã ou depois a bela estação digital dará mole e cairá na farofa comum das velharias analógicas? Seu vizinho gasta cinco minutos numa operação bancária para só então uma rajada de lixo pôr tudo a perder... e lç vai ele (tentar) conectar de novo e gastar mais cinco minutos de telefone. … óbvio. Por que a companhia telefônica faturaria só cinco quando pode faturar dez?
Sócio desse descalabro é o governo estadual, que em vez de se pôr ao serviço do povo, esfola todo o processo produtivo contemporaneo, acrescentando ao total da tarifa telefônica 25% de impostos, insonegaveis e pagos ordeiramente pela maioria silenciosa - uma facada fiscal que só tem paralelo no quinto do ouro cobrado pela Coroa portuguesa.
Portas da esperança - Mas como são teimosos esses usuários! Continuam entrando na Grande Rede numa boa, de modo que ninguém pode ser condenado por querer "se plugar". Afinal, ninguém nasce sabendo. O próprio computador já foi um aparelhinho que a gente não sabia direito para que poderia ser útil. Até o TK-85 foi vendido como o Deus ex machina das boas notas na escola e do futuro profissional brilhante. E realmente foi a alavanca para o sucesso de muitos, mas sem fazer milagres. O Brasil ainda é um anão na arena da Internet, e se a Internet brasileira pensar pequeno justamente no que tem de melhor - a capacidade das pessoas nela envolvidas - jamais será algo a mais que uma cópia fora de foco da realidade do circuito principal da rede.
Para atender bem a todos os novatos, hç um "segredo" simples: suporte competente e profissional. O usuário não pode ficar ‡ mercê de um quebra-galho qualquer que não sabe se é um anjo ou um demônio. … claro que o serviço técnico é caro, mas tem que ser compensador. O suporte deve ser respeitado e valorizado na justa medida em que o cliente também é. Não é possível deixa-los ‡ míngua, longe de seu próprio potencial, deixando a Internet brasileira desocupada - enfim! - para as surfadas de meia dúzia de poderosos. O povo brasileiro lutou muito para abrir as portas da democracia. Mantenham-nas abertas na Internet.
O Dia a Dia de Um Usuário OS/2
Maclei Tozzato
Resolvi escrever este artigo para compartilhar com vocês o que acontece quando se usa o OS/2. Mas, antes de mais nada é melhor dizer qual o meu equipamento, até para vocês depois analisarem e fazerem comparações.
A minha máquina é: 5x86AMD 133Mhz P75, 16Mb RAM, 256Kb Cache, HD 1.28Gb e 300Mb, Placa de Vídeo 1Mb Cirrus PCI, Monitor VGA Color, Teclado, Mouse, Joystick, Scanner de Mão Genius P&b, Impressora Matricial Panasonic KX-P1150, Placa Fax/Modem Zoltrix 14.400bps, Placa SoundBlaster 8, Drive 31/2 e Drive CD-ROM 12x Panasonic.
Eu uso o OS/2 Warp 4.0 Português. Esta versão do Warp 4.0 (que na fase beta chamava-se Merlin) veio sem o reconhecimento de voz, pelo motivo da versão em português dele ainda não estar pronta (êta língua difícil!). A IBM prometeu para o período de julho a dezembro. Agora só resta esperar...
O meu dia com o OS/2 começa acessando a Internet. Assim que eu ligo o micro, eu carrego o In-joy (dialer) e faço a conexão. Logo em seguida carrego o PMMail (e-mail) e vejo se tem mensagens na caixa postal (sempre tem) e, o PMMail com os seus recursos de filtros vai pegando as mensagens e distribuindo aos folders correspondentes.
Logo depois abro o Netscape/2 e vou visitar as home-pages que tenho na fila de espera...
Nesse momento me lembro de dar uma passada no FTP do Hobbes (hobbes.nmsu.edu, repositório de shareware, freewares, demos, Beta de softwares etc...) para ver se tem algo novo por lç. Quase sempre acho algo novo por lç e, baixo o soft. E, enquanto estou baixando o soft, vou fazendo outras coisas: abro a planilha do IBM Works, abro o Lotus WordPro/2 96 Beta e vou digitar algum texto (faço serviços de digitação e, artigos como esse (-:) e fico nisso, pulando de um para o outro (respondendo mensagens, visitando home-pages etc...).
Claro, faltou dizer que também carrego o programa para escutar CDs de música. já para usar o Scanner carrego uma seção WinOS/2 em modo Standard, pois ele não funciona em modo 386Avançado.
Claro, tenho que esclarecer que nem tudo isso fica na memória o tempo todo. Quando acabo de usar um programa e vejo que não vou utilizar ele eu o fecho e pronto (deve ser por isso que o WordPro, PMMail e o IBMWorks sempre ficam minimizados no meu desktop). Mas posso afirmar que sempre ficam: In-Joy, PMMail, IBMWorks, CD Player, NetScape/2, LiveWare Text Mode (quando vou acessar BBSs e, o In-Joy é descarregado para isso), BlueWave e, uma sessão OS/2 Caracter em Janela.
Claro que com tudo isso na memória a troca entre uma aplicação e outra a parte referente ao vídeo fica um pouquinho lenta, demorando algo em torno de 2 segundos para, por exemplo, pular do Netscape/2 para uma sessão Tela Cheia WinOS2. Mas o que importa é que a transferência pelo modem não perde performance e o CD não fica piscando. … isso que importa para mim, além da aplicação não perder performance e ficar trabalhando em segundo plano de verdade.
Outra situação: as vezes quando eu pego um arquivo compactado que seja muito grande e executo o comando para descompactar (não importa se é sessão DOS ou OS/2 Texto) eu vou mexer em outro programa e, quando volto, está tudo pronto. A mesma coisa acontece na hora de compactar um arquivo.
E quando o programa cisma em travar? Fecha-se ele e pronto. E se ele cisma em não fechar? Minimizo ele e sigo em frente. Na pior das hipóteses dç sempre para fechas os aplicativos e fechar os arquivos de dados. A não ser quando for problemas de hardware...
… isso que eu espero de um Sistema Operacional, que seja confiável, seguro, fácil e eficiente. Não importa que ele é o mais vendido ou que é o que os outros usam. O que importa é que eu o escolhi. Além do OS/2, apenas o Unix oferece isso. O Windows NT está quase chegando lç, mas ainda falta corrigir muitos bugs sérios e, tem bem menos aplicativos nativos.
Bom gente, foi por isso que escolhi o OS/2 e é por isso que pretendo ficar com ele por mais tempo (10 anos é o que a IBM estiva de vida MÕNIMA para ele daqui para frente).
maclei@geocities.com
A "Alegria" de ser suporte Internet
Roque S. Junior
Olá mais uma vez. Vamos agora abordar um "subject" mais humorístico agora. Como já diz o tema, Ser suporte é a profissão mais estressante e, por que não dizer, mais engraçada que existe.
Você leitor, que entende bastante de informática, já deve ter recebido elogios alheios de "Nossa, como você entende!" ou de repente, alguém te procurou porque "Fulano disse que você é Cr‚nio no assunto". Ou senão, já aconteceu de você perder metade do seu fim-de-semana para ajudar um amigo com problemas em seu computador, Windows 95, ou qualquer outra coisa.
Pois é. Eu já fui aporrinhado desta maneira. Pior que fazer isso é você não ganhar absolutamente nada ($$$) com esse tipo de trabalho alheio. Graças a deus, existe pessoas de bom senso que criam um serviço ao usuário de computador que não entende muito do assunto. Um Suporte técnico... ou mais conhecido como o famoso "Suporte". :)
OBS: Só para botar alguns detalhes: Hoje em dia eu tiro duvidas por e- mail, e de alguns amigos mais íntimos. Uma vez ou outra eu me desloco de casa para consertar computadores dos outros. Se você é um cara que entende e cansa de fazer coisas de favores, comece a se auto- valorizar. Cobre uma quantia relativamente legal, seja justo, que você conseguira' uma parcela legal depois de um tempo.
Se você não está por dentro das "perguntas anormais" que rolam por aí, informaticamente falando, vou resumir uma estroina CLASSICA. Essa história é OBRIGATORIO você saber, para você se situar no assunto a qual estamos se referindo. (Não é a história inteira com detalhes mas é um resumo hilariante de uma história verídica)
Era uma vez, nos EUA (sim, nos EUA), um suporte 24 horas da Compaq (Eu acho, não tenho certeza.) até que de repente.... Uma ligação veio assombrar a galera do suporte.
- Alô ? … do Suporte Compaq?
- Sim, pois não, posso ajuda-lo?
- Ah, claro, é o seguinte... Eu comprei meu Compaq Presçrio na feira do zé-do-pipo (Uma feira de informática em algum lugar dos EUA ai) e o meu Porta Copos quebrou... Ele não tem garantia de reposição não?
- …, caro usuário (duvida Cruel), Porta Copos? Nossos computadores não vem com porta copos. o Sr. Tem certeza que esse porta copos você comprou junto com o Computador? ou foi algo comprado a parte?
- Mas pôxa , o Porta copos está embutido no computador oras!
- Embutido?
- Sim, embutido, e tem um 4X escrito nele. Eu acho que ele não aguentou o peso do copo e da bebida e quebrou.
Pois é. Por mais que você N√O acredite, essa situação ACONTECEU, em algum lugar do mundo. Pra você ver que a vida de Suporte Internet pode até não ser um mar de rosas nem é um mar de dinheiro, mas pode variar de um dia estressante para um dia extremamente hilário. :)
Uma super amiga minha, a Aline (aline@unikey.com.br), é suporte da provedora Unikey e me ajudou com algumas "situações" que jç' aconteceram com ela. Vamos a alguns exemplos?
Você já ouviu falar da história de uma mulher que queria mandar uma FAX para uma certa empresa? Pois é... a mulher ligou pro telefone voz da empresa e disse que queria mandar um FAX. Legal... Po, você não sabia? Agora você vai saber. :) A pessoa que atendeu essa mulher deu o telefone do FAX para que ela passasse o FAX para lç'. Pois bem. Não demorou uns 3 minutos e a mulher ligou no telefone anterior, falou com a pessoa que naquele telefone aparecia uns barulhos estranhos, e tal e tal... A pessoa perguntou se a mulher tinha um aparelho de FAX em sua casa. E ela veio com a seguinte pergunta "Ué, precisa?"
Sim, isso aconteceu. Mas ao invés da situação FAX, imagine a situação INTERNET, ou seja:
- Oi, eu quero acessar a Internet!
- Claro, ligue para o numero XXX-XXXX.
Dai depois volta a ligar
- Ora, eu não to conseguindo ! Aparece um monte de barulhos estranhos
- Po, mas não esta' conectando direito ? Qual a marca do seu modem
- Modem ? Computador ? Precisa disso para acessar a Internet???"
Outra coisa que aconteceu com ela:
Uma figura qualquer ligou pra ela e falou que o problema era que não estava dando Dial Tone. Ela perguntou inúmeras coisas, desde se o problema era com o a configuração do modem, se era a Init String, se era isso, aquilo... Ate que a ultima pergunta dela foi: "O Sr. já viu se o fio telefônico está conectado certo?" E dai a figura responde "Não... Eu desconectei antes de discar..." Ou seja, agora a Internet vem ate' o computador por processo osmótico.
Agora... você lembra daquela novela, a "Explode Coração"? Isso... aquela em que a Dara falava com o Júlio Falcão diante dum microfoninho muquirana? Houve um bafafa' tão grande em relação a esse microfone que aquelas senhoras noveleiras começaram a pegar telefones de provedores querendo acessar a Internet somente para falar com pessoas!!! E o que e' impressionante é que elas não perguntavam sobre "acessar a Internet", mas sim "usar o microfone magic"!!!
Uma dessas senhoras chegou pra um suporte de um provedor dizendo que queria acessar a Internet usando o microfone magico. Pois bem. O "paciente" funcionário do suporte tentava explicar que ela tinha que aprender os básicos da Internet para depois pular para o que realmente ela queria (Seria compatível ao programa IPHONE na época) e a suposta "cliente" respondia com certa irritação:
"Olha, eu vim aqui acessar a Internet e falar com outras pessoas! Se você não pode me dar esse serviço eu vou procurar outra empresa que pode. Muito obrigado!" *CLICK*... E ficou por isso mesmo. E quem é a culpada dessa confusão? A Rede Globo. :)
De qualquer maneira, foi o que eu falei numa das edições passadas. Muita gente vai com sede ao pote onde não conhece. Mas, desde que seja um bom "aluno", o suporte é um bom ensinamento. :)
Existem tantos casos de pessoas que ligam para os "suportes" falando tantas coisas imbecis, que não é difícil você chegar e pensar numa situação que não tenha acontecido. Para terminar o texto, vou relatar a vocês a noticia que a Aline me relatou nesta ultima quarta feira, no hilário suporte da Unikey. Ela contando com suas próprias palavras. Veja só:
"Atendi o telefone... O Cara disse: 'não estou conseguindo conectar...' Eu perguntei: 'o programa está discando??' E ele: 'está!'... Então eu perguntei: 'Tem certeza??? Você está escutando o barulho de sinal do telefone???' Ele disse: 'Não... Ainda não instalei as caixinhas de som...'"
Pelo amor de deus... Não pergunte "Sim, e o que está errado nisso" porque o BARULHO DO MODEM SAI DE DENTRO DO MODEM, E NAO DAS CAIXINHAS DE SOM!!!! :-)
Muito obrigado por sua atenção, enorme abraço.
Ative seu Desktop: O novo Internet Explorer vai revolucionar o seu Windows 95
Daniel BSS
Shell Integrado esta é a maior das novidades da Microsoft para atrair a preferência dos internautas para o seu novo navegador. O Internet Explorer 4.0 vem com uma integração total com o Windows 95 e três a Internet para a sua çrea de trabalho com o conceito de Active Desktop. O arquivo com o beta do novo browser da Microsoft pode ser encontrado em ftp.uol.com.br/pub/netutil/microsoft/ie4full.zip numa ótima iniciativa do Universo On Line; Esse arquivo tem 18MB e contem o Internet Explorer 4.0 em português! Evite ao máximo a instalação da versão em inglês caso seu Windows 95 seja em português, pois isso tem causado inúmeros problemas aos usuários que usaram este beta. Inverta o conselho e se você usa Windows 95 em inglês, pegue o IE4.0 em inglês. Para evitar problemas de queda da conexão, aconselho o uso de um programa de FTP que permita continuar o download de onde ele foi interrompido, um ótimo e gratuito é o FTP Explorer que pode ser obtido em http://www.ftpx.com
A instalação correu sem problemas, um boot e lç veio o Windows 95 acompanhado de seu mais novo add-on, a ¡rea de Trabalho Ativa (Active Desktop) permite que o segundo plano de seu desktop seja algo mais do que um simples bitmap papel de parede. Agora o fundo pode ser composto de um documento HTML o que já pode fazer o leitor pensar as inúmeras possibilidades que isso representa, gifs animadas, Java, a Home-Page do seu jornal preferido atualizada diariamente, ou o seu próprio Desktop personalizado criado com qualquer programa que gere documentos HTML esse recurso, aliado a outros mais, exige uma maquina um pouco mais poderosa, 16Mb de RAM são suficientes para se evitar um ataque de nervos.
Se preferir não usar uma Home-Page ocupando o fundo totalmente (pois na maioria das vezes pode atrapalhar a visão dos ícones do desktop) é possível inserir componentes de segundo plano. Pequenas janelas que funcionam como browsers e que podem ser configuradas para exibir páginas Web ou imagens, sendo que no primeiro caso é possível programar para que as páginas Web sejam atualizadas diariamente com ou sem a sua intervenção. Assim já se espalham pelo mundo páginas Web pequenas contendo informações sempre atualizadas, feitas especialmente para esses componentes do IE4.0 , essas páginas podem ser encontradas devidamente organizadas em http://iegallery.com onde também pode-se obter uns poucos desktops criados por usuários do IE. A Microsoft lançou um concurso pelo melhor Desktop, o mais incrementado com Java, Active X , cores e efeitos. já criei o meu próprio, um Desktop interessantíssimo com várias páginas de jornais e noticiários em tempo real, que vou colocar no site do TechnOráculo para download com as devidas instruções de como utiliza-lo.
As mudanças no desktop não se resumem ao segundo plano, a barra de tarefas agora esta mais versátil. Com um funcionamento parecido com o barra de ferramentas do browser, é possível criar atalhos para documentos ou aplicativos, exibir uma caixa para entrar uma URL que será aberta pelo browser, ou exibir os ícones presentes no desktop. No final da barra a direita, um botão que trás de volta o seu desktop minimizando todas as janelas instantaneamente. A pasta "Favoritos" foi parar no menu iniciar logo abaixo de "Programas". Ao lado do relógio na barra de tarefas temos as "Inscrições" que são como assinaturas das suas home-pages preferidas. Funciona da seguinte forma, você visita uma página pelo browser, gosta e adiciona aos favoritos, ele pergunta se quer adicionar essa página as "Inscrições" se quiser basta agendar quando essa página deverá ser atualizada e ele cuida dessa atualização para você permitindo a navegação off-line posterior. A navegação off- line realmente funciona, se você digitar uma URL que tenha visitado recentemente o Internet Explorer mostra a página como era na última visita com imagens e tudo mais, se mandar atualizar a página ele pergunta se você deseja conectar a rede para a atualização ser efetuada. Um novo recurso permite trazer automaticamente para a máquina os links posteriores de uma página visitada, ou seja se coloco a Home-Page do zine como um componente do desktop, posso mandar que ele traga os 5 primeiros links dessa página automaticamente para que eu leia off-line depois.
Os ícones são acionados com apenas um clique do mouse, no melhor estilo link. Mas para os que não gostam isso pode ser perfeitamente mudado abrindo o "Meu computador" no menu Exibir/Opções. Seguindo o exemplo do fundo do desktop, cada pasta pode ter seu próprio HTML como segundo plano e a navegação entre as pastas é feita como em um browser comum, com botões Back e Forward e digitação da localização da pasta na caixa "Endereço". Falando nisso o Internet Explorer 4.0 tem uma extraordinária capacidade de adivinhar a URL ou documento local que você deseja acessar. Se você digita muito o endereço http://www.geocities.com/southbeach/5970 quando chegar na parte GEO o IE4.0 tenta adivinhar o resto da URL, se você quiser aceitar e usar a URL que ele adivinhou basta teclar enter, caso contrario basta continuar digitando a URL desejada, o mesmo ocorrendo ao digitar c:\trabalho\clientes.doc com muita freqüência.
E não pense que se for digitado essa ultima linha de comando acima o IE4.0 se faz de rogado e abre o Word ! Nada disso, o IE4.0 é capaz de trabalhar com qualquer formato da tecnologia OLE, como o .DOC do Word e o .XLS do Excel, e abre qualquer um destes documentos dentro do próprio browser. O que pode causar no mínimo uma situação interessante. Você abre a pasta "Textos" para ver o que ela contem, ai digita na caixa "Endereço" um http://www.yahoo.com e a pasta se transforma automaticamente em um browser, então digita "c:\escola\notas.doc" e vê a sua pasta ganhar os menus e os botões do Word ! Incrível realmente. :-)
O "Painel de Controle" e o "Meu Computador" agora tem suas janelas divididas por frames, que informam as funções de cada ícone no "Painel de Controle" e o espaço em disco livre nas unidades no caso do "Meu Computador" quando o ponteiro do mouse passa sobre cada ícone. E agora pode-se agendar tarefas como Scandisk e Defrag da mesma maneira que se faz com o Microsoft Plus.
Os programas de correio eletrônico e news do IE40 funcionam bem e fazem bem todas as tarefas básicas do cotidiano internauta. O mail tem filtros, pastas para classificar mensagens e suporta código HTML como o news, que funciona muito bem off-line apesar de estar faltando facilidade no modo de marcar um artigo para download posterior, algo a ser corrigido no próximo beta.
Tenho informações que a versão final do Internet Explorer 4.0 deve sair somente lç pra dezembro. Meio exagerada essa demora uma vez que dizem ser esta a época do lançamento do Windows 97 e que deve ter os mesmos recursos implementados pelo IE4.0 mas se considerarmos que a Netscape vem anunciando o Communicator desde novembro do ano passado e até agora só temos betas. Você pode baixar e experimentar agora o IE4.0 , mas era melhor esperar pois como todo beta ainda tem seus bugzinhos. E como eu sei que muito provavelmente você não vai dar a mínima bola para o meu conselho vou buscar publicar por aqui sempre dicas de uso e problemas mais comuns.
E por tabela, já estaremos dando dicas para a próxima versão do Windows. :-)
OS/2 ZONE: A Comunidade Usuaria de OS/2
Maclei Tozzato
Quando fui convidado a escrever sobre o OS/2 pelo Editor do TechnOráculo (Daniel BSS), eu fiquei um pouco apreensivo. Por que ? Bom, primeiro porque eu praticamente não tenho experiência escrevendo para a imprensa. As únicas que eu tenho são algumas cartas para o Informática etc. (suplemento do jornal O GLOBO), outras para a CPU MSX (na época que eu possuía um MSX, que época boa...) e, um artigo para a CPU MSX sobre o jogo Caça-Fantasmas numas das últimas edições da mesma.
Segundo foi que eu tinha receio se eu poderia contar com a ajuda da comunidade usuária do OS/2. Mas eu já deveria saber que eu posso contar com ela ! A primeira coisa que eu fiz quando aceitei o convite foi comunicar o fato e, logo chegou um monte de mensagens falando que se eu quisesse ajuda... Essa Ç uma ótima (se não a melhor) qualidade da comunidade OS/2: está sempre disposta a ajudar os usuários e, a ensiná-los sem medo; o objetivo nosso é esse: repassar o nosso conhecimento para outros usuários para que esses repassem a outros e...
Bom, chega de jogar conversa fora e vamos ao trabalho!
Problemas com o CD-ROM
Se você estiver usando o Warp 3.0 e estiver tendo problemas na instalação com o seu drive de CD-ROM IDE, a solução é simples: é só pegar o arquivo ATAPI.ZIP no BBS da IBM ((011)889-0065) ou na Internet (ftp.software.ibm.com ou em hobbes.nmsu.edu) e seguir os passos descritos no read-me do arquivo. Isso é preciso porque quando o OS/2 Warp 3.0 foi lançado as unidades de CD-ROM IDE ainda não tinham se popularizado e, consequentemente não foi implantado um suporte correto.
Se você usa o OS/2 Warp 4.0 basta instalar como uma unidade IDE genérica que vai funcionar corretamente.
Também procure instalar a sua unidade na IDE secundária da sua máquina com primária. Por que? Por dificultar e muito para qualquer sistema operacional encontra-la, pois todos eles (exceto o DOS) irão procurar ela justamente nesta posição. Além de ajudar a diminuir a possibilidade de erros no futuro S.O..
DICA !
Aqui está uma dica enviada pelo …dipo Elder F. Melo
(edipo@net2000.com.br).
Dica Pessoal:
Como bom "micreiro" descobri uma maneira prática de descompactar arquivos sem precisar usar linha de comando. Poderia usar um dos varios programas do tipo "Win-ZIP" existentes para OS/2, mas achei mais prático porque quase sempre tenho que descompactar o arquivo que peguei e não preciso olhar seu conteúdo.
Associando o arquivo .ZIP ao programa, basta apenas dar um clique duplo no arquivo e ele começa a descompactar em um diretório preestabelecido. Eu uso o Info-ZIP para descompactar os arquivos .ZIP.
Para você fazer o mesmo basta seguir os seguintes passos:
- Abra o livro de definições do UNZIP (Info-Zip) e digite um diretório de trabalho. Este ser o diretório em que o UNZIP colocar os arquivos descompactados. No meu caso, eu uso o diretório E:\TEMP;
- clique na orelha "associação" e digite na caixa "novo nome" *.ZIP e clique no botão adicionar.
Pronto. Agora todos arquivos com a extensão .ZIP estarão associados ao UNZIP e basta um clique duplo para descompacta-los no diretório que você escolheu. Se pode fazer o mesmo com os arquivos .ARJ? Claro! Basta colocar na caixa "par‚metros" o par‚metro X para descompactar.
<Maclei> você pode fazer isso com qualquer outro tipo de compactador que existe, apenas modificando o que for referente a ele.
Final
Bom gente, dessa vez a coluna vai terminando por aqui. Caso vocês tenham duvidas e queiram tira-las, basta mandar uma mensagem para o meu e-mail maclei@geocities.com) que terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo número!
M@clei.
Techno Links
Mande um cartão para alguém que você gosta, seja de aniversário, natal, o que for. http://www.bluemountainarts.com/ , se ainda estiver lç (muito difícil) ainda tem o cartão que enviaram para mim no meu aniversário: http://www.bluemountainarts.com/mailbox535/dbragaoa99589375.html
Para a galera que acessa a Internet na conta de um amigo, e não quer ler seus e-mails apenas na WWW como no Hotmail e no Usa.Net , um novo serviço oferece gratuitamente o uso de um servidor POP. Confira em http://www.emails.com
Seguindo a onda de c‚meras mostrando lugares ao vivo, a Netscape teve uma idéia criativa. Em sua sede hç um ponto de ônibus, sobre o qual existe um painel luminoso que exibe mensagens que chegam pela Internet ! Você pode escrever a sua mensagem e depois registrar a imagem dela passando neste mesmo painel. Demais não ? http://www1.netscape.com/people/mtoy/sign/index.html
Na Home-Page oficial do confronto entre o campeão Kasparov e o supercomputador Deep Blue, você poderá além, de obter informações sobre o match (vencido por Deep Blue) baixar algumas applets Java que mostram passo a passo todas as partidas. http://www.chess.ibm.com
As meninas curtem, os rapazes fingem que não, e o gato mais preguiçoso das estórias em quadrinhos já tem seu site, Garfield (ele mesmo) está em http://www.garfield.com
O caso Varginha ainda está dando o que falar, você acredita em OVNIs ? Não ? Tire suas conclusões em uma visita a http://www.jfonline.com/caso-varginha/
O plantão do Globo On três noticias atualizadas com uma frequência incrível, acompanhei todo o resultado do leilão da Vale com essa página. Para o pessoal que usa o Internet Explorer 4.0 fica ótimo adiciona-la como um componente do desktop: http://www.oglobo.com.br/prod/capa/PLANTAO1.htm
FIM
Até mês que vem ! ;-)