Copy Link
Add to Bookmark
Report

TechnOráculo - NUMERO: 3

eZine's profile picture
Published in 
TechnOraculo
 · 1 year ago


…ÕÀÕª …ÕÕª …ÕÕª À À …ÕÕª …ÕÕª …ÕÕª …ÕÕª …ÕÕª À À À …ÕÕª
∫ ÃÕ ∫ ÃÕÕπ ∫ ∫ ∫ ∫ ÃÕÀº ÃÕÕπ ∫ ∫ ∫ ∫ ∫ ∫
»ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº
TechnOráculo - NUMERO: 03
Abril/1997

* Se a acentuação estiver errada, leia as instruções abaixo *

Editado por:

Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@pobox.com)

Colaboradores deste número :

Roque S. Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)

O TechnOráculo é um fanzine eletrônico sobre Informática em Geral e Internet. Com 2 versões atualmente, esta em formato texto e em HTML (com imagens e links) sendo ambas encontradas nos lugares abaixo citados.

Onde o Technoráculo pode ser encontrado:

Até o momento apenas na sua propria página em:

http://www.geocities.com/SouthBeach/5970

ASSINATURA

Assine o Fanzine ! você receberá os novos números em versão texto puro diretamente em seu e-mail, e uma notificação avisando quando a versão HTML for atualizada no Web Site.
Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com colocando no subject: Assinatura do TechnOráculo

Para entrar em contato para críticas e sugestões ou se desejarem escrever artigos para o zine, podem enviar e-mail para: danielbss@pobox.com


ATENCAO - ATENCAO - ATENCAO

A edição é criada em modo texto puro MS-DOS para atingir um maior número de leitores possível, por conta disso a acentuação de quem utilizar Windows para ler este Zine provavelmente será prejudicada. O correto seria utilizar o Edit do MS-DOS mas se o leitor desejar o Wordpad do Windows 95 ou o Word for Windows pode realizar a conversão do texto para o modo Windows.

NESTA EDIÄAO

  • Introdução
  • A Comdex foi o esperado
  • êtica no E-Mail
  • Office 97 - Word e Outlook
  • Tesouros Escondidos
  • Compactador nao é bicho papão
  • B Y T E S
  • OS/2 Zone
  • Techno LINKS
  • CUIDADO - Perigo na rede !!!

Introdução

- Daniel BSS


Olá gente, o TechnOráculo 3 saiu ! Graças a minha "brilhante"idéia de fazer um lançamento simultâneo das versões texto e HTML houve um atraso, pois apesar de não ter um dia absolutamente certo gosto de publica-lo todo dia 15 e me viro para fazer que isso seja possível.

Infelizmente dessa vez não deu, não por falta de tempo antes, mas porque no dia 15 de abril esse programador visual que vos fala teve o dia mais atarefado da carreira. E como ainda faltava colocar algumas imagens no HTML, e escrever a Introdução que sempre é a ultima coisa que escrevo, fiquei sem tempo. Isso depois de ter trabalhado na noite de segunda no zine e transformado em HTML em uma noite o que se levava uns dias para fazer antes. Fui auxiliado diga-se a verdade pelo valoroso FrontPage 97, que sem dúvidas é um ótimo editor HTML, bem a frente dos que usei anteriormente, apesar de ter algumas falhas que ficam para um artigo na próxima edição.

Nesta edição estamos inaugurando duas novas colunas, a OS/2 Zone que escrita pelo grande Maclei Tozzato, velho conhecido da comunidade OS/2, e que vai falar obivamente deste fabuloso sistema operacional, contar suas estórias, esclarecer as dúvidas, anunciar o lançamento de novos softwares, e mostrar como o OS/2 é uma grande alternativa Ö plataforma Windows. :-) Ou você acha que tanta gente gosta de OS/2 a toa ?

A outra coluna é a BYTES, um bate papo informal, sem assunto definido escrita por ele, o primeiro e único... Daniel BSS ! Ei não riam ! Eu tentei contratar o Bill Gates, o DVorak, o Piropo, o Charlab... Todos agradeceram essa oportunidade de ouro mas disseram que estavam meio ocupados no momento! Portanto vao ter que se contentar com esse escritor aqui mesmo. Mas não se preocupem pois vou tentar agradar. Prometo. :-)

Màs que vem tem mais...

A Comdex foi o esperado

- Daniel BSS


Sem grandes lançamentos em matéria de software, faltando Internet e preços nada especiais. Assim foi a edição 1997 da Comdex - Rio que foi de 8 a 13 de Abril no bom e velho pavilhão do RioCentro. Foi realmente uma feira na acepção da palavra, estandes da Microsoft, IBM, Apple não haviam, no lugar delas Arapuã e Ponto Frio. O único "grande" era o da Xerox trazendo sempre aquelas novidades em copiadoras que, apesar das muitas visitas, interessam para compra apenas a 1% dos visitantes. Como sempre, fala-se muito de Internet em jornais e revistas e encontrase pouco nas feiras. Plugados na rede no momento em que eu estava na feira, apenas o Inside (óbvio, é provedor) , O Globo que deveria estar mostrando o Globo On mas não estava, e o Estadão esse sim exibindo seu site.

O MMX estava lá ! Equipando o Performer da MPPZ, não tinha um Pentium 200 sem MMX pra comparar, mas a velocidade com que ele abriu o Word 97 (menos de 1 segundo) deu inveja se comparado aos 15 segundos do meu valente 586. O mesmo Performer de olho no futuro já vem equipado com 2 saídas USB o que mostra que a nova tecnologia apesar de pouco comentada já esta chegando ao Brasil.

No quesito "distribuir brindes" a feira foi realmente melhor do que nos ano anteriores. Sai de lá com um total de 4 revistas, isso tudo sem fazer nenhum esforço para consegui-las, quem pediu levou em número suficiente para montar uma banca. No estande do Globo era possível fazer uma capa do Informática Etc. personalizada com o seu nome. Eu fiz. :-)

O tão falado Palmtop Pilot da UsRobotics estava sendo exibido neste mesmo estande, e seria sorteado acho que no dia 13, mas eu não tinha levado os cupons mesmo. Na frente do Pilot uma pessoa, que não vou dizer quem é, diante daquele pequenino micro me manda essa:

"Mas, onde é a entrada para disquetes dele ?"

Algumas gargalhadas depois dessa frase, e rumamos ao vizinho do Globo onde uma interessante demonstração com óculos 3D estava fazendo o maior sucesso. Alias méritos ao estande, pois seguiu a vontade do público e permitiu o uso de sua tecnologia pelos visitantes. Ao passo em que outras áreas onde o micro ficava trancado a sete chaves atrás de carrancudos gerentes, ficavam as moscas.

De resto o RioCentro continua o mesmo desde a minha primeira feira... Nada de lugares para sentar e descansar ou quem sabe analisar o preço daquele micro com calma, 20 mesas de lanche para 10 mil pessoas. Agora é esperar a Fenasoft. E aquele Anhembi com cinco pessoas onde só cabe uma.
Ai, ai...

êtica no e-mail

- Roque S. Junior


Olá amigos. Mais uma vez vamos escrever sobre outro assunto que relativamente envolve alguma polêmica. O correto uso do E-mail.

Não, eu não pretendo quotar metade do livro do Sérgio Charlab... Se bem que eu nunca o li, e não pretendo ler tão cedo. O que eu vou demonstrar aqui são algumas dicas para escrever uma mensagem mais limpa, atraente, objetiva ou descontraída.

Um pouco de história agora. Antigamente, na era antes da Embratel (Repare que eu vou falar sempre um pouco da época "Antes da Embratel" e "Pós Embratel", para notificar a presença da Internet ou não a população) muita gente usava e-mail. Mas o uso era bastante limitado. As BBS's limitavam o tamanho do e-mail, então o FTPMail que hoje todos conhecemos era algo meio impossível. Muita gente tinha e-mail para se comunicar com pessoas dentro do brasil, ou ate mesmo lá nos EUA. Muito pouco alem disso. E não podemos deixar de citar, claro, as mensagens do "Totem da boa sorte" e adjacências que chegavam ate' nos, nos BBS's, vindos de algum jegue nos EUA.

Com a chegada da Internet, tomou-se a dianteira do www e esqueceram-se os bons modos no e-mail. Muita gente escreve mail de qualquer maneira, ate' mesmo em CAPS LOCK (o que eu particularmente odeio), manda attaches de 3 megas como se fosse algo extremamente normal e cômodo , etc, etc, etc. Bom, você que já convive com a Internet faz um tempo, leia essas regrinhas e reflita nelas. Vamos a alguns casos.

Recentemente tive uma briga com uma amiga minha em relação a esse assunto de E-mail. Antigamente estava no provedor IBM. Ao me emputecer com a IBM, resolvi pular para a Unisys. Ao fazer a mudança, mandei um MAIL pelo EUDORA, avisando para todos os meus amigos que eu mudei o mail.

Mandei o mail usando toda a lista de nicknames do meu eudora, mas com um porem: todos os endereços no campo do TO (ex: TO: Fulano@mail.com, Cicrano@mail.com, beltrano@mail.com...). Logo, todos os que recebessem o mail, viriam para quem mais iria o tal do e-mail. você pode dizer que não ha' nada de mais com isso. Mas veja só onde a besteira pode chegar. Era um tempo antes do natal.

Essa amiga minha (Uma anta, diga-se de passagem) Pegou a MINHA lista de carbon copy's (Que apenas interessava a mim, e dai constata-se que a falha inicialmente foi minha, ao deixar toda a lista de e-mails no campo do TO:) e juntou com as dela. E ela fez algo inacreditável. Mandou em attach,para aproximadamente 50 pessoas (ou menos) uma JPG de 450KB. Imagine isso.

(* Eu imagino ! Eu RECEBI isso ! Ass: Daniel)

Pois Bem. Nesse exemplo lindo e maravilhoso, podemos identificar o seguinte:

  1. Ao mandar e-mail para varias pessoas amigas suas, tenha certeza de mandar o mail para uma pessoa no campo "TO:" e o resto no campo "BCC" (BCC = Blind Carbon Copy), pois dai a pessoa que estará recebendo o e- mail, recebera' como se ele fosse o UNICO destinatário de sua mensagem, o que na teoria, não é verdade, pois você esta' mandando uma mensagem genérica.
  2. Se você for mandar um mail para trocentas mil pessoas, NAO MANDE um attach EXTREMAMENTE GRANDE, acima de 150 KB... Passa a ser incomodo. Avise anteriormente. Não é todo mundo que tem dinheiro suficiente para pagar Internet a rodo assim não. E não é todo mundo que tem um link de 33.600 com extrema eficiência no brasil. Portanto, seja um menino educado e pergunte primeiro antes de mandar. No caso, se for attach de menos de 100kb, pode ate mandar para varias pessoas, desde que aquelas pessoas você CONHECA, e que não seja um ATTACH inútil.

Deixe-me explicar esse ultimo parágrafo. Essa menina, ao pegar a minha lista de carbons, saiu distribuindo aquelas JPG's. Dai outra anta da UFRJ pegou essa mesma lista de e-mails (50 pessoas) e mandou a FOTO dele pra toda aquela gente. Imagine você, manda um mail para seus amigos avisando que mudou o e-mail, e de repente recebe a foto de um cara que você jamais falou na vida, e jamais viu mais gordo? Então. E' mais ou menos por ai.

Mas, de repente, você chega pra mim e diz "Mas roque... por que você não aperta DELETE e manda a mensagem pro raio-q-o-parta? ê tão fácil..." Sim, é fácil. Mas você já ouviu a frase "ê melhor prevenir do que remediar"? Pois é. Imagine você... você mora no Rio... a gente esta' sendo esfaqueado pela TELERJ em 270% de aumento telefônico... cada segundo vale bronze, cada minuto vale prata e cada hora vale ouro. você acha que eu vou perder tempo downloadeando attaches inúteis e mensagens inúteis? Não né? Então por isso é importante a pessoa SABER MANDAR EMAIL. Eu sofri isso no finalzinho de dezembro de 1996 e resolvi falar um pouco sobre esse assunto.

Não é verdade que você já recebeu um e-mail inútil na vida? Como você se sentiu a receber isso? "Bah, dane-se! <DELETE>". Quero ver quando você receber um attach de 500kb de uma foto de uma tirinha de jornal ridícula e de uma amiga desejando feliz natal, e de repente a de um cara que você jamais ouviu na vida manda uma foto dele (Levando-se em conta ser uma foto normal, sem nada explicito) de uns 100kb? você vai dizer isso também? Pensou? ê né... Incomoda!

Outra coisa que vale lembrar... Saiba quotar uma mensagem. Dependendo do mailer que você use, o quote é meio zoneado, e o quote de alguns mailers não são compatíveis com outros. Então a confusão é generalizada. Vamos pensar com o Eudora Pro Versão 2.1.2. PS. Não gostei do Eudora Pro 3.0 justamente pelo sistema de QUOTE dele, que é horroroso!

Vamos dizer que eu receba um mail do Bill Gates dizendo isso:

==========>
From:Bill Gates <Billg@microsoft.com>
To:Roque Santos Junior <rasjr@unisys.com.br>
Subject:Microsoft Rules!
X-Sender: Bla bla bla
Return-Adress: billg@microsoft.com

Oi! você tem q gostar da Microsoft
=========>

Como Bill Gates é uma pessoa importante, recebe trilhões de mails todos os dias, você tem que lembra-lo de que assunto vocês estavam falando na mensagem anterior, para vocês não se perderem na mensagem. Então ao responder, você vai responder assim:

==========>
From:Roque Santos Junior <rasjr@unisys.com.br>
To:Bill Gates <Billg@microsoft.com>
Subject:Re: Microsoft Rules!
X-Sender: Ble ble ble
Return-Adress: rasjr@unisys.com.br

>Oi! você tem q gostar da Microsoft

Gostar da Microsoft??? Ahahahahahaha vai arrumar o que fazer mermao!

=========>

Viu? você quotou. a palavra "Quote" vem do Inglês, significando CITACAO. Logo, o quote é uma citação anterior de um mail anterior. OBS: No caso, botei o exemplo sem assinatura. A Assinatura JAMAIS devera' ultrapassar 6 linhas, e não pode ser muito extenso. Muitos administradores de rede e muito pessoal "sinistro" da Internet escreve mail usando assinatura de 10 linhas, dando 10 e-mail, 10 PGP's e 10 números de teletrim e 10 frases engraçadinhas ou 10 frases inteligentes. Evite isso, e racionalize isso por 10. Um e-mail pequeno, bem escrito e bem quotado é a coisa mais simpática do mundo para responder.

Outra OBS: MAIL NAO FOI FEITO PARA SER COLORIDO, COM FONTE ESCALµVEL E ESCRITA COM FONTES TRUETYPE! O Eudora 3.0 e os mailers de Browsers estão agora vindo com esse recurso babaca de escrever coloridinho e grandinho. Se eu quisesse mandar um e-mail assim, eu fazia a mensagem no WORD, salvava em .DOC e mandava em attach. Mail foi feito para ser PEQUENO, OBJETIVO e UTIL para alguma coisa. Não para ser esteticamente bonito.

Fico por aqui. Na próxima edição eu vou explicar melhor o assunto do Mail Colorido e botar mais algum detalhe que eu esqueci nesse meu texto. Afinal estou fazendo ela as pressas.

[]s

Office 97 Word e Outlook

- Daniel BSS


Finalmente o upgrade ! Ao contrário do Office 95 que não passou de um reempacotamento as pressas para o lançamento do Windows 95, o Office 97 é a verdadeira atualização para a nova era, 32 bits e Internet.

Estou usando o novo Office a uma semana e apesar de ser muito pouco para uma avaliação aprofundada, não pude deixar de repassar a vocês queridos leitores, alguns dos novos recursos da nova suite da Microsoft. Para início de conversa vou ser franco, as únicas ferramentas que freqüentemente usava em qualquer versão anterior do Office eram a agenda Schedule e o Word. Portanto não poderia vir aqui e falar de PowerPoint, Access, Excel, ferramentas que raramente utilizei, sob a pena de vir a contar um "novo" recurso que não seria realmente novo.

Aliás como também corro esse risco falando do Word 97 e do Outlook 97 pois poucos usam todos os recursos de seus softwares. E talvez apenas estejam mais visíveis nesta nova versão. Se isso acontecer peço desculpas antecipadas e que os amigos me comuniquem o erro, que com prazer corrigirei. Afinal ninguém é perfeito.

Sem mais delongas vamos aos fatos. Falemos então primeiro sobre o que é comum a todos os programas que compõe o Office 97.

Internet total, todos os aplicativos a exceção do Outlook se tornaram clones do Internet Explorer (que aliás vem no Office também com opção de instalação). Basta mandar exibir a barra de ferramentas Web e pronto. Salta uma barra de ferramentas a mais no programa com as opções básicas para navegar na rede. Digita-se a URL quando conectado, enter e lá está a Home-Page que você escolheu dentro do seu processador de textos (ou planilha, ou banco de dados, ou...). Todos também salvam seus documentos em formato HTML o que vem se tronando obrigatório para qualquer software hoje em dia se ele quer ser usado em Intranets.

O assistente do Office é uma inovação interessante. Um boneco, inicialmente um clipes de papel mas que pode ser modificado, com movimentos e sons dentro de uma janelinha, se deslocando para não atrapalhar sua digitação e que é um help ativo. Ao executar um procedimento qualquer pela primeira vez ele prontamente se apresenta e pergunta se você deseja ajuda para aquela tarefa. As caixas de diálogo do tipo "Deseja salvar antes de fechar esse documento ?" agora são tratadas como uma "fala" do assistente do Office, como se ele estivesse perguntando e não a máquina. Um clique sobre o assistente e lá vem ele perguntando "O que você gostaria de fazer ?" faça uma pergunta em linguagem natural mesmo como : "Quero mudar a cor de fundo", ele interpreta a pergunta e vem com os tópicos do Help, no caso corretamente veio o tópico "Alterar o segundo plano". Sem dúvida trata-se de uma ótima alternativa para ajudar o usuário novato que muitas vezes tem dúvidas que o próprio help do programa pode ajudar. O assistente consegue ser útil sem tratar o usuário como um idiota. Creio que a Microsoft deverá incluir uma ajuda deste tipo na próxima versão do Windows, a idéia é "Se o usuário não vai até a ajuda, a ajuda vai até o usuário". Parece que isso vai pegar, talvez seja o primeiro passo para os "programas inteligentes" que conhecem os gostos e os hábitos do dono e fazem o micro trabalhar para ele, e não o contrário.

Agora falemos dos recursos de cada um:

Pesado, essa é a primeira impressão ao carregar o novo Word. Mas uma impressão que logo passa após o programa estar aberto. Essa lentidão é pouco notada durante o seu funcionamento, além do mais o tempo que leva para abrirmos o programa não é superior ao tempo levado para abrir qualquer novo Internet browser hoje em dia.

Ao ver a Interface do novo Word pensei: Por acaso eu cliquei no ícone do Internet Explorer ??? ê , parece muito. Estratégia da Microsoft para integrar o Internet Explorer ao Office, logicamente. Aqueles populares botões do Internet Explorer que estão planos e "afundam" quando clicados estão presentes em todos os programas do pacote. Outra mudança no visual é o fato das opções do Menu estarem, acompanhadas de um pequeno desenho idêntico ao do botão usado na barra de ferramentas para a mesma função. Isso facilita muito para quem usa, associar a tarefa ao botão certo.
Algumas opções foram mudadas de posição para uma melhor organização, o que inicialmente pode acarretar alguns transtornos para os usuários do Word 6 e 95.

O Word tem várias novidades. Por exemplo foram fundidas (inteligentemente) as opções "Sombreamento" e "Cor de Fundo" e eu levei um tempo e apanhei um pouco para perceber isso. A criação de tabelas ficou mais fácil, temos um botão com um lápis, ao lado de um outro com uma borracha. Clica-se no lápis e desenha-se um quadrado inicial. Depois ainda com o lápis você pode ir riscando cada divisão de célula na tabela. Obviamente a borracha serve para apagar cada linha que você tiver desenhado.

Temos algumas perfumarias de utilidade duvidosa, porém não menos interessantes. Ao marcar uma frase ou palavra e utilizar o menu Formatar/Fonte , existe a opção animação, que permite colocar por exemplo uma frase com fundo piscante, ou algumas estrelinhas pulando em torno de uma palavra. Mas isso só para quem ler o documento no Word 97, alias isso vale um aviso que está lá no ultimo parágrafo.

O Word Art foi uma grata surpresa, ele permite a criação de palavras ou pequenas frases com formatação e efeitos que nada ficam a dever Ö alguns programas de editoração eletrônica e com bastante rapidez. Essas pequenas criações podem ser inseridas no texto como figuras. Porém diferente destas é possível editar o "desenho" para eventuais correções. Falando em figuras, no Word 97 é possível fazer o famoso efeito de texto acompanhando os contornos da imagem.

Quanto a Internet, além de ser um "pseudo-browser" e salvar em HTML como todos os outros do pacote, o Word permite o uso de algumas características da WWW. Por exemplo a mudança do plano de fundo, que pode ser apenas cor ou uma imagem de fundo, e a inclusão de Hyperlinks que podem apontar para uma página na Web (a ser aberta com o Word) ou um outro documento qualquer no seu próprio micro. A propósito não pense que os seus cartuchos de tinta vão pro espaço ao imprimir documentos com fundos coloridos. O próprio assistente do Office explica que as figuras e cores de segundo plano apenas aparecem na visualização, mas não na impressão. Alias agora foi incluído mais um tipo de visualização o "Layout on-line".

Bem vamos passar ao Outlook antes que na empolgação eu transforme esse artigo em um manual básico do Word 97. Mas não sem antes avisar o que já havia prometido lá encima e que já andou custando um trabalho por aqui. Quando você grava um documento no formato Word 97 ESTE DOCUMENTO N«O ê LIDO POR VERSéES ANTERIORES ! Nem mesmo pelo Word 95 ! Tomem muito cuidado. Pois o assistente só avisa desse perigo se você estiver tentando salvar novamente um documento que foi criado no do Word 6 ou 95.

Então vamos ao OutLook 97

Para quem como eu usava o Schedule 95, o Outlook não poderia ser mais perfeito pois engloba todos os recursos anteriormente oferecidos e mais alguma coisa. A começar por ser um completo gerenciador pessoal, com e- mail, contatos, tarefas, agenda, e um diário que mostra as entradas de correio eletrônico e documentos criados em cada dia do ano e que deve ser uma beleza de usar, assim que eu descobrir como. :-)

Ele pega todas as características e configuração do Exchange já que estas são registradas no Painel de Controle (ver artigo Tesouros Escondidos nessa edição). ê um bom programa de correio eletrônico, mas tem altos e baixos. O alto é a capacidade de marcar compromissos e agendar tarefas apenas arrastando a mensagem recebida para a pasta Tarefas, Calendário ou Anotações. O baixo é o envio/recepção de seu correio eletrônico. Não existe uma opção "enviar mensagens", elas são enviadas no momento que você escolhe a opção "Procurar por novas mensagens".

O famoso "quote" também fica meio prejudicado, ao invés de colocar o símbolo ">" antes do texto escrito pelo destinatário, o Outlook joga toda a mensagem anterior para baixo e para identificar quem escreveu o que coloca o seu nome entre colchetes.
Ex.:

Oi Daniel
[DanielBSS] Olá Roque, vamos marcar a reunião ?

Interessante porém as vezes complicado se o outro lado não usa Outlook também, o texto deve ser bem editado para não se complicar.

Quando um arquivo chega em Attach e ele é registrado no sistema como por exemplo um arquivo BMP. O ícone deste arquivo aparece no final da mensagem como se realmente estivesse anexado a um papel, você pode clicar sobre este ícone e arrasta-lo para a pasta desejada no seu desktop, usar a opção "Copiar/Colar" ou ainda a "Enviar para".

As entradas no Calendário, podem ser colocadas com a opção de lembrete, e assim no horário especificado (ou antes se desejar) lá vem o assistente do Office lembrar aquele compromisso marcado. Os contatos são cadastrados no Outlook e é possível enviar um e-mail, visitar a Home- Page pessoal, ou até mesmo telefonar para cada um deles usando os dados que foram fornecidos ao programa. Quando você pede uma ligação para um contato o Outlook faz a ligação utilizando o seu modem e quando o outro lado atende você deve clicar o botão "Conversar", o Outlook inclusive permite que se monitore o tempo corrido durante a conversa. Muito útil se você tem um serviço de suporte que cobre pelo tempo da ligação.

A "Barra do Outlook" do lado esquerdo está para o Outlook 97, assim como a Taskbar está para o Windows 95, ou ainda melhor. Ali estão os atalhos que levam para as ferramentas do Outlook, como o Diário, Anotações, Tarefas, etc., e também as pastas criadas para organizar as mensagens que chegam na sua Caixa de Entrada. você mesmo cria estas pastas, dá o nome que quiser e basta arrastar a mensagem para qualquer uma delas com o mouse.

Ufa ! Chega ! Nós já falamos demais sobre Office e merecemos um refresco. Digo nós, eu e o assistente que fica aqui do lado sugerindo isso e aquilo. Uma pena meu fiel escudeiro, mas toda a formatação que você me sugeriu vai embora porque estes artigos sempre são salvos em formato texto puro e mais tarde transformados em HTML. Mas faz o seguinte, fala pro tio Bill Gates colocar você pra trabalhar também na próxima versão do Frontpage... :-)

Tesouros Escondidos

- Daniel BSS


Seu micro pode oferecer mais do que você pensa. Diversos tesouros estão escondidos nas entranhas dos sistemas operacionais e uma quantidade mínima de usuários conseguem usufruir dessas vantagens. O motivo é simples, por exemplo, como um usuário de Windows 95 poderia saber que ele possui um programa de Telnet (acesso remoto a outra maquina na Internet) no seu diretório c:\windows\ , se não existe um ícone de atalho para ele ? Ninguém é adivinho.

Pois é, tem um programa de Telnet. Experimente procurar pelo programa telnet.exe no diretório citado. você pode até mesmo escrever na linha de comando do DOS: "telnet virginia.edu". Se você é um internauta que costuma usar a Telnet, provavelmente tem um Software chamado Ewan ou NetTerm, instalado, ele é bem melhor que o limitado Telnet.exe, mas você também não pode querer comparar o Bloco de Notas com o Word for Windows não é ? O Telnet que vem com o Windows 95 é um tremendo quebra-galho, na falta de algo melhor.

Outra que eu não sabia até pouco tempo, quando estiver conectado a Internet, abra uma janela do MS-DOS e escreva: "ftp ftp.cdrom.com" , isso mesmo, o Windows 95 também vem com o seu próprio software de FTP (que pra quem não sabe é um modo de transferir arquivos via Internet), você já sabia disso ? Pois eu não.

Alguém tem culpa ? Talvez o fabricante por não ter avisado nada, e nem ao menos ter se redimido de outra forma. Pois sequer adianta procurar no Help do Windows pelas palavras Telnet e/ou FTP , pois não se acha nada. (Minto, se você procurar FTP terá sim um resultado, mas apenas o endereço de FTP onde você poderá adquirir alguns arquivos para o sistema)

Quer mais ? Dentro do diretório Windows existe um tesouro chamado tips.txt , este contém diversas dicas sobre o Windows 95, como esta: Se você estiver numa janela DOS em um diretório tipo "c:\trabalho\folders\desenhos\projeto2\gif\" e quiser mostrar exatamente esse diretório numa janela do Windows Explorer, basta digitar "start ." Lendo o tips.txt você encontrará este e muitos outros segredinhos. Repare inclusive como algumas dicas dadas em publicações de informática parecem ser "clonadas" desse arquivinho texto. :-)

Mas vamos falar mais um pouco sobre programas sub-utilizados, outro que poucos sabem usar é o Microsoft Exchange, que também vem com o Windows 95. Em sua configuração padrão ele talvez só fosse útil para quem trabalha com redes locais, etc. Mas acontece que você pode configura-lo para trabalhar com e-mail Internet, basta que para isso você abra o programa e faça o seguinte:

  • Vá ao menu "Ferramentas"
  • Escolha "Serviços"
  • Clique no botão "Adicionar"
  • Escolha o óbvio, "Internet Mail"

Talvez seja necessário adicionar também os serviços "Catálogo Particular de Endereços" e "Pastas Particulares", o programa informará se é preciso.

Depois de fazer isso, ainda na tela "Serviços", clique sobre "Internet Mail" e clique o botão Propriedades. Pronto, você agora tem uma tela de configuração onde deve colocar o seu Login, servidor POP, etc. E clicando em "Opções avançadas" você pode configurar também o seu servidor de SMTP a ser utilizado.

Detalhe que o Exchange pega suas mensagens apenas no momento em que é carregado, sinceramente não encontrei uma opção "Get New Mail" ou algo assim. Tá certo que não é um Eudora ou um Pégasus Mail, mas não é ótimo pra quando você precisar pegar seu correio eletrônico numa máquina com modem, mas sem software apropriado ?

E o famoso Microsoft PLUS ? Aquele "Add On" do Windows que muitos pensam servir apenas para colocar Temas de µrea de Trabalho e o joguinho de Pinball. Saiba que o Agente do Sistema e o Servidor da Rede Dial Up também fazem parte do pacote PLUS. Pra que servem ? Vamos lá.

O Agente do Sistema, funciona como um robì. Um robì programado para com base no relógio do sistema, executar tarefas cotidianas como um Scandisk semanal, um Defrag mensal, abrir aquele trabalho no Word importantíssimo que você tem que lembrar de começar na quinta-feira Ös 18:00, o Agente do Sistema é mais fácil de programar que o seu videocassete. O conceito é simples, você diz apenas o programa a ser iniciado e a data. Se ao invés de um programa você colocar uma planilha do Excel, no dia e hora tal a planilha (e o Excel) serão iniciados.

E o "Servidor da Rede Dial Up" ? Se você usa o Dial Up para se conectar a Internet, fique sabendo que não é apenas a grande rede que você pode se conectar. Se no seu escritório o servidor da Rede Dial Up Estiver instalado, você poderá acessar os recursos desse micro "Drives, Impressoras, etc." remotamente de um outro computador a Kilìmetros, utilizando a tradicional dupla modem/linha telefônica. Ainda não testei isso eu mesmo. Mas quando o fizer vai ser mais um artigo aqui para o zine, e vocês vão saber passo a passo como configurar e usar. Afinal eu sou curioso, e adoro repassar o que aprendo. :-)

E é por isso que este zine existe.

Compactador não é bicho papão

- Daniel BSS


Antigamente, e quando falo antigamente estou falando de uns 5 anos atrás, um arquivo compactado era uma verdadeira aberração. Um monstro complicado que para voltar a ser um príncipe ao invés do beijo da donzela precisava de comandos e códigos incrivelmente confusos, dominados apenas por poucos cavaleiros.

Além disso a compactação não era algo assim tão necessário, o fato de poder colocar dois arquivos em um disco ao invés de um só, não seduzia o pessoal a decorar aquela infinidade toda de comandos.

Mas ai veio a Internet, e antes ainda dela os BBSes. E com as "enormes" velocidades dos modems de 2400 bps quando menor fosse o arquivo a ser transferido, logicamente o tempo de espera seria menor. E olha que estamos falando de 2400 ! Se vocês não sabem existiam modems de até mesmo 300 bps. Imaginem só pegar a ultima cópia do Netscape Communicator a 300 bps. Que beleza hein ? Já pensou se não fosse compactado então que maravilha ?

‡bvio que não foi por causa do Communicator que a compactação foi popularizada, mas assim como não é agradável esperar hoje por um arquivo grande vindo via modem, naquela época já não o era. E o único modo de diminuir esse tempo de transferência era a compactação. Por isso vamos mostrar os princípios básicos de uso dos compactadores mais usados.

Que me perdoem os usuários de Unix e seus arquivos .GZ mas os compactadores mais populares, e por isso citados aqui, são o PkZip/PkUnzip que trabalha com arquivos de extensão ZIP e o ARJ que trabalha com arquivos de extensão (óbvia) ARJ.


PkZip/PkUnzip

Criados pela PKWare Inc. são respectivamente os programas necessários para compactar e descompactar os arquivos.

Ex:

pkzip desenhos.zip *.cdr

Este comando faria com que fossem compactados no arquivo desenhos.zip todos os arquivos do diretório corrente com a extensão CDR (Corel Draw).

O PkUnzip faz o contrário, ou seja, a descompactação:

pkunzip desenhos.zip

Ou se você quisesse retirar do arquivos desenhos.zip apenas os desenhos de extensão GIF, faria o seguinte:

pkunzip desenhos.zip *.gif

Se você quiser compactar ou descompactar arquivos para (ou de) um determinado diretório, basta dizer o caminho:

pkzip c:\trabalho\fotos.zip *.bmp 

pkzip c:\trabalho\fotos.zip d:\imagens\*.bmp

pkunzip paisagens.zip d:\imagens\paisagens\

Um bom programa chamado Zip2exe.exe criado pela própria PKWare transforma arquivos .ZIP em arquivos .EXE Auto Descompactáveis (existe isso no dicionário ?), o que já resolve se o destinatário não tiver o PkUnzip. :-)


ARJ

Este segundo seu próprio help é fabricado pela ARJ Software, um pouco mais complexo do que o PKZip mas por tabela com mais recursos. Porém seus arquivos .ARJ não são tão utilizado nos BBSes e na Internet como os arquivos .ZIP ;Um único programa cuida tanto da compactação como da descompactação dos arquivos, que é diferenciada pelo uso de parâmetros.
Exemplo:

Para compactar,

arj a arquivo.arj *.doc

Para descompactar,

arj e arquivo.arj

Ou seja, "A" (Add files to Archive) para compactar e "E" (Extract Files from Archive)para descompactar.

E do mesmo modo que o PkZip/PkUnzip pode se utilizar os caminhos dos diretórios e descompactar apenas arquivos de tal extensão:

arj a a:\techno\textos.arj  c:\textos\*.txt 

arj e h:\corel.arj c:\desenhos\

arj e fotos.arj *.jpg

você pode obter mais informações sobre as diversas opções de comando dos dois programas digitando o nome deles sem nenhum parâmetro, ou seja escreva apenas ARJ ou PKZIP

Se você não gosta de DOS ou mal sabe dar um DIR eu sugiro que você, além de procurar saber um pouco mais sobre DOS, utilize o WinZip, que faz exatamente o que se espera, coloca todos os recursos do PKZip, do ARJ e de outros compactadores dentro de uma amigável janela do Windows. E se você usa o Windows 95, o WinZip 32 ao ser instalado coloca algumas opções interessantes no sistema, se você clica com o botão direito sobre um arquivo, encontrará a opção "Add to Zip" que serve para o óbvio, adicionar o arquivo selecionado a um arquivo compactado, novo ou criado na hora.

Com o passar do tempo a distribuição de programas na rede vai tomando outro rumo. Hoje em dia vários programas já vem em um único arquivo .EXE totalmente compactado, e que ao ser executado começa a sua própria instalação. A desvantagem disso é o fato do arquivo não ser dividido, e por isso enorme. Acho que você não vai ficar muito feliz de ver sua linha cair quando estiver faltando 1 minuto pra terminar de pegar aquele programinha de 15MB não é ? Nem eu...

E olha que não aconteceram poucas vezes.

BYTES

- Daniel BSS


A minha coluna...

Eu sempre quis ter uma coluna, fosse em um jornal de grande circulação ou uma revista, sempre falando sobre o que eu sei, ou seja Informática, e a minha especialidade é mais precisamente a Internet. Como os leitores já devem ter visto pelos artigos que eu costumo escrever para o zine.

Ai me toquei que sendo o editor de um e-zine, nada me impede de ter minha própria coluna dentro dele mesmo. Um espaço onde possa falar sobre algumas coisas genéricas, bastidores, novidades, sem um tema específico como artigos sobre Communicator ou Kali. Um bate papo informal e mais um espaço de informações dentro desta revista que esta fazendo um grande sucesso a contar pelo tempo que existe. As vezes tenho algumas idéias ou fico sabendo de algumas coisas, que não seriam tão volumosas a ponto de merecerem um artigo exclusivo. Ficariam então nesta coluna mensal com o título de... Trilha Zero ? Não, acho que já vi esse nome em algum lugar. :-) (Brincadeirinha viu mestre Piropo)

O melhor mesmo é "Bytes", que se não é um nome dos mais originais, ao menos é o que melhor parece encaixar no que pretendo falar por aqui.

Além disso com tantos novos e bons colaboradores se eu não trabalhar bem, acabam me tirando daqui !!!

Portanto vamos começar, esse mês foi anunciado oficialmente que a Microsoft não pretende lançar seu novo sistema operacional para desktop antes do ano que vem, ou seja, morre o Windows 97, que agora passa a se chamar dentro da empresa de Windows 9X ou Memphis. Posso até arriscar a queimar minha língua no futuro, mas o adiamento do lançamento me parece ser uma nova estratégia da Microsoft. E digo por quê.

O Office 97 está totalmente sintonizado com a "era Internet", é verdade que haveriam pontos a melhorar, mas a primeira frase continua válida. Todos os programas do pacote se transformaram "pseudo" browsers, e a pasta "favoritos" (uma espécie de BookMarks do Internet Explorer) fica disponível para todos os programas, ou seja você pode abrir aquele site preferido com rapidez dentro do próprio Word, maiores detalhes sobre o Office estão neste mesmo número do TechnOráculo.

Estou atrasando a hora de pegar uma cópia do Internet Explorer 4.0 que ainda está em versão beta, mas que pelo que fiquei sabendo e vi em algumas imagens promete revolucionar o conceito de browser aliado ao sistema operacional trazendo a Internet para o seu Desktop.

Tá bom, mas o que isso tem a ver com o Windows 9X ?

Esse papo de "não vamos ter tempo para terminar o código" me parece furado. A Microsoft, para vencer a guerra dos browsers com a Netscape, está levando a batalha para um outro campo. O Office com certeza é a suite mais usada em empresas de todo o mundo, e possuir um browser que se integre aos aplicativos do pacote (e que faça parte dele como no Office 97) com certeza é mais funcional. A MS quer ver como reage o mercado ao Office 97 e ao Internet Explorer 4.0 como adversários do Communicator, e lançar em seguida o Memphis, fazendo com que esse trio trabalhe em conjunto ainda melhor. E de que adianta lança-lo logo de uma vez sem ver para que rumo a barca vai ?

Claro que isso tudo pode ser adivinhação demais da minha parte. Mas pelo menos é o que parece estar acontecendo.

Mas em se tratando de Internet. Uma novidade e amanhã tudo pode mudar.

OS/2 ZONE

- Maclei Tozzato

Porque Escolhi o OS/2 em vez do Windows 95

Oi!

Bom, em primeiro vou me apresentar a vocês. Meu nome é Maclei Tozzato ,tenho 21 anos, tenho um 5x86AMD 133Mhz P75, 16Mb, HD 1.28Giga e 300Mb, CD 12x, SoundBlaster 8 e Fax/Modem 14.4k. No momento estou trabalhando como operador de radiochamada.

Bom, estou aqui estreando esta coluna sobre OS/2 contando o porque que escolhi o OS/2 em vez do Windows 95. Vamos a ela!

Data:20/10/95

Estou aqui pra contar uma história entre Eu e o OS/2. Sábado (15/10/95) fui na casa do sysop da Koringa pra ver o OS/2. A versão dele é em Inglês, a que veio com o livro. Tudo bem. Nós resolvemos instalar na máquina dele (BBS) pra mim ver com e'.

O micro é um 486Dx2-80 com 4Mb e HD de 270Mb. Começamos a instalação e depois dela (que demorou muito!) começou um problema atrás do outro. Então ele falou: "Puxa Maclei, sabia que essa minha versão 'podre' iria dar problemas e que se você visse iria desanimar. Que tal irmos na casa de um cara logo ali, que tem a versão em português em CD sem esses bugs todos?". Respondi que sim e fomos lá, pegamos o CD e voltamos pra casa dele (menos de 15 minutos).

Quando chegamos da casa dele cometemos um erro, pois instalamos encima da versão "podre", mas funcionou! E bem mais rápido do q a outra ! Mas mesmo assim tinham alguns problemas. Então resolvemos gerar a minha cópia dos discos e tudo bem (fora um problema na IDE que toda vez que mexia no mouse dava problemas no disquete, pois ele ainda não tinha comprado uma IDE boa...). Saí da casa dele umas 22:30. Cheguei em casa umas 22:40 e resolvi instalar. Comecei a instalação umas 23:30 horas. O meu equipamento é um 386Dx40 com 4Mb e Hd de 300Mb com VGAmono e placa de vídeo Realtek 512kb.

Fui, no segundo disco deu um problema (burrice minha), pois o command.com tinha q estar no diretório do DOS para poder ser realizado o Dual Boot (talvez no manual tivesse alguma coisa, mas como não tinha manual... :->).

Cancelei e dei um boot pelo disquete e copiei o command.com para o c:\DOS. recomecei e TUDO PERFEITO! Terminei a instalação as 13:00, exatamente 1,5 horas depois, depois dele ter lido os 21 disquetes q gerou!

Executei o meu primeiro boot e demorou 5 minutos (na verdade estava terminando a configuração, criando as pastas, "procurando por programas" etc...). Dei um novo Boot e tudo ok! Demorou 1:40 minutos, não achei lento, pois em um 386Dx40 com 4Mb o que vocês queriam ? Instalei o Sio 1.45 (pra poder gerenciar as COM's muito melhor!) e o Zoc 2.05 (programa de comunicação, pois o q vem com ele... Além do mais, essa minha versão já é antiga!) e rodei. Primeiro, carreguei o OLX e o Telemate e rodei ambos e tudo ok! O Telemate rendeu a mesma coisa como se tivesse no DOS. O OLX também ficou a mesma coisa (apenas as letras ficaram mais bonitas!)

Fui experimentar o Zoc com o OLX e tudo bem! O Meu modem é um Zoltrix 14.4k RPI e sem problemas! Tentei a String AT&F&C1&D2 +H1 e até agora sem nenhum problema, melhorou até a transmissão.

Na ALLmigos a minha média era de 1350 (e nos outros também é a mesma média de cps) cps e com ele foi de 1420cps! Acreditem! Muito bom, e isso em multitarefa (o Sio ajudou bastante).

Não tive problemas com a placa de vídeo (Realtek com 16 cores em 640x480, a mesma q usava com o Windows), nem com o Modem (também fui esperto e instalei o Sio antes...:->).

A velocidade ficou um pouco lenta. Posso dizer que é o mesmo desempenho que teria se eu tivesse usando o Windows com o Driver Realtek de 256cores. Acho que se tivesse uma placa de 1Mb seria muito mais rápido.

E consegui rodar programas Windows 3.x em perfeito estado! E Até o DOOM 1 ele reconheceu automaticamente!

Bom, termino por aqui, só com uma coisinha: quando eu tinha tentado instalar o Windows 95 ele NEM CONSEGUIU SE INSTALAR...

Bom gente, aí está a minha história. Agora, a partir do próximo número vou começar a dar dicas. Caso vocês tenha dúvidas, podem mandar um mail para mim: maclei@geocities.com, que terei o maior prazer em ajuda-los.

Techno Links

- Daniel BSS

Os links do màs, do TechnOráculo

  • você que tem sua home-page no Geocities talvez não saiba, mas é possivel manejar os seus arquivos de modo a apagar imagens e HTMLs velhos para sobrar mais espaço. Basta direcionar o browser para http://www.geocities.com/homestead/file_manager.html colocar seu login e password (do Geocities lógico) e por a mão na massa.
  • Apesar de não fazer uma propaganda tão grande do site quanto o Globo, o jornal O DIA nada fica devendo ao primeiro, http://www.uol.com.br/odia/ , as noticias são atualizadas diariamente como deve ser.
  • Se você, como eu, gosta dos artigos do B. Piropo no caderno Informatica Etc. do Globo não pode deixar de ter em seu Bookmark o endereço http://www.pobox.com/~bpiropo onde o grande Piropo escreve com exclusividade para os visitantes do site uma "coluna" sobre informática e outros assuntos. :-)
  • Atenção Duke Nukens de plantão, agora existe o LADDER ! Uma espécie de Ranking mundial para os fanáticos por este jogo, http://www.igl.net/duke/ Para tentar obter uns pontinhos é melhor começar a se familiarizar com o Kali, meio pelo qual se dão os confrontos internacionais. Saiba como usar o Kali na edição número 2 (Março) do TechnOráculo.
  • Se você tem uma empresa e esta pensando em lançar alguns brindes como camisas, bonés, chaveiros e outros com a sua logomarca impressa, o Brindes Web em http://www.brindesweb.com.br armazena informações sobre dezenas de empresas que cuidam deste tipo de promoção. Confira !
  • O Site Dicas da Semana foi coroado como um dos 100 sites mais visitados do Brasil e do Mundo pela PC Magazine, o orgulhoso Webmaster aguarda sua visita em http://www.dicasdasemana.com.br
  • Querendo testar aquele jogo novo antes de comprar a versão full ? você pode encontra-lo na home-page do Lord Soth, pessoalmente a minha preferida sobre games. Lá você encontra praticamente qualquer jogo que desejar e que existir para a linha PC , http://www.happypuppy.com/games/lordsoth/index.html ou se você quiser ir direto aos jogos DOS em: http://www.geocities.com/SoHo/3205/dos.html

CUIDADO - Perigo na rede !!!

Cientistas britânicos, do laboratório de Megan-acas University acabam de descobrir que as Applets Java podem causar ataques epiléticos, mesmo em pessoas que nunca tiveram sinais da doença !!

Se você costuma visitar páginas que possuam JAVA fechem os olhos e tenham muito cuidado, tanto com o Java como com o primeiro de abril.

;-)

No próximo número, a gente se và...

FIM

Até maio ! :-)

← previous
next →
loading
sending ...
New to Neperos ? Sign Up for free
download Neperos App from Google Play
install Neperos as PWA

Let's discover also

Recent Articles

Recent Comments

Neperos cookies
This website uses cookies to store your preferences and improve the service. Cookies authorization will allow me and / or my partners to process personal data such as browsing behaviour.

By pressing OK you agree to the Terms of Service and acknowledge the Privacy Policy

By pressing REJECT you will be able to continue to use Neperos (like read articles or write comments) but some important cookies will not be set. This may affect certain features and functions of the platform.
OK
REJECT