Copy Link
Add to Bookmark
Report

TechnOráculo - NUMERO: 2

eZine's profile picture
Published in 
TechnOraculo
 · 1 year ago

       …ÕÀÕª …ÕÕª …ÕÕª À  À …ÕÕª …ÕÕª …ÕÕª …ÕÕª …ÕÕª À  À À    …ÕÕª 
∫ ÃÕ ∫ ÃÕÕπ ∫ ∫ ∫ ∫ ÃÕÀº ÃÕÕπ ∫ ∫ ∫ ∫ ∫ ∫
»ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº »ÕÕº
TechnOráculo - NUMERO: 02
Março/1997

Editado por: Daniel Braga S. dos Santos (danielbss@pobox.com)

Colaboradores deste número : Roque S. Junior (rasjr@uninet.com.br)

O TechnOráculo é um fanzine eletrônico sobre Informática em Geral e Internet. Com 2 versões atualmente, esta em formato texto e em HTML (com imagens e links) sendo ambas encontradas nos lugares abaixo citados.

Onde o Technoráculo pode ser encontrado:

Até o momento apenas na sua propria página em:

http://www.geocities.com/SouthBeach/5970

Também pode ser solicitado enviando-se um e-mail para <danlist@comports.com> usando o subject "TechnOraculo"


Para entrar em contato para críticas e sugestões podem enviar e-mail para mim mesmo em : danielbss@pobox.com


ATENCAO - ATENCAO - ATENCAO

A edição é criada em modo texto puro MS-DOS para atingir um maior número de leitores possível, por conta disso a acentuação de quem utilizar Windows para ler este Zine provavelmente será prejudicada. O correto seria utilizar o Edit do MS-DOS mas se o leitor desejar o Wordpad do Windows 95 ou o Word for Windows pode realizar a conversão do texto para o modo Windows.

INDICE

  1. Introdução
  2. Mau uso da Internet
  3. Kali, a Internet é um jogo
  4. A Internet do Brasil
  5. Microsoft Memphis, o Windows 97 ?
  6. Techno Links



1) Introdução - By Daniel BSS

Oi gente, mais um mês e o segundo número do TechnOráculo ficou pronto, como eu quero manter o zine mensal, dessa vez ficou meio complicado fechar a edição, mas num súbito os artigos pintaram e deu tudo certo.

Um dos fatores que complicaram meu tempo foi a criação do primeiro número em HTML do TechnOráculo, que contém as mesmas matérias da edição 01 em texto, mas com links, imagens e toda a plasticidade que a HTML proporciona. Esta disponivel la no site: <http://www.geocities.com/SouthBeach/5970> e pode tanto ser lida na Home-Page como baixada para uma recomendada leitura off-line. Afinal nosso tempo disponível na rede e' sempre. ;-)

Mas falando da desta edição 2, ela está tão boa ou melhor que a primeira, nenhum programa novo esta sendo avaliado, no entanto temos um tutorial sobre o Kali. Não sabe o que é isso ? Então você vai adorar o artigo, também recomendado para quem já ouviu falar do bicho mas nunca conseguiu usar.

O Roque está como colaborador fixo, e novamente nesta edição vem com um ótimo artigo sobre o mau uso da Internet. Inaugurando nesta edição uma seção fixa, a Techno Links com os links mais interessantes da Web e com uma descrição do que você vai encontrar por lá.

Temos também uma matéria sobre o tímido Microsoft Memphis, por que timido ? Por que ele parece que se esconde, muitos analisam copias beta mas a MS nunca se pronuncia sobre existir ou não esse projeto. Será que teremos um Windows 97 ou 98 ? Sobre o artigo do Memphis, ele simplesmente não tem um autor... Eu peguei o texto em uma mensagem de BBS e no meio de uma confusao de nomes não encontrei o que poderia ser considerado o autor da avaliação do Memphis. Se o autor verdadeiro estiver lendo isso ou se alguem o conhecer, mande um mail para que possamos colocar os créditos pelo artigo no próximo número.

No mais, ficamos preparando o número 3 e esperando suas opiniões sobre esta edição.

Espero que gostem. :-)

2) Mau uso da Internet - By Roque S. Júnior

Ola pessoal. Fui convidado a escrever algumas coisas no TechnOráculo, então já que eu sou uma pessoa que adora temas polêmicos, vou-lhes tacar esse tema: O Uso da Internet no brasil. De 1995 pra ca, a Internet começou a se tornar uma coqueluche no brasil inteiro, onde antes esta era limitada apenas ao publico bem BBZeiro que ansiava por algo diferente. (No caso, me refiro a pessoas que acessariam a Internet `a nível comercial. Instituições educacionais de qualquer tipo não contam.)

Deixe-me explicar esse assunto melhor. La' pra metade de 1995, a Embratel começou a dizer que ia liberar o acesso a Internet ao publico, e estava cadastrando o pessoal, num numero em que você conectava via modem, e dava seus dados, e recebia umas cartas confirmando seu desejo em acessar a Internet via EMBRATEL. Logo depois de uma ou duas cartas, viria uma terceira onde você se cadastrava, e bla bla bla, depois mandava de volta pra Embratel, e depois de umas 2 semanas, voce recebia de volta sua username e senha, pronta para conectar na Internet via Embratel. :) Mas tinha um detalhe: O que era melhor naquela epoca era que a Embratel NAO ESTAVA COBRANDO pelo servico que ela prestava. :) Por isso foi uma farra enorme para muitos.

Lindo isso, nao eh mesmo? Mas isso é um pouco de historia. Esta introducao vai servir de argumento para muita coisa. Mas a principio, depois de muita politicagem nessa coisa de Internet via Embratel, comecaram a surgir os provedores Internet que estavam conectados VIA Embratel. E assim a coisa foi crescendo, ate chegar no tamanho que estamos hoje. Agora que vamos para o principal. Por que sera' que o brasileiro nao sabe usar direito o que tem?

Voces ja pararam para pensar nisso? Veja bem... hoje em dia, Internet esta' sendo comparado a peca de "marketing exagerado". Eu explico: Logico e evidente, a Internet tambem existe para Venda/Propaganda de produtos e servicos. Um dos objetivos principais e' esse. Mas... o que explica voce botar numa embalagem de OMO PROGRESS um http://www.omo.com.br ? Me diga, quem e' o publico que compra esse tipo de produto? Donas de casa, certo? E me diga quantas delas acessam a Internet ou tem tempo para parar na frente do computador, ou ate mesmo, tem computador em casa? E vai ter gente (se e' que ja nao tem) que vai comprar omo progress porque é "reconhecido internacionalmente, porque esta na Internet!!!!!" Eu tive a infeliz ideia de entrar nessa pagina quando eu soube de sua existencia, e pude comprovar o seguinte: Aquilo eh um DOMINIO jogado fora. Por mais que tenha algum texto ali que ENSINE a LAVAR ROUPA, aquele dominio eh nada mais nada menos do que INUTIL. Quem vai querer aprender a lavar roupa com Omo Progress? A Mamae? A Empregada? voce nao acha que elas ja sabem fazer isso sozinhas? Ou a sua irma, uma patricinha sem tamanho, vai querer aprender a lavar roupa vendo a home page do Omo Progress?

Por mais que tenha links interessantes, por mais que tenha joguinhos legais ou nao, eh um site INUTIL. Assim como eh inutil a home page da Gilette, mas esse pelo menos se salva por alguns detalhes. Ele faz uma propraganda forte, mas nao sai muito disso. Va' no www.gillette.com.br e verifique. Ate que tem alguma coisa interessante.

Quer mais paginas desse estilo? www.liglig.com.br. Eh uma pagina de comida chinesa, que ainda esta em construcao... Mas, veja bem... voces ate podem argumentar dizendo que existe a "www.pizzahut.com", mas aquilo la' so' faz propaganda! Se fosse algo tao complexo quanto a pizza hut dos EUA, eles iam ganhar dinheiro com certeza! Pelo menos, pela Internet, voce pode pedir comida chinesa sem ficar esperando por uma oportunidade de ligar pra entrega a domicilio. Se eles fizerem algo parecido (O que eu duvido muito) eu ate posso tirar esse exemplo da minha cabeca. Mas ate la', considero ele como um dominio inutil, assim como o site da OMO tambem e'. E quem ganha com isso? Os webmasters e os provedores. Quem perde? A Internet, que perde um dominio que poderia ser utilizado para uma coisa mais util.

Outra coisa muito interessante nesse tema de "Mau uso da Internet", sao os coitados que pedem a voce ajuda para acessar a Internet.

Gostaria agora que voce, leitor, voltasse a lembrar da introdução desse texto. Do "de 1995 pra ca' o estouro da Internet..." etc etc. Muito bem. Fui um desses BBZeiros que tive o privilegio de acessar a Internet via Embratel, na epoca que ela era de graca, e na epoca que o Windows 95 ainda tava despontando, e na epoca que DialUp era minoria. O Crack do Trumpet Winsock era manjado por aqueles que acessavam. Consegui arrumar uma versao do Internet In A Box, que era um software de acesso a Internet parecido com o Chameleon Sampler, mas era extremamente melhor. Netscape? Ih, Netscape era versao 1.0-alguma-coisa ou senao, a versao mais recente era 1.2.

(* Nota do Daniel => Eu não acessei pela Embratel, mas fui um dos 10 primeiros a acessar pelo IIS que na época era o primeiro e unico provedor de acesso comercial do Rio de Janeiro. Ah ! E o meu Netscape era beta 0.99 :-) )

Como tivemos uma experiencia com Internet muito antes da "explosao" ter acontecido, ao acontecer essa explosao, teriamos uma base bem solida de como usar a Internet, e tambem teriamos conhecimentos o suficiente para nos manter sempre ligados com as novidades.

Quando os primeiros provedores abriram inscricoes, normalmente os primeiros a se inscreverem foram aqueles que perderam sua preciosa conta na Embratel. Ou senao, foram aqueles que ja' tinham relativamente alguma base de Internet discutindo sobre ela nos BBS's, mas queriam sentir na pratica a emocao de navegar. Afinal, aquilo estava apenas comecando. Os precos eram exorbitantes e os links com a embratel eram ridiculos. Aproximadamente 64kbps. E com isso, poderia se decretar com tranquilidade o fim dos BBS's comerciais. :)

Agora comecemos a citar outro problema que pode vir a ser serio, que e' o usuario inexperiente.

Normalmente, o usuario inexperiente compra um computador, nao sabe mexer direito e deixa ele jogado em algum canto da casa. Isso ja a uns 2.5 anos atras. Agora o cara que nao ta sabendo ta por fora, etc, etc, etc. Esse eh o truque de marketing que pessoas usam para empurrar Internet para a galera 'leiga'. A venda de Internet hoje em dia eh uma das (ou por que nao dizer, A PROPRIAMENTE DITA) coisas mais lucrativas atualmente. Os provedores dando o pretexto de ser dificil a obtencao de infraestrutura (o que em parte esta certo) cobram fortunas pelo acesso a Internet por um tempo LIMITADO. E quanto mais gente entrar, mais grana tambem entra. Mas o que preocupa e' a simples pergunta: O que o cara quer fazer na Internet?

Tipico exemplo: Chega um amigo teu, que eh um cara ai da vida que tem um emprego X, e tem um computador, mas nao manja absolutamente NADA! Se souber dar um DIR eh muito. Dai o cara chega pra voce e pergunta "- Poxa, eu quero entrar na Internet". Pronto! Puro e simples! O que que voce vai dizer pro cara? "- Ah, arruma um provedor, configura o dial up, pega um Netscape e divirta-se ?" Nao ne'? Acontece que a Internet se tornou uma midia tao intensa que nego nao quer nem saber como funciona, so sabe que quer acessar e ta' acabado! O cara nao quer saber que utilidade ele vai achar daquilo, o que que o cara pretende fazer ali, etc! Ta certo, a Internet tem enormes utilidades que serviriam para uma pessoa normal, para facilitar a vida. Mas para um cara que mal sabe dar um check no HD por erros, o cara precisa dar uma estudada antes.

Quem ganha com isso? O pessoal do suporte, ou amigos que vao na casa desse cara ensinar a ele a mexer na Internet, Os provedores, e a compania telefonica. Afinal, eh mais um mane' q vai ficar conectado o dia inteiro pra saber como escrever http direito. Quem perde com isso: A gente. Eu explico.

Quanto mais gente acessa a Internet sem um "minimo conhecimento", eh mais um cara ocupando uma linha de um provedor que pode ser o seu. E' mais um cara que ta ajudando a atrasar suas transferencias de FTP bastante importantes... e' mais um cara que vai estar no trafego de informacoes e bla bla bla. Eu ja li em alguma reportagem nao sei aonde que a tendencia da Internet eh ficar cada vez mais lerda. O que contribui com isso? Todos esses fatores apresentados acima. Desde o pessoal que acessa mas nao sabe fazer o basico, ate os dominios inuteis que existem tanto no brasil, e por que tambem nao dizer, nos EUA, mas em escala minima.

Parece ate que as pessoas nao pensam antes de criar um dominio para alguma coisa. Quando voce vai fazer uma home page, por mais que voce entenda tudo de java e de shockwave e do kct a quatro, voce tem que se perguntar se aquela pagina vai ter alguma utilidade. Mas nao digo as home pages pessoais! Normalmente home pages pessoais estao debaixo de uma home page de provedor, entao ja pode ser descartado. No Geocities tambem tem um monte, e la' por sinal, tem bastante coisas interessantes. Eu to falando pro mane' que for criar o dominio para alguma empresa... O cara precisa ter na cabeca 3 coisas:

  1. Uma UTILIDADE PRINCIPAL para a pagina. O que que ela vai oferecer.
  2. Perguntar a SI MESMO se essa informação seria de alguma forma util para o publico, e lembre-se: O Publico que voce VAI atingir eh normalmente o publico de classe MEDIA para cima.
  3. Fazer um trabalho BEM FEITO.

O Site da OMO pode estar bem feito, pode estar bonitinho, mas nao esta condizente com sua utilidade. Lavar Roupa, perdoem-me o comentario, todos teriam que saber. Mas infelizmente, quem lava a roupa da sua casa ou eh a sua mamae, ou eh a sua empregada, ou eh voce mesmo, mas quem te ensinou a fazer foi sua mamae. Agora quem vai acessar esse SITE? A sua mamae? ela tem tempo/conhecimento para isso? A sua empregada, que vive pendurada no seu telefone enquanto voce esta fora, e agora voce vai fazer ela ficar viciada em Internet tambem? nao, certo?

E tambem parece que a galera que quer acessar a Internet nao pensa antes de comecar a acessar. O cara que eh novo em informatica, por menos tempo que tenha, tem que saber UM MINIMO de computadores e MODEM, para antes entrar na Internet! Quantas pessoas ja lhe perguntaram que gostariam de acessar a Internet, e nao entendem xongas de computador? Eu ja vi muitos! Ja vi ate uma pessoa perguntar pra mim se nao tinha Internet em Portugues! Ta vendo? Eh isso e outras coisas que poderiam ser evidadas. Gostaria muito de sugerir a pessoa que quer acessar a Internet se perguntar primeiro "poxa, o que eu vou fazer nessa rede"? Sim, a minha pergunta e' inconveniente! Porque qualquer pessoa que entrar na Internet e for apresentada aos seus recursos, com certeza vai ficar encantada com aquilo. Nao tenha duvidas! Mas pelo menos esta pessoa tem que ter o bom senso de correr atras e comecar a se INFORMAR do negocio. Se o cara nao entende NADA de computador, procure entender melhor...

Procure amigos, para saber como faz isso e faz aquilo. Corra atras, entendeu? Nao quero que cada usuario da Internet justifique seu uso para ninguem. Po, eu uso, mas eu sei o que eu estou fazendo e sei o que procurar. E voce? Sabe usar bem a Internet? Sabe o que voce pode procurar a cada dia? Entao eh isso ai. Se voce quiser mandar qualquer comentario, ou discutir sobre o assunto, ou me xingar, sinta-se livre em faze-lo.
Meu E-Mail é rasjr@unisys.com.br

[]'s...

3) Kali, a Internet é um jogo. - By Daniel BSS

Uma prova de que muitos recursos da grande rede são pouco utilizados e desconhecidos: você sabia que numa madrugada ociosa, sem animação para sair você pode disputar uma partidinha de seu jogo preferido contra um amigo ? Sim eu sei que você já sabia disso, mas eu não estou falando daquele seu amigo que tem um modem e que deve estar fazendo algo mais caliente num sábado a noite do que ficar na frente do computador; Eu estou falando de jogar com outros internautas que como você não estão fazendo nada de mais interessante, e considerando que a rede tem 40 milhões de usuários não é nada dificil achar alguem nessa situação.

Jogar via Internet ? Como ?!? Bem, isso é o que o TechnOráculo vai te ensinar agora...


O que é Kali ?

Kali é um software que permite que jogos como Duke 3D, Quake e Diablo , sejam jogados via Internet. Partindo do principio de que um jogo pode ser jogado em uma rede comum, o Kali "engana" o programa e o faz pensar que os jogadores estao em uma rede local, quando na verdade estão na Internet. ê possivel enfrentar 5 pessoas no Duke Nukem, cada uma delas situada em um ponto diferente do planeta.
Segundo os docs do programa, existem versões para DOS, OS/2, Macintosh e Windows 95, todas servem para o mesmo objetivo citado no parágrafo acima.


Quanto a conexão a rede:

Analisamos aqui a versão para Windows 95, e vou logo decepcionando alguns ao anunciar que ela só funcionou quando eu consegui configurar o Dial-Up para o meu provedor. Mesmo com o Trumpet Winsock for Windows 95 o Kali não rodava mesmo, posso até estar errado, mas é apenas um aviso, se alguem conseguiu usa-lo com o Trumper mande um mail que eu faço a errata.


Onde baixar:

A ultima versão do Kali 95 pode ser baixada tanto no no site brasileiro http://www.kali.com.br como no site em inglês http://www.kali.net, recomendo o download no site brasileiro, pois no outro site a transferencia foi muito lenta sempre que eu tentei.

O Kali que tenho instalado é a versão 1.0 não registrada, mas nao acho que isso vai fazer muita diferença para quem estiver lendo, exceto pelo fato de que a versão nao registrada termina após 15 minutos de conexão (o que é muito chato mesmo, pode acreditar) mas com certeza vale a pena o registro e custa apenas 20 dólares. O modo de pagamento esta nos sites que já disse e no arquivo orderfrm.txt que acompanha o programa.

Ah ! E para os espertos de plantão, já é famoso o fato de que NENHUM crack realmente funciona com o Kali e além disso largue mão de ser pão duro e desembolse logo os $20 ! :-)

Iniciando:

Ao iniciar o Kali, depois da tela de abertura temos uma janela tipica do Windows, que se divide inicialmente em 2 colunas e uma linha inferior, do lado esquerdo temos os servidores de Kali, que vão sendo conferidos enquanto você roda o programa, do lado direito a tela que mostra mensagens com informações enviadas pelo servidor aonde se esta conectado, na linha inferior estão os botões para iniciar os jogos, que devem ser configurados no menu Games (ver abaixo).

A Tela que mostra os servidores disponiveis contém algumas informações como o ping do servidor (quanto menor melhor) e o numero de jogadores que estão presentes no momento.

Para facilitar as coisas eu sugiro que você vá ao menu Servers/Sort e coloque a opção By Name, assim fica fácil com os servidores organizados por nome você encontrar o servidor Kali Brazil. Por que o Kali Brazil ? Bom, porque eu estou assumindo que voce não sabe falar inglês, se souber melhor, mas no Kali Brazil você vai encontrar jogadores brasileiros e sera bem mas facil combinar as partidas na lingua pátria. Todavia existem diversos outros servidores, inclusive os dedicados apenas a um jogo, como Quake, Duke3D e Descent. ê só conferir na lista.

Agora basta você clicar duas vezes sobre o nome Kali Brazil e o Kali automaticamente ira conecta-lo. Do lado direito da tela surge algo parecido com as telas de chat do IRC, voce tem o nome dos canais, o nome dos usuarios presentes e tudo que voce escrever ira para a tela de todos após pressionar <Enter>. Para entrar no canal #Duke3D que esta na parte inferior direita basta um duplo clique sobre ele. Para entrar em um papo privativo com um usuário é a mesma coisa, 2 cliques no nome do sujeito.

Pra que esse chat ? Ora, para combinar o inicio o jogo ! Como jogar ? Ah finalmente é o que vem agora...

Jogando:

Eu até agora só joguei Duke3D mas suponho que os passos a seguir variem pouco para os outros jogos.

Primeiramente você deve ir no menu Games/Configure Menu , lá entre outras configurações você vai indicar o caminho e o nome do arquivo que é executado quando você quer jogar com múltiplos jogadores. No caso do Duke é o setup.exe

Depois de fazer isso, voce pode voltar ao bate papo e marcar uma partida, ai vale avisar que quanto menor o ping do jogador melhor para a "batalha"; O ideal seria um ping (tempo de resposta) de 400, mas como é muito dificil conseguir isso um ping de até 1400 é o mínimo pra um jogo decente. Eu já joguei com o adversário a 1300 de ping, fica lerdo ? Fica, mas dá pra jogar.

Vamos imaginar que você e seus amigos combinaram que vai ser uma partida de 4 jogadores. vocês devem também combinar o socket em que a partida sera realizada. Por exemplo socket: 6666 (poderia ser 2741 ou outra coisa), você entao clica na figurinha lá embaixo do Duke3D (ou vai no menu Games mesmo)e o setup.exe do Duke é executado.

Estando no Setup, você deve escolher a opção "Network Game", altere o "Number of Players" para 4 (o numero de jogadores) e o "Network Socket Number" para 6666 (como foi combinado antes). Depois disso basta escolher "Launch Duke Dukem 3D", se tudo der certo ele encontrará os 4 jogadores e a partida terá início. Basta dar um "New game" dentro do Duke, o primeiro a chegar irá escolher a fase onde se dará o confronto.

Uma dica que todos devem saber antes de começar o jogo, não se mexam assim que a partida for iniciada ! Combinem antes de esperar uns 20 ou 30 segundos, caso contrario muito provavelmente ocorrerá um erro de sincronismo entre os jogadores e a partida será paralizada.

você deve ter notado que o Duke não pode ser executado em MS-DOS Mode, claro pois o Windows 95 tem que ficar ativo com o Kali 95 não é ? Portanto quanto mais memória RAM você tiver melhor, não é ruim jogar com 8MB (eu jogo) mas as vezes atrapalha na hora de mirar no adversário, para melhorar o rendimento faça como eu e procure não ter nenhum programa carregado alem do Dial Up, do Duke e do Kali.

E divirtam-se, aproveitem e me vinguem, pois não estou representando bem o Brasil. Até agora fui massacrado pelos americanos, em 2 partidas eu perdi respectivamente por 9 X -4 e 12 X 0 ! Mas ainda consigo ganhar alguem um dia (eu acho). :-P

4) A Internet do Brasil - by Daniel BSS

Não, com certeza não existe "Internet em português" como alguns novatos podem perguntar, mas cada vez mais os servidores brasileiros estão provando que a Internet não é apenas WWW e oferecendo versões nacionais dos recursos que a rede a tanto tempo proporciona.


News Brasil:

Voce que não entende muito de inglês e talvez por causa disso não participe dos newsgroups Usenet não precisa ficar desinformado por causa disso. Experimente alterar o servidor de news do seu Free Agent (ou Netscape News) para news.uol.com.br e terá uma supresa, news em português e com assuntos que interessam aos internautas brasileiros, nada de alt.aol.sucks ou alt.fan.billgates, lá você encontra grupos sobre futebol, volei, musica popular, privatização e outros tantos que aqui não cabem, é melhor o leitor mesmo conferir.

Se voce usa o Netscape e nao entende muito de programa de news, tente digitar no browser o seguinte:

news://news.uol.com.br

Sendo que onde está news.uol.com.br, pode-se colocar o servidor de news que você desejar. Nem todos sao públicos, diga-se de passagem, mas quando não forem com certeza você será informado.

Também temos o servidor de news do jornal O Globo que está em news.oglobo.com.br , nesse serviço existe uma rotatividade de temas muito grande, com vários ligados as matérias do jornal. A hierarquia dos grupos é dividida de acordo com a seçao:

oglobo.esportes.ronaldinho
oglobo.esportes.carioca
oglobo.esportes.fluminense
oglobo.rio.rio2004
oglobo.opais.orgao
oglobo.opais.reeleicao

Usei os dois servidores e achei muito bons, com papos do mais alto nível. No Globo falta um pouco de grupos de informática, uma sugestão já enviada aos administradores do site.

IRC Brasil:

Alem do news, um outro recurso da net esta sendo usado pelos servidores nacionais , o IRC.

Tempos atrás para bater papo com o pessoal da rede, precisavamos utilizar um software como o mIRC para conectar um servidor estrangeiro como o irc.virginia.edu, irc.eskimo.com ou o uk.undernet.org (apenas para citar alguns), lembro de um servidor nacional que se não era o único que existia era o único que eu conhecia, o irc.kanopus.com.br sempre com umas 10 pessoas (muito menos que um canal #Brasil numa rede internacional).

Agora a coisa é diferente, temos vários servidores de IRC nacionais, formando redes como a BrasNet, a BrasIRC e a BrasilNet. Com canais dos mais variados assuntos e ,como deveria se esperar, em português. E mais, não é necessário ter o mIRC para poder bater papo, se você usa um browser que suporte applets java (não apenas JavaScript) dà um pulo em http://irc.iis.com.br e veja o que acontece. Uma tela parecidíssima com a do mIRC, com os comandos básicos do IRC e ligada a rede BrasIRC (da qual faz parte o IIS). Eu já usei e é uma boa opção. Browsers que suportem java ? Qualquer Netscape 32 bits a partir da versão 2.0

Se essa regionalização faz bem ? Para uma maior democratização da Internet sim, é válido. Mas sem exageros como criar uma rede de IRC goiana, uma de news carioca ou uma "search engine" apenas para home-pages paulistas. Se um dia chegarmos a esse ponto, para que termos uma rede mundial de computadores ?

5) Microsoft Memphis, o Windows 97 ?

Windows 97 (vulgo, Microsoft Memphis)

Bem, logo no inicio, o mesmo deixa claro que "se da melhor" com os processadores Pentium. No Memphis Setup, diz que trabalha com as portas IEEE 1394, USB, multiplos monitores (?), DirectX, ActiveMovie, HID (Humam Interface Devices) (???), que os programas rodados nele executam 75% mais rapidos que no Windows 95 (!!!), trabalha com DVD, colocou mais acessorios em acessibilidade, etc.

Utilizando.

No primeiro start, notei que a tela de abertura que estamos acostumados, virou uma tela branca, com um azul no meio formando o globo. Dentro deste, em letras garrafais, Microsoft Memphis, abaixo Developer Release, e onde tinhamos aquelas "setas" correndo la embaixo na barra, mudou para cima do MM, na forma do logo da Microsoft que "acende" e "apaga". Outra coisa que notei, foi que ele cria uma nova pasta no desktop chamada Services Online; deixa bem claro quem e', acima da bandeija, o nome MM e o nr. da versao : 4.10.1351. Por falar em bandeja, o mesmo adiciona um novo software la, o Dr. Watson (conhecido do pessoal do NT).

Sua cara esta mais limpa, com alguns fru-frus que mudaram dentro do Explorer. O MM ja instala guela abaixo, as suas ultimas versoes dos softs MS Internet Explorer, Internet Mail e NetMeeting. Ja no painel de controle, encontrei mais dois icones : InfraRed e o Telephony. Algumas opcoes novas aparecem nos menus pop-up, mas como estou atarefado com a instalacao e testes dos outros pacotes (veja abaixo), nao entrei ainda a fundo nestas opcoes (ActiveMovie Control; Compression Agent; ...). Por falar em agregados o mesmo traz um visualizador proprio de imagem (o "Imaging for Windows 95"), o novo WordPad; um novo sistema de informacoes (mais detalhado) e por ai vai...

Como a versao do MM 97 ainda eh beta, instalei-a em minha 2a. maquina (um DX4-100). O Pentium ainda aguardará a versao final. Enquanto isto, vou testando-a no DX4, sabendo que nao estou aproveitando o que a propria MS diz qto a esta versao feita para maquinas com processadores Pentium. Mas mesmo assim notei que o M97 "carrega" mais rapido e sua navegacao tb eh mais agil. Nao tive problemas de hard/compatibilidade, o mesmo reconheceu todos os devices SCSI, inclusive atualizando alguns drivers, e dando "dicas" sobre a utilizacao do terminador do cabo (HD<->CD-R).

Um grande abraco a todos

6) Techno Links - By Daniel BSS

Inaugurando a sessão Techno Links, o que já da pra notar pelo nome servirá para divulgar alguns sites interessantes para os leitores do TechnOráculo E-Zine, quem não gosta de uma dica de um site novo ?

  • Estas já estavam na versão html, mas pra quem não sabe algumas empresas famosas internacionalmente já estão criando versões em português de suas Web pages, como a Microsoft em http://www.br.microsoft.com e a Netscape em http://home.netscape.com/pt/ , a da Microsoft realmente tem várias informações em nossa lingua, mas a da Netscape deixa um pouco a desejar, da última vez que visitei apenas a página principal e um link não eram em inglês. :-\
  • Um repositório de software já manjado pelos dinossauros da Infovia é o http://www.cdrom.com , é quase impossível não achar o soft que você esteja procurando por lá.
  • Mas como eu disse QUASE impossível, uma busca no http://www.shareware.com , também ajuda. :-)
  • Se você tem achado as pesquisas de sua search engine preferida insuficientes, de uma pesquisada pelo Cyber 411, ele pega a sua palavra chave, busca em 15 sites de busca diferentes e retorna o resultado. http://cyber411.com/search/
  • Para os fanáticos por Quake, conheçam um criador de fases para o jogo feito para rodar em Windows 95. Todos os detalhes e a versão beta do programa em: http://www.teleport.com/~benw/quma/
  • Sua home-page agora pode ter uma URL decente como http://seunome.ml.org, isso não é um endereço real, mas apenas um redirecionamento da URL digitada no browser. Maiores informações em http://home.ml.org
  • Essa é bem velhinha mas tem gente que ainda não sabe, você pode ter uma e-mail gratuito para ser lido na própria WWW, o cadastro é rápido e facil e você pode usar a conta na mesma hora, além de ser possível conferir o seu e-mail em outros hosts. O endereço ? Ah claro: http://www.hotmail.com Este me foi muito util em um periodo que passei sem minha propria conta de e-mail. :-)
  • A Internet não representa o fim dos BBS, os dois podem e devem viver em harmonia, visite http://bbs.imagelink.com.br e você saberá do que eu estou falando. ê o primeiro BBS brasileiro com interface em html, isso mesmo. Confira.

← previous
next →
loading
sending ...
New to Neperos ? Sign Up for free
download Neperos App from Google Play
install Neperos as PWA

Let's discover also

Recent Articles

Recent Comments

Neperos cookies
This website uses cookies to store your preferences and improve the service. Cookies authorization will allow me and / or my partners to process personal data such as browsing behaviour.

By pressing OK you agree to the Terms of Service and acknowledge the Privacy Policy

By pressing REJECT you will be able to continue to use Neperos (like read articles or write comments) but some important cookies will not be set. This may affect certain features and functions of the platform.
OK
REJECT